Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central - tamanho do pedivela
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central - tamanho do pedivela

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central - tamanho do pedivela
    Postado: 10 Out 2013 as 15:48
Galera, seguinte. Sofro com dores no joelho. Já fiz um bikefit Retul com o colega forista Gaspar e a bike está ajustada. O único porém é o tamanho do braço do pedivela. Tenho 1,81 e 84cm de cavalo. Os trajetos dos joelhos, registrados pelo Retul são os seguintes:

Joelhos DIREITO e ESQUERDO. A dor é só no joelho esquerdo.


A dor é no joelho esquerdo. Pesquisando sobre ciclismo e problemas no joelho, encontrei outras pessoas reclamando exatamente do mesmo problema que eu tenho e algumas indicaram como causa o tamanho do pedivela, que por ser muito grande, forçava um movimento lateral do joelho.

Uso pedivela 175mm e o indicado pro meu tamanho e cavalo seria 172,5mm.

Meu pedivela é um FSA K-Force Light BB30 num grupo campy Chorus de 11v.

1) Alguém sabe se consigo trocar só os braços do pedivela? Andei pesquisando e não encontrei em lugar algum.

2) Alguém já teve esse problema e resolveu trocando o pedivela?

Pergunto pois a troca de todo o conjunto do movimento central é facada.


Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 16:18
Trocar os braços não tem como, até porque o lado direito é o próprio corpo.

O que eu acho estranho é que se a dor é só em uma das pernas, assumindo que seja isso e trocando tudo não correria o risco de complicar a outra? Porque será que apenas 2,5mm vão resolver o problema?
Olhando as imagens e assumindo que as duas linhas mais fortes sejam os caminhos de subida e descida, me parece que estão mais constantes que os da perna direita. E imaginando que uma única linha seja a perfeição, parece que sua perna esquerda tem uma tendência maior a fazer um jogo lateral de uma das articulações, joelho ou tornozelo durante o movimento.

O que o profissional recomendou? Porque sei que tem lugares com o Retul onde o "fitter" recomenda trocar a pedivela pra que fique corretamente ajustado, e se tem que trocar a peça por uma menor não está corretamente ajustado. Ou então, se ele não recomenda e é uma opinião sua que talvez melhore, o que ele disse?
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2013 as 16:28
Não temos uma opinião formada quanto a isso. Estamos pesquisando essa dor. Se vc reparar no joelho esquerdo, ele faz movimento de uma rosquinha (meio é quase em branco), enquanto o direito trabalha mais alinhado.

De qq maneira não são apenas 2.5mm, pois além dos 2.5mm, tem a altura do taco, o solado da sapatilha etc. Somar tudo isso da mais de 1cm além do recomendado. Se considerar q o joelho já tá apertado no espaço e por isso tem q compensar lateralmente pra poder dar a pedalada, qq mm já muda tudo.

To pesquisando. Um artigo da Bike Dynamics alerta que diminuir 5mm no pedivela e modificar 5mm na altura do selim não é a mesma coisa, pois tem quem diga q essa diferença vc compensa na altura do selim e não é.

No topo do pedivela vc até consegue compensar na altura do selim, mas ai tem q ficar de "ponta de pé " pra dar a pedala quando o pedal tiver em baixo.

Abrindo muito o ângulo do tornozelo, vc naturalmente muda as forças aplicadas no joelho. De qq maneira é uma droga! ahahaha

O artigo:

http://bikedynamics.co.uk/FitGuidecranks.htm


Editado por Zenbr - 10 Out 2013 as 16:28
Voltar ao Topo
GBarbosa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Jun 2013
pe
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GBarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 13:11
Oi, qual o pedal que estas usando?
qual a cor do taco?
o taco e novo?
pergunto isso porque já tive problemas assim e era o taco,
usava o preto e troquei para o cinza no caso pedal look.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 14:34
é um Look Keo Easy. Agora a cor do taco dele não lembro, mas creio que seja o 'padrão'.
Voltar ao Topo
Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2013 as 16:18
É o cinza com 6o de flutuação.

Mas o problema não é o pedal! Pelo que andei lendo no bikedynamics, tudo leva a crer que seja o tamanho do pedivela.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X