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Musculação? Na dúvida não faça

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Paganus Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mai 2023
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paganus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Musculação? Na dúvida não faça
    Enviado: 02 Out 2023 as 19:48
Como vão amigos do pedal.

Esse post é na verdade um relato.

Quando iniciei no pedal, eu já fazia musculação porém reduzi drasticamente a minha frequência na academia e quando ia não fazia membros inferiores justamente porque pedalava.

Até aí tudo bem, nunca tive problema e nem se quer lesão. E olha que pedalava mais de 150km por semana.

Então fui pesquisar na internet qual melhor maneira para evitar uma lesão. E por unanimidade a solução é:Malhar perna.

Passei então malhar perna de forma intensa e consegui aumentar a minha coxa de 59cm para 64cm. Legal né... mas não... adquiri a minha primeira lesão: Síndrome da Banda Iliotibial ☹️.

A minha massa muscular cresceu, porém a banda iliotibial não acompanhou esse crescimento e gerou uma tendinite na parte lateral externa do joelho.

Agora pesquiso na internet como fazer para perder massa muscular! Já está decidido que não farei mais musculação, no máximo pilates uma vez por semana e procurarei focar só no pedal pra perder o mais rápido possível essa massa muscular das pernas.

Fiz o "certo" pra evitar uma lesão e graças a isso acabei me lesionando... irônico não?

Então na dúvida, não faça musculação.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Registrado: 13 Out 2015
são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 20:46
Qualquer coisa que você fizer, com intensidade e sem acompanhamento profissional, como você comprovou, dá merda....

Na dúvida procure um profissional, e use o Google somente como fonte de conhecimento, ela não substitui um profissional da área, não pesquise e faça o que aprende pelos vídeos da internet, já deu ruim na 1° vez e pelo jeito você não aprendeu

Editado por hurry-gurits - 02 Out 2023 as 20:47
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
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Paganus Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mai 2023
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paganus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 22:13
Por via de segurança, não vou fazer mais musculação mesmo.

Sei que o ideal é procurar um profissional, porém:

1) Profissional custa dinheiro;
2) Além de custar dinheiro, custa também tempo;
3) E ainda há chance de dar merda, afinal existem profissionais e "profissionais".

Portanto prefiro parar mesmo. Até porque hipertrofia nunca foi o meu foco e sem querer acabei adquirindo essa merda.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2009
DF
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Mensagens:2312
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Out 2023 as 22:56
Mas é justamente isso. Se tivesse buscado um profissional, teria direcionado os seus treinos para fortalecimento, não para hipertrofia. Muita gente não entende, mas hipertrofia não necessariamente se reflete na força.

Outro detalhe que um profissional de educação física não é tão caro quando se olha os benefícios, então é aquela economia que não compensa. Mesma coisa com bike fit. É caro, mas se paga no longo prazo.
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mar 2019
Farroupilha
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Mensagens:1685
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2023 as 08:30
Eu quando podia ir pra academia, sempre orientei pro professor que iria montar meu treino:
>> Foco na resistência, ciclismo não é só força! queria andar mais km com menor cansaço!
Fiz primeiro o bikefit, deixei a bike redondinha!

Treinava 4x semana na academia (fazia perna pelo menos 3x na semana) e andava só no final de semana. Mesmo com sobrepeso, nunca me lesionei e estava bem satisfeito com o resultado!

A orientação correta faz toda a diferença!


Editado por GabrielSL329 - 03 Out 2023 as 08:37
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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Tielo Miotti Ver Drop Down
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Registrado: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
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Mensagens:284
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Tielo Miotti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2023 as 08:48
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Mas é justamente isso. Se tivesse buscado um profissional, teria direcionado os seus treinos para fortalecimento, não para hipertrofia.

Bom dia! Entenda esse ponto, ele provavelmente foi o "culpado" pela sua lesão.
O treino de fortalecimento na academia direcionado ao ciclista é bem diferente do treino de força da galera da hipertrofia.
Sou um amador que leva um pouquinho a sério, meu treino para membros inferiores na academia - orientado pela Adriana Lobo https://adrianalobotreinamento.com.br/sobre/ - normalmente, dependendo da periodização não passa de 2x na semana!
E sem esquecer que esse treino é feito pra mim, com base nas minhas necessidades, biotipo etc... ele é curto e intenso - poucas repetições, muita carga.

No início fiquei bem desconfiado... mas vale a máxima "acredite no processo", e apesar dos olhares de censura dos bodybuilders kkkk. Pra mim funcionou muito bem! Meu rendimento de maneira global melhorou.


No mais, melhoras e boa sorte.
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
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Paganus Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mai 2023
Rio de Janeiro
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paganus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2023 as 12:24
Originalmente Postado por GabrielSL329 GabrielSL329 Escreveu:

Treinava 4x semana na academia (fazia perna pelo menos 3x na semana) e andava só no final de semana. Mesmo com sobrepeso, nunca me lesionei e estava bem satisfeito com o resultado!


Aí que está, não quero ter que ir a semana inteira na academia e só pedalar nos finais de semana, muito pelo contrário.

Eu pedalava quatro vezes por semana, sendo que o pedal de final de semana ultrapassava os 100km.E só ia para academia uma vez por semana e mesmo assim só fazia membros superiores. E nunca tive lesão.

Só passei a ter justamente quando comecei a focar nos membros superiores.

Agora eu fico pesquisando como faço pra desfazer a hipertrofia muscular.😅
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stefanob Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jan 2016
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2023 as 13:07
Originalmente Postado por Paganus Paganus Escreveu:

Sei que o ideal é procurar um profissional, porém:
1) Profissional custa dinheiro;
2) Além de custar dinheiro, custa também tempo;
3) E ainda há chance de dar merda, afinal existem profissionais e "profissionais".
hmm
me diz aí então quanto que tá saindo o tratamento médico pra lesão, os exames, os remédios que tá tomando
ou de forma mais subjetiva, quanto que tá te "custando" em termos de tempo sem treinar, frustração, perda de condicionamento...

no fim, pagar um bom profissional é um investimento que vale a pena.
E aí o ponto é realmente buscar alguém que seja bem recomendado, e também ter senso crítico pra ver o q o cara tá te orientando, se ele conversa e te orienta (ao invés de só falar e meter o foda-se pro que você dá de feedback)... tem mtos sinais que diferenciam um bom profissional, msm sem ter indicações de pessoas confiáveis

Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Na dúvida procure um profissional
é isso, pode fechar o tópico.
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zoda Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zoda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2023 as 16:45
Originalmente Postado por Paganus Paganus Escreveu:

Como vão amigos do pedal.

Esse post é na verdade um relato.

Quando iniciei no pedal, eu já fazia musculação porém reduzi drasticamente a minha frequência na academia e quando ia não fazia membros inferiores justamente porque pedalava.

Até aí tudo bem, nunca tive problema e nem se quer lesão. E olha que pedalava mais de 150km por semana.

Então fui pesquisar na internet qual melhor maneira para evitar uma lesão. E por unanimidade a solução é:Malhar perna.

Passei então malhar perna de forma intensa e consegui aumentar a minha coxa de 59cm para 64cm. Legal né... mas não... adquiri a minha primeira lesão: Síndrome da Banda Iliotibial ☹️.

A minha massa muscular cresceu, porém a banda iliotibial não acompanhou esse crescimento e gerou uma tendinite na parte lateral externa do joelho.

Agora pesquiso na internet como fazer para perder massa muscular! Já está decidido que não farei mais musculação, no máximo pilates uma vez por semana e procurarei focar só no pedal pra perder o mais rápido possível essa massa muscular das pernas.

Fiz o "certo" pra evitar uma lesão e graças a isso acabei me lesionando... irônico não?

Então na dúvida, não faça musculação.


Desculpe, mas o errado foi vc e não a musculação. No seu relato vc descreve que começou a malhar as pernas de forma intensa e observou um crescimento significativo da musculatura. Tudo errado para o ciclismo. Musculação é essencial para o ciclismo. Feito da maneira correta. O mínimo que vc deveria fazer é procurar fazer suas pesquisas de maneira mais correta, e não fazer afirmações obscuras.
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IDatti Ver Drop Down


Registrado: 03 Out 2012
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de IDatti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Out 2023 as 21:15
Desculpa, mas falou bastante besteira. 64cm de coxa está longe de ser muito (exceto se você for pequeno ou escalador). 150Km/semana também (isso é um longão do fds para quem está "treinando")

Quem periodizou o treino para você? com qual controle de carga? qual objetivo? organizado como junto com os treinos de pedal?

supondo que seja mesmo uma síndrome da banda iliotibial (não tem nada a ver com acompanhar ou não a hipertrofia muscular), como estavam o controle e a evolução da carga de treino? como está o bikefit? tem encurtamento muscular?

Acho que o problema não foi a musculação, mas a falta de orientação

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Paganus Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mai 2023
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paganus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Out 2023 as 06:45
Ok, eu sei que estou "errado", então o que eu faço para desfazer essa hipertrofia?
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Registrado: 13 Out 2015
são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Out 2023 as 07:44
Originalmente Postado por Paganus Paganus Escreveu:

Ok, eu sei que estou "errado", então o que eu faço para desfazer essa hipertrofia?


Com exaustivamente citado, procure um profissional, ele vai te analisar e ver o procedimento de recuperação muscular.

Agora se quer resolver com informações da internet, dois pacotes de racumim na coca-cola te levarão a terra do pé junto, e na reencarnação você resolve.
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stefanob Ver Drop Down
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Registrado: 25 Jan 2016
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Out 2023 as 08:36
Originalmente Postado por Paganus Paganus Escreveu:

Ok, eu sei que estou "errado", então o que eu faço para desfazer essa hipertrofia?
cara, você não tem que "desfazer" nada, não é assim que funciona
você precisa trabalhar a musculatura pra fortalecer o que não tá fortalecido, mas isso é só após do corpo estar recuperado, sem inflamação aguda no local de lesão

aí assim, a lesão que você já apontou com tanta certeza da 'banda blablabla', isso foi um médico que diagnosticou? ou você comparando onde sente dor com pesquisa na internet? esse é um ponto importante
se não tem nenhuma análise médica, o recomendado é ir consultar pra fazer os exames necessários e entender o que você tem, e se é de fato essa situação
depois viria uma fisioterapia pra recuperação, são estímulos leves e dentro do teu limite, pra recuperar a musculatura de uma forma que apenas o repouso não faz
depois de recuperado, aí sim viria um trabalho pra fortalecer essa área que ficou "defasada" do resto da perna, como você comentou no teu post. E nisso que entra um profissional qualificado pra ajudar

pq tem N equipamentos de perna na academia e cada um trabalha grupos diferentes, se você focar em 1 só você fortalece muito certas áreas e pouco outras, talvez daí que surgiu problema
alguém qualificado vai conseguir te orientar certinho a fazer uma série mais abrangente, e isso pode até ser o personal padrão da academia, mas você vai precisar explicar pra ele direitinho a situação e pedir ajuda

o pilates pode servir pra isso tb, desde que a professora entenda teu histórico e saiba orientar pra isso, te direcionar pros exercícios e aparelhos corretos.
O bom do pilates é que tb são estimulos mais "suaves" e que recrutam muitos grupos de uma vez só (diferente do equipamento de academia), e isso vai ajudar a resolver exatamente o teu problema de parte da perna ter fortalecido e outra parte não


o ponto chave é que você tá numa lesão, então agora é crítico agir corretamente pra melhorar, ao invés de arriscar piorar.
e por mais que tenha mto material a disposição na internet, tem 2 coisas importantes: 1. tem muita orientação errada e que promete um "faça isso, é fácil, e você vai crescer rapidão" e 2. cada pessoa tem um corpo e histórico diferente, a tua situação pode fazer ser necessária alguma ação especial e que uma orientação genérica de internet pode resultar mais mal do que bem


Editado por stefanob - 04 Out 2023 as 08:40
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