Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - movimento central + caloi elite 10
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


movimento central + caloi elite 10

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gaugi Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2016
SALVADOR-BA
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaugi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: movimento central + caloi elite 10
    Postado: 07 Nov 2016 as 17:29
Olá galera, é meu primeiro post no forum e gostaria da ajuda de vocês. Comprei uma caloi elite 10 a 1 ano e 6 meses. Fiz vários "pedals" e nos primeiros 3-4 meses, o cambio dianterio apresentou problemas de regulagem. Fui em uma loja especializada o qual fez um regulagem normalmente, porém fui informado que a caloi as vezes instalavam movimento central de 110mm e que deveria ser de 113mm. Mas não indicaram a troca de imediato. Como estava passando a marcha normalmente, deixei de lado. Só que após 3/4/5 meses de pedal, o cambio dianteiro( apenas o dianteiro tem esse problema) apresenta o mesmo problema que antes o qual foi preciso regular novamente. Minha dúvida é, trocando o central de 110mm para 113mm como informado anteriormente, esse problema irá resolver? Tenho pedivela sram S600 22/32/42.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2016 as 19:07
3/4/5 meses me parece que desregulou por uso, qual é o cambio dianteiro?, esse ajuste de regulagem tu acaba aprendendo fazer dando umas xeretada na bike!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
gaugi Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2016
SALVADOR-BA
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaugi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2016 as 19:48
É isso, já li todo tipo de tutorial, vídeo e não consegui de jeito nenhum regular o dianteiro. Eu folguei o parafuso "L" quase saindo e mesmo assim o câmbio não puxa a corrente de jeito nenhum para cair na coroa menor. Por isso que levantei essa questão do comprimento do MVC.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2016 as 19:59
o parafuso L tu usa com o cambio solto (botão de cima no dianteiro) e ajusta até centrar a corrente na menor coroa.
o parafuso H tu usa na coroa 3 e "encosta ele pra não deixar a corrente pular pra fora dela no sentido pedal.
o ajuste de passada tu faz no regulador do passado, no sentido horário afrouxa o cabo, e anti horário estica o cabo.

os parafusos são mero limitadores do cambio, pra evitar que ele derrube a corrente pra fora das coroas (dianteiro) e pinhões (traseiro), pra efetivamente ajustar, o dianteiro é sempre no passador, e o traseiro depende do modelo, uns no passador (o meu deore 592 por exemplo) e uns no cambio (o meu tourney 55 por exemplo) e uns nos dois lados (se combinar meu tourney com o passado alivio por exemplo).

espero ter ajudado!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2016 as 20:00
se não cai na menor, tu tem que afrouxar o cabo no passador!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2016 as 20:37
O movimento central 110mm para 113mm não vai mudar as trocas de forma significativa...A diferença é muito pequena  só 1,5mm ....  Eu falo isso por experiência própria... Tenho um pedivela Alivio M430 ponta quadrada instalado na minha bike hibrida, na época eu não achei o movimento central de 113mm que era recomendado para o pedivela, porem eu acabei achando o de 110mm, como estava muito difícil de achar, eu acabei ficando com o de 110mm mesmo. Montei na bike e as trocas funcionam perfeitamente.... Ahh o motivo da dificuldade de achar o movimento central é que a minha bike usa movimento central de 73mm, sendo que a maioria é 68mm ....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2016 as 11:06
Eu tive o mesmo problema, usando um cambio deore 8v. Usava central de 118 mas a linha da corrente não ficava legal,  então troquei por 110. O cambio não conseguia passar pra coroa menor de forma satisfatória mesmo ajustado no limite do minimo. Então coloquei um central de 113 e resolvi o problema, ele fica bem próximo do minimo, mas ainda consigo ajustar o parafuso para descer um pouco mais caso seja necessário.

O melhor é soltar o cabo e regular o cambio novamente, já na posição correta. Se mesmo com o cabo ajustado no limite do minimo a trocar continuar ruim, é sinal que sua coroa está muito próxima do minimo mesmo. As vezes isso é só um sinal que a corrente está gasta, já que correntes com desgaste tem mais dificuldade na passagem de marchas. Talvez só a troca da corrente já resolva, mas no futuro é recomendável trocar o central.
Voltar ao Topo
gaugi Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2016
SALVADOR-BA
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaugi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2016 as 12:57
newhouse o que acontece é exatamente isso. mesmo ajustando o câmbio sem o cabo, ou com o cabo frouxo, o câmbio não consegue empurrar a corrente para a coroa menor de jeito nenhum. tirei algumas fotos para um melhor entedimento. o Chainline não tá alinhado pq o câmbio não está permitindo. Na foto dá para verificar que o parafuso "L" está folgado o que faz dizer que o câmbio está no limite. O que vocês acham? a foto pode está no ângulo diferente também.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 09:44
Só não consegui ver pelas fotos, o cabo tá frouxo, sem tensão? O parafuso da coroinha não seria o da esquerda na foto? Vale a pena dar uma olhada no desgaste da corrente, pq se o sistema funcionava assim antes pode ser um indicio que a corrente está gasta também.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 12:40
Nesse caso, se o cambio ficar pegando na corrente mesmo estando com o limitador no mínimo, a única solução seria partir para um movimento central com eixo mais largo como um de 118mm ...Já tentou medir a linha de corrente? Nos pedivela Shimano essa linha de corrente fica em torno de 50mm partindo do centro do cano do seatube até o meio da coroa do meio....

Eu não sei qual que é a linha de corrente correta para o Sram, mas acredito que deva ser parecida....


Editado por zex - 09 Nov 2016 as 12:42
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
gaugi Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2016
SALVADOR-BA
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaugi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 13:34
O limitador está no mínimo, sem tensão no cabo. Se eu tirar o cabo de aço e o câmbio realizar o movimento natural dele que é puxar até o quadrado, a corrente não cai de jeito nenhum. Acredito que uma troca de central maior irá resolver esse problema. Hoje irei levar na loja autorizada para verificar, agradeço a todos a atenção. Já vou munido de informações necessárias para uma tomada de decisão. Valeuu
Voltar ao Topo
sabbathbh Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Nov 2013
BH, MG
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sabbathbh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 16:40
Tive esse problema com minha Caloi Elite 10 SRAM e o mecânico falou que colocou espaçadores no movimento central. Isso foi a 1 ano e 9 meses atrás (1.600km) e realmente resolveu o problema.
Voltar ao Topo
gaugi Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2016
SALVADOR-BA
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaugi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2016 as 20:07
sabbathbh, acabei de deixar a bike na loja para manutenção e o mecânico falou que colocando de espaçadores resolvia o problema. Amanha já pego a magrela que esse feriadão vai ser puxado auhUahA
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X