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MULLET BIKE - Funciona no aro 26 ? |
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Enviado: 18 Jan 2021 as 15:17 |
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Prá quem não sabe, mullet bike é uma bike adaptada prá rodar com rodas 27.5 na traseira e 29 na dianteira. Os caras trocam a suspa / roda e tacale pau. E no caso da 26, várias suspas 26 aceitam rodas 27.5. Será que trocar só a roda dianteria (na 26) ficaria bom ? Alguém já fez ? Como ficou ? Abraços ! |
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gm1987 ![]() Registrado: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Desconectado Mensagens:1822 |
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Tem uma série de fatores a analisar.
Primeiro, não é bem assim que várias suspas 26" passam 27,5"... Na verdade o pneu passa pela ponte da lower leg porém corre o risco de travar no crown quando der fim de curso. Então para essa modificação, precisa zerar o ar da suspa e forçar o fim de curso para verificar isso. Depois, o aumento da altura da frente vai alterar a geometria da bike. Precisa ver o impacto dessa alteração, em termos de caixa de direção será bom, ficará mais relaxada. Precisa ver o seat tube angle, que em bikes antigas já deixa o peso muito atrás. Lá na gringa o pessoal faz as mullets usando "chips" de conversão. São pinos excêntricos nos pivot da balança para corrigir a geometria da bike. Resumindo, somente jogar o aro seria uma mullet tabajara, desconfiando que os benefícios superem os malefícios. Agora se seguir a conversão adequadamente, ajustando a balança traseira para manter a geometria da bike, vejo vantagens!
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
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Sim, você tem razão quanto passar 27.5 nas 26... tem que testar mesmo. Estou assumindo que passe... Não lembo de ver mexerem na balança (aliás, acho que vi UM vídeo falando nisso)... Mas vi algumas caixas de direção com regulagem de ângulo. Aqui no BR é complicado de achar quem saiba bem sobre as geometrias de todas as bikes prá saber qual fica boa e qual fica ruim... pouca info e quase tudo que você pergunta numa loja oficial é "não pode"... rs Minha Stumpy 26 eu tirei a Talas 140 e coloquei uma 110-130-150... Achei que ficou muito boa, tanto prá subir quanto prá descer (e alguns saltos). De vez em quando dá curiosidade de enfiar uma 27.5" ali na frente prá ver o que acontece... rs Abraço !
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gm1987 ![]() Registrado: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Desconectado Mensagens:1822 |
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O Raulino aqui do fórum tá com essa conversão engatilhada pra fazer na GT dele. Eu ainda estou na fase de estudos. Estou lendo muita coisa nos fóruns gringos, e como de costume, muito pouco se fala sobre isso lá pois as 29" chegaram muito antes pra eles.
Aqui algumas referências citandos os flip chips: E aqui, uma boa fonte de informações: Aqui no BR sinceramente desconheço quem tenha feito essa modificação, creio que sejamos pioneiros em algo muito ultrapassado kkkkkk
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jefmello ![]() ![]() Registrado: 20 Jul 2012 sorocaba-sp Desconectado Mensagens:159 |
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Tô acompanhando o topico...curto a ideia.
Aqui em Sorocaba, o Zé Bike é partidário desse conceito e insiste que ha vantagens. Menor peso rotacional na traseira, chain stay curto... Tô idealizando uma híbrida assim... Noutra bike já testei Mullet 27.5-29, ficou legal. |
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jefmello-sorocaba
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
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Como sempre, né... hahaha "I had a Mondraker Foxy with the forward geometry but the rear end was just too tight to fit in a 27.5. So, in the end, I just cut the brace on a Fox 36 to fit in a 27.5 front wheel and had a go!" - Suspension expert Chris Porter on early mullet bikes E a gente preocupado com geometria... olha o que o doido fez... hahahaha No bike radar ele fala que os "chips" foram colocados nas bikes 29" para aceitar as rodas 27.5" sem baixar a caixa do movimento central (ou entendi errado ?). E no Enduro-mtb ele fala que usou um "offset bushing" no shock prá baixar a caixa do movimento central (porque ele colocou a roda 29" numa bike 27.5".
Me pareceram mais preocupados em manter o "bike fit" do que se comprometeria o quadro (quebras) em decorrência da mudança de ângulos. Posso ter interpretado errado, claro. No meu caso específico, aumentar a altura da caixa do movimento central seria excelente, pois onde eu ando vira e mexe eu acerto o pedal em alguma coisa... kkk Me preocupa mais se a mudança de angulo do head tube deixaria o quadro mais propenso a quebras... Mas quanto mais leio, mais curioso fico... hahaha Tô quase comprando uma roda meia-boca prá fazer uns testes... hehehe Abraço ! |
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
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![]() Abraço,
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gm1987 ![]() Registrado: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Desconectado Mensagens:1822 |
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Então, vamos lá! Aumentar o BB height é bom até certo ponto. Quanto mais alto, menos estável é a bike. Isso é uma relação ganha-perde. Se vc está num frame XC, terá uma margem maior. Já um frame de enduro/AM talvez já esteja no limite. O flip chip, sim, iniciou para subir o BB height em bikes 29" quando se usa 27,5". Mas no caso das mullets, ele faz o trabalho inverso. Como a roda 29" na frente vai subir o BBheight, o chip ajusta ele de volta a medida original. Quanto ao HTA: Relaxar o ângulo aumenta o momento torçor na caixa de direção. É esse momento que faz abrir aquelas trincas na solda da caixa de direção, na parte inferior. Porém esse tipo de falha é pouco vista em quadros full. É mais corriqueiro falhas na balança. Eu não veria isso como problema, uma alteração na casa de 2º no HTA irá mudar muito pouco o momento naquela região. Ps.: A bike é projetada para um rider de 100Kg. Se vc é magrelo e pesa 60, vc tem praticamente 40% de margem de segurança nessas alterações. Ou seja, relaxar o HTA vai aumentar o esforço mas talvez nem ultrapasse o valor de projeto, devido a diferença de peso projeto X uso E sim, a preocupação maior é manter a geometria do quadro, e não o FIT. Assim, você percebe somente melhorias com a roda maior na frente. Se você altera a geometria além da roda, pode ter ganhos ou perdas, vai depender muito do que ocorrer na geometria. |
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gm1987 ![]() Registrado: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Desconectado Mensagens:1822 |
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Aqui nesse artigo, eles descrevem muito bem o processo de conversão 29" para mullet 27,5". É ao contrário do que pensamos em fazer, mas serve de conhecimento.
Ele utiliza do chip e da redução do curso da suspa dianteira para manter os mesmos ângulos de HTA e STA. Em resumo, só pegou os benefícios da roda traseira 27,5" sem alterar em nada o comportamento da bike. Essa seria a conversão mais "segura". Isso já nos deixa uma ideia: Trocar a suspa dianteira por uma com 20mm a menos de curso. Irá manter toda a geometria da bike e ganhar a transposição melhor do aro 27,5" na dianteira. Mas isso é possível em bikes de grande curso. Pegar uma 120mm e baixar para 100mm não me parece sensato. |
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
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Pois é... eu tenho 93Kg... Tô perto da margem... rsrsrsrs
A minha é uma StumpJumper (trail)... nem xc, nem enduro. E como hoje eu já bato em muita coisa, quem sabe melhoraria (se o risco fosse baixo). Mas originalmente a bike tinha uma Talas 120-140 e eu troquei por uma Talas 110-130-150, então já dei uma aumentada no HTA. Não queria deixar só nos 130 não... ![]() Vou continuar pesquisando, vamos ver. Eu não sou um piloto "radical", não participo de competições. Sempre que dá rola uns pulinhos, mas nada absurdo... não tenho mais idade prá me quebrar... kkk Abraço e valeu !
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lemarco ![]() ![]() Registrado: 28 Jun 2005 Sabará - MG Desconectado Mensagens:5802 |
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Faço algo parecido com as bikes que tenho. Tenho uma Pivot Mach 429 Trail e uma Niner Air 9 e dois jogos de roda, uma 27.5 Plus e uma 29. Já testei ambas as bikes com os 2 jogos de roda, mas como a diferença de diâmetro não chega a ser significante, não se faz necessário a acerto de altura do central. Mas já tive a impressão do pedal raspar mais quando uso 27.5 +. Ainda não testei usar uma roda 29 e uma 27.5 + na mesma bike, mas pretendo testar.
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
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Se usar rodas 27.5" num quadro 29", o central vai baixar 2cm (1.5pol / 2 * 2.54). Se esses 2cm não fazem diferença prá vc... Eu queria aumentar a minha em 2cm... rs |
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gm1987 ![]() Registrado: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Desconectado Mensagens:1822 |
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Não pq ele compensa a altura usando pneu plus. Ou seja, uma roda 29" com pneu 2" tem um diâmetro externo ligeiramente menor que uma roda 27,5" com pneu 2,8". Nesse caso, a altura do BB permanece quase idêntica.
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raulino ![]() ![]() Registrado: 16 Out 2013 SC Desconectado Mensagens:1677 |
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Boa noite, aproveitando o tópico... recebi hj estas buchas excêntricas que encomendei para servir de flip-chip na minha GT Force 2008
![]() Pedi duas, pois planejo usar uma para corrigir a altura do mov. central, devido a troca do garfo original de 140 por outro de 160mm... A outra já aproveitei fazer para a mudança do pneu dianteiro, de 26x2.4 para 27.5x2.3, que deve sair até abril O novo garfo alterou o ângulo da caixa de direção de 69 para 68o... mas o central ficou uns 15mm mais alto, o que me incomoda um pouco, apesar de ter que admitir que é divertido pedalar em lugares onde antes não poderia Pelos meus estudos aqui, ao final das mudanças, devo ter uma mullet 27.5/26 com ~66,5o na caixa de direção e central ~5mm acima do original Fontes: https://www.pedal.com.br/forum/ajustando-geometria-com-setup-de-suspa-e-mesa_topic88218.html https://www.offsetbushings.com/pages/how-they-work https://enduro-mtb.com/en/the-gt-26-650b-conversion/ Depois de testar este setup Mullet, talvez ainda altere futuramente a roda traseira para 27.5 também |
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"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way 1 ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport |
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Edu_OldSchool ![]() ![]() Registrado: 18 Jan 2019 SP Desconectado Mensagens:36 |
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Verdade, não tinha me ligado na altura do pneu !!!
Show !! Depois vai contando o progresso... se sentiu diferença, etc... As buchas você mandou fazer num torneiro ou comprou lá fora ? Pensei em pegar as originais e levar num torneiro para copiar e mudar a furação... |
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lemarco ![]() ![]() Registrado: 28 Jun 2005 Sabará - MG Desconectado Mensagens:5802 |
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Exatamente isso Um par de rodas 29/2.3 e outro 27.5/2.8. Ambas as bikes já vem de fábrica com as duas opções de rodas, então ao comprar as bikes optei por uma com 29 e outra com 27.5 plus. Depois vou medir as alturas do central trocando as rodas e informo aqui. |
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TheLittle ![]() ![]() Registrado: 21 Jun 2005 Rio Desconectado Mensagens:5152 |
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eu testei 29x2.5 com garfo 150mm na Nomad 3 e gostei bastante do resultado. Não mantive o garfo e roda montados nela pq peguei emprestado da outra bike. Foi só um teste mesmo.
mas quando achar um garfo 29 com preço aceitável devo montar uma roda 29 e deixar de maneira permanente. Editado por TheLittle - 21 Jan 2021 as 15:13 |
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Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail |
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TheLittle ![]() ![]() Registrado: 21 Jun 2005 Rio Desconectado Mensagens:5152 |
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Só um detalhe, ninguém que tem interesse em rodas 275 plus usa pneus 2.0 na roda 29, então acho mais interessante comparar com 29x2.4 ou 2.5.
Nesse caso a roda fica mais de 2cm menor, e há uma diferença bastante considerável na geometria colocando 275 atrás de uma bike 29 que não tem ajuste de geometria (flip chip ou similar). Trocando as duas rodas (29x2.4 pra 275x2.8 por exemplo) a bike fica consideravelmente mais baixa. Apesar do diâmetro com os pneus cheios ser parecido, os pneus 27.5x2.8 são feitos pra usar com pressão bem baixa, então vai ter um "sag" maior de pneu também. Por isso que na prática abaixa bastante a bike. Talvez 27.5x3.0 tenha menos diferença, mas essa medida nunca testei.
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Santacruz Nomad 3 CC Santacruz Hightower C Miyamura Enduro Hardtail |
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TheLittle ![]() ![]() Registrado: 21 Jun 2005 Rio Desconectado Mensagens:5152 |
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fiz também um teste semi-mullet na Nomad.. como assim?
roda 27.5x2.8 dianteira e 27.5x2.5 traseira. Não gostei, não sei muito bem explicar por que. O garfo dela 275 tem 180 de curso, e achei q ficou meio trambolhão. Testei também 29x2.3 na frente com a susp 275 mesmo, esse tamanho de pneu passa raspando na suspensão lyrik boost e nesse caso ficou muito alta a frente e prejudicou bastante a geometria. Acredito que pra usar 29 nesse quadro em específico, o máximo seria 160mm de curso. Preferi a roda 27.5x2.5 e susp 180mm na dianteira. Ou então a roda 29x2.5 com suspensão 150mm
Editado por TheLittle - 21 Jan 2021 as 15:40 |
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raulino ![]() ![]() Registrado: 16 Out 2013 SC Desconectado Mensagens:1677 |
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Boa tarde, ainda vou responder os tópicos acima com calma... só passando pra compartilhar este Review sério a respeito, para por uma "pimentinha" no assunto:
https://m.pinkbike.com/news/liteville-601-mk-2-review-2015.html Antecipo alguns fatos e fotos abordados no teste... ![]() ![]()
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Chuck DhFr ![]() ![]() Registrado: 06 Ago 2008 Poços de Caldas Desconectado Mensagens:1290 |
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Tenho uma Santa Cruz Nomad 26 com suspensão Rock Shox Totem e penso em futuramente testar uma roda 27,5 na dianteira já que a suspa apesar de ser 26 ela aceita uma roda 27,5
No passado eu já tive uma Specialized Big Hit que vinha de fábrica com 26 na frente e 24 atrás e curtia bastante essa bike |
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"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".
FMMTB Team |
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lemarco ![]() ![]() Registrado: 28 Jun 2005 Sabará - MG Desconectado Mensagens:5802 |
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Fizeram uma mullet bike reversa:https://m.youtube.com/watch?v=OmX7sQloVpU
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lemarco ![]() ![]() Registrado: 28 Jun 2005 Sabará - MG Desconectado Mensagens:5802 |
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