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Mudando para garfo rigido

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phantastik Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phantastik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 03:39
sua bike é 29???
 
cara peguei o garfo de 48cm AC
e mudou total mente a geometria, ficou muito melhor.
eu usava o MD2 da mosso
só q ele eh baixissimo. no maximo da pra usar numa 27,5.
agora esse fib ai mano pow gostei oh.... agora só falta os caras aperfeiçoar o garfo e fazer um com adaptadores de freio Post mont e espiga e m aluminio 
mas a espiga de aço eu confio mais, no MD2 eu sentia q ele vibrava muito a frente ficava naquela de qubrar a espiga, pq aki eu desço umas paradas bem tecnicas.

e o FIB eu achei melhor pq não vibra muito e não é tao pesado 900g com espiga serrada.

garfo rigido o negocio é saber andar!
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 13:00
Originalmente postado por phantastik phantastik escreveu:

sua bike é 29???
 
cara peguei o garfo de 48cm AC
e mudou total mente a geometria, ficou muito melhor.
eu usava o MD2 da mosso
só q ele eh baixissimo. no maximo da pra usar numa 27,5.
agora esse fib ai mano pow gostei oh.... agora só falta os caras aperfeiçoar o garfo e fazer um com adaptadores de freio Post mont e espiga e m aluminio 
mas a espiga de aço eu confio mais, no MD2 eu sentia q ele vibrava muito a frente ficava naquela de qubrar a espiga, pq aki eu desço umas paradas bem tecnicas.

e o FIB eu achei melhor pq não vibra muito e não é tao pesado 900g com espiga serrada.

garfo rigido o negocio é saber andar!

eu mencionei isso em outros tópicos.
Quadro MTB 29 XC é feito pra usar com garfos de 480 a 500, o que equivale a suspensão 80 ou 100mm aro 29.

Via de regra, cada 20mm que tira do comprimento do garfo vai aumentar 1° no ângulo do headtube. Usando um garfo 450mm por exemplo é entre 1.5 a 2.5° a mais, e isso acaba por deixar a bike mais curta e instável principalmente em descidas. Além disso baixa o central da bike podendo pegar o pedivela no chão mais facilmente.

Esses garfos pequenos em torno de 450mm só ficam bons em adaptações pra usar 29 em quadro 26 (como eu fiz) ou então em raros casos do quadro ser construído em torno desse comprimento, como nas híbridas ou city bikes por exemplo.
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43679 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 15:04
Eu ja gostaria de ter um garfo inteiro em aço,como o MOB El tenedor da primeira leva,de aço cromo
E nao,garfos rigidos pra 29er(para um uso de XCM)devem ter os 470mm
Achei esta medida perfeita,so fica ruin de descer se o cara endoidar e por uma mesa 17 graus negativa(tendencia nas 29er desde 2015),e o quadro dele tiver um headtube de 9cm(tendencia tbm,hoje quadros 15.5 estao com 7cm de headtube),ou seja,um quadro DESENHADO pra suspas de XCO com 90mm de curso(padrao de XCO Profissa)

Pra quadros 29er com geometria anterios a 2015(head tube 12cm em media)

Para vcs terem uma ideia de como as 29er "abaixarao seus focinhos"ta aqui a mesa da FSA FEITA,desenhada,projetada,mumificada,estilizada,supimpa mesmo,estritamente desenhada pras uso exclusivo em 29ers

https://www.youtube.com/watch?v=VdH1t3_iNuc
Notem q esta mesa é feita negativa,nao se usa negativa,ela É negativa.E um absurdo de 20 graus.Tudo pra manter a frente baixa
A tendencia que eu falei nas 29er em 2017 sao 2 na verdade: Bikes de Enduro longas,com suspas de 120mm(sim,suspas 29er com 120mm)pra brincar,pra pessoas normais,q querem uma AM/Enduro 29er,e na outra frente de batalha,as 29er pra XC mesmo,com headtube baixo,mesa negativa de fabrica,ou seja,a tentativa final de ter a frente quaaaaase na mesma altura e diribilidade de uma 26r.
Isto eu LI,logico,quem sou pra ta por dentro deste mundo com minha capivarinha 29er simploria.


Garfos rigidos desde sempre vao manter os 470mm de altura,pois esta altura,ao contrario das suspas,nao muda.EU notei com os garfos com 485mm e 490mm de AC nao estao fazendo muito suscesso,no site da Trek a Stache 5 nao esta mais.O que é uma pena.So esta a Stache com suspa.

No outro topico eu falei sobre o FIBao 29er de 482mm,serio,bastava olha minha bike de lado ela lembrava as 29er de 2017 de Enduro,entre eixos loooooooongo pra dedeu
E pra descer piramba ficou muito legal.So tirei q meu quadro ja tem a traseira(chai stay)longo,sao 462mm de chain stay(contra os 445mm padrao),senao teria deixado ele.
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engraçado, minha Trail 29 (ispecialái camber) tem 95 de headtube, 130mm de suspensão (comprimento do garfo 530mm) uso mesa 60mm com 6° positiva porém no "talo" (sem espaçador embaixo), meu guidao tem rise de 10mm e gosto bastante de como fica a frente.
Não sinto grandes problemas pra subir, só distribuir o peso.

Em compensação, coloquei a mesa invertida pra testar esses dias e achei uma PORCARIA pra descer, fica muito estranha a bike. Pra puxar bunnyhop, ou mesmo levantar a frente, ficou beirando o impossível. Na verdade até com a mesa positiva é ruim de puxar a frente comparado com outras bikes trail/am, pois como sou baixo procuro não usar o guidão muito mais alto que o selim, mas invertendo a mesa piora muito.

Sempre quis entender quais as vantagens da mesa baixa, mas em bikes desse tipo só consigo perceber desvantagem.

A título de comparação, a outra bike com garfo 160 de curso, 27.5 com pneus 2.4, mesa positiva 35mm de comprimento com espaçador emabixo e pra completar guidão com rise 25mm. Essa bike sobe assustadoramente bem em trechos técnicos.
Acho que o segredo é o grip enorme do pneu traseiro, e o seat angle muito alto (uso o selim bastante pra frente), além do posicionamento na bike (dobrar os cotovelos pra baixo em partes muito inclinadas). Se tivesse mesa negativa acredito que não ia mudar em NADA a performance de subida, mas ia tornar o DH muito pior.


outra bike que tive resultado ruim com mesa invertida foi minha "híbrida", mesmo colocando roda 29 na frente com a mesa invertida ficou ruim, muito baixa e me deu dor nas costas. Mas nesse caso o garfo é 450mm.  Voltei a mesa positiva (também 6° e 70mm) e ficou otimo. 


Editado por TheLittle - 20 Mar 2017 as 15:22
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belo horizonte
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Imagino que uma bike mais equilibrada pra subida sem precisar mudar a posição do corpo e mais tração na roda da frente em curvas de quebra uma aerodinamica que deve ser irrisória mais enfim...
Eu hj na casa dos 40 anos prefiro o guidão mais alto , melhor pra coluna e descidas inclinadas.
Meu sonho tbm é o el tenedor de cromo , mais a mob alega que o de alúminio tem a mesma resistência , eu tenho minhas dúvidas.
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Atention : bike de Enduro e bike de XC sao diferentes.
O erro inicial das 29er full foi ser "full de XC"
NAO NAO NAO EXISTE FULL de XC.E nunca havera.
Como o assunto aqui é garfo rigido,eu creio q nao sai do assunto a "especialidade "da bike

https://www.youtube.com/watch?v=fcWLBli0TeY

Bike de enduro do cara aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=I75unORpMPM
Bike de XC do polaco aqui(olha a altura do cara,e mesmo assim ele usa a mesa 7 graus negativa)
https://www.youtube.com/watch?v=BkYpZmE0sAo

Um aviso,muitas das instruçoes nao valem pra Toda-Rigida.Se quiser descer rapido em pedra e galho,esqueça frente rigida.E se estas passando dos 40,tbm sugiro a mudança.

Suspensao de 130mm + mesa de 60mm = Enduro = posiçao de pilotar diferente de XC
EU encomendei pra testes uma mesa nova,mas eu queria 70mm,pra substituir a atual 90mm,mas meu fornecedor so tinha 60mm.Como custou 28$ eu vou testar a de 60mm,mas ja agora acho q ficara muito curta.10mm a mais sao diferença.
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Quem deu um veredicto sobre tamanho do head tube e mesas foi o Pro Nino Schurter.Ele disse q a Scoot esta acertando nas mudanças da bike dele,ou seja,head tube pequeno,ele disse q qdo a 29er chegar perto da posiçao q ele tinha na 26 estara otima.

Mas q altura?Ora,pega sua bike,poe em um lugar plano,uma calçada,ela nivelada,e mede da manopla ate o chao,ou simplesmente da roda ate o lugar onde fixa a o guidao,na mesa(de onde se mede o top tube efetivo)
Se chama angulo de ataque do piloto(nao confundir com o angulo de ataque da bike,na roda)
Seria o nivel q os olhos do piloto ficao,a altura da sua cabeça.

Mesa negativa + headtube pequeno = 29er mais usavel por baixinhos.Eles ja nao ficao "dentro" das bikes,ou como digo,parecendo pilotar uma Harley Davidson.
Mas isto é subjetivo de cada pessoa,o que ela quer fazer com a bike.

Olha a diferença,veja um piloto de Speed,depois um de Down Hill,q diferença(tem todos os termos em ingles,mas eu nao vou procurar,seria uma verdadeira enciclopedia pra postar)

Dizem por ai que Geometria de bikes faz tempo é uma Ciencia.
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Atention : bike de Enduro e bike de XC sao diferentes.
O erro inicial das 29er full foi ser "full de XC"
NAO NAO NAO EXISTE FULL de XC.E nunca havera.


não concordo. Existem bikes full de XC com a geometria muito próxima das rígidas equivalentes, por exemplo a spark race e scale. A canyon lux também é uma geometria bem "race".

Já outras marcas realmente estão lançando geometrias mais focadas em "trail", com direção mais aberta e frentes mais altas. Vide a Santacruz Tallboy que é atualmente a minha bike dos sonhos de XC (muitos dizem que ela tá m ais pra trail bike, mas teve gente conrrendo Brasil Ride com ela).

Essa minha specialized camber é um "meio termo", e da maneira que montei tá mais pra trail do que pra XC. E é o que eu espero da Tallboy, ser algo parecido, e o que eu queria aproximar com a Camber sem gastar o preço de uma Santacruz nova.

O que eu quero dizer é que não sei até quando os compromissos da frente baixa realmente compensam o desconforto na descida, mas pelo jeito nas maratonas (como na cape epic por exemplo) e XCO galera ainda tá com as mesas baixas, então deve ter muita vantagem.

Como eu não participo de competição, gosto mais do conforto e segurança nas descidas que o guidão alto dá.
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o mosso q eu usava era so 41cm AC Unhappy
com o fib melhorou 110% Thumbs Up
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Eu ja gostaria de ter um garfo inteiro em aço,como o MOB El tenedor da primeira leva,de aço cromo
E nao,garfos rigidos pra 29er(para um uso de XCM)devem ter os 470mm
Achei esta medida perfeita,so fica ruin de descer se o cara endoidar e por uma mesa 17 graus negativa(tendencia nas 29er desde 2015),e o quadro dele tiver um headtube de 9cm(tendencia tbm,hoje quadros 15.5 estao com 7cm de headtube),ou seja,um quadro DESENHADO pra suspas de XCO com 90mm de curso(padrao de XCO Profissa)

Pra quadros 29er com geometria anterios a 2015(head tube 12cm em media)

Para vcs terem uma ideia de como as 29er "abaixarao seus focinhos"ta aqui a mesa da FSA FEITA,desenhada,projetada,mumificada,estilizada,supimpa mesmo,estritamente desenhada pras uso exclusivo em 29ers

https://www.youtube.com/watch?v=VdH1t3_iNuc - https://www.youtube.com/watch?v=VdH1t3_iNuc
Notem q esta mesa é feita negativa,nao se usa negativa,ela É negativa.E um absurdo de 20 graus.Tudo pra manter a frente baixa
A tendencia que eu falei nas 29er em 2017 sao 2 na verdade: Bikes de Enduro longas,com suspas de 120mm(sim,suspas 29er com 120mm)pra brincar,pra pessoas normais,q querem uma AM/Enduro 29er,e na outra frente de batalha,as 29er pra XC mesmo,com headtube baixo,mesa negativa de fabrica,ou seja,a tentativa final de ter a frente quaaaaase na mesma altura e diribilidade de uma 26r.
Isto eu LI,logico,quem sou pra ta por dentro deste mundo com minha capivarinha 29er simploria.


Garfos rigidos desde sempre vao manter os 470mm de altura,pois esta altura,ao contrario das suspas,nao muda.EU notei com os garfos com 485mm e 490mm de AC nao estao fazendo muito suscesso,no site da Trek a Stache 5 nao esta mais.O que é uma pena.So esta a Stache com suspa.

No outro topico eu falei sobre o FIBao 29er de 482mm,serio,bastava olha minha bike de lado ela lembrava as 29er de 2017 de Enduro,entre eixos loooooooongo pra dedeu
E pra descer piramba ficou muito legal.So tirei q meu quadro ja tem a traseira(chai stay)longo,sao 462mm de chain stay(contra os 445mm padrao),senao teria deixado ele.
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Originalmente postado por phantastik phantastik escreveu:

Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Eu ja gostaria de ter um garfo inteiro em aço,como o MOB El tenedor da primeira leva,de aço cromo
E nao,garfos rigidos pra 29er(para um uso de XCM)devem ter os 470mm
Achei esta medida perfeita,so fica ruin de descer se o cara endoidar e por uma mesa 17 graus negativa(tendencia nas 29er desde 2015),e o quadro dele tiver um headtube de 9cm(tendencia tbm,hoje quadros 15.5 estao com 7cm de headtube),ou seja,um quadro DESENHADO pra suspas de XCO com 90mm de curso(padrao de XCO Profissa)

Pra quadros 29er com geometria anterios a 2015(head tube 12cm em media)

Para vcs terem uma ideia de como as 29er "abaixarao seus focinhos"ta aqui a mesa da FSA FEITA,desenhada,projetada,mumificada,estilizada,supimpa mesmo,estritamente desenhada pras uso exclusivo em 29ers

https://www.youtube.com/watch?v=VdH1t3_iNuc - https://www.youtube.com/watch?v=VdH1t3_iNuc
Notem q esta mesa é feita negativa,nao se usa negativa,ela É negativa.E um absurdo de 20 graus.Tudo pra manter a frente baixa
A tendencia que eu falei nas 29er em 2017 sao 2 na verdade: Bikes de Enduro longas,com suspas de 120mm(sim,suspas 29er com 120mm)pra brincar,pra pessoas normais,q querem uma AM/Enduro 29er,e na outra frente de batalha,as 29er pra XC mesmo,com headtube baixo,mesa negativa de fabrica,ou seja,a tentativa final de ter a frente quaaaaase na mesma altura e diribilidade de uma 26r.
Isto eu LI,logico,quem sou pra ta por dentro deste mundo com minha capivarinha 29er simploria.


Garfos rigidos desde sempre vao manter os 470mm de altura,pois esta altura,ao contrario das suspas,nao muda.EU notei com os garfos com 485mm e 490mm de AC nao estao fazendo muito suscesso,no site da Trek a Stache 5 nao esta mais.O que é uma pena.So esta a Stache com suspa.

No outro topico eu falei sobre o FIBao 29er de 482mm,serio,bastava olha minha bike de lado ela lembrava as 29er de 2017 de Enduro,entre eixos loooooooongo pra dedeu
E pra descer piramba ficou muito legal.So tirei q meu quadro ja tem a traseira(chai stay)longo,sao 462mm de chain stay(contra os 445mm padrao),senao teria deixado ele.



mano é serio 47 ainda num fica legal
minha bike é uma TSW HUNTER 29
com os 48 cm do fib minha direção melhorou muito muito msm
nas decidas e nas subidas nem se fala.
e cara digo a vcs esse fib ta aguentando o tranco msm olhem no you tube um video q postei lá.

"Trilha do Park da cidade de Teresina"
 tem dois videos 
num deles tem eu descendo num descida e tem um dos meu smigos passando por uma parte de raiz, q no caso eu tbm consigo passar de boas com rigido.
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É por isto que eu gosto de bici.
Tu poe 3 peças,e ela muda totalmente.Alias,uma so ja muda o comportamento da bici.
E sim,o garfo rigido alto,com 485mm ajuda nas descidas.Agora,vc pega este mesmo garfo e poe eu de 1.61m em cima da bike descendo?
Fica bom.
Entende o 470mm eixo-coroa com a media media na media mediana.
Seria o perde e ganha.Um garfo mais baixo,o FIB 455m é melhor pra min no geral,porem SIM,era baixo pra descer estrada com pedra solta,a afamosa piramba.
Porque o FIB seria melhor no geral?Pelos 14cm de headtube do quadro HighOne Victory.Simples nao?Eu conseguiria uma frente na mesma altura q tenho hoje sem mesa negativa,alias,ficari mais baixa.
Seria 14cm de headtube >445mm VS 470mm +4,5cm de mesa = e ai?

Porem,pra subir era melhor.Em parte.Nao tem como mudar o tamanho a cada 10 pedaladas.E ai q o Azonic xinfrin com 470mm é a media mediana.
Eu ja tive uma suspa alta,a Suntour XCR tbm tinha pontos altos e baixos.
E usaria uma 29er 120mm amanha,quem sabe?Mas hoje a tendencia q passo é abaixar a frente da bike,alias,a altura ate q ta boa,so encurtar o toptube efetivo.

E é assim q a gente vai.Testando,ajustando.Seria esta a graça?

Resumo da enrolaçao:Cada setup é vantajoso em cada situaçao,e o que vale pra um ja nao vale pra outro
Nosso tema mesmo,garfo rigido,para Pro é ridiculo.So se for amador de XCM e olha la.

EU comecei com uma Mosso MD2 de 415mm no quadro 26er e rodas 700c com pneus 28mm
A noite eu quase nao dormia de queimaçao no pescoço,aquela dor no pescoço basica de speederos.Tive q vender o Mosso e peguei uma RST Gila,alta,485mm.
Hoje,5 anos despois,o pescoço nen chia.Fortaleceu.A posiçao que pedalo hoje era inimaginavel em 2012,de tanta dor atras do pescoço,pela frente baixa.
Era 5 anos mais "novo".
E
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:


E sim,o garfo rigido alto,com 485mm ajuda nas descidas.Agora,vc pega este mesmo garfo e poe eu de 1.61m em cima da bike descendo?
Fica bom.


caramba achei alguém mais baixo que eu.

um dia ainda vou entender essa obrigatoriedade de frente "mais baixa possível", no xc competitivo faz até sentido mas pros rolés de fds não vejo muita vantagem, especialmente se gosta de trilha.


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Li o tópico inteiro, muito informação de boa qualidade.

Mas ainda estou no dilema, acabo de pegar uma GT Avalanche 27,5 e como vou rodar 90% afasto por enquanto quero por um rígido. Medindo A/C de maneira grosseira creio que a suntour XCT 27.5 tenha 490mm.

Li bastante aqui que para 27.5 poderia usar um rígido de 450mm, mas to achando que é pouco pra manter a geometria da bike. Eu tenho 1,80m e o quadro é 19. 

O que vocês acham, 450mm já resolve? A bike já está com pneu slick. Se eu pegar o FIB 480mm vou ter que usar adaptador nos freio SI -> Post mount, e lá se vão 80 reais.
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Originalmente postado por srbl srbl escreveu:

Li o tópico inteiro, muito informação de boa qualidade.

Mas ainda estou no dilema, acabo de pegar uma GT Avalanche 27,5 e como vou rodar 90% afasto por enquanto quero por um rígido. Medindo A/C de maneira grosseira creio que a suntour XCT 27.5 tenha 490mm.

Li bastante aqui que para 27.5 poderia usar um rígido de 450mm, mas to achando que é pouco pra manter a geometria da bike. Eu tenho 1,80m e o quadro é 19. 

O que vocês acham, 450mm já resolve? A bike já está com pneu slick. Se eu pegar o FIB 480mm vou ter que usar adaptador nos freio SI -> Post mount, e lá se vão 80 reais.


Oi, tem um garfo de carbono q tem esta medida, te passo o link depois. Abraços
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valerio123 Ver Drop Down
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Originalmente postado por srbl srbl escreveu:

Li o tópico inteiro, muito informação de boa qualidade.

Mas ainda estou no dilema, acabo de pegar uma GT Avalanche 27,5 e como vou rodar 90% afasto por enquanto quero por um rígido. Medindo A/C de maneira grosseira creio que a suntour XCT 27.5 tenha 490mm.

Li bastante aqui que para 27.5 poderia usar um rígido de 450mm, mas to achando que é pouco pra manter a geometria da bike. Eu tenho 1,80m e o quadro é 19. 

O que vocês acham, 450mm já resolve? A bike já está com pneu slick. Se eu pegar o FIB 480mm vou ter que usar adaptador nos freio SI -> Post mount, e lá se vão 80 reais.


O link
https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32812784897.html?spm=a2g0n.search-cache.0.0.6f7f9270ydAklm
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Originalmente postado por valerio123 valerio123 escreveu:

Originalmente postado por srbl srbl escreveu:

Li o tópico inteiro, muito informação de boa qualidade.

Mas ainda estou no dilema, acabo de pegar uma GT Avalanche 27,5 e como vou rodar 90% afasto por enquanto quero por um rígido. Medindo A/C de maneira grosseira creio que a suntour XCT 27.5 tenha 490mm.

Li bastante aqui que para 27.5 poderia usar um rígido de 450mm, mas to achando que é pouco pra manter a geometria da bike. Eu tenho 1,80m e o quadro é 19. 

O que vocês acham, 450mm já resolve? A bike já está com pneu slick. Se eu pegar o FIB 480mm vou ter que usar adaptador nos freio SI -> Post mount, e lá se vão 80 reais.


O link
https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32812784897.html?spm=a2g0n.search-cache.0.0.6f7f9270ydAklm

muito bom esse garfo hein? parece mais reforçado que os Java.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

daptador nos freio SI -> Post mount, e lá se vão 80 reais.


O link
https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32812784897.?spm=a2g0n.search-cache.0.0.6f7f9270ydAklm - https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32812784897.html?spm=a2g0n.search-cache.0.0.6f7f9270ydAklm[/QUOTE]

muito bom esse garfo hein? parece mais reforçado que os Java.
[/QUOTE]

Eu não tenho coragem de comprar garfo de carbono vindo assim da china. =/

Queria mesmo um em alumínio ou cromo, mas na medida com freio post mount tá difícil. Se você tiver uma indicação nessa configuração (470 a 490 mm e com freio post mount) pode ser nos EUA, tenho um amigo que está indo pra lá esse mês.

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eu comprei um java e realmente, não tenho coragem de fazer mountain bike com ele.
a bike que uso ele é pra asfalto, e mesmo assim não confio muito.
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Nao me lembro de garfos rigidos de CrMo com suporte PM,so IS,e opiniao minha,prefiro IS mesmo.Suspensao mesmo,se apertar demais e espanar fica fod,ja o adaptador caso espane e´so trocar.
Logico q para espanar precisa ser meio broco mas tem gente q consegue.
E torçao,no caso dos garfos de cromo,acho q nao faz diferença.
VEndo testes de quadro,so da diferença(e dizem q nao na pratica)se o freio for pro meio do stay.Se for PM ou IS no lugar tradicional(quadros 29er tam P/small continuao com o suporte fora do quadro)
É igual aquela trave pequena q tinha antes,por ex,nas Specialized,so do lado do freio,na traseira,nos quadros pequenos ela nao existe.
Meus 2 quadros sao IS e torcem qdo se freia,mas na pratica nao muda nada,arrasta a roda mais do que eu ate gostaria(economizar pneus),o garfo rigido 29er tbm,a suspa da 26er é PM,nao sinto diferença.

Acho,so acho,q de IS pra PM so vai ter diferença real de desempenho pra Pro.
JA tive o Mosso M3 e ele é PM.Apertava os parafusos do caliper(montei e nunca mais)com bastante medo.Usava o mesmo Tektro Aquila nele e nao muda nada na frenagem.

A SHImano lançou mais um,se chama Flat Mount.Em tese é mais rigido porque deixa o caliper "na cara "do garfo.So pra speeds.
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Este é meu ultimo garfo rigido 29er.Nao gasto um centavo mais(so se este quebra ou achar uma RST Omega hidro 29er bem baratinha no ML).
So volto q mexer com isto qdo puder comprar um quadro tapered e logico,um garfo rigido tapered.
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:



Acho,so acho,q de IS pra PM so vai ter diferença real de desempenho pra Pro.
JA tive o Mosso M3 e ele é PM.Apertava os parafusos do caliper(montei e nunca mais)com bastante medo.Usava o mesmo Tektro Aquila nele e nao muda nada na frenagem.

Eu sou novato no hobby e de investimento baixo, a escolha por PM seria mesmo pra não adaptar, mas se fica bom assim então abre o leque pra eu comprar com IS.

Estou entre:

1 - http://www.jensonusa.com/Surly-Karate-Monkey-29-Fork

Weight: ~1180 grams 

1 - http://www.trekbicyclesuperstore.com/product/salsa-cromoto-grande-29-inch-69532-1.htm

Weight: 1,080 grams

3 - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-769950555-novo-garfo-29-aluminio-fibdeixa-a-frente-da-bike-mais-alta-_JM

Peso total : 1050g

4 - Mosso M5 - esse só com 450mm teria que usar espaçador, me desagrada.

Não consegui achar nada confiável de carbono na faixa de 100 a 130 dólares, existe?
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Man,q comparaçao injusta...
O FIB custa 140R$,o M5 custa 300R$(se importa da China custara uns 250R$ com impostos,se naopegarem ai uns 150R$.
Mas os Surly e o Salsa sao 130US$ sem frete.
Poe entao 130x3.50=455,se pegar na Fandega toma 70% em cima,vai pra 770R$.


Fui ver o preço do Mosso e achei mais um,um tal M6,mas aviso,a altura continua 450mm;
https://pt.aliexpress.com/store/product/MOSSO-FK-M6-high-quality-mountain-bike-MTB-CD-version-of-the-fork-26-27-5/1364023_32811982239.html
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https://pt.aliexpress.com/item/New-Mountain-Bicycle-Rigid-Fork-3K-Full-Carbon-Fiber-MTB-Bike-Disc-Brake-Front-Fork-28/32791492076.html?spm=2114.10010308.1000015.4.BGUwby&s=p

Tem gente q usa este tal de Toseka ai ele fal abem
Tem o rolamento adaptador no ML por 80R$,funciona somente em quadros mega-over.
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Nao,nao tennho coragem de tenta um garfo carbono China q nao seja tapered.
So nao vou comprar um destes e o rolamento por um simples detalhe,atualmente nao tenho dinheiro nen pro rolamento...

Caso alguem tenha duvidas,este e´o rolamento:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751338148-direco-tsw-mega-over-44mm-conversor-tapered-15-cnico-_JM
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Man,q comparaçao injusta...
O FIB custa 140R$,o M5 custa 300R$(se importa da China custara uns 250R$ com impostos,se naopegarem ai uns 150R$.
Mas os Surly e o Salsa sao 130US$ sem frete.
Poe entao 130x3.50=455,se pegar na Fandega toma 70% em cima,vai pra 770R$.

O lance é que se eu importar meu amigo trará pra mim em mãos, assim não vou pagar nada de tributo ou frete a princípio.

Mas aí vêm a pergunta, em termos de C/B direto o Surly e Salsa serão tão melhores a ponto de justificar todo o trâmite? Meu uso será recreativo, muito asfalto e não pretendo fazer trilha com um rígido, a idade já chegou, rs

Então por isso que equiparei eles, porque acho que o FIB me atende, a única dúvida é se ele não vai me matar fazendo uso leve/médio.
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Nao,nao tennho coragem de tenta um garfo carbono China q nao seja tapered.
So nao vou comprar um destes e o rolamento por um simples detalhe,atualmente nao tenho dinheiro nen pro rolamento...

Caso alguem tenha duvidas,este e´o rolamento:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751338148-direco-tsw-mega-over-44mm-conversor-tapered-15-cnico-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751338148-direco-tsw-mega-over-44mm-conversor-tapered-15-cnico-_JM

Usando a adaptação mega over / tareped eu ganharia alguns mm no garfo. Com isso as vezes até um tapered de 450mm poderia me atender. Mas sou totalmente leigo nisso, essa adaptação é segura?
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Seguro so com corretor de seguros.
Sim,veja q é uma bacia q fica igual qq garfo standar(22mm)qto os over (28mm),alias,o rolamento do over e do megaover é igual,mesmo rolamento.
Esta ficara como um over,porem,como disse,so encaixa nos quadros mega-over 44mm,chamado(com razao)de semi-integrado.
Sim,aumentara a altura,so nao sei o qto.

Dos citados o Surly e o Salsa seriao os mais seguros,seguido do FIB,sim,do FIB,depois do MOsso,mas veja q tem nego q mete a bota nos Mosso,fazendo XCM amador,e ele aguenta.Neste caso precisa verificar a integrdidade dele regularmente,por espiga tbm de aluminio

Em tempo: O garfo rigido mais forte q eu li(li,nunca vi)é o Niner .
De carbono...seguido pelos outros de carbono,como o Chisel e o q vem(vinha)nesta aqui

https://youtu.be/60-O6rcXcfw
Ela é 29er+(se nao me engano 60mmx622mm).Qto maior o pneu,maior o peso,dizem por ai q nao se recomenda mais q 54mm pra garfo rigidos.
Aumenta o stifness.
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Surly Karate Monkey aqui:
https://youtu.be/guvBqAI6xjU

É um garfo q existe desde,diria 2012,qdo montei a minha gambiarra.
Altura corrgida pra remoçao de suspensao 29er com 80mm.
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Aos colegas que ainda estão à procura... Um Mosso M3 PRO 29", ainda disponível: 

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Galera só resaltando quem ainda estiver na duvida de pegar um garfo FIB...
PODE CONFIAR!
Testato e Aaprovado!

uso um desde Janeiro Ja corri duas Provas com ele Uma cheguei em Terceiro e na outra ganei em Primeiro Lugar.
ja fiz trilha de todo jeito
no nosso CT tem ate um rock gardem q passo nele de boa
curvas com areia subidas com areia 
troncos escadarias costela de vaca.... tudo o bixo ta ageuntando!

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O meu FIB 445mm aguentou muuito tranco tbm.A regra é a mesma,periodicamente remova ele e verifiqua a espiga,porem,o medo q eu tenho de quebra sempre é an junça da espiga de aço com a coroa de aluminio(onde tem um pino,NAO NAO NAO NAO NAO O REMOVA.
Sei q ele evita q se remova a aranha de direçao,eu mesmo ja tive q rebater ela de volta por cima,mas foi dito q nao se pode remover aquele pino.
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O meu FIB 445mm aguentou muuito tranco tbm.A regra é a mesma,periodicamente remova ele e verifiqua a espiga,porem,o medo q eu tenho de quebra sempre é an junça da espiga de aço com a coroa de aluminio(onde tem um pino,NAO NAO NAO NAO NAO O REMOVA.
Sei q ele evita q se remova a aranha de direçao,eu mesmo ja tive q rebater ela de volta por cima,mas foi dito q nao se pode remover aquele pino.

Seguindo suas dicas comprei um FIB 480mm, ainda não instalado. Mas que pino é esse que você se refere?
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Nao se preocupe,é um pino interno a coroa,fica no lugar q ficaria um freio tipo speed.
É uma segurança que eles deixao apos a solda,pois a espiga é de aço e o corpo de aluminio

Atualmente estou com o Azonic T29 de 470mm,o FIB de 445mm se mostra baixo ate pra min,q sou baixo,pega torrao de terra ao pedalar.
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Nos 2 dias que fiquei com o FIBao eu desci umas piramba com ele,é bem firme,apesar de desengonsado(desengolsado,dei la po)
Ja o Azonic T29 se mexe bastante,por ter as canelas simplesmente redondas(em 28mm aluminio)

Ontem fiz 52km com a 29er,nao nego q tem horas q tu pede uma suspensao.
Forao 12km de paralelepidedos(pedra irregular)e 3km de descida de pedra pedra mesmo,solta.Descer a 5km/h,e nao foi por nao ter suspa.Mas vc sente do da bike,e ja adverto,prepare-se pra levantar do selin e seguir em pe por um bom trecho,ou ter os braços maltratados.


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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Nao se preocupe,é um pino interno a coroa,fica no lugar q ficaria um freio tipo speed.
É uma segurança que eles deixao apos a solda,pois a espiga é de aço e o corpo de aluminio

Atualmente estou com o Azonic T29 de 470mm,o FIB de 445mm se mostra baixo ate pra min,q sou baixo,pega torrao de terra ao pedalar.

Consegui visualizar ele, valeu pela dica. Sobre a resistência do garfo, eu sou peba do peba, então por enquanto só vai ser asfalto liso.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ironman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 14:21
Estou com um garfo Mosso desde 2012. Vou substituí-lo por um Trigon de carbono tanto por causa da leveza quanto porque ele é mais alto. A frente da minha bike está muito baixa e o meu quadro nao é alto: 16". Mesmo assim o pedal bate no chao nas curvas. O que tenho a falar do Mosso é o seguinte: ele é bastante confiável e aguenta firme os impactos em piso bem irregular. Apesar de ele ser de alumínio, ele absorve os impactos. Valeu cada centavo.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 22:13
Opa, Galera, beleza!
Também sou novato no fórum, mas já acompanho vários tópicos há alguns meses.
Tenho uma Oggi Hacker com modificações. Sou um ciclista minimalista em relação a peças, gosto de itens com pouca manutenção e que se virem o melhor possível no asfalto/trilha.
Vendo este tópico, fiquei bastante tentado a experimentar um garfo rígido. Nada contra minha suspensão, que é de molas, de entrada, nem trava tem, mas imagino o up na bike em ter um garfo rígido bem menos pesado, que ajuda nas subidas e que não te impede de fazer umas trilhas com os amigos! Sim, não impede, basta que se coloque um produto de qualidade e o ciclista se adapte à nova situação.

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 22:24
Originalmente postado por phantastik phantastik escreveu:

Galera só resaltando quem ainda estiver na duvida de pegar um garfo FIB...
PODE CONFIAR!
Testato e Aaprovado!

uso um desde Janeiro Ja corri duas Provas com ele Uma cheguei em Terceiro e na outra ganei em Primeiro Lugar.
ja fiz trilha de todo jeito
no nosso CT tem ate um rock gardem q passo nele de boa
curvas com areia subidas com areia 
troncos escadarias costela de vaca.... tudo o bixo ta ageuntando!



Opa, Phantastik!
Cara, como tá sua experiencia com o garfo da FIB?
Vi que vc postou há um mês falando muito bem dele.
Tava considerando dois pra minha Oggi Hacker: ou um Azonic ou um FIB. este ultimo nem considerava mais pelo baixo preço e por ninguem ter falado até agora, nem testado nas condições que você testou.
Meu uso da bike é diário, uso pra ir ao trabalho, casa da namorada, faço estradãoo/trilha aos fins de semana, longão de 100km... enfim, uso moderado da bike. Se fosse de eu colocar um garfo, tinha que resistir ao meu ritmo!

Enfim, ta segurando bem o tranco, teu garfo? Chegou a entortar, como já vi algumas pessoas falarem sobre outras marcas de garfos?

Agradeço o feedback!
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