Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento Central da Peugeot 10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento Central da Peugeot 10

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento Central da Peugeot 10
    Postado: 02 Set 2013 as 22:34
Olá pessoal, recentemente comprei uma Peugeot 10 que pretendo restaurar. Ela está com alguns pontos de ferrugem, algum dono anterior não a tratou bem Cry

De qualquer jeito, observando com calma a caixa do movimento central (além de alguma ferrugem), vi que ela não possui rosca nenhuma. As Peugeot 10 não tinham rosca na caixa do mov. central mesmo? Que tipo de movimento central se adapta a ela então?

E outra pergunta: Vou retirar toda a tinta e ferrugem dela, com Quimox/Ferrox para o exterior e PCF para o interior dos tubos. Na caixa do mov. central há algum problema em usar algum desses produtos? O Ferrox/Quimox só fosfatiza a ferrugem, mas o PCF a transforma em primer. Qual o mais adequado?
Voltar ao Topo
gtogo Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2012
Goiania
Offline
Mensagens:392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtogo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2013 as 08:37
peugeot 10 tem rosca, no padrao atual da maioria das bikes, se seu quadro nao ta tao conservado assim, eu abandonaria esta reforma, pois fazer rosca ai é muito caro, tem um tal de mc salva quadros, mas acho que é fragil. Estes materiais quimicos que vc citou nao servem para tirar tinta, para isto use gel pastoso, ou lixa molhada no tiner. Fundo convertedor de ferrugem nao presta, é enganaçao falar que aquilo vira um PRIMER (me desculpa quem gosta ou algum funcionario do fabricante que ler isto)ele ate serve, mas vc tem que tirar ele quase todo na hora da pintura, pode usar palha de aço para isto (ele vira um po preto parecendo cinza, com varias particulas soltas, como vc vai mandar uma tinta de acabamento, cara, em cima de algo que nao esta aderido????) Use o ferrox só. Bom dia, Guilherme.
Voltar ao Topo
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2013 as 13:47
Gtogo, também estranhei. Pelo que senti dali, nem sinal de rosca. Vou passar o ferrox e dar uma averiguada. Se não tiver, vou procurar um salva-quadro mesmo, andei procurando aqui no fórum sobre os da YST, que estão razoavelmente baratos no ebay.

E não vou abandonar a reforma que eu sou teimoso! Tongue

Quanto à remoção, o PCF seria pro interior dos quadros mesmo. Não confio nele pro quadro de jeito nenhum, só tinha dúvidas quanto ao ferrox pra aplicar pintura depois. O removedor de tinta é outro, já comprado, pastoso mesmo.

Valeu!
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2013 as 16:50
Não te venderam uma monark 10? Posta umas fotos aí.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2013 as 11:22
Vou tirar fotos esse fim de semana, mas não acredito ser não. O quadro tem os cachimbos 'astecas', e o garfo tem 2 ilhoses pra fixação.
Voltar ao Topo
Braun Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Ago 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Braun Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 14:30
Seria bom medir com a régua mesmo o diametro do "buraco" do movimento central. Se não estou falando besteira, o da peugeot 10 tradicional utiliza movimento central rosca ingleza (1,37 inch  24 tpi)o que dá aprox. 34,6 mm. O rosca Italiana é aprox. 36mm e o movimento central scandinavo da monark 10 tem diametro de 45 mm. Estes parecem ser os movimentos centrais mais "comuns" nas bicicletas dos anos 70 e 80 no Brasil. Pesquisando no Google há inúmeros outros modelos, como o Bayliss Willey (que também não utiliza rosca).
Neste link tem as descrições e no final da pagina as medidas de cada um!
http://en.wikipedia.org/wiki/Bottom_bracket
Voltar ao Topo
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 15:55
Correção deste fim de semana: a bicicleta é uma Peugeot Turismo 3, pelos braze-ons do quadro. As Turismo 3 vinham com pedivela única, então não tinham rosca mesmo. Pra contornar isso, vi um movimento central sem rosca (não exatamente o salva-quadro falado aqui) da YST, bem recomendado no próprio fórum: www.ebay.com/itm/New-YST-MTB-Bicycle-Bike-Square-Taper-Threadless-Bottom-Bracket-68-x-119-/360564061959?pt=US_Bottom_Brackets&hash=item53f34af707

Só não sei agora o tamanho do eixo pra fechar essa questão e partir pro resto do projeto Smile
Voltar ao Topo
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 16:00
E aqui a foto do quadro (o fundo tá uma zona, mas dá pra entender) 

Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 21:53
Esse quadro é muito interessante, e creio que mais raro que os de Peugeot 10.

Mesmo que faça uma personalização, faça um esforço para não cortar nada desses suportes de cobre corrente e bagageiro.

Dá uma bela bicicleta urbana. Eu tenho um quadro de C10 que transformei numa "C5", mantive o pinhão original e instalei um pedivela único na dianteira, fabriquei cobre corrente, etc. Ficou muito boa para usar na cidade. Veja a foto abaixo.


Abraço,

Jefferson
Voltar ao Topo
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 22:29
O problema que eu estou tendo com esses suportes de cobre corrente é que ficam bem onde o cambio dianteiro fica. Estava pensando em fazer um 'misto' entre a turismo 3 e a px-50, que não chegou a vir pro brasil. O suporte do bagageiro fica, sem dúvida, mas esses três ferrolhos pra segurar o cobre-corrente que estão fervendo o juízo Confused 
Voltar ao Topo
Ampersand Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mai 2013
Niterói, RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ampersand Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 22:30
E Jefferson, sua bike está de babar! Clap
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 22:39
Originalmente postado por Ampersand Ampersand escreveu:

E aqui a foto do quadro (o fundo tá uma zona, mas dá pra entender) 



Essa bike é muito legal! Olha a espera pra trocador no top tube. Meu sonho ter uma nesse estilo pra passeio mais descompromissado.

Eu se fosse tu montava com uma relação 1x7, usando peças bonitinhas de speed e uma catraca mais moderna (mas sem perder o estilo clássico). Provavelmente teria que abrir um pouco o triângulo traseiro, mas nada que o quadro não aguente.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 22:44
Obrigado meu caro. Para o meu projeto ficar pronto, me falta chegar a mesa nitto (esta eu acho que já perdi, dois meses de espera) e um bagageiro no estilo justamente da PX50.

Veja você, tudo o que eu queria era um quadro que já tivesse os suportes de cobre corrente...

Tua ideia de se aproximar de uma PX50 é muito legal. 

Considerando que as próprias MTB's estão abandonando múltiplas coroas e voltando ao pedivela único, eu tentaria o seguinte: coloca um cassete com número maior de pinhas, de repente um megarange e preserva a coroa única, com um belo cobre corrente. Tem um tópico recente em que um colega do fórum montou uma configuração assim num quadro de Monark 10. Acabou desistindo do adaptador para central sueco pois não conseguiu um bom alinhamento da corrente.

Observa que algumas PX50 vinham com um cobre corrente, da marca Simplex, desenvolvido pra funcionar junto com o câmbio dianteiro, um luxo só!


Fonte: Velo Orange Blog.

Abraço,

Jefferson

Voltar ao Topo
JeffersonSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Rio Grande
Offline
Mensagens:181
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffersonSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2013 as 13:58
Voltar ao Topo
r_i_garcia Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar r_i_garcia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2021 as 03:00
Essa bike é suuuper rara!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X