Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento Central HollowTech ou Comum?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento Central HollowTech ou Comum?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento Central HollowTech ou Comum?
    Postado: 15 Jul 2018 as 20:33
Pessoal seguinte estou na dúvida sobre qual movimento central comprar para minha bike, estou montando uma híbrida e cheguei agora na parte da transmissão vou montar um pedivela 22/32/44 mas aí surgiu a dúvida vou de HollowTech ou central comum roletado esse convencionais tipo Neco da vida?
Rodo cerca de 120km por semana será que o custo realmente compensa?
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2018 as 21:37
movimento central é decorrente da pedivela, uma pedivela ponta quadrada só aceita centrais de ponta quadrada e por ai vai.

o melhor custo benefício é pegar um conjunto pedivela central selado ponta quadrada (talvez octalink, mas em geral é mais caro) de qualidade, prefira shimano neste caso 
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2018 as 23:15
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

movimento central é decorrente da pedivela, uma pedivela ponta quadrada só aceita centrais de ponta quadrada e por ai vai.

o melhor custo benefício é pegar um conjunto pedivela central selado ponta quadrada (talvez octalink, mas em geral é mais caro) de qualidade, prefira shimano neste caso 

Há sim esqueci de mencionar esse detalhe, na verdade quando se trata de movimento central o pedivela sempre vem acompanhado também e nesse caso a minha comparação também leva em conta esse detalhe.
Vi em outros sites que existem benefícios sobre o sistema hollowtech por conta desse ser uma evolução dos outros, levando vantagem sobre peso, desgaste da ponta quadrada, rolamentos maiores, etc.
Mas diante disso penso assim será que realmente vale a pena tanto investimento assim para uso intermediário como é meu caso, porque se levarmos em conta o preço a brincadeira fica salgada dependendo do que vai se usar.
Estava cotando algumas peças e não cotei Shimano porque ai fica ainda mais caro, mas uma pedivela boa com sistema Hollowtech + movimento central, sai em média R$300,00 partindo para o movimento central selado de rolamento NECO + Pedivela sai mais ou menos uns R$150,00....
Vi relatos de Neco durarem bastante tempo em uso moderado tipo uns 2 anos e Chin Haur que tem melhor qualidade em uso até severo durarem cerca de 5 anos....
Chin Haur da pra encontrar por uns R$70 pela internet...e Neco uns R$30
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 05:03
Fuja desses Neco... Quem disse que em uso moderado eles aguentam, deve ser o tipo de pessoa que se esconde na sombra do fio de energia, e que compra pão a duas quadras de casa, girando feito ventilador...

Eu faço um uso moderado da bike, e nunca consegui fazer um square Shimano, durar mais que um ano e meio... Sou um cara magro, mas pela altura o peso vem estou com 87 a alguns anos já. Nem um exímio girador - sou mais de ir na força, que na técnica.

Esses fatores implicam muito na durabilidade. Hollowtech compensa, porque é bem provável que tu não vá trocar de pedivela e movimento central, enquanto tiver a bike, mas o custo imediato é bem alto sim.

Por mais clichê que pareça, qualquer marca genérica ou nem tão genérica, nas linhas intermediárias, visando o custo da peça, e sua durabilidade, a Shimano é ainda superior as demais. Poderíamos sim ter outras, mas parece que ninguém quer bater de frente, e importar Sram, OneBox, Truvativ, FSA e demais... As peças que chegam, geralmente são as top de linha, a preços proibitivos.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 07:52
https://youtu.be/G1YWO8vGvuE

Por peso vale, por confiabilidade vale mas por durabilidade é quase a mesma coisa quando se observam os custos, fora que como todo mundo prefere integrado o octalink e o ponta quadrada às vezes entram em promoção... mesmo assim eu pessoalmente uso integrado nas minhas duas bicicletas tanto pela confiabilidade como pelo visual (holowtech, Deus sabe como escrever isso)

Como o colega falou se você for pesado o eixo integrado dura uma vida, tem um meu que já vai pra 15000 km só fazendo manutenção básica

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 10:13
Hollow (de oco) tec (de tecnology, aka tecnologia) axle (eixo)...
Literalmente, tecnologia oca, se referindo ao tipo de eixo...

Em números, o square custa 35 reais... É uma solução bem paliativa, mas funcional! Eu por exemplo, tenho muitos periféricos e peças ainda faltando, como roupas, caramanhola decente ou mochila de hidratação (altamente inclinado), uma luz traseira para a bike, câmbios e passadors, manetes mais confortáveis, e uma suspensão ou garfo rígido decente...
Se eu trocar para Hollowtech, a troca implica em movimento central, pedivela, e talvez coroas. Isso estoura seus 400 reais. É uma troca meio inexpressiva, diante da situação que eu estou. Para mim ir tocando com square, eu gasto 1/11 desse valor... Compensa ir empurrando com a barriga, e adiar essa troca...

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 12:37
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Fuja desses Neco... Quem disse que em uso moderado eles aguentam, deve ser o tipo de pessoa que se esconde na sombra do fio de energia, e que compra pão a duas quadras de casa, girando feito ventilador...

Eu faço um uso moderado da bike, e nunca consegui fazer um square Shimano, durar mais que um ano e meio... Sou um cara magro, mas pela altura o peso vem estou com 87 a alguns anos já. Nem um exímio girador - sou mais de ir na força, que na técnica.

Esses fatores implicam muito na durabilidade. Hollowtech compensa, porque é bem provável que tu não vá trocar de pedivela e movimento central, enquanto tiver a bike, mas o custo imediato é bem alto sim.

Por mais clichê que pareça, qualquer marca genérica ou nem tão genérica, nas linhas intermediárias, visando o custo da peça, e sua durabilidade, a Shimano é ainda superior as demais. Poderíamos sim ter outras, mas parece que ninguém quer bater de frente, e importar Sram, OneBox, Truvativ, FSA e demais... As peças que chegam, geralmente são as top de linha, a preços proibitivos.


Bem interessante a sua colocação eu particularmente sou bem leve cerca de 65kg e 1,72mts então normalmente os componentes não se gastam assim com tanta rapidez estou montando minha hibrida e em paralelo só pra se ter uma idéia uso uma Bike Zuada....com peças made in Taiwan que nem sei quantos anos tem porque minha esposa pegou usada em um rolo que fez com uma piscina das crianças que não usavamos mais.... mas ela tem aguentado bem....já tem até férias no pedivela nem é mais folga...kkkkk
Rodo como ele cerca de 120 km por semana.....pneu Slick aros convencionais....18 marchas freios Cantilever de Nylon.....é uma bike que concerteza foi comprada em Hipermercado.....Quadro Pesado....Afff Veio com uma Suspensão Dianteira TRavada...kkkkkkk
Tirei e pedi pra colocar um Garfo Rigido ai o camarada colocou um Usado mesmo que está Torto...kkkkkkk
Mas ela é valente viu, ainda vai receber peças novas e será reformada para servir para ir pro meu trabalho, todos os dias cerca de 3km

Segue meu Strava todos os pedais feitos com ela....
http://www.strava.com/athletes/31922939 - http://www.strava.com/athletes/31922939


Voltar ao Topo
edsonnota1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2018
Mogi - Guaçu
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edsonnota1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 12:52
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

https://youtu.be/G1YWO8vGvuE - https://youtu.be/G1YWO8vGvuE

Por peso vale, por confiabilidade vale mas por durabilidade é quase a mesma coisa quando se observam os custos, fora que como todo mundo prefere integrado o octalink e o ponta quadrada às vezes entram em promoção... mesmo assim eu pessoalmente uso integrado nas minhas duas bicicletas tanto pela confiabilidade como pelo visual (holowtech, Deus sabe como escrever isso)

Como o colega falou se você for pesado o eixo integrado dura uma vida, tem um meu que já vai pra 15000 km só fazendo manutenção básica



Vi o vídeo e achei bem interessante eu como não tenho experiência com nenhum dos modelos somente o que a minha Bike está que por falar nisso tem Férias e nem mais folga é....kkkkkk inclusive acho que são aqueles de 3 partes...básicão mesmo tenho até que ir na bicicletaria falar pra ele trocar ele...começou a ficar ruim de colocar na terceira coroa de tanto que ele deu folga e a corrente fica caindo para entrar.....um saco....
Acho que primeiramente vou no ponta quadrada mesmo pelo custo assim dependendo se eu ver que para meu uso ele começar a apresentar folgas com pouco tempo 6 meses sei lá ou menos ai é colocar os integrados da vida....
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 16:58
A questão é que existe uma evolução...

Square gastava o pedivela se solto, e o eixo era fino, com muitas quebras. Thumbs Down

Lançaram o Octalink V1, que solucionou esses problemas, com um eixo mais grosso, e um encaixe diferente. No entanto, ainda haviam algumas quebras, e desgastes do pedivela... Ouch

Então veio o Octalink V2, com entalhes maiores, eixo mais grosso, e um parafuso mais fino. Porém, ainda haviam alguns problemas. Porém, com eixo mais grosso, o sistema todo pesava bem mais, e as esferas precisavam ser menores, assim desgastavam mais rápido... Dead

Veio então o Hollowtech I, que basicamente é um Octalink de eixo oco (derrr LOL). Continuava o problema do desgaste...

Então, lançaram o Hollowtech II, em que trouxeram as esferas pra fora do tubo da bike, e assim puderam usar um eixo ainda mais grosso, com esferas ainda maiores. E finalmente o pedivela integrado ao eixo.

Vieram os sistemas mais recentes, onde o tubo do movimento central tem maior diâmetro, e o rolamento é novamente interno, assim como nas caixas de direção semi-integrada e integrada. Continuando com eixo integrado ao pedivela.
Não sei dizer qual pode ser o benefício disso. Talvez maior rigidez do conjunto...?
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2018 as 17:12
A tecnologia "hollowtech" não tem originalmente nada a ver com o eixo, e sim com  o tipo de construção do braço do pedivela em si, que usa uma técnica que de construção que o torna oco,gerando leveza e ao mesmo tempo muita rigidez.... Já havia hollowtech no octalink como disseram, o eixo de oco não tinha nada...
Depois com a adição do eixo integrado passou a chamar hollowtech II...Mas os pedivelas deore por exemplo, podem ser até chamados assim mas em lado nenhum tá escrito isto, até porque os braços não são ocos...
Voltar ao Topo
Viviano Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Viviano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2020 as 14:16
Então vai depender do que vai fazer com a bicicleta e o movimento central neco é muito bom dura bastante, estou com a bike a dois meses trabalhando com entrega de ifood, pega bastante subida e bastante via irregular, a opinião é de cada um mais sempre tive bicicleta de peças simples e baratas mais que nunca mim deixaram na mão, e se deixar um dia eu mesmo concerto, não sou mecânico mais entendo o suficiente pra fazer manutenção reparo e substituição de qualquer item ou peça, voltando ao assunto do movimento central neco é uma peça de boa qualidade os rolamentos talvez não seja dos melhores mais dura bastante, quando vier apresentar folga ja vai ter rodado bastante, e o bom de tudo é que não precisa investir muito com outras peças porque se muda o movimento para outro modelo como octalink tem que trocar o conjunto inteiro e o investimento é muito alto. lembrando o que citei vale para bicicletas simples de passeio diário e uso urbano porque até então o movimento central neco é de ponta quadrada, o pé de vela tem que ser para ponta quadrada também.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X