Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mudando para 1x11 - Sugestões
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mudando para 1x11 - Sugestões

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mudando para 1x11 - Sugestões
    Postado: 03 Nov 2014 as 12:43
Pessoal, minha relação é SRAM X7/X9 type 2, 2x10, pedivela Race Face Evolve com coroas de 36t/24t, cassete SRAM PG 1030 11t-36t. Quero passar para 1x11 para simplificar o sistema e, sobretudo, para tirar peso da bike. Acho que dá para tirar quase 1 kg removendo guia de corrente, câmbio dianteiro, passador, cabo e bashguard. A idéia é acrescentar um cog wolf tooth de 42t ao cassete e coroa única Race Face narrow wide na frente. Nos reviews gringos que tenho visto os elogios são quase unânimes, dizem que funciona muito bem e a corrente não cai no downhill. Pergunto aos colegas que porventura tiverem adotado esse sistema o que acham dele.
 
Mas a minha principal dúvida é quanto a coroa, não sei se vou de 30t, 32t ou 34t. Eu praticamente só ando em um lugar e pra chegar lá pedalo no tráfego, asfalto e plano, uns 7km, e em seguida subo 4km de uma ladeira muito inclinada. Eu estou em boa forma física para 50 anos, mas não tenho preparo de competidor de xc e, bem... já tenho 50 anos. Pergunto aos colegas qual coroa recomendam, tendo em vista a necessidade de vencer uma subida longa e difícil, sem perder muito em eficiência e aceleração no plano. Estou tentado a pegar a coroa de 32t, mas hesito. Obrigado desde já por sugestões e opiniões!
Voltar ao Topo
Moura SP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Moura SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 13:23
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Pessoal, minha relação é SRAM X7/X9 type 2, 2x10, pedivela Race Face Evolve com coroas de 36t/24t, cassete SRAM PG 1030 11t-36t. Quero passar para 1x11 para simplificar o sistema e, sobretudo, para tirar peso da bike. Acho que dá para tirar quase 1 kg removendo guia de corrente, câmbio dianteiro, passador, cabo e bashguard. A idéia é acrescentar um cog wolf tooth de 42t ao cassete e coroa única Race Face narrow wide na frente. Nos reviews gringos que tenho visto os elogios são quase unânimes, dizem que funciona muito bem e a corrente não cai no downhill. Pergunto aos colegas que porventura tiverem adotado esse sistema o que acham dele.
 
Mas a minha principal dúvida é quanto a coroa, não sei se vou de 30t, 32t ou 34t. Eu praticamente só ando em um lugar e pra chegar lá pedalo no tráfego, asfalto e plano, uns 7km, e em seguida subo 4km de uma ladeira muito inclinada. Eu estou em boa forma física para 50 anos, mas não tenho preparo de competidor de xc e, bem... já tenho 50 anos. Pergunto aos colegas qual coroa recomendam, tendo em vista a necessidade de vencer uma subida longa e difícil, sem perder muito em eficiência e aceleração no plano. Estou tentado a pegar a coroa de 32t, mas hesito. Obrigado desde já por sugestões e opiniões!

   Olá Pedro.

   Minha opinião é que você tem que fazer algumas considerações, quando você optar para o sistema de uma coroa, você estará limitando sua performance de um modo geral, no entanto, se você quer descer, uma 34 dentes pode ser pouco, dependendo do uso que você faz, por outro lado, vai limitar bastante para outros usos em que você não estiver praticando Downhill.  O ideal é que você tenha duas bikes distintas, para não perder em alguma coisa.
   As primeiras bikes de Downhill, usavam relação de 48 ou 50 dentes com relação 12-32 a logo em seguida 11-36. Convenhamos que muitas vezes isso era um exagero, porem, haviam três coroas (se bem que duas tiravam proveito de uma coroa) e isso não prejudicava muito a performance.
   Eu acho que da maneira como você expõe, o recomendado seria 36 mesmo ou na pior das hipóteses o meio termo a 32.


   
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 13:50
Originalmente postado por Moura SP Moura SP escreveu:

Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Pessoal, minha relação é SRAM X7/X9 type 2, 2x10, pedivela Race Face Evolve com coroas de 36t/24t, cassete SRAM PG 1030 11t-36t. Quero passar para 1x11 para simplificar o sistema e, sobretudo, para tirar peso da bike. Acho que dá para tirar quase 1 kg removendo guia de corrente, câmbio dianteiro, passador, cabo e bashguard. A idéia é acrescentar um cog wolf tooth de 42t ao cassete e coroa única Race Face narrow wide na frente. Nos reviews gringos que tenho visto os elogios são quase unânimes, dizem que funciona muito bem e a corrente não cai no downhill. Pergunto aos colegas que porventura tiverem adotado esse sistema o que acham dele.
 
Mas a minha principal dúvida é quanto a coroa, não sei se vou de 30t, 32t ou 34t. Eu praticamente só ando em um lugar e pra chegar lá pedalo no tráfego, asfalto e plano, uns 7km, e em seguida subo 4km de uma ladeira muito inclinada. Eu estou em boa forma física para 50 anos, mas não tenho preparo de competidor de xc e, bem... já tenho 50 anos. Pergunto aos colegas qual coroa recomendam, tendo em vista a necessidade de vencer uma subida longa e difícil, sem perder muito em eficiência e aceleração no plano. Estou tentado a pegar a coroa de 32t, mas hesito. Obrigado desde já por sugestões e opiniões!

   Olá Pedro.

   Minha opinião é que você tem que fazer algumas considerações, quando você optar para o sistema de uma coroa, você estará limitando sua performance de um modo geral, no entanto, se você quer descer, uma 34 dentes pode ser pouco, dependendo do uso que você faz, por outro lado, vai limitar bastante para outros usos em que você não estiver praticando Downhill.  O ideal é que você tenha duas bikes distintas, para não perder em alguma coisa.
   As primeiras bikes de Downhill, usavam relação de 48 ou 50 dentes com relação 12-32 a logo em seguida 11-36. Convenhamos que muitas vezes isso era um exagero, porem, haviam três coroas (se bem que duas tiravam proveito de uma coroa) e isso não prejudicava muito a performance.
   Eu acho que da maneira como você expõe, o recomendado seria 36 mesmo ou na pior das hipóteses o meio termo a 32.


   
 
Grato pela ajuda, Moura. Eu esqueci de dizer que tenho outra bike mais versátil. Essa cuja relação quero mudar eu uso somente para enduro/all mountain. É verdade que a mudança de 2x10 para 1x11 implica em limitação do uso, não tem jeito. Como a minha dificuldade principal é pedalar 11 km até a trilha, sendo que 4km são de subida braba, fico na dúvida sobre que coroa usar. A de 34 é melhor para retomada e aceleração no plano, mas será que vou ter pernas pra subir com ela, mesmo com o cog de 42t a mais? Por outro lado, a coroa de 30t facilita muito a subida, acho que o range acaba sendo o mesmo de 2x10, mas aí fica lenta demais no plano. A coroa de 32t parece ser a melhor solução, mas antes gostaria de saber o que os colegas acham.
Voltar ao Topo
rmfs66 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:433
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rmfs66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 14:44
Apenas lembrando que o seu sistema, com esta conversão, não será 1x11, mas sim 1x10.

Os sistemas 1x11 legítimos possuem catraquinha menor que 11 dentes, o que possibilita usar coroa um pouco menor para compensar nas subidas. 

No caso de 1x10 você realmente ficará limitado. Não tem jeito, vai ter que sacrificar uma das pontas. Ou vai fazer força pra subir ou vai perder pedal nas descidas
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 15:54
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Pessoal, minha relação é SRAM X7/X9 type 2, 2x10, pedivela Race Face Evolve com coroas de 36t/24t, cassete SRAM PG 1030 11t-36t. Quero passar para 1x11 para simplificar o sistema e, sobretudo, para tirar peso da bike. Acho que dá para tirar quase 1 kg removendo guia de corrente, câmbio dianteiro, passador, cabo e bashguard. A idéia é acrescentar um cog wolf tooth de 42t ao cassete e coroa única Race Face narrow wide na frente. Nos reviews gringos que tenho visto os elogios são quase unânimes, dizem que funciona muito bem e a corrente não cai no downhill. Pergunto aos colegas que porventura tiverem adotado esse sistema o que acham dele.
 
Mas a minha principal dúvida é quanto a coroa, não sei se vou de 30t, 32t ou 34t. Eu praticamente só ando em um lugar e pra chegar lá pedalo no tráfego, asfalto e plano, uns 7km, e em seguida subo 4km de uma ladeira muito inclinada. Eu estou em boa forma física para 50 anos, mas não tenho preparo de competidor de xc e, bem... já tenho 50 anos. Pergunto aos colegas qual coroa recomendam, tendo em vista a necessidade de vencer uma subida longa e difícil, sem perder muito em eficiência e aceleração no plano. Estou tentado a pegar a coroa de 32t, mas hesito. Obrigado desde já por sugestões e opiniões!

Pelo que li, creio que esteja falando em uma AM 26". Se for, tenho feito alguns testes pois pretendia migrar também para um sistema 1x10 com 11-42 atrás e coroa única na frete. Também sou veterano (rsrss..) e faço pedais de AM com bike full AM 26" e deslocamento na faixa de 13km até uma das minhas principais trilhas. Eu estava usando um sistema onde a combinação mais leve de marchas era 22/34 o que dava 0.64 na mais leve, que é próximo ao que vc usa atualmente (24/36=0.66). Antes de comprar o cog 42 e a coroa única, instalei um sistema com duas coroas 32-26 e cassete 11-34. Meu objetivo era saber se eu iria continuar subindo bem e não perderia no deslocamento. Como 26/34=0.76 e 32/42 (setup de 1x10 que eu acreditava ser o ideal) dava também 0.76, fiz alguns pedais nessa configuração para testar o desempenho na subida e também em deslocameto com a coroa 32/11.

Minha conclusão é que em deslocamento o 32/11 vai na boa. Lógico que vc tem que utilizar um estilo de pedalada com maior cadência, mas num pedal de AM descompromissado funciona legal. Essa semana consegui até seguir um grupo de 29er dentro de um pelote em estradão durante um bom trecho, o que me surpreendeu muito. A verdade é que quando todo mundo andava de 26" e pedivela triplo, a coroa do meio (a 32) sempre foi a melhor para se pedalar na maior parte da trilha. O problema veio na combinação mais leve, a 26/34 (32/42 ou 0.76). Ela é excelente para uphill técnico com subidas médias, pois vc entra em obstáculos com um embalo bem melhor e zera até mais facilmente alguns trechos de rock garden up hill. Agora...passou de 40km de pedal se tiver uma subida técnica e longa, haja perna!!! Fiz alguns pedais duros, e quando pintava subida técnica e longa no final eu não conseguia zerar 100%, coisa que eu fazia com a combinação 22/34 na boa. Ela mata demais se o pedal for longo e técnico. O cara tem que estar com um condicionamento muito bom. O ideal seria mesmo a coroa de 30, mas acredito que para usar 30 o ideal seria uma bike 27.5" e cassete de 11v com cog de 10t. Tenho um conhecido andando de AM 27.5 com Sram X1 (30 - 42/10) e ficou perfeito. Por esse motivo tenho adiado essa mudança até que eu tenha mais certeza dessa troca, pois pelo que verifiquei, coroa de 32 com cassete 11-42 fica pesado pra mim em pedais com subidas duras e técnicas.

abs...


Editado por alexhendrix - 03 Nov 2014 as 15:56
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 15:56
Pedro é uma full correto? Da uma olhada qual a relação ideal para minimizar o feedback do pedal, maioria dos quadros acho que usa como referencia 32T, se for isso iria de 32T sem medo até porque você vai usar só em trilha. 
Voltar ao Topo
Moura SP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Moura SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 16:30
   Concordo com o uso da 32, uma vez que você não tem comprometimento de performance profissional, acredito que vai muito bem de 32 que seria o meio termo das três opções.


Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 16:50
Obrigado a todos pela ajuda, eu sou bem iniciante em mecânica de bicicletas. Só sei com certeza que gostaria de carregar menos peso nas subidas porque escalada longa não é mole, não! A minha bike de enduro é aro 26, full suspension, sim, uma RM Slayer 50 2013. Eu pensava que acrescentando a catraca de 42 ao cassete de 10 velocidades daria 1x11, mas enfim.
Conversei com um americano num site gringo há pouco e ele disse que com coroa narrow wide de 30t e o cog de 42t consegue subir bem tudo o que subia antes com 3x10, sem perder tanto no plano. Perder aceleração e retomada nos deslocamentos, perde-se, claro, mas seria um trade-off aceitável.
Eu não sei, fico com muitas dúvidas e hesitações, como o Alexhendrix. A subida do meu cotidiano é bem sacrificante. Quando subia de rígida de xc levinha, fazia em 25 minutos tranquilo. Agora com a all mountain de 14,5kg, mais capacete fechado, mochila de hidratação cheia, joelheira, cotoveleira, caneleira e tal, levo 40 minutos e chego todo suado, e recorrendo muito à marcha mais leve 24/36. Tirar 1 kg da bike seria ótimo, mas não ao preço de ficar sem marcha leve para a subida.
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 19:20
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Obrigado a todos pela ajuda, eu sou bem iniciante em mecânica de bicicletas. Só sei com certeza que gostaria de carregar menos peso nas subidas porque escalada longa não é mole, não! A minha bike de enduro é aro 26, full suspension, sim, uma RM Slayer 50 2013. Eu pensava que acrescentando a catraca de 42 ao cassete de 10 velocidades daria 1x11, mas enfim.
Conversei com um americano num site gringo há pouco e ele disse que com coroa narrow wide de 30t e o cog de 42t consegue subir bem tudo o que subia antes com 3x10, sem perder tanto no plano. Perder aceleração e retomada nos deslocamentos, perde-se, claro, mas seria um trade-off aceitável.
Eu não sei, fico com muitas dúvidas e hesitações, como o Alexhendrix. A subida do meu cotidiano é bem sacrificante. Quando subia de rígida de xc levinha, fazia em 25 minutos tranquilo. Agora com a all mountain de 14,5kg, mais capacete fechado, mochila de hidratação cheia, joelheira, cotoveleira, caneleira e tal, levo 40 minutos e chego todo suado, e recorrendo muito à marcha mais leve 24/36. Tirar 1 kg da bike seria ótimo, mas não ao preço de ficar sem marcha leve para a subida.

Cara, é como eu falei. O meu problema não foi nas marchas mais pesadas para descidas e deslocamentos usando coroa 32. O bicho pegou foi nas subidas sacrificantes com relação equivalente a 32-42. Na verdade, não sou competidor nem nada, mas me incomodou o fato de não conseguir completar subidas que antes completava usando uma relação com duas coroas, mesmo usando a mesma bike. Creio que com coroa 30t e cassete 11-42 eu completaria todos as subidas que não estou zerando com 32, mas 30t com bike 26" acho que perde pedal em trechos de deslocamento. Isso analizando meu tipo de pedal. Ainda estou tendendo em ficar no duplo 24-36 com cassete 11-36. Acho que funciona melhor com minha bike de AM e pedais duros acima de 40km.


Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 20:42
Imagino eu que 30x42 seria uma boa relação pra AM, pois acredito que seria difícil descer pedalando o tempo todo com 44x11, marcha pesada não se faz tão necessária assim, mas já pra subir...
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 21:45
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Pessoal, minha relação é SRAM X7/X9 type 2, 2x10, pedivela Race Face Evolve com coroas de 36t/24t, cassete SRAM PG 1030 11t-36t. Quero passar para 1x11 para simplificar o sistema e, sobretudo, para tirar peso da bike. Acho que dá para tirar quase 1 kg removendo guia de corrente, câmbio dianteiro, passador, cabo e bashguard. A idéia é acrescentar um cog wolf tooth de 42t ao cassete e coroa única Race Face narrow wide na frente. Nos reviews gringos que tenho visto os elogios são quase unânimes, dizem que funciona muito bem e a corrente não cai no downhill. Pergunto aos colegas que porventura tiverem adotado esse sistema o que acham dele.
 
Mas a minha principal dúvida é quanto a coroa, não sei se vou de 30t, 32t ou 34t. Eu praticamente só ando em um lugar e pra chegar lá pedalo no tráfego, asfalto e plano, uns 7km, e em seguida subo 4km de uma ladeira muito inclinada. Eu estou em boa forma física para 50 anos, mas não tenho preparo de competidor de xc e, bem... já tenho 50 anos. Pergunto aos colegas qual coroa recomendam, tendo em vista a necessidade de vencer uma subida longa e difícil, sem perder muito em eficiência e aceleração no plano. Estou tentado a pegar a coroa de 32t, mas hesito. Obrigado desde já por sugestões e opiniões!

Pedro, uso relação 1x10, coroa 30T da RF e WT 42T. Pedalo no asfalto até o Parquer da CIdade, subo o parque e ando nas trilhas de lá.

No asfalto sinto que poderia ter mais velocidade final, giro fica alto, mas o foco é trilha e lá fica tranquilo.

No seu caso iria de 30T mesmo.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2014 as 22:48
Pedro, nem li todos os posts.

Mas acho que você deveria ir de 30T ou no máximo 32T.
Vai perder um pouco de final, mas as trilhas qeu a gente faz não exigem tanto pedal de final assim.. deixa o estradão pra bike trail rsrsrs

Sobre o peso removido, eu fiz umas contas no caso da minha Enduro, e é em torno de 500g caso retirar a guia de corrente também. Os meus cálculos estão naquele outro tópico sobre XX1 alternativo.

Eu to doido pra fazer essa alteração, só falta ajustar o orçamento aqui rs.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 10:31
Uma dúvida que tenho é sobre o pessoal de AM que roda de 29er. Será é viável subir com 30/42 com uma AM 29er???
Voltar ao Topo
Moura SP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Moura SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 10:50
Originalmente postado por alexhendrix alexhendrix escreveu:


Cara, é como eu falei. O meu problema não foi nas marchas mais pesadas para descidas e deslocamentos usando coroa 32. O bicho pegou foi nas subidas sacrificantes com relação equivalente a 32-42. Na verdade, não sou competidor nem nada, mas me incomodou o fato de não conseguir completar subidas que antes completava usando uma relação com duas coroas, mesmo usando a mesma bike. Creio que com coroa 30t e cassete 11-42 eu completaria todos as subidas que não estou zerando com 32, mas 30t com bike 26" acho que perde pedal em trechos de deslocamento. Isso analizando meu tipo de pedal. Ainda estou tendendo em ficar no duplo 24-36 com cassete 11-36. Acho que funciona melhor com minha bike de AM e pedais duros acima de 40km.




    Mas você não acha que esse é o preço em se pagar por uma escolha? Lembro que quando surgiu o All Mountain, era tudo lindo e maravilhoso, você ia ter uma bike com perfil de XC com performance de DH com mais curso de suspensão e poderia praticar até um DH moderado.
    Mas eu sempre achei que as coisas não se encaixavam dessa forma, até porque, não temos geografia de um modo geral para aproveitar o All Mountain em sua plenitude, por isso as bikes ficam meio perdidas, você acaba fazendo XC, AM e DH e não fica contente com nenhuma das três e a tendência e ficar cada vez pior, seguindo estas tendências de relação de marchas malucas e se misturando com bikes mais leves e outras mais pesadas.
   Não sei se estou falando besteira, mas é o que acontece por aqui.


Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2014 as 12:17
Puxa, muito obrigado a todos, deram uma ajuda de grande valia. Resolvi que vou de coroa de 30t, pois se é possível subir a ladeira brabíssima do Parque da Cidade de Niterói com ela (mais a catraca de 42t), como provou o Gustavo Murad, então a subida da vista é áté fácil. Perder velocidade final em troca de 500 gramas a menos na bike, como demonstrou o sempre preciso e minucioso TheLittle, vale a pena. O ideal seria mesmo a caríssima relação XX1 ou a um pouco menos carésima X01, ambas com o cassete específico de 11v, mas não tenho dinheiro para isso. Vamos com o que dá.
 
Sobre as modernas bikes de all mountain, sou obrigado a discordar do Moura. Acho que elas estão ficando cada vez mais específicas e melhores. Outro dia desci a trilha com um cara da elite do enduro carioca, competidor. A bicicleta dele é uma dessas all mountain de último tipo, bem leve (12,5kg), quadro de carbono, aro 27.5, Pike, Cane Creek Double Barrel, rodas muito leves e grupo SRAM 1x11, não me lembro se XX1 ou X01, com coroa de 32t, sem guia. Ele me disse que teve que mudar a técnica de downhill em razão da falta de retomada nas partes de pedal, tendo que ser mais criterioso e econômico na frenagem, mas que desce - e desce bem - qualquer pista de DH com essa bike de enduro. Fiquei muito impressionado com o absoluto silêncio da bicicleta em descidas punk, cheias de raizeiros brabos. Essa é uma das razões porque quero mudar pra 1x10. Quando descia de 3x9 sem guia fazia uma barulheira infernal, devia até prejudicar a fauna e a flora das trilhas. Descendo de 2x10 com guia melhorou 95%, mas ainda bate a corrente e faz barulho. Pelo que vejo e o pessoal diz, esse sistema 1x11 ou 1x10 efetivamente elimina a bateção. Também me impressionou como estava perfeitamente ajustada a bicicleta desse cara, as suspensões funcionando em perfeita harmonia. Eu até melhorei bastante em fazer o acerto da bike, mas ainda tenho muito o que aprender. Enfim, as bikes atuais de enduro são feitas para subir bem qualquer ladeira, embora sem a eficiência de uma xc competitiva, para quebrar o galho nos deslocamentos no plano e para descer qualquer pista de DH quase tão bem quanto uma bike específica de DH.
 
Voltar ao Topo
alexhendrix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2005
Brasília - Dist
Offline
Mensagens:996
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexhendrix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2014 as 17:09
Olha só o que eu achei na Chain Reaction. O anúncio do kit de migração 1x10, já pronto pra facilitar a compra.




A partir de U$168 (shimano). Outra coisa interessante para que quer migrar mas ainda tem grupo de 9v. Tem um pessoal testando o cog de 40/42 com cassete 9v e parece que tem funcionado legal.



Editado por alexhendrix - 11 Nov 2014 as 17:14
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2014 as 13:23

Bom, fiz a conversão e gostei.

Converti uma relação SRAM X7/X9 Type 2 2x10 com bashguard e guia para 1x10 sem bash e sem guia, com coroa race Face Narrow Wide de 30t e acrescentando um cog de 42 Wolf Tooth após tirar o cog de 17t do cassete SRAM 11-36.

Testei algumas vezes no meu pedal de fé, pedalando 6km no plano pelo trânsito, 4km de subida inclinada de asfalto e descida em trilha de 2 km muito técnica, com raízes, pedras, drops e alguns saltos. Gostei do resultado.

Esteticamente, o visual da bicicleta fica bem mais clean, muito melhor. A redução de peso de cerca de 600g é perceptível e muito bem vinda.

No aspecto funcional, perde-se velocidade e aceleração no plano, sem dúvida, mas a relação 30-11 é suficiente para um bom ritmo nos deslocamentos. Para XC já não seria suficiente, mas para all mountain dá. Na subida íngreme a relação 30-42 é bem menos leve que a 22-36 da relação 2x10, mas para um ciclista em boa forma física ela dá conta. Subi sofrendo mais que o normal, mas em condições suportáveis, e a tendência é que eu me habitue e me adapte e a escalada fique mais fácil. Numa escala de preparo físico "profissional/excelente/muito bom/bom/regular/fora de forma/bagaço" eu me classifico no "bom" e a coroa de 30t é o ideal, mais pesada que isso nem pensar. Para quem estiver abaixo de "bom", não aconselho a conversão, melhor ficar no 2x10, 3x10 etc. Para quem está no "muito bom", a coroa de 32t é uma opção melhor. Coroa de 34 só para os monstros de condicionamento físico. Isso tudo presumindo que o ciclista tenha que encarar subidas íngremes e longas para chegar nas trilhas. Se não sobe muito, vai de 32t.

Descendo a trilha, é uma delícia a quase total eliminação do ruído do chainslap, a bike desce em silêncio. Não tive problemas de queda de corrente até agora, mesmo andando em uma trilha que chacoalha demais, mas para mantê-la bem tensionada é fundamental um câmbio com Type 2 ou Shadow Plus. A simplificação da mudança de velocidades é sensível e totalmente desejável.

Em suma, conversão testada e aprovada com louvor. Fico só imaginando como deve ser bom poder bancar um grupo XX1. Mas, como disse, esse sistema é o melhor para enduro/all mountain, para xc/trail já não sei. Na minha bike de trail eu prefiro manter a relação 2x9 com bash e guia, que dá conta em trilhas mais técnicas e é melhor para rolés longos estilo xc.

Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2014 as 14:58
Quando vocês falam em velocidade de deslocamento no AM, qual seria a velocidade do AM descompromissado pra vocês, no plano?
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2014 as 16:16
30km/h nos deslocamentos é o minimo
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2014 as 16:50
Originalmente postado por nanito nanito escreveu:

Quando vocês falam em velocidade de deslocamento no AM, qual seria a velocidade do AM descompromissado pra vocês, no plano?
 
Não tenho ciclocomputador, então não sei a velocidade exata, mas só senti faltar marcha pesada depois de algo em torno dos 30km/h. Deu pra rodar no trânsito em boa cadência, basicamente no mesmo ritmo em que eu andava de 2x10. Na descida da rua Humaitá eu costumava acelerar com tudo pra saltar uma rampinha debaixo do viaduto do túnel rebouças. Essa acelerada não dá mais pra fazer.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2014 as 23:48
Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

30km/h nos deslocamentos é o minimo


Poxa, 30 km/h num pedal descompromissado? Andando nessa velocidade parece que tá atrasado prum compromisso, hehehe.

Brincadeiras à parte, pergunto isso, pois aqui na minha região temos um trajeto de trilhas de em torno de 30 km, a parte mais plana é na hora da volta, em torno de 8 km de estrada de chão batido. Daí nessa hora, como é fim de pedal e perto do meio-dia, a gente não passa dos 25 km/h. A média total fica em torno de 14 km/h com altimetria total próxima dos 700m. E é bem descompromissado, no inverno paramos pra comer algumas bergamotas quando o pomar está graúdo.
Voltar ao Topo
gustavomurad Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavomurad Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2014 as 10:22
Os meus deslocamentos são de 20~25 km/h, guardo energia para subir o Parque e aproveitar mais as trilhas.
Imposto é Roubo
Voltar ao Topo
Leidir_S Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2013
Tangará - MT
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leidir_S Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2015 as 09:32
Não vejo como uma relação 1x10 ou 1x11 possa equivaler a uma 3x10 ou 2x10
Acredito que a opção para 1x10 ou 1x11 seja específica para o que vc almeja, ou vc anda muito trilha e sobe tudo ,  mas por outro lado vc n consegue manter uma boa media final no asfalto e chão batido XC vamos dizer 30km sem aumentar sua cadência, jogar na balança e ver se vale a pena pela perda de 500 a 800gr no conjunto.
Eu como ando no asfalto acompanhando os speedeiros e gosto de tb subir  serras ingremes de trilha  sem descer da bike, no max. irei de 2x10.

* Leidir_S
SPZ StumpJumper Comp 16'/B]

(In God we Trust.)            
Voltar ao Topo
fabiobueno1974 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2013
Fátima do Sul
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiobueno1974 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2015 as 16:44
Opa eu uso 1x10 em uma bike igual a sua por onde ando não há grandes subidas mas tem umas descidas boas estou usando coroa wolf de 36 e cassete 10v 11x42 estou me divertindo pacas com esta configuração
Voltar ao Topo
fabiobueno1974 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2013
Fátima do Sul
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiobueno1974 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2015 as 16:49
A sim no meu sports tracker consegui chegar a 51 km por hora em uma descida pedalando já bem no limite quase no limite do giro ok e em subidas já tive que fazer uma forcinha grande para subir com o cog de 42 portanto se tiver subidas muito íngremes e ou longas por onde anda opte por uma coroa menor pois é melhor (na minha opinião)descer no embalo quando der final de giro do que ter que descer e empurrar nas subidas né Smile
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2015 as 19:25
Originalmente postado por fabiobueno1974 fabiobueno1974 escreveu:

A sim no meu sports tracker consegui chegar a 51 km por hora em uma descida pedalando já bem no limite quase no limite do giro ok e em subidas já tive que fazer uma forcinha grande para subir com o cog de 42 portanto se tiver subidas muito íngremes e ou longas por onde anda opte por uma coroa menor pois é melhor (na minha opinião)descer no embalo quando der final de giro do que ter que descer e empurrar nas subidas né Smile
 
Bela bike, Fabio, haha! Essa RM Slayer 50 é ótima, gosto demais da minha, tbém 2013. Só não é perfeita porque é um tanto pesada. Com 1 kg a menos ficaria ideal, mas pra baixar isso eu teria que fazer upgrades de rodas e grupo que custariam uma fortuna, ainda mais agora, com o dolar subindo. Vc deve estar bem de pernas, pq coroa de 36, pra mim, nem sonhando.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 07:43
Originalmente postado por Leidir_S Leidir_S escreveu:

Não vejo como uma relação 1x10 ou 1x11 possa equivaler a uma 3x10 ou 2x10
Acredito que a opção para 1x10 ou 1x11 seja específica para o que vc almeja, ou vc anda muito trilha e sobe tudo ,  mas por outro lado vc n consegue manter uma boa media final no asfalto e chão batido XC vamos dizer 30km sem aumentar sua cadência, jogar na balança e ver se vale a pena pela perda de 500 a 800gr no conjunto.
Eu como ando no asfalto acompanhando os speedeiros e gosto de tb subir  serras ingremes de trilha  sem descer da bike, no max. irei de 2x10.


não equivale mesmo, mas pra bikes trail/am geralmente atendem bem. Mas pra XC em região de serras não tem jeito, no mínimo 2x10.

Eu tenho 3x9  na bike de XC e estou avaliando se migro pra 2x9.

Pedro, ontem subi a vista pela primeira vez com a relação 1x10 e gostei do resultado. Com a coroa 32  nem precisei usar o cog 42. Mas acredito que se fosse dar uma segunda volta precisaria usar ele maior parte do tempo pelo cansaço.

Ah e dessa vez não caiu a corrente na descida, estou usando uma guia e13 na parte de cima.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 08:53
Opa posta uma foto da bike com a guia e13 pra eu ter uma ideia aqui... estou precisando de algo do gênero.


Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:



não equivale mesmo, mas pra bikes trail/am geralmente atendem bem. Mas pra XC em região de serras não tem jeito, no mínimo 2x10.

Eu tenho 3x9  na bike de XC e estou avaliando se migro pra 2x9.

Pedro, ontem subi a vista pela primeira vez com a relação 1x10 e gostei do resultado. Com a coroa 32  nem precisei usar o cog 42. Mas acredito que se fosse dar uma segunda volta precisaria usar ele maior parte do tempo pelo cansaço.

Ah e dessa vez não caiu a corrente na descida, estou usando uma guia e13 na parte de cima.


[/QUOTE]
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 09:46
na verdade o que eu fiz foi uma gambiarra, utilizei a guia original da Enduro (roldana embaixo da coroa) virada pra cima, e  fiz um furo pra prender a parte de cima de uma guia e13 pois ela não servia na furação do meu quadro.

Ficou algo parecido com isso:

http://bythehive.com/e-thirteen/xcxp-i05-guide/

O que eu quero, pra ficar leve e bonito é essa guia aqui, que encaixa no local original do cambio dianteiro da enduro.  mas não to com coragem pra pagar o preço absurdo dela:

http://bythehive.com/e-thirteen/xcx-e-types3/
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
ocris Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jul 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ocris Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 12:59
Pessoal, 

Tenho uma bike de XC com 1x11 (10 a 42 dentes) e coroa 36 dentes. 
Numa prova do GP Ravelli, primeira que fiz com a bike, senti falta de uma coroa menor nas subidas! de resto, nas descidas e trechos com velocidades, foi tranquilo. 

Minha bike de All Mountain / Enduro tem configuracao 2x10 (11 a 36 dentes) e coroas 24 e 38 dentes.
Fiz prova de enduro e vi que quase nao usei a coroa menor de 24 dentes. Mesmo nos deslocamentos. 
De resto, foi ok. 

Resumindo, para enduro/all mountain, eu acredito que uma configuracao 1x11 atende muito bem, desde que tenha uma coroa entre 30 a 34 dentes, no meu caso. 

Soh pra constar, a grande maioria dos atletas profissionais estavam com configuracao 1x11. Nao sei se por moda ou por realmente fazer a diferenca!

Valeu!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 13:37
Originalmente postado por ocris ocris escreveu:

Pessoal, 

Tenho uma bike de XC com 1x11 (10 a 42 dentes) e coroa 36 dentes. 
Numa prova do GP Ravelli, primeira que fiz com a bike, senti falta de uma coroa menor nas subidas! de resto, nas descidas e trechos com velocidades, foi tranquilo. 

Minha bike de All Mountain / Enduro tem configuracao 2x10 (11 a 36 dentes) e coroas 24 e 38 dentes.
Fiz prova de enduro e vi que quase nao usei a coroa menor de 24 dentes. Mesmo nos deslocamentos. 
De resto, foi ok. 

Resumindo, para enduro/all mountain, eu acredito que uma configuracao 1x11 atende muito bem, desde que tenha uma coroa entre 30 a 34 dentes, no meu caso. 

Soh pra constar, a grande maioria dos atletas profissionais estavam com configuracao 1x11. Nao sei se por moda ou por realmente fazer a diferenca!

Valeu!

Acho que não é por moda mas também não é por melhor eficiência, já que 1x10 ou mesmo 1x11 sempre terão perdas em relação a 2x10.

A questão é que se elimina componentes da relação, eliminando também peso, complexidade e pontos de falha no sistema de transmissão. A questão é o piloto escolher se ele está a fim de "sacrificar" a quantidade de opções de marcha em prol dessa maior simplicidade ou não.

No seu caso, acho que uma relação 1x10 com coroa 32 e cassete 11-42 atenderia perfeitamente. Já que você subiu bem sem usar coroinha daria pra arriscar até coroa 34 pra ter mais velocidade final.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2015 as 14:01
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Opa posta uma foto da bike com a guia e13 pra eu ter uma ideia aqui... estou precisando de algo do gênero.


Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:



não equivale mesmo, mas pra bikes trail/am geralmente atendem bem. Mas pra XC em região de serras não tem jeito, no mínimo 2x10.

Eu tenho 3x9  na bike de XC e estou avaliando se migro pra 2x9.

Pedro, ontem subi a vista pela primeira vez com a relação 1x10 e gostei do resultado. Com a coroa 32  nem precisei usar o cog 42. Mas acredito que se fosse dar uma segunda volta precisaria usar ele maior parte do tempo pelo cansaço.

Ah e dessa vez não caiu a corrente na descida, estou usando uma guia e13 na parte de cima.


[/QUOTE]
 
Boa! Eu tenho que subir de 30-42 da cachoeira até a curva da salvação, senão não chego. Não é de admirar pq, afinal, a minha bike pesa mais que a sua, eu peso mais que vc e sou 20 anos mais velho, haha. Mas agora, com o tempo mais fresco, fica muito melhor de subir. No auge do verão é ruim demais.
 
Essa guia de 60g que vc viu seria ideal pra mim também, mas esses preços matam. Praticar esse esporte no Brasil é loucura para quem não é rico. Poxa, os europeus e norte-americanos tem infinitas opções de produtos a baixos preços, vivem no paraíso. Aqui na America Latina o Chile, com economia capitalista integrada ao mercado internacional, também está nessa. Como, porém, quem manda aqui é o PT, o nosso futuro é bolivariano. Viraremos Cuba ou Venezuela e não teremos nem papel higiênico para comprar, o que dirá bikes e peças!
Voltar ao Topo
ocris Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jul 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ocris Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 15:22
Ae TheLittle, blz?

Bem nessa:
"No seu caso, acho que uma relação 1x10 com coroa 32 e cassete 11-42 atenderia perfeitamente. Já que você subiu bem sem usar coroinha daria pra arriscar até coroa 34 pra ter mais velocidade final."
Acho que 1x10 e coroa de 32 ou 34 resolveria bem pra mim! 

Percebo que tenho certa resistencia (ou gas extra) pras subidas e raramente coloco na coroa menor. Mas ha momentos que eh indispensavel. 

Tendo um cassete com 42 dentes atras, como voce indica, compensaria uma coroa dianteira de 34 dentes. 

Vou ver se testo essa configuracao! 

Valeu e abracos!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2015 as 16:03
eu tenho a opinião de que deve se usar sempre a maior coroa que o seu condicionamento físico permitir, de modo a minimizar a perda de "range" na relação mais pesada. 
tem que pensar também no desgaste físico, as vezes no começo do pedal vc sobe qualquer ladeira com 34/42 mas depois quando tá mais cansado fica complicado.

E também deve-se levar em conta a modalidade. Considerando aro 26, se eu fosse usar na bike de XC acho que colocaria 34 ou até 36, mas a bike de AM mais pesada eu uso 32. Se fosse aro 29 ainda reduziria 2 dentes.


Editado por TheLittle - 06 Mar 2015 as 16:09
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X