| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Movimento Central Hollowtech II MTB em Road
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento Central Hollowtech II MTB em Road

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:3273
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunoleite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Movimento Central Hollowtech II MTB em Road
    Enviado: 15 Mar 2014 as 18:01
Olá a todos. Hoje, pela primeira vez, resolvi fazer um passo-a-passo das manutenções que faço em casa.

Há algum tempo venho sofrendo com problemas no Movimento Central da minha Caloi Strada 2012. Não sei a origem exata do problema - se eu encharco demais a bicicleta na hora de lavar, se a chuva acumula dentro do quadro - fato é que os rolamentos sempre acabam moídos e com a graxa com a característica de contaminação por água (aspecto leitoso).

Pois bem. Havia comprado o Movimento Central mais barato que encontrei em uma viagem que fiz. Foi um Shimano SM-BB51, rosca inglesa, Hollowtech II. Os vendedores me garantiram que seria compatível com meu grupo Tiagra 4600 2x10v.




Nota importante: há diferenças no Movimento Central caso o pedivela seja duplo ou triplo. Seja, Road ou MTB, há uma série de combinações de espaçadores a serem colocados entre o quadro e o Movimento Central. Fique atento.

Como os rolamentos do meu Movimento Central Tiagra já haviam sido substituídos (farei um tutorial sobre isso futuramente) e estavam novamente roncando, achei que era a hora de tentar a sorte com esse Movimento Central de MTB.

Fiz uma breve pesquisa na internet e há muita informação desencontrada. Alguns atestam que há diferenças e outros que não há diferença nenhuma entre os modelos de MTB x Road. A única informação fidedigna que encontrei foi  no http://velonews.competitor.com/2009/09/news/road/technical-faq-shimano-road-and-mountain-bottom-bracket-compatibility_100803, onde o cara que escreve os artigos havia atestado que todos são iguais e um representante da Shimano esclareceu que existem pequenas diferenças, sem entrar em detalhes. Mas, o cara deu uma dica importante: os de Road são mais largos.

Com essas informações, a primeira coisa que fiz foi medir a largura total do Movimento Central da minha bicicleta, com os copinhos Tiagra instalados. Essa medida deu 90mm.



Com isso, o próximo passo foi retirar o Movimento Central velho e instalar o novo, de MTB. A medida resultante foi de 88mm.

Pois bem. Outro detalhe importante entre MTB e Road é a largura do quadro no Movimento Central. Em Road com rosca inglesa a medida padrão é 68mm. Em MTB é de 73mm.
O conjunto do Movimento Central é composto basicamente por 3 elementos: os copinhos e um tubo de plástico que os conecta (alguns, no caso do de MTB, vem com uma série de espaçadores de espessuras diferentes). Esse tubinho diminui o contato da água que entra pelo quadro com os rolamentos, portanto é bem importante.

O tubinho plástico de MTB é mais comprido que o de Road, portanto tive de usar o antigo, mas troquei os o-rings pra ter uma boa vedação.



A diferença de 2mm na largura total é justamente nos copinhos. O Road tem 11mm, enquanto o de MTB tem 10mm. A prova real: 68mm do quadro + 2 copinhos de 11mm = 90mm.



Nesse ponto, tive uma pequena dificuldade. Os espaçadores que vieram junto com o Movimento Central de MTB foram: 1 de 1mm, 1 de 2mm e 2 de 3mm.



O ideal era utilizar um espaçador de 1mm de cada lado, mas infelizmente não tinha espaçadores pra tanto. Optei por usar o de 2mm do lado direito (das coroas), e ter o chainline 1mm pra fora, do que 1mm pra dentro. Ainda não sei bem qual será o efeito disso. Caso alguém tenha um espaçador de 1mm pra doar, eu aceito.

Ao final, retirei o copinho direito, inseri nele o tubinho plástico e o espaçador de 2mm e montei tudo.




Assim que testar a bicicleta, adiciono mais comentários.
















Editado por brunoleite - 15 Mar 2014 as 18:03
Voltar para o topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Desconectado
Mensagens:3615
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lafon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2014 as 18:18
Caramba! É raro encontrar alguém que consegue estragar o movimento central tantas vezes. No seu caso seria mais interessante investir em um movimento central que aceita troca de rolamentos, tipo um RaceFace com revestimento de Ti. Você sabe que se deve fazer a revisão dos rolamentos sempre que molhar, né?




Editado por lafon - 15 Mar 2014 as 18:22
Voltar para o topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:3273
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de brunoleite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2014 as 18:24
Pois é, mas isso ainda seria remediar. Queria solucionar a questão da água que entra no quadro. Coloquei um o-ring no canote e tb fecho com fita isolante o rasgo ali de onde se prende o canote. Ajudou, mas não resolveu.
Voltar para o topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Desconectado
Mensagens:3615
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lafon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2014 as 19:17
Faz tempo que aprendi a não jogar água na bike. Se você gosta de bike sempre limpa, aprenda a lavar a seco. Água, só se for inevitável.
Voltar para o topo
Rafaeljc Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 19 Abr 2009
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:323
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafaeljc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Mar 2014 as 20:29
Hoje, descendo a serra percebi barulho no MC... igual ao seu vídeo Cry

a uma semana peguei chuva com a bike e nem limpeza fiz depois... secou no quartinho/oficina, agora pelo jeito preciso comprar um pressfit.
Voltar para o topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 20 Out 2005
Itu - SP
Desconectado
Mensagens:9325
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alessandro_sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2014 as 15:00
Esse 1mm de chainline pra fora muito provavelmente não vai te causar qq problema, no máximo pedir um pouquinho mais de tensão no cabo do câmbio dianteiro e talvez um ajustezinho nos limitadores.

E melhor mais longe do que mais perto mesmo...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2014 as 15:05
Acho que o problema nem é lavagem, é o tempo CUritibano mesmo, com chuva, garoa, ou coisa parecida em 75% dos dias do ano.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Desconectado
Mensagens:680
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de vladbarra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2014 as 16:41
Eu faço um bike cleaner Gheto, que eu mesmo desenvolvi e dá resultados supimpasThumbs Up

Uso um borrifador de plantas, daqueles que vende em qualquer mercado:
uso como medida um copo de requeijão(usado e vazio...)
coloco 2 dedos de veja multiuso
um dedo de detergente neutro
e um copo de água.

Quando chego com a bike mesmo em dias de chuva que ela fica toda cagada, eu borrifo nas partes e espero uns 15 segundos e vou passando pano úmido para restirar a sujeira e não deixar escorrer para as partes que contém rolamentos.
Vou limpando o pano em um balde com água, torço, e torno a passar na bike.
Assim  até hoje nunca tive problemas com a limpeza e a bike fica jóia.
Voltar para o topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Desconectado
Mensagens:4568
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RaulRockSeixas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2014 as 17:23
Acho que o quadro é que não ajuda. A specialized por exemplo pode mergulhar na água que não entra nada no movimento central.  A trek tem um furo na parte de baixo, é só passar um papel contact q já fica selado.
Agora, algumas bikes deixam entrar água por cima, acho que esse é maior problema... pelo menos eu troco o movimento central de vez em nunca, é raro mesmo.

Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar para o topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:3273
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de brunoleite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2014 as 18:49
Eu lavo minha corrente da seguinte maneira, usando o limão com detergente:



E é bem verdade que dá uma boa ensopada no central. Só não sei outra maneira de lavar a corrente que molhe menos o central. Ontem por exemplo, tirei a corrente e lavei num potinho e ficou muito mal lavada. Depois que lubrifiquei, espalhou sujeira em tudo.
Voltar para o topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Desconectado
Mensagens:3615
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de lafon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mar 2014 as 19:10
Primeiramente você deve usar um lubrificante que não suje a corrente. Eu lavo a corrente fora da bike, óbvio! Com limão italiano e detergente Coccolino da Acqua & Sapone, e isso, apenas para retirar o excesso de teflon...
Voltar para o topo
Lhess Ver Drop Down

Bloqueado

Registrado: 07 Jul 2014
Cwb
Desconectado
Mensagens:4
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Lhess Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2014 as 10:38
Sou novo por aqui, muito bom o topico, agora sei a real diferença entre um MC MTB e ROAD.
Comprei um FRAME SET 29ers, com garfo rigido, e quero montar SS.

Voltar para o topo
zeca Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Mar 2004
são paulo - sp
Desconectado
Mensagens:1681
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zeca Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2014 as 15:59
Eu lavo a bike com agua e usando mangueira, é claro que com diifusor tipo chuveirinho e sem pressão e nunca tive problemas com movimento central.
Voltar para o topo
MBarreto Ver Drop Down


Registrado: 27 Fev 2014
SP
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MBarreto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Jul 2014 as 22:16
Ja vi casos da caloi não instalar todas as peças no pedivela, justamente os aneis de vedação, isso é um problema da Elite, dá uma consultada nos manuais, veja se seu PDV tem todas as peças que deveria.
Sempre que lavo bike com central integrado eu tiro eles e mando água no quadro depois remonto usando o torquimetro. Assim é certeza que a água não vai estragar os rolamentos.

Voltar para o topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Fev 2013
Americana SP
Desconectado
Mensagens:339
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de deepbluemx3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jul 2014 as 09:53
-Muito bom o tópico, tanto pelo assunto principal da montagem do MC, como das técnicas de lavagem da bike " a seco", minha  bike nova está chegando, e quando vier vou tomar essas precauções com a lavagem e os rolamentos, na minha antiga Aluminum-Altus o MC se foi rapidinho(400kms) depois que comecei a fazer trilha, e  lavá-la, com muuita água, e frequência, o mecânico disse que tinha água e muita areia no MC antigo, ele não só fazia barulho como já estava travando!... Dead
Agora aprendi!Wink


Editado por deepbluemx3 - 16 Jul 2014 as 09:56
Voltar para o topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Desconectado
Mensagens:3615
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lafon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jul 2014 as 10:07
Originalmente Postado por brunoleite brunoleite Escreveu:

Pois é, mas isso ainda seria remediar. Queria solucionar a questão da água que entra no quadro. Coloquei um o-ring no canote e tb fecho com fita isolante o rasgo ali de onde se prende o canote. Ajudou, mas não resolveu.
 
Voltar para o topo
deepbluemx3 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Fev 2013
Americana SP
Desconectado
Mensagens:339
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de deepbluemx3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jul 2014 as 10:48
Aidéia é muito boa Lafon, apesar que fica feio pra caramba Confused, e a maioria se liga muito na estética da bike né, mas deve ficar mais bonitinho dobrando as extremidades da câmara pra dentro; também nas bikes pretas deve ficar praticamente invisível...Smile

Editado por deepbluemx3 - 16 Jul 2014 as 10:51
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X