Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central SHIMANO - Diferenças
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central SHIMANO - Diferenças

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JASilveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
RJ
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JASilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central SHIMANO - Diferenças
    Postado: 23 Jun 2013 as 21:07
Olá a todos.

Sou novo no fórum e estou começando a me interessar por bikes.
Estou dando uns UPs numa Caloi 100 e tenho lido muito a respeito. Uma das dúvidas que encontrei é sobre a diferença entre os movimentos centrais Shimano BB UN26, existe o UN26, UN26-K, UN26-E, etc.
Alguém saberia explicar as diferenças?

Abs
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2013 as 23:09
basicamente o "tamanho" do eixo. O normal nessa bike seria 117mm ou 122mm
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
JASilveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
RJ
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JASilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2013 as 23:34
TFHG,

troquei o pedivela original por um FC-M311 48x38x28. O eixo original tinha 117mm, mas no site, a Shimano recomenda o movimento central BB-UN26-K de 123mm.
Coloquei um BB-UN26 de 122,5mm e notei que o chainline ficou com 50mm como recomenda o site, mas o espaço entre o pedivela esquerdo e a caixa de pedal ficou um pouco maior.
A minha dúvida é pq existe muitas variações desse movimento central, como por ex. o 26-K, 26-E, ambos com medidas de 110, 113, 117, etc
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2013 as 23:42
O BB UN26é o tipo de movimento central. É o de ponta quadrada. As opções de tamanho existem pq vários modelos de pedivela utilizam esse mesmo tipo de MC, e alguns precisam de 110mm, outros 113mm e assim por diante. E as letras representam esses tamanhos diversos, salvo engano.


KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
JASilveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
RJ
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JASilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2013 as 00:01
Acho que a letra não tem a ver com o tamanho, é outra coisa que não sei o que é... rsrs

Veja:

http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/EV/bikecomponents/BB/EV-BB-UN26-2438A_v1_m56577569830694234.pdf
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 15:14
quanto a LETRA, digo que:

os  movimentos centrais que tem K, são projetados para usar em bicicletas que possuem cobre corrente, aqueles protetores de metal que vão presos no quadro parafusado, manja?

o sem K para uso com pedivela normal, tipo MTB.

O com E nem sei...Shocked
Voltar ao Topo
Jonas123 Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mai 2013
Ceara
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonas123 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 15:48
Queria aproveitar a pergunta e fazer uma também.

Comprei uma gt agressor, e ela veio com o pedivela sunrece, queria colocar simiano, junto com uma corrente apropriada. Qual vocês me indicam e quantos mm e este movimento central.

Grato
Voltar ao Topo
lucasfiebig Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2015
Brasil
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasfiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 22:36
Originalmente postado por JASilveira JASilveira escreveu:

TFHG,

troquei o pedivela original por um FC-M311 48x38x28. O eixo original tinha 117mm, mas no site, a Shimano recomenda o movimento central BB-UN26-K de 123mm.
Coloquei um BB-UN26 de 122,5mm e notei que o chainline ficou com 50mm como recomenda o site, mas o espaço entre o pedivela esquerdo e a caixa de pedal ficou um pouco maior.
A minha dúvida é pq existe muitas variações desse movimento central, como por ex. o 26-K, 26-E, ambos com medidas de 110, 113, 117, etc



Qual medida você utilizou?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X