Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central e sustentabilidade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central e sustentabilidade

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fremda3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2019
justice
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fremda3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central e sustentabilidade
    Postado: 01 Jul 2019 as 15:17
Bem, ainda continuo na jornada de achar os melhores componentes pra uma cicloviagem de longa duração.
Pensando no quesito ecológico aqueles movimentos centrais de esferas (acho que se chama 'tipo bacia') dão conta do recado? Digo, pelo o que li aqui no fórum a folga deles é bem mais prematura que um selado... mas quero saber se ajustando com uma maior frequência e tendo esferas pra reposição ele pode durar muito? Ou mesmo fazendo uma revisão frequente ele teria a mesma vida que um da Shimano selado BB26 se não me engano?!

Sei que vão me falar sobre como são antigos e blá blá blá mas metais são, à minha opinião, devem ser usados de forma mais eficiente e até agora jogar um movimento central a cada 15.000 quilômetros (vou passar por estradas de terra), jogar um movimento central inteiro e trocar por um novo não me soa como algo saudável a longo prazo pra esse planetóide entorno do Sol.

valeu
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 15:33
Concordo, só trocaria o termo planetoide por redondeta, é mais adequado.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 16:46
Boa tarde colegas! Pensando em sustentabilidade saiba que enquanto vc troca um movimento central de boa qualidade vc já trocou com certeza o equivalente em peso a uns 3 movimentos central selados em bacias e esferas e o pé de vela.
Voltar ao Topo
fremda3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2019
justice
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fremda3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 17:18
Não entendi sua frase!
Disse que um (1) movimento central de qualidade dura três (3) vezes mais que um de bacia?

Aproveitando os pixels da postagem (energia) kkkk
bem, aproveitando - quando o mov. central de bacia dá folga não é só ajustar / trocar as esferas?

Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 19:20
Desculpe me, realmente ficou vaga a explicação.
Um movimento central simples geralmente vc vai ajustando mas quando a folga aparece é porque houve um desgaste das peças internas.
Voltar ao Topo
fremda3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2019
justice
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fremda3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 20:31
Legal, bem, se nenhum entendido aparecer, vou acabar por optando por um selado mesmo...
Por acaso existem movimento centrais onde dá pra fazer a manutenção quando dá jogo, trocando poucas peças e não tudo?!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:386
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 21:13
Então, só para contribuir, eu gosto mais do selado, mesmo que voce pedale com ele por uma quilometragem até ele abrir folga, se voce quiser, pode rodar mais a mesma quantidade anterior que ele aguenta de boa. Te digo isso baseado em um que tive, BB UN25, comprado em meados do ano de 2002 e rodou comigo não sei quantos km, depois abriu folga e um amigo meu que já foi mecanico em bikeshop me contou que se a folga dele não me gerasse incomodo ele "ainda rodava mais 1 milhão de quilometros". Eu estou com 1 bike vintage aqui de cromoly, e o movimento central dela é o BB UN71 de 107 mm de comprimento de eixo, eu ainda não testei p valer, mas pelo "andar da carruagem" esse ainda é mais bruto do que as outras familias de movimentos centrais de ponta quadrada.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2019 as 21:23
Originalmente postado por fremda3 fremda3 escreveu:

Legal, bem, se nenhum entendido aparecer, vou acabar por optando por um selado mesmo...
Por acaso existem movimento centrais onde dá pra fazer a manutenção quando dá jogo, trocando poucas peças e não tudo?!


se vai para ciclotur e tem essa preoxupacao ecologica, eu iria de mov central/pedivela integrado do tipo hollowteck
eles tem os rolamentos selados mas que podem ser facilmente trocados quando estragam.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 13:37
Cara, cicloturismo pra min tem uma premissa básica: Componentes que qualquer oficina de esquina tenha disponível. Ou seja, ter que procurar rolamentos de um hollowtech numa cidade pequena, será a desgraça de sua cicloviagem!

Em resumo, central de bacia e esfera, se revisado antes de sair de viagem, tenho 100% de certeza que não te deixará na mão! Nem será necessário ajuste de folga durante a viagem! Já centrais de rolamento, não há como revisar (tirar a vedação para lubrificar compromete a mesma, perdendo sua eficiência).

No fim das contas, eu usaria um shimano UN BB-26. Selado e sistema de bacia e esferas. Dificilmente terá problemas com este componente.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 13:39
Quanto a sua preocupação ecológica, desencana! No Brasil não se joga nada de metal na natureza, praticamente TUDO é reciclado. O nosso grande problema são os plásticos
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 14:49
ciclotur com mov central de bacia e suicidio!
essa premissa que tem que encontrar as pecas em qualquer lugar tambem nao existe....
soldar quadro entao...maior lorota.

eu tenho quadros de cromoly triple butted que sao tao finos no meio que se ferrar ali, so um artesao de quadros.consegue arrumar sem destruir os tubos.
se quebrar alguma coisa importante que voce nao consegue consertar nao tem jeito, vai ter que pegar onibus para comprar a peca, ou mandar trazer de alguma capital...
ou voce vai trocar as suas rodas mavic por rodas de barraforte?

vai usar shimano sis?

roda livre regina de 5velocidades?

freios diacompe?


a melhor coisa e ir com pecas resistentes e confiaveis.

no caso dos mov centrais, o integrado e o que se conserta mais facil, voce mesmo faz e quase nao tem sujeira...

sem contar que com um pedivela hollowtec voce economiza quase 1 quilo de peso na bike!
quero ver abrir um mov central de bacia e esferas na estrada, abrir e perder 1 esfera....nao vai achar nenhuma igual...

Editado por christianmdt - 02 Jul 2019 as 14:54
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 15:27
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

ciclotur com mov central de bacia e suicidio!
essa premissa que tem que encontrar as pecas em qualquer lugar tambem nao existe....
soldar quadro entao...maior lorota.

eu tenho quadros de cromoly triple butted que sao tao finos no meio que se ferrar ali, so um artesao de quadros.consegue arrumar sem destruir os tubos.
se quebrar alguma coisa importante que voce nao consegue consertar nao tem jeito, vai ter que pegar onibus para comprar a peca, ou mandar trazer de alguma capital...
ou voce vai trocar as suas rodas mavic por rodas de barraforte?

vai usar shimano sis?

roda livre regina de 5velocidades?

freios diacompe?


a melhor coisa e ir com pecas resistentes e confiaveis.

no caso dos mov centrais, o integrado e o que se conserta mais facil, voce mesmo faz e quase nao tem sujeira...

sem contar que com um pedivela hollowtec voce economiza quase 1 quilo de peso na bike!
quero ver abrir um mov central de bacia e esferas na estrada, abrir e perder 1 esfera....nao vai achar nenhuma igual...

concordo plenamente, limpar rolamentos selados não é um monstro e aumenta a durabilidade, e quando o rolamento começa a dar folga, ainda roda muito...
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 15:28
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Cara, cicloturismo pra min tem uma premissa básica: Componentes que qualquer oficina de esquina tenha disponível. Ou seja, ter que procurar rolamentos de um hollowtech numa cidade pequena, será a desgraça de sua cicloviagem!

Em resumo, central de bacia e esfera, se revisado antes de sair de viagem, tenho 100% de certeza que não te deixará na mão! Nem será necessário ajuste de folga durante a viagem! Já centrais de rolamento, não há como revisar (tirar a vedação para lubrificar compromete a mesma, perdendo sua eficiência).

No fim das contas, eu usaria um shimano UN BB-26. Selado e sistema de bacia e esferas. Dificilmente terá problemas com este componente.

discordarei um pouco, se for ir muito basico, vai ter que achar bicicletaria em muita esquina o tempo todo.. minha opinião.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 15:53
Tem 2 problemas no meu ver nas bacias e esferas do mov. Central. Primeiro problema a qualidade das bacias e esferas de hoje e segundo problema o maior gasto de energia com esse movimento mais antigo. Só o menor consumo de feijão com arroz que um central selado proporciona já é mais ecológico que o mov de bacias e esferas.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 17:00
É só ler a resposta meu amigo, não sugeri o cara rodar uma cicloviagem de 2mil km com central neco... Sugeri um BB-26, que conforme relatos de todo mundo que usa, dura uma eternidade... E sim, é de bacia e esfera, assim como as melhores rodas shimano!
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 17:51
Continuando... minha resposta ao AUTOR DO TÓPICO, central que nao é selado entra muita sujeira dentro. Falou em pegar estrada de chao, pó e barro costuma penetrar nesses movimentos que nao sao selados. VAI FAZER MANUTENCAO TODA HORA, Acho que nao vale a pena.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X