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Novo paraciclo de Curitiba

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lgalicki Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Novo paraciclo de Curitiba
    Postado: 06 Jun 2011 as 23:29
Novo paraciclo de Curitiba, implantado pela prefeitura municipal. Fenomenal! Quero ver esses ciclistas reclamões chorarem que a prefeitura não faz nada por eles!





Vi aqui.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Cebo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2011 as 23:43
Segundo a resposta da prefeitura, basta instalar um pezinho na bike e deixar ela ali.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Oscar Costa Ver Drop Down
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E esse cano chumbado e colado chão serve pra que?
Não pode esquecer de lembrar de levar uma marreta e uma picareta pra abrir um buraco no asfalto, por baixo do cano pra passar a corrente!
"Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente." - Provérbio Chinês
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Lepletier Ver Drop Down
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nossa cara, que falta de vergonha fazer uma merda dessas...

desculpe a palavra, mas é uma merda mesmo... pior que ainda deve ter um politico la, se achando o bambambam falando que aprovou isso ae.
http://www.rattewagens.com.br
http://lepletier.wordpress.com
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T.C. Ver Drop Down
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Caras, que foda.

O cara vai, se esforça, tira uma vaga dos carros, faz um negócio paras as bicicletas, até pinta no chão que é vaga ali exclusiva, poe uma barra de ferro para ajudar ao pneu não bater na quina da calçada... E o que acontece??

Criticam!

Esse país é uma vergonha mesmo!
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Western Ver Drop Down
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Uma palavra apenas: LAMENTÁVEL!!!
Bem fácil de prender a bike ali huahuauha.
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ElVerdugo Ver Drop Down
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?????????????????????????????????

O que é isso??
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30455 Ver Drop Down
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Tá, isso é uma pegadinha, né?!?!?!
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T.C. Ver Drop Down
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Originalmente postado por Western Western escreveu:

Uma palavra apenas: LAMENTÁVEL!!!
Bem fácil de prender a bike ali huahuauha.


Só levar uma corrente enorme e passar por dentro do tubo. Simples.

Incrivel como vocês veem problema em tudo.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Western Ver Drop Down
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iee iééé  Pegadinha do malandro....Smile
Só pode.
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Erick_F. Ver Drop Down
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Ótima atitude, como implantação pioneira deve ser um teste esse tubo, acrdeito que o ideal seria apoios verticais pra apoiar a roda e dar suporte à corrente sem ocupar espaço na rua.

É uma boa opções pra onde existem distribuidoras de água, tem uma aqui perto e as bikes sempre ficam na calçada!

O problema realmente é a necessidade do pézinho e a falta de lugar pra prender, acho que se eu fosse parar ali teria que apoiar a bicicleta na placa e prende-la nela, hehe.
Mas isso é no meu ponto de vista, a maioria das pessoas que usam a bike pra transporte tem pézinho, e parar ali rapidamente pra usar o comércio não deve trazer problemas, já que é bem movimentado por ali e seria fácil ver um bandido carregando uma bike com corrente nas costas.
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Alexzaidan Ver Drop Down


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É só colocar mais umas 10 placas dessa e o problema tá resolvido
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poneis Ver Drop Down


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apesar de acreditar que a intenção foi boa, o negócio é mais um tiro no pé, pois essa "obra" é inútil, é mal feito, ninguém vai usar e certamente algum motorista vai reclamar da vaga retirada, argumentando que nenhuma bike fica estacionada ali. Depois de algum tempo de abandono, a prefeitura vai tirar o negócio, dizendo que a prioridade é dos carros e nào pode se dar ao luxo de deixar a vaga sem uso.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Western Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

apesar de acreditar que a intenção foi boa, o negócio é mais um tiro no pé, pois essa "obra" é inútil, é mal feito, ninguém vai usar e certamente algum motorista vai reclamar da vaga retirada, argumentando que nenhuma bike fica estacionada ali. Depois de algum tempo de abandono, a prefeitura vai tirar o negócio, dizendo que a prioridade é dos carros e nào pode se dar ao luxo de deixar a vaga sem uso.


Concordo plenamente, é o problema comum no Brasil da falta de conversa, custava quem planejou fazer isso consultar ciclistas, alguma entidade, sei lá alguém que realmente use bike pra falar como fazer, dar uma idéia funcional, é um começo sem dúvida, mas um começo errado o qual pode dar fim no que mal começou, pois como citado acima ninguém vai conseguir usar.
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Western Ver Drop Down
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Outra possibilidade vaio a cabeça, será que quem instalou fez certo?
Tavez essa barra não deveria ficar um pouco mais alta possibilitando a transposição de uma corrente? Vai que quem engenhou o negócio pensou de um jeito e na hora da execução fizeram outra.
 Seria interessante alguém aí de Curitiba entrar em contato com a prefeitura perguntando isso, seria uma meneira deles ver que alguém já quiz usar e não conseguiu, ou viu que fizeram errado, e a prefeitura ir lá e arrumar.
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bil_sohma Ver Drop Down
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Em CWB, já vi várias vezes nos cruzamentos aquelas estruturas em forma de U invertido para proteção.
Por que não usar alguns daqueles para poder prender as bikes??



É mais ou menos isso ae...
Quem é de CWB sabe do que estou falando.
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Fly Ver Drop Down
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Içara
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Se o cano ficasse um pouquinho mais alto,seria uma armadilha pra derrubar as pessoas.
Ali também pode derubar uma pessoa desavisada, um idoso sei lá...ninguém vai esperar que tenha um cano antes da guia da calçada.

Teria que estar a um meio metro do chão, pra funcionar pras bikes serem presas e não derrubar as pessoas.
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por bil_sohma bil_sohma escreveu:

Em CWB, já vi várias vezes nos cruzamentos aquelas estruturas em forma de U invertido para proteção.
Por que não usar alguns daqueles para poder prender as bikes??


A própria prefeitura já usa essas estruturas como paraciclos em outros locais da cidade, vide a Av. Toaldo Túlio no São Braz e em breve a Fredolin Wolf. Não sei porque inventaram essa tosqueira aí.


PauloR2

Viciado em sofrimento
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T.C. Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

apesar de acreditar que a intenção foi boa, o negócio é mais um tiro no pé, pois essa "obra" é inútil, é mal feito, ninguém vai usar e certamente algum motorista vai reclamar da vaga retirada, argumentando que nenhuma bike fica estacionada ali. Depois de algum tempo de abandono, a prefeitura vai tirar o negócio, dizendo que a prioridade é dos carros e nào pode se dar ao luxo de deixar a vaga sem uso.


A intenção talvez seja justamente essa, mostrar que fizeram algo para as bicicletas mas ninguém usa, então não vão fazer mais nada. É o mesmo que as "ciclovias" aqui, eles asfaltam a calçada, para ter que dividir o espaço com pedestres, pontos de ônibus, postes de luz, placas, lixeiras, entradas de carro, sem contar que em cada esquina teria que parar, lógico que as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e pedalam a mais de 15km/h não irão usar.

Bicicleta não precisa de vaga na rua para estacionar. Usa qualquer espaço, qualquer poste. Se quiser fazer algo exclusivo, então que façam um bicicletário coberto.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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bil_sohma Ver Drop Down
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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:



A intenção talvez seja justamente essa, mostrar que fizeram algo para as bicicletas mas ninguém usa, então não vão fazer mais nada. É o mesmo que as "ciclovias" aqui, eles asfaltam a calçada, para ter que dividir o espaço com pedestres, pontos de ônibus, postes de luz, placas, lixeiras, entradas de carro, sem contar que em cada esquina teria que parar, lógico que as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e pedalam a mais de 15km/h não irão usar.

Bicicleta não precisa de vaga na rua para estacionar. Usa qualquer espaço, qualquer poste. Se quiser fazer algo exclusivo, então que façam um bicicletário coberto.


Acredito que a intenção realmente tenha sido boa, pois com o Voodoo disse, já existem lugares na mesma cidade em que o projeto esta correto. Agora resta saber se nesse caso foi um erro de execução ou sei ainda é algo provisório, apenas para demarcar o local que em breve receberá uma estrutura digna de se prender nossas bikes.
Alguém sabe a quanto tempo essa barra esta ae? Porque me parece que ela não esta chumbada ao chão ainda. 
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lgalicki Ver Drop Down
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Abri um chamado no 156 questionando o paraciclo. Vamos ver se respondem. Segue o texto que mandei. Está tudo em maiúsculas porque o site da prefeitura faz esta conversão em tempo real.

Citar GOSTARIA PRIMEIRAMENTE DE PARABENIZAR A PREFEITURA PELA CRIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO PARA BICICLETAS NO REFERIDO ENDEREÇO, ENTRETANTO SOU OBRIGADO A QUESTIONAR A MANEIRA COMO ELE FOI FEITO. O CANO COLOCADO NO CHÃO IMPEDE A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER CORRENTE PARA PRENDER A BICICLETA POR NÃO HAVER NENHUM ESPAÇO ENTRE O CANO E O SOLO. SERIA INTERESSANTE COLOCAR ALGUM TIPO DE MURETA AO REDOR DO ESTACIONAMENTO PARA IMPEDIR CARROS DE ESTACIONAREM OU ATÉ MESMO ATROPELAREM AS BICICLETAS LÁ PARADAS.

OBRIGADO.


Se responderem, posto aqui.
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LUW Ver Drop Down
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Santa ignorância de vcs, é óbvio que isso é apenas a fundação para um bicicletário coberto e climatizado .

Mas falando sério, acho muito provável que isso foi um erro de execução (mais um famoso caso de "cagada do peão"), e não erro de projeto. Por mais que a PMC seja bastante deficitária no apoio ao ciclismo, quem fez esse projeto foi um engenheiro que por mais que não ande de bicicleta sabe que para passar uma corrente na roda da dita é preciso haver um mínimo de espaço embaixo do trilho.

Inclusive, se bem me recordo, quando era piá e quase todo dia estava no Centro Cívico de bike, lá existia um trilho desses que por causa dos carros que subiam na calçada por ali, ficou grudado no chão. Mas se não me engano eu cheguei a acorrentar minha Monark 10 no trilho quando ainda era mais alto.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
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ElVerdugo Ver Drop Down
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Vocês acham que isso se trata do famoso "serviço de porco"?
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Paulo69 Ver Drop Down
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quando chover e a água chegar com cocô de cachorro, papel de cigarro e outros dejetos é que vai ficar legal. 
 
 
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Fly Ver Drop Down
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O peão pode muito bem ter "chumbado" o cano ali com uma era altura conforme o projeto.

Com o cimento "fresco" foram embora, passar alguém em cima do cano e ele colar no chão, pois ainda não estaria curado o cimento.

só uma suposição....LOL

o mistério do cano em Curitiba...LOL


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LUW Ver Drop Down
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Originalmente postado por ElVerdugo ElVerdugo escreveu:

Vocês acham que isso se trata do famoso "serviço de porco"?

Muito provavelmente.
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ARuzik Ver Drop Down
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Originalmente postado por ElVerdugo ElVerdugo escreveu:

Vocês acham que isso se trata do famoso "serviço de porco"?

Não, não, da prefeitura mesmo..LOL
E não é só pras bikes que eles fazem coisas absurdas..
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5 th elemento Ver Drop Down
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Observem no cimento o nome DAST  é esse o elemento culpado.
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T.C. Ver Drop Down
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Mas não ficam falando que a bicicleta é um veículo como qualquer outro? Então, fizeram uma vaga como fazem para motos ou carro.

Alguém aqui já parou o carro e amarrou no poste por acaso?
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Western Ver Drop Down
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Vamos aguardar o pronunciamento da Prefeitura, espero que respondam o amigo aí. ao meu ver isso foi " cagada de peão". Como citaram é impossível um engenheiro não pensar nisso... mas como moramos no Brasil e aqui tudo é possível... não podemos descartar nada.
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lgalicki Ver Drop Down
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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Mas não ficam falando que a bicicleta é um veículo como qualquer outro? Então, fizeram uma vaga como fazem para motos ou carro.

Alguém aqui já parou o carro e amarrou no poste por acaso?

LOL

Seu troll!



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Zo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Mas não ficam falando que a bicicleta é um veículo como qualquer outro? Então, fizeram uma vaga como fazem para motos ou carro.

Alguém aqui já parou o carro e amarrou no poste por acaso?
 
Sai JC! Saia desse login que não te pertence!!!Evil Smile
 
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
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HUAUHAHUAUHA
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lgalicki Ver Drop Down
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Finalmente a prefeitura me respondeu. Curioso que nem eles reconhecem o local como paraciclo. Talvez tenham até tirado a sinalização. Preciso passar por lá para verificar. Segue a resposta.

Citar
AGRADEÇEMOS PELO RECONHECIMENTO E ESTAREMOS AUMENTANDO AS AREAS E READEQUANDO PARA MELHOR ATENDER OS USUÁRIOS QUE NECESSITAM DESTES DISPOSITIVOS. RESSALTAMOS QUE NO LOCAL SOLICITADO NÃO FOI ENCONTRADO NENHUMA AREA ESPECIAL PARA BICICLETAS.

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Western Ver Drop Down
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Como que não tem, olha a foto aí, escrito B I C I C L E T A S, bem grande por sinal. Essas prefeituras são D+.
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marcorn Ver Drop Down
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Originalmente postado por Druide Druide escreveu:


Alguém aqui já parou o carro e amarrou no poste por acaso?


Claro, principalmente em SP isso é muito comum:

Gigi - Giant ATX7, Rock Shox Tora TK, Shimano XT Dual Control, Vzan Everest XC + Michelin XC AT (na terra) & Continental Town Ride (no asfalto)
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LUW Ver Drop Down
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Uma vez, no Politécnico, eu acorrentei o carro de um colega em uma árvore.
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Mauro Brisola Ver Drop Down


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Um modelo digamos, inteligente:



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stvhog Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stvhog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 01:02
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:



A intenção talvez seja justamente essa, mostrar que fizeram algo para as bicicletas mas ninguém usa, então não vão fazer mais nada. É o mesmo que as "ciclovias" aqui, eles asfaltam a calçada, para ter que dividir o espaço com pedestres, pontos de ônibus, postes de luz, placas, lixeiras, entradas de carro, sem contar que em cada esquina teria que parar, lógico que as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e pedalam a mais de 15km/h não irão usar.


Minha cidade se orgulha de longíssimas ciclovias mas elas estão nesses mesmos moldes
Na mesma ordem: pedestres, pontos de ônibus, postes de luz, placas, lixeiras, entradas de carro...
Das ciclo-calçadas vias daqui tem uma antológica: Ela que termina exatamente em um muro!
se o ciclista seguir reto bate de frente!
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Charlesxavier Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2011 as 03:10
a pergunta que não quer calar:

uataréu ???

pra que serve akele cano?

esse troço devia vir com manual de instrução, tipo akeles folhetos do sus ensinando a evitar a dengue.
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
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