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mudança de coroa em pedivela Shimano M590

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furukawa Ver Drop Down
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Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:





Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:49
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wagon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2013 as 10:39
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Ola,

hoje, depois de muita chuva nesta semana, resolvi testar o pedivela com coroas 36-24:



Tinha pensado em 36-22 mas tenho um cassete 12-36 e ficaria muito leve com coroa de 22, então resolvi colocar a de 24.

Depois de uma hora acertando a regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591, fui dar meu passeio de 30 km e ficou muito legal. Mantive a mesma que normalmente faço com o pedivela triplo 42-32-24 e só senti falta da coroa maior nas descidas. No plano, ficou fácil manter velocidade de 30 a 40 km/h.

Abraços,
Furukawa.

Olá Furukawa!!! Tenta 38/24, creio que vai melhorar a falta de pedal nas descidas, a minha esta nesta configuração e eu adorei... abraço
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que vcs acham de 39 x 24? estou mudando a relação da minha bike entre as pesquisas ontem testei na bike de um colega relação 39x26 + cassete 11x36, ficou excelente até encontrar uma parede...

Entao como vejo pessoal usando 38x24, pensei em 39x24....que vcs acham? com estas coroas vou montar um cassete 11x36 de 9v.

Meu pedivela atual é o famoso M590, 44x32x22 com cassete 11x34 transplantdo da antiga aro 26 q tinha.
Email: cavciconi(a)gmail.co
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Originalmente Postado por clavc clavc Escreveu:

que vcs acham de 39 x 24? estou mudando a relação da minha bike entre as pesquisas ontem testei na bike de um colega relação 39x26 + cassete 11x36, ficou excelente até encontrar uma parede...

Entao como vejo pessoal usando 38x24, pensei em 39x24....que vcs acham? com estas coroas vou montar um cassete 11x36 de 9v.

Meu pedivela atual é o famoso M590, 44x32x22 com cassete 11x34 transplantdo da antiga aro 26 q tinha.
Clavc, acho que ficaria até melhor, mas será que o câmbio dianteiro aguentaria trocar de marcha nessa diferença de 15 dentes?
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wagon:

Dias atrás, testei 38-24 e achei estranho a corrente raspar na coroa maior (a corrente estava engatada na cora menor) quando usava os pinhões menores do cassete.

Vou usar um pouco mais e futuramente vou testar 38-24 pois dá trabalho regular o câmbio dianteiro. Ainda não chegou o novo câmbio M785 específico para pedivela duplo. O M591 funciona mas é preciso ser cuidadoso na mudança de marcha. Talvez com um bash guard






clavc:

Teoricamente existe um limite de 14 dentes entre a diferença de coroas para o câmbio funcionar. Na prática, é tentativa e erro e deve existir um câmbio que aceite isto. Por isto, tenho 3 câmbios dianteiros diferentes para brincar.

Com o cassete 11-34 acho que é melhor usar a coroa menor de 22. No meu caso, com cassete 12-36, a coroa menor de 24 fica muito bom para encarar subidas.

Abraços,
Furukawa.
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Realmente nao sei se da certo, vou pesquisar mais, ou ter q me render ao 38x24.

o projeto inicial era 40x26 mas realmente 26 pra paredes ficou pesado, apesar de ser uma questao de tempo e treinamento. se alguem fizer o teste com 39x24 relate aq pra gente.
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[QUOTE=furukawa]wagon:

Dias atrás, testei 38-24 e achei estranho a corrente raspar na coroa maior (a corrente estava engatada na cora menor) quando usava os pinhões menores do cassete.[/QUOTE]
Olá Furukawa!!! Estranho na minha não acontece isso, qual pedivela era esse que vc testou? abraço
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clavc,

com o cassete 11-34 vale a pena testar com o pedivela duplo 36-22. A regulagem do câmbio dianteiro Shimano M591 é fácil com estas coroas. Só o fato de aumentar a coroa menor para 24, deu um trabalho maior para achar a regulagem certa.

Entretanto, acho que a primeira mudança mais válida, simples e eficiente é trocar o cassete por um 12-36.

Abraços,
Furukawa
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Ola, wagon!

O pedivela é o mesmo Shimano M590, a coroa de 38 é um Shimano Alivio M411, e a de 24 é um Shimano SLX M660 10sp.

Cara, estou bastante contente com a combinação pedivela 36-24 com cassete 12-36. Hoje repeti o passeio de 30 km e no plano pus 47 km/h. O legal de tudo é que praticamente só uso a coroa de 36, e a menor somente nas subidas mais forte.

Abraço.
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Ola, wagon!

O pedivela é o mesmo Shimano M590, a coroa de 38 é um Shimano Alivio M411, e a de 24 é um Shimano SLX M660 10sp.

Cara, estou bastante contente com a combinação pedivela 36-24 com cassete 12-36. Hoje repeti o passeio de 30 km e no plano pus 47 km/h. O legal de tudo é que praticamente só uso a coroa de 36, e a menor somente nas subidas mais forte.

Abraço.
Será que não é porque vc estava usando uma coroa de 8V (38 dentes) e por ser mais grossa pegava a corrente? Agora indo para o que vc falou da praticidade da relação com duas coroas isso é inegável, eu também adorei, vou postar agora uma tabelinha que eu tinha feito quando ainda usava relação 3x9 para chegar em uma relação ideal para a minha 29er...
Espero que ajude vocês a achar uma relação legal... abraço
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wagon,

qual coroa de 38 que você usa?

O raspar na coroa de 38 talvez seja, também, pelo tipo de corrente. Estou usando uma KMC X9SL e percebo que os elos são salientes, meu antigo Shimano HG53 era bem liso nas laterais e as mudanças de marchas eram mais suaves.

Fiz uma tabela para ser comparada com a sua:



Abraços.


Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:53
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

wagon,

qual coroa de 38 que você usa?

O raspar na coroa de 38 talvez seja, também, pelo tipo de corrente. Estou usando uma KMC X9SL e percebo que os elos são salientes, meu antigo Shimano HG53 era bem liso nas laterais e as mudanças de marchas eram mais suaves.

Fiz uma tabela para ser comparada com a sua:



Abraços.
Você viu na comparação da tabelas, como a sua ultima marcha é curta? uma solução seria mesmo transplantar uma catraca de 11 dentes para o seu cassete ou colocar a coroa de 38 dentes...
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wagon,

o Passabão fez isto misturando pinhões de 2 cassetes: 11-34 e 12-36 e transformou em 11-36. Pretendo fazer isto quando comprar um cassete 11-34 pois quero manter a coroa menor de 24.

De imediato, não tive problema em dar muita velocidade e concordo contigo que a relação mais pesada está curta. Contudo, estou gostando desta relação curta para exercitar altas cadências de pedalada.

Você sabe qual a coroa de 38 que está usando?

Valeu!
Furukawa.



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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

wagon,

o Passabão fez isto misturando pinhões de 2 cassetes: 11-34 e 12-36 e transformou em 11-36. Pretendo fazer isto quando comprar um cassete 11-34 pois quero manter a coroa menor de 24.

De imediato, não tive problema em dar muita velocidade e concordo contigo que a relação mais pesada está curta. Contudo, estou gostando desta relação curta para exercitar altas cadências de pedalada.

Você sabe qual a coroa de 38 que está usando?

Valeu!
Furukawa.



Eu uso esse kit de coroas integradas para pedivelas Sram da FRM http://www.frmbike.biz/index.php/en/shop-2/mtb-componentsi-bikes-frames/view/productdetails/virtuemart_product_id/333/virtuemart_category_id/14
veja a foto:
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JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
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38x24 na 29r é perfeito. Usei e aprovei! 

No momento estou usando 38x26 não gosto da 26, está pesado em umas subidas fica meio ruim de pedalar.

Queria testar com uma coroa de 36 dentes, acho que ficaria melhor ainda na trilha, no asfalto perderia um pouco de final.

Também queria tester uma coroa só (1x10) com uma coroa de 34 dentes ou 32 dentes. 
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furukawa Ver Drop Down
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Ola, João Paulo!

qual pedivela e coroas 38-24 que você usou?

O Adil fez esta mudança de 1x10:
http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Vale a pena testar coroa de 36, e se seu cassete for 12-36, uma coroa menor de 24 fica legal. Apesar da coroa 36 ser curta, dei uma esticada de 47 km/h no plano usando pneus WTB Vulpine 29x2.1 atrás com 30 psi.

Abraços,
Furukawa.
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Li em alguns posts atrás que disseram(não fiz a citação pois fiquei com preguiça de procurar ) que essa coroa fica de 36d fica curta... Mas deve-se considerar o tipo de região que se roda... Hoje fiz um pedal de 100km numa região montanhosa num total da altimetria acumulada de cerca de 1800mts e não senti falta de uma coroa maior e a vantagem da coroa de 36d é que precisei de colocar minha coroinha de 22d apenas uma vez...
Segue uma fotinha da cachoeira que visitamos e lembrando que minha relação 2x9 é 11-36 e 22-36.



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JoaoPauloSaraiva Ver Drop Down
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Ola, João Paulo!

qual pedivela e coroas 38-24 que você usou?

O Adil fez esta mudança de 1x10:
http://www.29er.com.br/2013/02/p29br-29er-upgrade-time-transmissao-x9.html

Vale a pena testar coroa de 36, e se seu cassete for 12-36, uma coroa menor de 24 fica legal. Apesar da coroa 36 ser curta, dei uma esticada de 47 km/h no plano usando pneus WTB Vulpine 29x2.1 atrás com 30 psi.

Abraços,
Furukawa.
Uso em um SLX. Ja usei sim coroa de 24 dentes mas ela empenou e coloquei uma de 26 que tenho sobrando. 
Quero comprar a 24 novamente e experimentar uma 36.
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furukawa Ver Drop Down
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Ola,

para resumir, as peças usadas para este pedivela 36-24 são:

- coroa de 36: Shimano Deore M532 Middle Chainring;
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=38192

- coroa de 24: Shimano SLX M660 10 Speed Inner Chainring
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=83371

- parafusos: Blackspire Chainring Bolts
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35866

- ferramenta para parafuso: Park Tool Chainring Nut Wrench
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=14305



A foto abaixo ilustra a diferença entre os parafusos para pedivela duplo e triplo:





Espero que este tópico ajude quem queira um pedivela duplo barato e funcional.

Abraços,
Furukawa.




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:55
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muito bom furukawa este tópico já está favoritado!

Passabão sua dica do cassete 11-36 tb é bem válida!
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Furukawa,

A corrente não fica meio que "cruzada" não?

Abs
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Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs
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Originalmente Postado por RATTUS RATTUS Escreveu:

Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.


Sem querer me intrometer mas já me intrometendo... rsrs!!
Na minha bike não fica tão cruzada assim não, então acho que isso depende do quadro também... uso a bike assim muitas vezes e dependendo por muito tempo em algumas subidas longas... tentei achar um ângulo legal pra ilustrar... mas basicamente é isso aí!!
E só pra frisar, estou adorando essa ideia de não precisar de me preocupar com o passador dianteiro.... exceto raras subidas muito ingrimes e longas... caso contrário subo em pé na base da brutalidade....



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Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs




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Originalmente Postado por RATTUS RATTUS Escreveu:

Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.

Blz Furukawa. Ficou bacana mesmo...
Abs


Sem querer me intrometer mas já me intrometendo... rsrs!!
Na minha bike não fica tão cruzada assim não, então acho que isso depende do quadro também... uso a bike assim muitas vezes e dependendo por muito tempo em algumas subidas longas... tentei achar um ângulo legal pra ilustrar... mas basicamente é isso aí!!
E só pra frisar, estou adorando essa ideia de não precisar de me preocupar com o passador dianteiro.... exceto raras subidas muito ingrimes e longas... caso contrário subo em pé na base da brutalidade....



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Valeu Passabão,

A foto ilustrou bem.

Abs
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Esse cambio traseiro parece q ta gritando, ta muito esticado isso nao?
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para mostrar como ficou os cruzamentos:




Editado por furukawa - 29 Jan 2018 as 13:56
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Blz Furukawa. Já imaginava que fosse ficar um pouco cruzado... Abs
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Blumm Ver Drop Down
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E ai pessoal! Eu estava vendo para converter um pedivela M590 de 3x9 para 2x9 em uma 29er. A opção mais interessante que achei é usar uma coroa do M665 de 36t, que é especifica para usar com coroa menor de 22t, tendo as rampas adequadas. Mas para garantir a passagem de 14t do cambio dianteiro, precisaria de um cambio M665 ou M667.
Não garanto o funcionamento! Acredito que se a coroa SLX encaixar certinho no pedivela Deore, funcionará e não será necessario trocar a coroinha!
Peças:
Coroa M665
Cambio dianteiro M665 (abraçadeira baixa)
Cambio dianteiro M667 (abraçadeira alta)
Considerando o meu cassete de 11-32, na 29er com 22/36 a relação de engrenagens, em comparação com a 26 com 22/32/44, só haveria a perda da marcha mais leve e da mais pesada, de acordo com a tabela abaixo. Ou poderia usar cassete 11-34, melhorando a leve ou até 12-36, melhorando bastante a leve com ainda mais degradação da pesada.


26
29er
K7 22 32 44
22 36
11 3.8 5.5 7.5   4.2 6.9
12 3.5 5.0 6.9   3.9 6.3
14 3.0 4.3 5.9   3.3 5.4
16 2.6 3.8 5.2   2.9 4.8
18 2.3 3.4 4.6   2.6 4.2
21 2.0 2.9 4.0   2.2 3.6
24 1.7 2.5 3.5   1.9 3.2
28 1.5 2.2 3.0   1.7 2.7
32 1.3 1.9 2.6   1.5 2.4




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Passabão Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Passabão Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mar 2013 as 18:40
Originalmente Postado por clavc clavc Escreveu:

Esse cambio traseiro parece q ta gritando, ta muito esticado isso nao?



Quando diminuí a corrente por sugestão de um mecânico especializado pela própria Shimano também achei, mas além de melhorar o funcionamento, diminuiu as pancadas da corrente no quadro.... e com o tempo comecei até a achar que ficou um visual mais legal e comecei a reparar as bikes tops e perceber que os câmbios também ficavam assim e alguns até mais esticados!!!
TSW Pro-Elite.
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Geovanek Ver Drop Down
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Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,
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furukawa Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Geovanek Geovanek Escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.
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ciclomaniaco Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ciclomaniaco Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mai 2013 as 20:24
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Rattus,

na minha bike, com a coroa de 36, realmente a corrente fica cruzado com o cassete no pinhão 36, até evito de usar. O estranho é que com a coroa de 24 e cassete no 12, o ângulo de cruzamento é menor. Quando instalei o BB (bottom bracket), nem coloquei um anel espaçador do lado direito (do pedivela) como manda o manual, ou seja, o único que precisava pus no lado esquerdo.

Creio que em outras bikes este cruzamento vai ser maior ou menor pois o comprimento do chain stay e posicionamento/tamanho do movimento central são diferentes.

De modo geral, não me atrapalha em nada o uso do pedivela duplo e vale a pena o seu uso.

Abraços.

Amigo, se vc pensar bem a coroa maior está mais próxima do cassete (pq tem o diametro maior) e isto faz com que o angulo seja maior do que se ela estiver mais longe (no caso a coroa menor).

Agora pessoal, tenho um grupo Acera, cambio dianteiro, pedivela e cambio traseiro. Será que posso tentar este transplante???

Minha relação atual é 22-32-42 e 11-34. Gostaria de colocar 24-38 ou quem sabe, especialmente se facilitar o implante, 26-38...

tenho um 29er mas somente em subidas realmente muito fortes tenho usado a 22-34. Em subidas mais corriqueiras nem passo a coroinha. fico na 32/34 ou 32/30...

Tenho tentado escalar usando marchas mais pesadas, ainda mais que não tenho tido tempo de treinar logas distancias e grandes inclinações, então to pegando pesado em circuito palha mesmo...

MAs acho totalmente desnecessário e ainda atrapalha ter 3 coroas em uma 29...

valeu
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furukawa Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Mai 2013 as 23:04
Ola,

um dos motivos de transformar o pedivela em duplo foi pela minha opção em pedalar com mais cadência e menos força. Vale a pena ler isto:

http://www.andersonbicicletas.com.br/materias/pedalada_ideal.php

Nas bikes com roda 29", acho que a maioria recomenda pedalar com mais cadência.

Conversando com amigos, chega-se a um consenso que maior cadência e menos força nos pedais reduz:
- o desgaste no sistema de transmissão (corrente, pedivela e cassete) e;
- contusões musculares.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de samuelgouvea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mai 2013 as 09:31
Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Originalmente Postado por Geovanek Geovanek Escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


furukawa,

quer dizer então que a coroa de 36t funfou legal?

eu tenho uma caloi 29er 2012, e tinha interesse em retirar a 44 e a 32 e colocar uma 36... mantendo tudo o mais inalterado - basicamente experimentação mesmo...

creio que a maior diferença entre coroas dianteiras pro cambio original seja 14t...


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wagon Ver Drop Down
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Originalmente Postado por samuelgouvea samuelgouvea Escreveu:

Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

Originalmente Postado por Geovanek Geovanek Escreveu:

Tem um colega usando 22x40.... só que ta caindo a corrente agora qd faz trocas bruscas,


Isto que você citou deve ser um par de coroas 40-22.

Normalmente, nos manuais de câmbio dianteiro da Shimano, existe a limitação na diferença de coroas que o câmbio permite mudança de marcha. Esta diferença é de 14 dentes.

Em todo caso, se seu sistema funciona com coroas 40-22, as mudanças de marcha devem ser feitas com BAIXO GIRO do pedivela.

Outro dia estive numa loja mostrando meu pedivela 36-24 e eles ficaram surpreso com o bom funcionamento. Eles comentaram que tem clientes que reclamam da corrente escapar nas mudanças de marcha nos pedivelas duplos originais de fábrica.


furukawa,

quer dizer então que a coroa de 36t funfou legal?

eu tenho uma caloi 29er 2012, e tinha interesse em retirar a 44 e a 32 e colocar uma 36... mantendo tudo o mais inalterado - basicamente experimentação mesmo...

creio que a maior diferença entre coroas dianteiras pro cambio original seja 14t...


Samuel, a relação 36/22 vai ficar legal se você anda mais em trilhas e encara grandes subidas, agora se você anda mais em estradões e asfalto, ela vai deixar um pouco a desejar, pois vai faltar velocidade final...
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furukawa Ver Drop Down
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pois é:

toda relação de marchas vai gerar muita discussão.

Para meu tipo de uso urbano, eventuais trilhas, cadência média de 85 a 90 pedaladas por minuto e velocidade média de 23 a 26 km/h, o pedivela duplo 36-24 está muito bom. Como já havia dito antes, realmente a coroa de 36 fica curta para descidas mas no plano chego à 47 km/h.

Ainda não chegou meu cassete 11-34 de 9 marchas para fazer um teste. Vou usar a sugestão do Passabão de misturar os pinhão e fazer um cassete 11-36.
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wagon Ver Drop Down
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Originalmente Postado por furukawa furukawa Escreveu:

pois é:

toda relação de marchas vai gerar muita discussão.

Para meu tipo de uso urbano, eventuais trilhas, cadência média de 85 a 90 pedaladas por minuto e velocidade média de 23 a 26 km/h, o pedivela duplo 36-24 está muito bom. Como já havia dito antes, realmente a coroa de 36 fica curta para descidas mas no plano chego à 47 km/h.

Ainda não chegou meu cassete 11-34 de 9 marchas para fazer um teste. Vou usar a sugestão do Passabão de misturar os pinhão e fazer um cassete 11-36.
Furukawa, com o cassete 11-34 vai ficar muito bom, creio que não há necessidade de colocar o cassete de 36 dente pois vai ficar muito leve, da uma olhada nessa tabela que eu fiz e compara com a relação 38/24 11-36 10v que é a minha relação, fica quase igual...
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jlv.vargas Ver Drop Down
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Pessoal, montei minha 29", venzo Scud igual ao do Passabão, porém preto e branco, já tinha 30 marchas, só que com pedevela Deore ( 22x32x44 ), queria colocar 24x36, alguém sabe se essa coroa é boa? http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=28192 tem um baixo custo e visual muito legal, vi alguns anuncios no Mercado Livre e diz que troca legal mesmo não sendo index, será que isso é verdade? 
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