Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - NO AREIÃO, ANDAR CLIPADO OU DESCLIPADO?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


NO AREIÃO, ANDAR CLIPADO OU DESCLIPADO?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucianokats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2011
Brasil
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianokats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: NO AREIÃO, ANDAR CLIPADO OU DESCLIPADO?
    Postado: 21 Fev 2012 as 18:25
Quando não chove, as trilhas ficam recheadas de trechos com "areião"... uma aventura só pedalar assim

Por isso pergunto aos amigos, qual sua técnica ao pedalar em trechos assim?

E se é melhor estar clipado para dar mais pegada na pedalada?Ou mesmo desclipar ja que é mais rápido a reação de apoiar o pé e evitar aquela queda homérica? (já levei uns capotes assim)
Quadro GTS M3
Conjunto Shimano ACERA

Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 18:28
Clipado sempre. Joga marcha lenta e vai que vai. Nunca sofri queda por estar clipado, mesmo perdendo o equilíbrio e tendo que parar sempre consegui desclipar a tempo. Menos umas vez, mas nem vou contar pq foi ridícula, ahahahahaha.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
lucianokats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2011
Brasil
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianokats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 18:32
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Clipado sempre. Joga marcha lenta e vai que vai. Nunca sofri queda por estar clipado, mesmo perdendo o equilíbrio e tendo que parar sempre consegui desclipar a tempo. Menos umas vez, mas nem vou contar pq foi ridícula, ahahahahaha.


Eu também vou encarando com fé e coragem e sempre clipado... tentando sempre pegar a faixa de terra em vejo com menos areia (trilha do pneu do carro)

mas tem hora uqe vc perde o equilíbrio e o pneu dianteiro joga pro lado e vai na areia bem fofa, as vezes nem da pra desclipar e rola aquela queda bisonha ,caindo em camera lenta pro lado, ainda bem que o areião amortece
Quadro GTS M3
Conjunto Shimano ACERA

Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 19:07
Na minha opinião, não há situação no XC onde se deva andar desclipado. Se há técnica, desfrute. Se não há, aprimore. Talvez se seu pedal padrão Shimano estiver entupido de barro. Mas é barro, não lama, e tem de ser mto msm!
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 19:25
Pra andar no areião você tem que dançar conforme a música, a não ser que ela te jogue pra fora do "palco". 
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 19:51
Originalmente postado por Nve Nve escreveu:

Pra andar no areião você tem que dançar conforme a música, a não ser que ela te jogue pra fora do "palco". 

Realmente! Tem gente que se desespera quando a bike dá uma requebrada LOL. Existem técnicas para melhorar o equilíbrio, como percorrer 20mts em linha reta no maior tempo possível, mas no geral basta pedalar e não dar a mínima pro areião. Eu por exemplo moro na região de rochas areníticas-basálticas, e em certos trechos o areia encosta na sapatilha, e olha que é uma 29er.


Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 21:15
Clipado sempre...por aqui tb tem altas trilhas com areiões.... com os cranks nunca caí, mesmo com a bike parando dá tempo de desclipar... mas de shimano e outros.... no coments.
 
abrçs
GIANT XTC
Voltar ao Topo
camponeso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2011
Cosmópolis
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar camponeso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 22:04
É isso mesmo.. Aumenta o giro da pedalada e libera a frente da bike.. ela vai sambar, mas faz parte.. assim fica difícil cair
Voltar ao Topo
PauloM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2011
Bahia
Offline
Mensagens:302
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 22:05
Eu ainda não ando clipado.

Mas essses areiões estão tirando meu sono Angry

Já fiquei "atolado" nas duas vezes que fui pra trilhas. Acho a pior parte..
Ciclismo, mudando a minha vida ;)
Voltar ao Topo
jlucasrv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2011
Rio Verde-GO
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jlucasrv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2012 as 22:50
Clipado com certeza. A areia é um dos lugares em que a "força" que a sapatilha te dá faz mais diferença. E se cair, vai estar na areia mesmo, ela amoretece.Big smile
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 00:23
Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

Clipado sempre...por aqui tb tem altas trilhas com areiões.... com os cranks nunca caí, mesmo com a bike parando dá tempo de desclipar... mas de shimano e outros.... no coments.

Isto que não entendo: porque eu não consigo desclipar fácil com os CB??? Já usei o SL e hoje uso o  11 e o Candy. Com os Shimano deixo a mola bem solta e daí desclipar rápido não é problema. 

Por isto também tenho cagaço de andar clipado em situações onde é fácil  a bike parar por falta de  tração. Tipo subidas complicadas, etc. Acho que o modelo (formato da sola) da sapatilha pode colaborar para esta minha dificuldade de desclipar.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 00:41
Originalmente postado por lucianokats lucianokats escreveu:

Por isso pergunto aos amigos, qual sua técnica ao pedalar em trechos assim?


Além da técnica tem a questão que envolve o pneu, quanto a largura e pressão. Experimente usar um 26x2.2 com 35psi pra vc ver...
Voltar ao Topo
lucianokats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2011
Brasil
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianokats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 01:59
valeu a todos, ótimas dicas! vou colocar mais em prática e andar sem medo mesmo, encarando o areião sem dó
Quadro GTS M3
Conjunto Shimano ACERA

Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 10:41
Teve uns coments ai pra cima que disseram tudo, a bike vai dar aquela sambada, é só não se desesperar, e o que aprendi a algum tempo é que mudanças bruscas de direção na areia não rolam, o que eu faço é tentar ir o mais reto possível, a areia é cruel, não aceita ninguém fazendo zig zag LOL.


Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
bmarcell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 13:40
Originalmente postado por lucianokats lucianokats escreveu:

Quando não chove, as trilhas ficam recheadas de trechos com "areião"... uma aventura só pedalar assim

Por isso pergunto aos amigos, qual sua técnica ao pedalar em trechos assim?

E se é melhor estar clipado para dar mais pegada na pedalada?Ou mesmo desclipar ja que é mais rápido a reação de apoiar o pé e evitar aquela queda homérica? (já levei uns capotes assim)



Fala LucianoKats,

Uma técnica que você pode usar nas partes de areião é bem simples e ajuda bastante :jogue o peso para roda traseira da bike, pois se vc joga o peso para a roda da frente, a tendência é que ela afunde e dificulte a dirigibilidade aumentando a possibilidade de um "atolamento", já quando se joga o peso para a traseira, não tem tanto problema, pois ela é que possui a tração, com mais peso ficará mais estável, não destracionará tanto quando vc pedalar e além disso vc libera a frente para trabalhar sem afundar tanto na areia conseguindo continuar guiando a bike sem tantos problemas. Eu sempre faço assim e não passo muito apertos, só tem q ter cuidado para não aliviar muito a frente, caso contrato se precisar fazer uma curva, vc vai virar o guidon e a bike vai passar reta.

E só completando, eu recomendo vc estar clipado somente nos momentos em que estiver pedalando, quando for descer da bike pode desclipar sem problemas, hehehehehe.

Editado por bmarcell - 22 Fev 2012 as 13:42
Astro FSS AM (Lagarta)
Voltar ao Topo
Ferpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ferpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 14:16
Uma consideraçao para quando for escolher os pneus para a situação,,  eu sei, meio longo mas vale a pena (o vídeo fala as melhores características dos pneus para as mais diversas situações de terreno)
Mosso 675 PRO + PS e100r + alivio
Voltar ao Topo
lucianokats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2011
Brasil
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianokats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 15:30
Valeu aos 3 outros amigos do fórum com postagens super positivas a respeito do tema
Quadro GTS M3
Conjunto Shimano ACERA

Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 17:44
Outras 2 dicas que posso contribuir, é travar a suspensão e se for muita areia, puxar a frente para cima quando a roda começar a afundar.
Voltar ao Topo
Dbo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2011
Uberaba
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dbo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 22:07
Legal as recomendações da galera.
Eu sempre ando clipado, no começo ficava meio assim também com medo de ir ao chão.
Mas agora vejo que é muito mais seguro andar clipado do que desclipado, o pedal responde melhor quando precisa e sem contar que dependendo da sapatilha se não estiver clipado escorrega que é uma beleza nos pedais, nem tem segurança nenhuma.

Abrasss.
Voltar ao Topo
kmsleo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Dez 2009
S. A. Pádua, RJ
Offline
Mensagens:387
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kmsleo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 22:10
Como os amigos disseram, CLIPADO SEMPRE! Aumente o giro, segura firme e mete o pé!
MTB: Specialized Rockhopper 2011/RSeven ABS+/Deore XT/Avid Elixir 5/Vzan Everest XC
Road: Scott Speedster 2008/Tiagra
Voltar ao Topo
Kanhar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
GM
Offline
Mensagens:110
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kanhar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2012 as 22:38
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Clipado sempre. Joga marcha lenta e vai que vai. Nunca sofri queda por estar clipado, mesmo perdendo o equilíbrio e tendo que parar sempre consegui desclipar a tempo. Menos umas vez, mas nem vou contar pq foi ridícula, ahahahahaha.


Realmente, clipado! Mas ninguém mencionou ser precisa dar uma "baixada" da calibragem dos pneus. Há essa necessidade? (contanto que tenha uma bomba portátil)
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 11:01
Eu não baixo não, já sou leve e se baixar muito fica ruim para mim.
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 12:14
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

Clipado sempre...por aqui tb tem altas trilhas com areiões.... com os cranks nunca caí, mesmo com a bike parando dá tempo de desclipar... mas de shimano e outros.... no coments.

Isto que não entendo: porque eu não consigo desclipar fácil com os CB??? Já usei o SL e hoje uso o  11 e o Candy. Com os Shimano deixo a mola bem solta e daí desclipar rápido não é problema. 

Por isto também tenho cagaço de andar clipado em situações onde é fácil  a bike parar por falta de  tração. Tipo subidas complicadas, etc. Acho que o modelo (formato da sola) da sapatilha pode colaborar para esta minha dificuldade de desclipar.
.
 
 
Não sei com certeza o pq seus CB não desclipam com facilidade..... os taquinhos podem ser usados em 2 posições, veja no manual.... conforme são montados na sapatilha, em um lado desclipam com menos esforço e do outro com mais esforço...verifique que pode ser essa a questão...
 
Abrçs.
GIANT XTC
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2012 as 12:47
Clipado sempre. Jogue o peso para a roda de trás e deixe a roda da frente o mais livre possível (eu sempre achei que era importante "socar" a frente, mas isso dificulta muito mais sobrepassar o areial).
COmo disseram aí atrás, em nenhuma situação é bom deixar o clip solto (nem nas piores descidas... quando se está clipado, tem-se muito mais domínio da bike). Mas é a tal questão: treine desclipar quando for necessário. Eu já caí algumas (poucas... hehe) vezes nesses 10 anos de mountain bike, mas nunca caí clipado (só no primeiro dia em que usei o pedal..... mas aí não conta, né? hehe)
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Sam Lima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jul 2011
Luziânia-GO
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sam Lima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2012 as 12:39
Clipado com certeza. na areia melhor ainda, vc aprende a clipar e desclipar rápido e se, sob ação da gravidade, vc vier a cair: não tem melhor lugar que a areia... rrsrs
Abraço e boas pedaladas.
Voltar ao Topo
Marconi57 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2020
São J Rio Preto
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marconi57 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2020 as 10:18
Olha, os clips shimano são de fato melhores em termos de regulagem das molas, quanto menos apertado, mais fácil para desclipar, tive um pedal Welgro, tive não, tenho até hoje, excelente material, bem robusto, bonito, mas na regulagem do aperto do clipe apanhei muito e todos os tombos que levei foram com ele, então troquei pelo shimano e até o momento mesmo em areião ou de vez em quando que me meto a besta e entro numa trilha dessas de motos pelas matas, nunca tive problema, desclipo rapidinho, nunca cai
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2020 as 13:50
desclipado, carregando a bike no ombro
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2020 as 16:01
Depois que acostumei a desclipar rapidamente, mesmo em "emergências", não me imagino em nenhuma situação em que preciso desclipar antes de passar. E olha que faço umas trilhas pesadinhas de XC.

Inclusive, eu acho muito mais fácil passar por areião clipado, pq naqueles momentos em q vc tá quase atolando, dá pra fazer uma força extra pra não parar (e se não der, é só desclipar rapinho que vc não cai).
Voltar ao Topo
Alex_rj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2020
rio de janeiro
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex_rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2020 as 15:22

Clipado SEMPRE!

Se a situação estiver ruim a ponto de não conseguir andar Clipado, desmonta da bike e empurra.

.

.

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2020 as 20:14
anda com o pedal q tá mais acostumado.

e tenta andar o mais rápido possível pra tentar afundar menos
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2020 as 05:52
me arrependi de passar pedalando pelo último trecho de lama que fiz. Foi difícil e sujou toda a bike, que ficou pesando uma tonelada depois de passar por isso

areia é a mesma coisa. Não vale o esforço e o desgaste na bike. Mete no ombro e carrega, areia é uma desgraça, entra na relação e suja tudo. O pedal vai ficar muito ruim depois disso, fora a manutenção posterior
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X