Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mudança de coroa em pedivela Shimano M590
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mudança de coroa em pedivela Shimano M590

 Responder Página  <1 78910>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 10:11
Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Bom dia, pessoal. Numa 29, com grupo alívio 3x9 novo, daria pra usar as coroas 40-22, retirando a 30? Será que o câmbio dianteiro aguenta?


Qual o modelo do câmbio dianteiro?
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 10:33
Na verdade o câmbio dianteiro é Deore direct mount(3x10) e outro que tenho é um Deore 615 (2v) em outra bike....estou decidindo em qual montar.
Voltar ao Topo
Astord_MS Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2010
Campo GRande
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Astord_MS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2017 as 11:28
Acompanho a um bom tempo este tópico, inclusive ele me ajudou muito em minhas adaptações.

Já usei 1X9, 2X9 e atualmente uso 2x10. Para a minha região achei a relação 38/22 com 11/36 mais adequada, onde consigo desenvolver uma velocidade boa em estradões e como temos algumas morrarias por aqui a 22 ajuda na escalada.

Quando usava o pedivela M590 testei coroas de 34, 36 e 38, onde a de 38 era uma de downhill da giosBr sem indexação, a troca era meio bruta mas sem grande sufocos com cambio alivio. Quando era 2X9 usava 38(giosBr)/22 com K7 12/36 usei até vender a bike sendo a melhor relação que me adaptei, agora na 2X10 uso 38/24 com 11/36 mas tenho a coroa 22 só não troquei por preguiça mesmo e ainda não fiz um pedal punk de subida ainda. 

Uma coisa a ser atentada quando mudar as coroas para 2 é que os parafusos da coroa devem ser trocados também, pois eles ficam cumpridos. Parafusos de gancheiras servem na medida.

Quanto ao cambio usava um para 9 velocidades (deore que estragou e depois um alivio) Só colocar os limitadores dele corretamente que eles tem força suficiente para descer a corrente. Já usei numa emergência um Tourney porém as vezes a corrente não descia por a mola não ter tanta força.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2017 as 11:31
Originalmente postado por Astord_MS Astord_MS escreveu:

Acompanho a um bom tempo este tópico, inclusive ele me ajudou muito em minhas adaptações.

Já usei 1X9, 2X9 e atualmente uso 2x10. Para a minha região achei a relação 38/22 com 11/36 mais adequada, onde consigo desenvolver uma velocidade boa em estradões e como temos algumas morrarias por aqui a 22 ajuda na escalada.

Quando usava o pedivela M590 testei coroas de 34, 36 e 38, onde a de 38 era uma de downhill da giosBr sem indexação, a troca era meio bruta mas sem grande sufocos com cambio alivio. Quando era 2X9 usava 38(giosBr)/22 com K7 12/36 usei até vender a bike sendo a melhor relação que me adaptei, agora na 2X10 uso 38/24 com 11/36 mas tenho a coroa 22 só não troquei por preguiça mesmo e ainda não fiz um pedal punk de subida ainda. 

Uma coisa a ser atentada quando mudar as coroas para 2 é que os parafusos da coroa devem ser trocados também, pois eles ficam cumpridos. Parafusos de gancheiras servem na medida.

Quanto ao cambio usava um para 9 velocidades (deore que estragou e depois um alivio) Só colocar os limitadores dele corretamente que eles tem força suficiente para descer a corrente. Já usei numa emergência um Tourney porém as vezes a corrente não descia por a mola não ter tanta força.

Antes de instalar a 22 veja qual o limite máximo do teu cambio dianteiro. Estou com esse setup (2x10 com 38/24) e é o limite do meu cambio (diferença máxima de 14 dentes). 

Os parafusos, se for converter um pedivela triplo pra duplo, dá pra usar um bashguard no lugar da coroa maior pra deixar as coroas protegidas.. dai não precisa trocar os parafusos.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Astord_MS Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Mar 2010
Campo GRande
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Astord_MS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2017 as 14:18
Ja verifiquei e cabe tranquilo, o cambio que uso é um para 3 coroas. Toquei o pedivela deore 40/30/22 por um 38/24 deore também. Esse ajuste comporta tranquilo, só é mais chato de ajustar corretamente o cambio, mas nada que uma boa dose de paciência não resolva.

Os Bashguard eu nunca curti esse trem, mas é uma opção para quem gosta.
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2017 as 17:15
Pessoal, boa tarde...
Vamos ver se consigo resolver minha dúvida por aqui.... daí fica tudo concentrado mesmo...
Seguinte... hj tenho kit Alivio 430 (3x9), pdv 22-32-44.
Vou passar a relação traseira para 10V, com kit Deore (11-42) e câmbio M6000.
A dúvida é... posso manter meu pdv ou terei que trocar as coroas, para, por exemplo 24-30-40 ou necessariamente terei que usar pdv duplo?
Em tendo que ser duplo, posso manter meu câmbio (FD-M430... tem capacidade de 22T) e usar coroas 24-36 ou 26-36?
Obrigado 

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2017 as 21:32

A princípio dá para manter o pedivela Alivio M430 e trocar as coroas que são parafusadas com BCD 104-64

http://bike.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/EV/bikecomponents/FC/EV-FC-M430-3065_v1_m56577569830707834.pdf

Tem 2 tamanhos de câmbios traseiros M6000: cage longo SGS e cage medio GS. Acho melhor escolher o de cage longo que tem capacidade total maior para suportar maior range de marchas.

Para um cassete 11-42, eu uso coroas 36-24 e gosto muito desta combinação.

Para o câmbio dianteiro FD-M430, só testando para verificar o funcionamento com 2 coroas.
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 07:33
Maravilha Furukawa...
Sim, será o SGS... Cage longo.
Vc usa 24-36, mas com qual relação de cog?
24/42 não vai ficar extremamente leve?
A razão fica em 0,57...
Obrigado
Moisés
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 10:01

Para mim é muito útil uma marcha leve pois gosto de encarar subidas longas e fortes.

Não tenho problema com a marcha 24/42 = 0,57 ser muito leve pois pedalo com cadência alta.

Acho muito bom o escalonamento das marchas da combinação de coroas 36-24 com cassete 11-42, a segunda marcha mais leve 24/37 é igual ao mais leve da minha outra bike com transmissão 9v, coroas 36-22 com cassete 11-34:

24/37 = 0,6486
22/34 = 0,6471

Editado por furukawa - 06 Dez 2017 as 10:03
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 10:38
Ok...
Então vou tentar assim...
PDV duplo 24-36
K7 11-42...
Pelo que vejo, vou usar muito 24*37 para subir e no extremo 24*42...
Valew
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 11:02
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Ok...
Então vou tentar assim...
PDV duplo 24-36
K7 11-42...
Pelo que vejo, vou usar muito 24*37 para subir e no extremo 24*42...
Valew

antes de trocar, experimente se vc precisa mesmo do cassete 11/42.. o escalonamento do 11/36 fica melhor, com saltos menores de cog

teu cassete, imagino, deve ser 11/34. Se for isso mesmo, a coroa 22 com o cog 34 dão praticamente a mesma relação que uma coroa 24 com cog 36. Veja se vai precisar marcha mais leve que isso mesmo.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 11:32
Dionei, obrigado.
Sim, atualmente a relação mais leve é 22*34, porém estou com desgaste ósseo no joelho e o ortopedista me disse que posso pedalar, mas preciso aliviar mais ainda na subida. Daí a troca.
Quanto ao k7 11-42, ele veio no kit Deore 6000 que adquiri. E como houve agora uma necessidade de conter gastos, quero aproveitar meu PDV e câmbio e trocar as coroas, mas claro, se der certo.
Com isso, penso em trocar para PDV duplo.
Pelo que Furukawa falou e analisando, vou abaixar a razão de 0,64 para 0,57... Penso ser suficiente para minha necessidade atual.
Vamos debatendo... Esse tópico está show de bola.
Abraços...

Editado por mperillo - 06 Dez 2017 as 11:32
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 11:42
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Dionei, obrigado.
Sim, atualmente a relação mais leve é 22*34, porém estou com desgaste ósseo no joelho e o ortopedista me disse que posso pedalar, mas preciso aliviar mais ainda na subida. Daí a troca.
Quanto ao k7 11-42, ele veio no kit Deore 6000 que adquiri. E como houve agora uma necessidade de conter gastos, quero aproveitar meu PDV e câmbio e trocar as coroas, mas claro, se der certo.
Com isso, penso em trocar para PDV duplo.
Pelo que Furukawa falou e analisando, vou abaixar a razão de 0,64 para 0,57... Penso ser suficiente para minha necessidade atual.
Vamos debatendo... Esse tópico está show de bola.
Abraços...

A sim.. nesse caso tem razão em reduzir.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 12:18
👍👍 Dionei

Furukawa, qual câmbio vc usa atualmente com 24-36? Está funfando blz?
Abraços
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 15:08
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

👍👍 Dionei

Furukawa, qual câmbio vc usa atualmente com 24-36? Está funfando blz?
Abraços


Na minha transmissão 11v com coroas 36-24 uso o câmbio dianteiro Shimano M8025 abraçadeira alta (down swing) que aceita puxada por cima ou por baixo (dual pull).

Originalmente este câmbio dianteiro 11v Shimano é para coroas com 10 dentes de diferença mas aceita bem também 12 sem problemas. O funcionamento é muito bom e o câmbio é fácil de instalar e regular. A mudança do parafuso de regulagem para Allen é bem melhor que o antigo de fenda/philips

Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 16:32
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

👍👍 Dionei

Furukawa, qual câmbio vc usa atualmente com 24-36? Está funfando blz?
Abraços


Na minha transmissão 11v com coroas 36-24 uso o câmbio dianteiro Shimano M8025 abraçadeira alta (down swing) que aceita puxada por cima ou por baixo (dual pull).

Originalmente este câmbio dianteiro 11v Shimano é para coroas com 10 dentes de diferença mas aceita bem também 12 sem problemas. O funcionamento é muito bom e o câmbio é fácil de instalar e regular. A mudança do parafuso de regulagem para Allen é bem melhor que o antigo de fenda/philips


Meu conjunto está com 24/38 na frente e 11/36 atrás, 10v. Estou usando na frente o FD-M785, é bem pequeno e compacto, próprio para duas coroas, e funciona muito bem nesse setup. Deve funcionar sem problemas em 11v ou 12v também se preciso.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 16:54
Maravilha Senhores... Então agora é agudar chegar o kit Deore 6000 e verificar como vai ficar na frente.

Segundo o site da shimano, para o FD-M430, está assim escrito:

BCD: 104/64 mm;  Capacidade: 22T
Capacidade mínima entre os anéis de corrente maior e intermediário: 12T

Daí, sendo 24-36, talvez vá rolar sim...

Abraços

Edit (18-12-2017)

Chegou o kit Deore M6000 (K7, passador, corrente e câmbio). Não fui taxado. Beer

Agora é montar e ver como vai ficar e decidir se fico com 3 coroas ou mudo para 2.

Abraços


Editado por mperillo - 18 Dez 2017 as 22:05
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 07:35
Pessoal, bom dia. tudo blz?
Como atualizado acima, meu conjunto chegou, porém, ainda não instalei. Mas tenho uma dúvida.
Surgiu um motivo financeiro e agora fiquei apertado aqui, daí, eu gostaria de saber se existe algum problema em usar meu pdv triplo para 9V em um sistema de 10V.
Outra coisa... alguém aqui usa pdv triplo (22-32-44) com k7 11-42? É o que eu teria para hj... :(
Algum sugestão?
Abs
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 07:47
Cara, se vc tirar a coroa 44 e ficar usando coroa dupla acho q n vai ter problema, o problema é q coroa 32 eu acho leve, usava o pedivela 9v deore 22-32-44, troquei a coroa 32 por uma 36 e ficou muito bom. Talvez n fique 100%, mas se regular direitinho, acho q vai dar pra vc usar ate poder trocar o restante dos componentes.

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Pessoal, bom dia. tudo blz?
Como atualizado acima, meu conjunto chegou, porém, ainda não instalei. Mas tenho uma dúvida.
Surgiu um motivo financeiro e agora fiquei apertado aqui, daí, eu gostaria de saber se existe algum problema em usar meu pdv triplo para 9V em um sistema de 10V.
Outra coisa... alguém aqui usa pdv triplo (22-32-44) com k7 11-42? É o que eu teria para hj... :(
Algum sugestão?
Abs
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 10:16
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Pessoal, bom dia. tudo blz?
Como atualizado acima, meu conjunto chegou, porém, ainda não instalei. Mas tenho uma dúvida.
Surgiu um motivo financeiro e agora fiquei apertado aqui, daí, eu gostaria de saber se existe algum problema em usar meu pdv triplo para 9V em um sistema de 10V.
Outra coisa... alguém aqui usa pdv triplo (22-32-44) com k7 11-42? É o que eu teria para hj... :(
Algum sugestão?
Abs


O pedivela 9v funciona normalmente com o restante da relação 10v.
Acredito que se vc ajustar a corrente corretamente ela vai fica trouxa se colocar na coroa 22 com o cor 11, mas é só uma questão de acostumar a não fazer isso (estaria cruzando a corrente tb de qquer forma)
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 16:44
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Pessoal, bom dia. tudo blz?
Como atualizado acima, meu conjunto chegou, porém, ainda não instalei. Mas tenho uma dúvida.
Surgiu um motivo financeiro e agora fiquei apertado aqui, daí, eu gostaria de saber se existe algum problema em usar meu pdv triplo para 9V em um sistema de 10V.
Outra coisa... alguém aqui usa pdv triplo (22-32-44) com k7 11-42? É o que eu teria para hj... :(
Algum sugestão?
Abs


O pedivela 9v funciona normalmente com o restante da relação 10v.
Acredito que se vc ajustar a corrente corretamente ela vai fica trouxa se colocar na coroa 22 com o cor 11, mas é só uma questão de acostumar a não fazer isso (estaria cruzando a corrente tb de qquer forma)


Pensei em manter o PDV de 09V agora, fazendo assim...

Coloco o K7 novo, e no momento de acertar o tamanho da corrente, coloco na maior coroa e no segundo cog, que é de 37dentes.

Daí sigo a regra de mais 2 elos para completar com o câmbio. Assim, não corro o risco de ficar frouxo.

Mas NÃO posso NUNCA, cruzar a corrente nos extremos.

O que acham?
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 16:53
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Pessoal, bom dia. tudo blz?
Como atualizado acima, meu conjunto chegou, porém, ainda não instalei. Mas tenho uma dúvida.
Surgiu um motivo financeiro e agora fiquei apertado aqui, daí, eu gostaria de saber se existe algum problema em usar meu pdv triplo para 9V em um sistema de 10V.
Outra coisa... alguém aqui usa pdv triplo (22-32-44) com k7 11-42? É o que eu teria para hj... :(
Algum sugestão?
Abs


O pedivela 9v funciona normalmente com o restante da relação 10v.
Acredito que se vc ajustar a corrente corretamente ela vai fica trouxa se colocar na coroa 22 com o cor 11, mas é só uma questão de acostumar a não fazer isso (estaria cruzando a corrente tb de qquer forma)


Pensei em manter o PDV de 09V agora, fazendo assim...

Coloco o K7 novo, e no momento de acertar o tamanho da corrente, coloco na maior coroa e no segundo cog, que é de 37dentes.

Daí sigo a regra de mais 2 elos para completar com o câmbio. Assim, não corro o risco de ficar frouxo.

Mas NÃO posso NUNCA, cruzar a corrente nos extremos.

O que acham?

é mais seguro medir no cog maior e evitar cruzar pro lado "frouxo" 
se vc errar, o pior que pode acontecer é a corrente cair.. da forma que falou, poderia estourar o cambio
só vai ficar frouxo na coroa menor e nos cogs mais pequenos.. é uma combinação que não tem uso pratico de qquer forma
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 17:11
Bom... Eh uma coisa a se pensar mesmo.
Enfim... Não vou cruzar mesmo. Coroinha e Cog 11 ou Coroao x Cog 42, sem chances.
Até comprar PDV duplo... 24/38 ou 24/36... A definir.
Mantenho informado.
ABS.
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2018 as 20:57
24-36 é uma boa combinaçao, coroinha com 24 com cog de 42 vai ficar muito mais leve q no eagle q é coroa 32 com cog de 50 e 26 com 42 ja fica um pouco mais leve q o eagle...já nas marchas mais pesadas, coroa 36 com cog de 11 fica a mesma coisa do eagle com coroa 32 e cog 10. Se vc costuma pedalar nas descidas, seria bom uma coroa de 38, poderia usar o pedivela com coroas 26-38 q tbm ficaria muito bom.

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Bom... Eh uma coisa a se pensar mesmo.
Enfim... Não vou cruzar mesmo. Coroinha e Cog 11 ou Coroao x Cog 42, sem chances.
Até comprar PDV duplo... 24/38 ou 24/36... A definir.
Mantenho informado.
ABS.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 00:30
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Bom... Eh uma coisa a se pensar mesmo.
Enfim... Não vou cruzar mesmo. Coroinha e Cog 11 ou Coroao x Cog 42, sem chances.
Até comprar PDV duplo... 24/38 ou 24/36... A definir.
Mantenho informado.
ABS.

Eu acabei precisando migrar minha relação para 11v para poder andar o projeto que estava montando, e aproveitei pra fazer uma relação com range bem alto.. coroas 32/48 e cassete 11/50. Tem o mesmo problema, na coroa 32 se jogar pros cogs menores o cambio nao consegue esticar a corrente toda. Ainda vou trocar ele pra um xt com shadow+, mas não sei se vai resolver.. mas não é um problema. A ideia é rodar direto na coroa 48 e só passar pra 32 se pegar uma subida mto forte e/ou com muito peso.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2018 as 01:43
em tempo, desisti do cassete 11/50 pra essa configuração e vou por um xt 11/42
a diferença na parte mais leve era pequena e o salto entre as marchas estava mto grande
com o 11/42 não tem o problema da corrente ficar solta tb
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2018 as 10:31
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

em tempo, desisti do cassete 11/50 pra essa configuração e vou por um xt 11/42
a diferença na parte mais leve era pequena e o salto entre as marchas estava mto grande
com o 11/42 não tem o problema da corrente ficar solta tb

Dionei, qual relação de coroas que vc usa?? ainda 32/48?


Editado por mperillo - 13 Jan 2018 as 10:33
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2018 as 13:55
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

em tempo, desisti do cassete 11/50 pra essa configuração e vou por um xt 11/42
a diferença na parte mais leve era pequena e o salto entre as marchas estava mto grande
com o 11/42 não tem o problema da corrente ficar solta tb

Dionei, qual relação de coroas que vc usa?? ainda 32/48?

baixei para 44/28 para ficar com a mesma marcha mais leve que tinha antes
ficou 44/28 com cassete 11/42
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 11:08
pessoal, 

utilizando um câmbio dianteiro de 2V, posso usar passador de 3v ou tem que ser específico?

obrigado
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 11:13
pode usar sem problemas
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 18:44
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

pessoal, 

utilizando um câmbio dianteiro de 2V, posso usar passador de 3v ou tem que ser específico?

obrigado


Pode sim, eu mesmo uso isto no 2 x 9v com câmbio dianteiro Shimano M785 e trocador Shimano T780 3v.

No 2 x 11v uso câmbio dianteiro Shimano M8025 com trocador SRAM Attack 3v, antes usava um SRAM X5 3v mas quebrou num acidente.
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2018 as 07:06
Obrigado pelas respostas...

Alguém aqui usa o câmbio FD-M615-E2???

Link >>> http://bike.shimano.com.br/content/sla-bike/pt/home/mtb/freios-e-cambios/cambios-dianteiros/fd-m615-e2.html

O que poderiam me falar dele? Vou usar em PDV 24-38. 

Obrigado


Editado por mperillo - 20 Jan 2018 as 11:23
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2018 as 22:03
Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Obrigado pelas respostas...

Alguém aqui usa o câmbio FD-M615-E2???

Link >>> http://bike.shimano.com.br/content/sla-bike/pt/home/mtb/freios-e-cambios/cambios-dianteiros/fd-m615-e2.html

O que poderiam me falar dele? Vou usar em PDV 24-38. 

Obrigado


Eu uso! Bom câmbio, passa fácil,  inicialmente eu usei a configuração que vc quer usar (24/38), em seguida troquei a menor por uma.de 22d, a diferença na frente fucou de 16 dentes mas continuou igualzinho. Depois migrei pra coroas ovais, tive que fazer um ajuste mais crítico, aproximando o câmbio das coroas, e com isso mantive o bom funcionamento.

A linha deore m6000 tem câmbios do tipo side-swing, dizem que são mais macios mesmo com mais pressão nas molas, eu queria testar um pra ver se é superior ao meu!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2018 as 22:11
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2018 as 11:40
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por mperillo mperillo escreveu:

Obrigado pelas respostas...

Alguém aqui usa o câmbio FD-M615-E2???

Link >>> http://bike.shimano.com.br/content/sla-bike/pt/home/mtb/freios-e-cambios/cambios-dianteiros/fd-m615-e2.html

O que poderiam me falar dele? Vou usar em PDV 24-38. 

Obrigado


Eu uso! Bom câmbio, passa fácil,  inicialmente eu usei a configuração que vc quer usar (24/38), em seguida troquei a menor por uma.de 22d, a diferença na frente fucou de 16 dentes mas continuou igualzinho. Depois migrei pra coroas ovais, tive que fazer um ajuste mais crítico, aproximando o câmbio das coroas, e com isso mantive o bom funcionamento.

A linha deore m6000 tem câmbios do tipo side-swing, dizem que são mais macios mesmo com mais pressão nas molas, eu queria testar um pra ver se é superior ao meu!


Opa... Obrigado samuel... Na realidade eu havia visto o m615 com bom preço (R$99,00), mas depois que me toquei que é um câmbio direct mount... daí não serve para mim.

Me apareceu um M616 Dual Pull (usado - R$60,00) aqui na minha cidade e estou na dúvida se fico com ele, por ser usado. 

Enfim, vou montar com o M616.

Uma dúvida... preciso trocar o passador? é um alívio para 3 velocidades, ou somente limitando no câmbio já vai dar certo?

O que vocês acham?? abs


Editado por mperillo - 29 Jan 2018 as 11:14
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 11:14
Bike foi para oficina hj fazer as mudanças... vamos ver se vai funfar...
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2018 as 17:27
Pessoal, blz?
Já estou com o DEORE M6000 (com k7 11-42) instalado e pdv M615.

Impressões: 

Cambio: Muito bom, preciso e silencioso (isso comparando com o meu M430)... precisei fazer uns ajustes, mas nada que não se ajeitasse

K7 11-42... achei a transição nos cog's maiores muito boa, sem grandes sustos. Porém,  a transição no final, especial com a coroa 38 achei muito busca, em especial, de 18 para 15 é que mais sinto... mais até que de 21 para 18...

PDV: muito bom... estranhando muito ainda a diferença de 14dentes e até pensando em trocar a coroa maior para 36D.

No conjunto estou gostando muito... enfim... valeu a pena...

Problemas... corrente caindo quando pedalo para trás na coroa maior e cog maior... chega a cair para o terceiro cog (o de 32D).

O movimento está com 01 arruela do lado direito e 2 do esquerdo. Alguém mais está desta forma??

Quando estou na coroinha e no ultimo cog, se pedalo para trás, a corrente força o câmbio para dentro (Sentido roda) e embola no k7... talvez seja para estar cruzando a corrente.

Enfim, fora isso, só alegria.... mas poderiam me dizer como melhorar?

Abraços
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2018 as 17:51
Normalmente, coloca-se 2 espaçadores no lado direito do movimento central e 1 do lado esquerdo.

Esta da corrente cair 3 cogs (coroa maior e cog 42) acontece muito. O negócio é parar com este vício de pedalar para trás. Quando desço um morro, eu tinha este vício de pedalar para trás mas agora pedalo sempre para frente.
Voltar ao Topo
mperillo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Nov 2016
Itaúna - MG
Offline
Mensagens:172
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mperillo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2018 as 18:54
Não tenho o vício de pedalar para trás... é com às vezes acontece e cai.

Bom... irei rever a montagem com o camarada que a fez e se realmente os espaçadores estão corretos.

Na pior das hipóteses, troco de mecânico, mas é que é considerado um dos melhores aqui na minha cidade e bem criterioso, mas está sujeito a erros.

Mas furukawa, colocando 2 espaçadores do lado direito, não estaria jogando o chain line mais para fora, incluindo as coroas? Ou seja, a chance da corrente cair aumentar... Ou não é assim?

(Reparei agora que existem 2 espaçadores com a mesma espessura e um terceiro mais estreito, estando assim: mais espesso do lado direito e espesso+estreito do lado esquerdo)

Agora... pedalar com 20V é muiiiito melhor que 27V... cansa muito menos...


Editado por mperillo - 19 Fev 2018 as 19:01
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2018 as 19:04

Para um pedivela duplo, Shimano recomenda que o chainline seja de 48,8 mm.

Espaçadores são colocados para ajustar o chainline nesta medida, então é preciso medir corretamente o chainline. Eu fiz o esquema abaixo para medir com paquímetro:


Para um pedivela duplo, a medida Ec será a largura total das 2 coroas.



Observação: este esquema NÃO vale para um quadro com o tubo do selim assimétrico.




Editado por furukawa - 19 Fev 2018 as 19:09
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 78910>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X