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Mudando para garfo rigido

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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 19:51
Nem precisa ser meia boca, até o disco mecânico da shimano tá na mesma faixa de preço do vbrake, a unica coisa que pesa é comprar rotor + pastilha, porem com vbrake vc também tem desgaste de sapata + parede do aro.

Pelo que eu vejo o pessoal falar, pra quem pedala mais casual e costuma girar só quando tem sol, o vbrake sai mais barato. Pra quem pedala em qualquer condição, faça sol ou furacão, acredito que o custo dos dois sistemas fica bem próximo.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 19:54
Depende do freio , tem freio mecânico que é uma bosta e acredito que até alguns hidráulicos , eu tenho um semi-hidráulico que é um lixo.

Mais tenho um bengal mecânico que eu gosto muito.

Infelizmente pra nós que gostamos do v-brake é uma pena mais a grande maioria escolheu o disco então já era.

No futuro o v-brake vai ficar somente nas 26 , a bike que eu uso o v-brake é só pra cidade , se um dia acontecer uma fatalidade com o garfo dela e nunca mais eu achar outro rodo com disco na frente e uso o traseiro v brake , ou então uso a outra opção que é mandar fazer um garfo num frame builder.
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João Frango Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 21:16
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Depende do freio , tem freio mecânico que é uma bosta e acredito que até alguns hidráulicos , eu tenho um semi-hidráulico que é um lixo.

Sem querer desvirtuar mas no caso é o Nutt Misera?
Pergunto pois um amigo ta querendo colocar na bike dele e me questionou.

O garfo da GT que me fez visitar este tópico ainda ta comigo, é um Fib alto pra 26 só vbrake e rodamos mil kms e o danado ta como novo, vou doar ele pra um amigo que anda bastante e ver até onde ele aguenta.

A City Tour Sport 2018 que comprei vem com um belíssimo garfo todo de aço que além de bonito é muito mais confortável do que o de alumínio que usava na GT, também fico com receio de eventualmente danificar ele e não conseguir repor a altura do custo/beneficio, e sobre freio ela vem com um Shimano Tourney que imaginava ser ruim e me surpreendeu positivamente, tenho Alívio M4000 na mtb por parâmetro e to feliz com esse Tourney na híbrida
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 22:02
É ele mesmo , achei um lixo , duro pra cacete e fraco e ainda nem sei como faz sangria nessa carniça.

Supostamente a parte hidráulica deveria ampliar a força mais não vi ampliação nenhuma , a única vantagem dele é usar pastilha shimano que é fácil de encontrar e ter o auto ajuste e 2 pistões igual um hidráulico , creio tbm que ele é super difícil de aquecer a ponto de ter problemas.

Acho que ele funciona em alguns casos daqueles de usar manete de speed , na falta de opção de freio compatível com a puxada , ele pode ser colocado em qualquer manete que não vai ficar borrachudo.

Pra vc ter uma ideia se eu colocar toda força no manete coma bike parada , a ponto de me preocupar em estourar a peça que segura o cabo , eu consigo com a outra mão girar a roda...no vbrake da move com 1 dedo sem colocar muita força a roda já trava a ponto de eu não conseguir move-la com a mão , isso que o manete é de plástico , no nutt estou usando uma deore.

Agora se o kra for bem leve e tiver muita força na mão ai pode ser que funcione , só não vou reclamar porque pelo preço que custou (80 reais) tbm não ia achar nada muito bom.

Aquele garfo seu não é um mônaco não ?
Tenho quase certeza que eu vi ele na foeger anunciado como mônaco.

https://www.foegerbicicletas.com.br/DetalhesProduto.aspx?id=12871

Editado por misera - 13 Dez 2018 as 22:06
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 22:56
Originalmente postado por h0ttentot h0ttentot escreveu:

Meses e meses se passaram e até hoje não encontrei um garfo rígido para minha gonew 29er com v-brake :/


Não te afrescalha rapaz! Se isso acontecer, troque a mesa por uma mais longa, e com ângulo positivo!

Originalmente postado por h0ttentot h0ttentot escreveu:

V-brake é barato e confiável. Eu acho isso um tipo de obsolência programada do mundo das bicicletas.


Hoje o disco também. Essa desculpa funcionava até sair as edições mais baratas. Já desvalorizou 20% o meu M315, e ainda se acha dele! Pode parecer pouco, mas enquanto com a inflação desenfreada, a desvalorização do real e blá blá blá, tudo subiu de preço, o sistemas de freio a disco desvalorizaram, e acredito que tendem a se tornar padrão.
Tal qual cantliver, U-brake, V-brake, side-pull... Ainda terá aplicação o v-brake, mas apenas em casos específicos.

Originalmente postado por h0ttentot h0ttentot escreveu:

Eu não sei como estão os freios mecânicos agora, mas sempre ouvi falar que mais vale um v-break shimano do que um disco mecânico comum.


Em partes, um BOM mecânico, custa o mesmo que um BOM hidráulico. Tecnologias diferentes, com aplicações diferentes.
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João Frango Ver Drop Down
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Verdade é Mônaco mesmo, até comprei na Foeger mesmo to ficando Véio e tava com FIB na cabeça.

Sobre o Nutt, desculpa ter desvirtuado mas aproveitei pois não usei ainda e não vo na onda de youtuber que elogia muito as coisas como no caso dos Nutt, vou falar pra meu amigo deixar quieto pois ele tava querendo colocar na bike da esposa dele que reclama muito de um Promax mecânico que ta na bike dela, melhor não arriscar, valeu a dica
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Pelo que eu vejo o pessoal falar, pra quem pedala mais casual e costuma girar só quando tem sol, o vbrake sai mais barato. Pra quem pedala em qualquer condição, faça sol ou furacão, acredito que o custo dos dois sistemas fica bem próximo.
 

Na minha experiência, é exatamente o oposto!
Quem tá andando sob qualquer condição, está sempre sujeito a quebrar na estrada. É muito mais fácil levar 2 cabos sobressalentes, que todo kit sangria, óleo, uma mangueira extra, olivas, chave de boca...

O "contra" do sistema hidráulico, é que o fluído tem uma certa validade. Também pensava que era marketing, mas realmente alguma coisa muda no óleo - e acredito que seja TOTALMENTE PROPOSITAL.

Em custos, já está no elas por elas, e acredito que vá inverter ano que vem.
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misera Ver Drop Down


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Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Verdade é Mônaco mesmo, até comprei na Foeger mesmo to ficando Véio e tava com FIB na cabeça.

Sobre o Nutt, desculpa ter desvirtuado mas aproveitei pois não usei ainda e não vo na onda de youtuber que elogia muito as coisas como no caso dos Nutt, vou falar pra meu amigo deixar quieto pois ele tava querendo colocar na bike da esposa dele que reclama muito de um Promax mecânico que ta na bike dela, melhor não arriscar, valeu a dica


Já tive esse promax , outro lixo , o nutt so serve mesmo nesses casos de freio borrachudo por incompatibilidade de manete.

Só digo que o nutt não é tão ruim quanto o promax porque ele pelo menos para a bike mais aja força na mão.
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h0ttentot Ver Drop Down


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não te afrescalha rapaz! Se isso acontecer, troque a mesa por uma mais longa, e com ângulo positivo!


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Hoje o disco também. Essa desculpa funcionava até sair as edições mais baratas. Já desvalorizou 20% o meu M315, e ainda se acha dele! Pode parecer pouco, mas enquanto com a inflação desenfreada, a desvalorização do real e blá blá blá, tudo subiu de preço, o sistemas de freio a disco desvalorizaram, e acredito que tendem a se tornar padrão.
Tal qual cantliver, U-brake, V-brake, side-pull... Ainda terá aplicação o v-brake, mas apenas em casos específicos.
Procurei esse M315 no ML e é um preço alto. Eu utilizo para transporte, passeio e economizar combustível no carro.
O freio hidráulico tem um custo benefício de manutenção e preocupação inferior ao v-brake pra mim. Minha bicicleta tem anos e o v-brake só me dá um mísero gasto pra trocar as pastilhas.
Se fosse colocar disco, teria que ser mecânico por ser mais simples.

Eu entendo quem faz uso do freio a disco, mas o grande atrativo pra mim na bicicleta sempre foi a simplicidade e baixo custo. E acho que essas coisas acabam indo na contramão do que eu procuro.

[QUOTE=Ismah/Cabelo]Em partes, um BOM mecânico, custa o mesmo que um BOM hidráulico. Tecnologias diferentes, com aplicações diferentes.[/QUOTE
Poderia me dar exemplos de um bom mecânico, mas não o melhor? Um razoável pra transporte diário? Só pra saber o que pesquisar, sou por fora dessas coisas.
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am.araujo Ver Drop Down
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Eu nem falo de disco hidráulico, por que o custo ainda supera bem o vbrake. Mas a esmagadora maioria das mtbs novas estão vindo com disco mecânico, até as híbridas tão usando disco mecânico, é um sistema acessível, o disco mecânico da shimano não tá custando tão caro quanto um vbrake.

A única coisa que me incomoda no vbrake é a chuva, a chuva acaba com a pastilha e com o aro. Se não me engano em 2013 foi um período longo de seca, eu cheguei a usar a mesma sapata de freio por vários meses sem problema. Agora não para de chover, todo dia é agua, vai uma sapata por semana as vezes, e de tempos em tempos vai o aro. Eu fiquei com tanta pena da minha roda vzan, que montei uma roda baratinha com cubo shimano só pra usar em períodos de chuva, e o pior é que a vzan quase não roda por que não para de chover.

As vezes fico tentado pelo freio a disco pra ver se dá menos manutenção, mas fico com pena de desfazer da minha velha guerreira.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Monta outra roda e pega um disco shimano usado , sempre tem alguém trocando o mecânico pelo hidra e vc paga mixaria.

A manutenção dele na chuva vai ser praticamente a mesma dele no seco.

Mais já aviso , no dia que vc terminar de montar vai parar de chover .
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2018 as 21:35
Caro h0ttentot, vamos tratar disso em tópico específico.
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maurell Ver Drop Down
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Pois é, infelizmente garfo rígido em MTB somente fica bom o garfo 29 em quadro 26, até hj os fabricantes não entenderam que a medida desses garfos está errada. A medida do eixo até o topo da coroa de um garfo 29 é a mesma da suspensão 26 e num quadro 29 nunca vai deixar a frente na altura correta, é só ver a medida de uma suspensão 29.
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am.araujo Ver Drop Down
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O esquema é usar uma mesa bem positiva, na minha to usando 100x17º pra corrigir a altura do guidão.
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klhada Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2018 as 12:19
o esquema é ficar de olho, e se necessário comprar de fora. Minha bike "reserva" (pra não falar abandonada :( ) tem um garfo rídigo full carbon com 50cm de altura. Baixou UM centímetro da suspensão travada para o garfo rígido. Ou seja, com a suspensão destravada, só de subir na bike meu garfo já fica mais alto. 

tem no Mercado Livre. Só procurar por garfo rígido Kuota. Tem um usado, e um novo que tá mais caro do que eu tô vendendo minha bike completa LOLLOL E o garfo é MUITO bem feito. Cabo passa por dentro, levinho, e resistente. Quando cortei a espiga dá pra ver que é GROSSA a danada. Mais grossa que de garfo full carbon de speed (até pq faz sentido). 
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maurell Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maurell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2018 as 12:23
Pra mim essa não é a solução, pois, a frente da bike baixa muito e com isso o chain stay também baixa a frente fazendo com que a pedivela fique mais próxima do chão. A frente da bike não pode baixar assim, por isso a altura da frente já é calculada. Eu resolvi isso mandando fazer uma bucha de aço com 4cm que compensa esse erro dos garfos rígidos.
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maurell Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maurell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2018 as 12:30
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

o esquema é ficar de olho, e se necessário comprar de fora. Minha bike "reserva" (pra não falar abandonada :( ) tem um garfo rídigo full carbon com 50cm de altura. Baixou UM centímetro da suspensão travada para o garfo rígido. Ou seja, com a suspensão destravada, só de subir na bike meu garfo já fica mais alto. 

tem no Mercado Livre. Só procurar por garfo rígido Kuota. Tem um usado, e um novo que tá mais caro do que eu tô vendendo minha bike completa LOLLOL E o garfo é MUITO bem feito. Cabo passa por dentro, levinho, e resistente. Quando cortei a espiga dá pra ver que é GROSSA a danada. Mais grossa que de garfo full carbon de speed (até pq faz sentido). 


Nesse caso vc usou um garfo 29 em uma bike 260, o que faz até ficar um pouquinho mais alta a frente, isso dá pra fazer quando é freio a disco, no caso do v-brake não dá. O mesmo problema vai acontecer se colocar um garfo rígido de 29 em um quadro 29, a altura do garfo não é compatível com a altura que precisa para a frente não baixar. É só ver a medida do Crown até o Eixo e vemos que a da suspensão é maior.
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FRDR Ver Drop Down
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Editado por FRDR - 12 Set 2020 as 22:35
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Editado por FRDR - 12 Set 2020 as 22:35
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Eu acho meio frescura essa preocupação... Se a frente baixa 1cm, o pedivela não deve baixar mais que 0,3~0,5 mm - se isso - já que está mais próximo do eixo de rotação (aka, o eixo traseiro).
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AMN Ver Drop Down


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Minha ideia era colocar um garfo rígido e talvez mais pra frente um guidao drop tbm. No caso, essa combinação com garfo 26 a posição ficaria muito ruim? Só com garfo 29 mesmo?
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João Frango Ver Drop Down
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Como eu tinha dito doei meu garfo para um amigo que pedala muito pra ver até onde esse Mônaco vai aguentar, comigo ele rodou uns 1500 kms só em asfalto e agora to curioso pra ver o quanto ele resisti pois esse meu amigo é bem ignorante e mimimi zero.

Depois de trocar de bike ele tinha sobrado e to sem tempo e saco pra cuidar de anúncio então foi o melhor a fazer, volto e informo depois até onde ele resistiu caso venha a dar folga pois até o momento ta como novo.

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90452 Ver Drop Down


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Só por curiosidade, talvez seja pela posição e ângulo da foto mas, é impressão minha ou o garfo parece estar "torto" em relação à continuidade da reta da espiga (levemente dobrada para frente)? 


Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Como eu tinha dito doei meu garfo para um amigo que pedala muito pra ver até onde esse Mônaco vai aguentar, comigo ele rodou uns 1500 kms só em asfalto e agora to curioso pra ver o quanto ele resisti pois esse meu amigo é bem ignorante e mimimi zero.

Depois de trocar de bike ele tinha sobrado e to sem tempo e saco pra cuidar de anúncio então foi o melhor a fazer, volto e informo depois até onde ele resistiu caso venha a dar folga pois até o momento ta como novo.

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Cecedilha Ver Drop Down
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Só por curiosidade, talvez seja pela posição e ângulo da foto mas, é impressão minha ou o garfo parece estar "torto" em relação à continuidade da reta da espiga (levemente dobrada para frente)? 


Também tenho essa curiosidade, mas já notei isso em outras fotos, de garfos diferentes. É assim mesmo?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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É assim mesmo!
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misera Ver Drop Down


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Todo garfo tem um pouco de offset , esse aí tem um pouco mais.

Ele é assim mesmo.
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Caraca, "um pouco"? Embarrassed


Originalmente postado por misera misera escreveu:

Todo garfo tem um pouco de offset , esse aí tem um pouco mais.

Ele é assim mesmo.
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João Frango Ver Drop Down
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Esta é a foto dele quando era da minha bike mesmo na minha parece que um lado está torto mas é só a perspectiva da foto pois ele é alinhadinho, a foto da Alfameq do meu amigo esta em um ângulo que ficou estranho mesmo, segue também na citação a explicação técnica de porque ele ser assim, ainda mais sendo no modelo alto com vão enorme para o pneu.

Comprei ele pois custava pouco e vi que quem usava não tinha queixa e queria ver se me adaptava pra investir em uma híbrida melhor e foi o que acabei fazendo, o garfo da minha atual é de aço e também tem uma inclinação mas não fica tão estranho pois a altura é normal e o design mais bonito
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

BBSantos o seu garfo é parente do meu LOL

Eu estranhei esse ângulo dele e achava desnecessário, mas conversando com meu ''bicicleteiro'' sobre isto ele me explicou por que precisa ser assim, como este garfo é simples se ele fosse reto como os outros mais bonitos a chance de ele quebrar seria grande, o ângulo avançado é pra fazer ele ter uma certa flexibilidade, depois disto reparando durante os pedais vejo o quanto ele se movimenta, e olha que sou um cara leve e não abuso com a bike.

Até agora ta de boa, qualquer novidade sobre ele eu aviso aos amigos


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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Também tem que contabilizar o ângulo do head tube, que mexe sensivelmente nessa impressão. Cada bike tem sua geometria...
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João Frango Ver Drop Down
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Verdade Ismar, a Alfameq tem o tubo da direção bem mais inclinado do que da minha GTzinha e por isso ficou mais inclinado mesmo, mas meu amigo gostou de como ficou a bike pra pedalar, ficou mais confortável segundo ele que usava um garfo baixo de aço
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Vale lembrar que no passado não tão distante, se usava garfos curvos... É a mesma concepção, usar a flexão do material para amenizar vibração...

Agora, não sei até onde é seguro! Acredito que estes de alumínio, venham a imitar os de carbono, e como sabemos carbono flexiona bastante num sentido... Nessa imitação estética, é possível que estejamos nos arriscando bastante... 
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90452 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2019 as 07:42
Por isso que eu perguntei, eu não lembro de ver bikes com esse "offset" tão "offseteado"; aliás, tentando puxar pela memória, nunca vi ou pelo menos nunca reparei...

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Vale lembrar que no passado não tão distante, se usava garfos curvos... É a mesma concepção, usar a flexão do material para amenizar vibração...

Agora, não sei até onde é seguro! Acredito que estes de alumínio, venham a imitar os de carbono, e como sabemos carbono flexiona bastante num sentido... Nessa imitação estética, é possível que estejamos nos arriscando bastante... 
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João Frango Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Jun 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2019 as 09:40
O perfil reto dos garfos acaba mostrando mais isso mas olha um exemplo de um garfo de cromo original da Kuruma de um amigo meu, se for ver da o mesmo offset mas a curva do perfil acaba disfarçando, eu era doido pra pegar este garfo e colocar na GT mas ele é medida Stander com direção de rosca mas tem um perfil muito bonito e é de cromo, deve ter mais de 20 anos de udo e ta intacto
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Bom Princípio/R
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2019 as 03:51
Eu concordo que ali parece meio exagerado.
Suponho que seja por causa de uma frente um pouco mais alta, logo um ângulo de caster mais aberto, e tudo mais inclinado...
Vale a verificação! É um item importante, que pode terminar num acidente feio...

Mesmo assim, é algo que foi bastante explorado...
Alguns exemplos:

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akirapinto Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar akirapinto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2019 as 16:47
Rapaziada!

Enfim fiz um upgrade grande na magrela.

Tirei a suspensão original (RST Gilla 100mm) e coloquei um garfo rígido da Mosso em alumínio, modelo MD2.

Deu o maior xabu essa história no garfo. Como postei aqui anteriormente eu comprei um MD5 no AliExpress porque quería um garfo rígido com furação para v-brake e disco. O garfo chegou rápido lá da China mas no final das contas veio o modelo MD2 que tinha uma espiga supostamente menor em 3cm em relação ao MD5. O vendedor disse que não tinha o MD5 e após abrir a disputa no AliExpress fui ressarcido em 50% do valor do garfo e fiquei com o MD2 mesmo.

Montei a bike com o MD2 e ainda não senti diferença na altura da dianteira. Ainda tenho espaço para subir a mesa caso queira no futuro porque acabou que tudo encaixou certinho e ainda tive que colocar espaçadores entre a mesa e a tampa do garfo.

Troquei os cubos e coloquei um cubo Deore M615 Center Lock. Com isso pude colocar discos de freio, coloquei o modelo SM-RT54 da Shimano. Na frente coloquei um rotor de 180mm e atrás coloquei um rotor de 160mm. Tenho 70kg acredito que essa configuração será mais do que suficiente.

Fiz uma raiação nova com raios Richman inox 265mm.

Quanto aos freios em si pequei os freios que saíram da bike da minha namorada. Tratam-se dos PROMAX SOLV3 que segundo uma galera aqui do fórum são comparáveis aos Shimano M395/M396. Ela já tinha rodado um pouco com esses freios sem problemas.

Nessa daí a bike emagreceu 1,6kg. Saiu de 15,4kg para 13,4kg e ganhou agilidade. Como só rodo na cidade acho que não terei problemas com o garfo rígido.

Aproveitei e fiz a revisão completa da bike. No futuro vou ter que trocar a relação devido ao desgaste da mesma. Acredito que já deve ter entre 10 e 15mil km de rodagem

É isso aí pessoal. Abraços

O que acharam na bike?


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FRDR Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Fev 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FRDR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2019 as 16:34


Editado por FRDR - 12 Set 2020 as 22:36
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FariasRafa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FariasRafa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2019 as 15:19
Tô pesquisando bastante sobre isso.
Tenho uma endorphine 5.3, quero colocar um FIB de 73cm nela.
Quando freio e paro a suspensão fica travada, tenho que dar uma puxada pra destravar.
Só ando no asfalto, já tenho pneus slick da Pirelli 700x45.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2019 as 18:09
Suspensão tem que limpar de tempos em tempos e engraxar novamente , senão fica um lixo mesmo.
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Carlos Santo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Abr 2014
Mogi das Cruzes
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos Santo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 09:50
REATIVANDO OS COMENTÁRIOS Wink

Bom Dia

E ai galera, como andam os "Loucos por Sofrência"

Eu li muito sobre usar garfo rígido na MTB, fiz um primeiro teste com um garfo FIB, sofri demais, depois de algum tempo retornei já com um pneus mais taludos com selante, e um Garfo Vicini de aluminio.

Bem já to nessa vida de "Bike FULL RÍGIDA" fazem 2 anos e meio....e garanto que vai ser muito difícil retornar a usar uma suspa...Big smile .

Mais alguem ai com experiencias boas pra contar...e ruins tbm...kkkk

















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90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 10:58
Entre usar uma suspensão ruim e um garfo rígido, vale mais a pena mesmo usar o rígido. No meu caso, eu não me vejo (pelo menos até agora) usando um garfo sem uma (boa) suspensão na minha bike. Apesar de não fazer trilhas, muitas ruas do meu bairro são esburacadas e já até experimentei um garfo rígido na bike durante um mês em uma "tentativa" de passar para o mundo speed mas não deu, dores nos braços, mãos e ombros, mesmo usando as técnicas mostradas em diversos tópicos do fórum, como usar os braços flexionados, levantar a bunda do selim e usar os joelhos como molas e por aí vai. Se o cara puder bancar a manutenção de uma (boa) suspensão e dependendo de onde ele pedala, acho que vale mais pelo conforto e que é o meu caso, ainda mais qdo vamos ficando véios (tenho 52 anos) e o corpo não acompanha muito bem as cagadas que fazemos no dia a dia... 
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