Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Novato em competições
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Novato em competições

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Vandão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Indaiatuba
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vandão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Novato em competições
    Postado: 15 Jan 2011 as 19:49
Pessoal:
 
Comecei ano passado a pedalar no Speed e competi somente 1 vez.
 
Tenho uma dúvia. Poderiam me ajudar?
 
Nas provas regidas pela federação paulista de ciclismo, para competir dentro das categorias open, precisa ser federado?
 
Se não for federado, somente posso correr como estreante?
 
Quais competições vocês recomendam aqui na região de Campinas?
 
Vandão
Voltar ao Topo
theoheiderick Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Nov 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar theoheiderick Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 20:46
Existem vários tipos de provas, em muitas delas pode participar mesmo sem ser federado. 
Mas normalmente não pontua se não se federar até a segunda fase.
Theo Heiderick

Pinarello Galileo
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2011 as 21:17

Vandão: normalmente deixam não-federados se inscrever na open (o regulamento é sempre confuso e dá margem a deixarem ou não de acordo com o humor dos funcionários da federação no dia da prova).

Aí em Indaiatuba tem o GP Ayrton Senna, no feriado de 1º de Maio. Aqui em Campinas costumava ter o GP Tiradentes (21 de abril), que ano passado não foi realizado por que a Claro 100k passou por cima.
Além disso, costuma haver etapas da Média paulista em cidades próximas (Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba...)

theo: flood de mensagens inúteis para usar os classificados resulta em punição (número de mensagens zeradas/reduzidas e anúncios removidos). Você já competiu em alguma prova da Federação Paulsita de Ciclismo alguma vez na vida ?




Editado por fbergo - 15 Jan 2011 as 21:19
Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
Vandão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Indaiatuba
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vandão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2011 as 18:19
Theo:
 
Nâo competi ainda. Eu fui dar uma olha na Airton Senna, aqui em Indaiatuba, ano passado.
 
Vi  que a intensidade da prova é bem alta.
 
Eu competi somente no Desafio Serra de Campos, em nov/10.
 
Mas a característica da prova era bem diferente.
 
obrigado,
Vandão
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2011 as 18:49
Desculpem a ignorância, mas o que seria um ciclista federado? É profissional, faz parte de equipes?
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2011 as 19:01
Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Desculpem a ignorância, mas o que seria um ciclista federado? É profissional, faz parte de equipes?


É um ciclista registrado na federação. O registro é anual e requer um atestado médico e o pagamento de uma anuidade. Ciclistas federados podem correr na categoria elite e disputar campeonatos oficiais (brasileiros e estaduais), e pontuam nos rankings estadual e/ou nacional (pontuação essa que tem valor para quem busca uma convocação para seleções, pan-americanos, olimpíadas ou programas como bolsa-atleta).

Todo profissional é federado, nem todo federado é profissional. Em princípio, ciclistas federados não podem competir nas categorias "estreantes" das provas. Então normalmente nas provas organizadas pela federação há:

* uma categoria estreantes, exclusiva para não-federados, sem distinção por idade.
* várias categorias open, com distinção de faixa etária (sub-30, senior A/B, master A/B, veterano A/B, etc.), onde podem correr tanto federados como não federados.
* uma categoria elite onde correm apenas federados, sem distinção de idade.



Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2011 as 19:20
Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:

Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Desculpem a ignorância, mas o que seria um ciclista federado? É profissional, faz parte de equipes?


É um ciclista registrado na federação. O registro é anual e requer um atestado médico e o pagamento de uma anuidade. Ciclistas federados podem correr na categoria elite e disputar campeonatos oficiais (brasileiros e estaduais), e pontuam nos rankings estadual e/ou nacional (pontuação essa que tem valor para quem busca uma convocação para seleções, pan-americanos, olimpíadas ou programas como bolsa-atleta).

Todo profissional é federado, nem todo federado é profissional. Em princípio, ciclistas federados não podem competir nas categorias "estreantes" das provas. Então normalmente nas provas organizadas pela federação há:

* uma categoria estreantes, exclusiva para não-federados, sem distinção por idade.
* várias categorias open, com distinção de faixa etária (sub-30, senior A/B, master A/B, veterano A/B, etc.), onde podem correr tanto federados como não federados.
* uma categoria elite onde correm apenas federados, sem distinção de idade.



Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Voltar ao Topo
guigatz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2010
SP
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guigatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2011 as 19:33
e na prova que vai ter em barueri no dia 30...posso me inscrever sem problemas sendo nao federado e com 16 anos? sã 30K acho q consigo dar conta
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2011 as 19:54
Originalmente postado por guigatz guigatz escreveu:

e na prova que vai ter em barueri no dia 30...posso me inscrever sem problemas sendo nao federado e com 16 anos? sã 30K acho q consigo dar conta


Você tem que olhar a divisão de categorias desse evento específico, quando abrirem as inscrições. Se mantiverem a divisão de categorias do ano passado, você correria na Juvenil, que permite tanto federados quanto não federados:

http://portal.fpciclismo.org.br/?p=767

A questão não é aguentar 30 km. Em provas de circuito, como a copa amadora, quem sobra muito do pelotão é cortado, e o ritmo é forte (mas não deixe de participar por conta disso).


Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
tarsomori Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:424
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarsomori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2011 as 01:20
Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Originalmente postado por fbergo fbergo escreveu:

Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Desculpem a ignorância, mas o que seria um ciclista federado? É profissional, faz parte de equipes?


É um ciclista registrado na federação. O registro é anual e requer um atestado médico e o pagamento de uma anuidade. Ciclistas federados podem correr na categoria elite e disputar campeonatos oficiais (brasileiros e estaduais), e pontuam nos rankings estadual e/ou nacional (pontuação essa que tem valor para quem busca uma convocação para seleções, pan-americanos, olimpíadas ou programas como bolsa-atleta).

Todo profissional é federado, nem todo federado é profissional. Em princípio, ciclistas federados não podem competir nas categorias "estreantes" das provas. Então normalmente nas provas organizadas pela federação há:

* uma categoria estreantes, exclusiva para não-federados, sem distinção por idade.
* várias categorias open, com distinção de faixa etária (sub-30, senior A/B, master A/B, veterano A/B, etc.), onde podem correr tanto federados como não federados.
* uma categoria elite onde correm apenas federados, sem distinção de idade.



Muito obrigado pelos esclarecimentos.
-
 
Me ajudou a entender as categorias essa explicação. Valeu!
"A dor passa e seus frutos ficam." TM.
-
-
tarsomori(a)hotmail.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X