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Montar rodas "extras" para asfalto na MTB 27.5

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ferreiramarlon Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ferreiramarlon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Montar rodas "extras" para asfalto na MTB 27.5
    Enviado: 20 Out 2017 as 09:39
Galera, pesquisei mas não consegui encontrar...

Quero montar um par de rodas "extras" para quando for usar apenas em asfalto, tirar as originais e por elas.
Primeiramente, vale a pena?
Troquei o cassete recentemente por um 11x42, então não precisarei comprar outro.
O custo seria as rodas completas, pneus e discos de freio.
A bike é uma Scott 760 (27.5), que é do meu pai.

O que vocês podem me recomendar/indicar para compra?

Obrigado.


Editado por ferreiramarlon - 20 Out 2017 as 09:39
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedro Cury Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 11:21
Então... eu vejo duas vantagens: você economiza o pneu e caso a roda seja muito top de competição, também tá desgastando menos ou evitando qualquer problema caso tenha alguma queda que danifique a roda.

Na parte de economizar pneu, vc também vai usar no asfalto um pneu bem mais adequado e terá um desempenho melhor, se esse for seu objetivo.

Desvantagem é que você vai ter que tirar o cassete da roda toda vez que trocar, o que não é um problema... é muito melhor do que ter que trocar os pneus toda vez que for andar. Os freios se nao me engano vão se regular sozinhos ou se seu freio permitir você faz microajustes na manete.







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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ferreiramarlon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 11:38
Obrigado Pedro, é justamente isso mesmo.

O cassete eu tenho 2, o que tirei da bike quero montar nesse par de rodas pra asfalto.

Preciso da ajuda para escolher o resto que preciso comprar, as rodas, pneus, discos de freio.. não precisa ser nada top, pode ser as de bom custo x benefício.


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newhouse Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 12:43
Se a corrente respeitar o limite de desgaste, não precisa usar sempre o mesmo cassete. Usando uma corrente boa, como as KMC, dá pra trocar uma roda pela outra direto. A unica questão é que se a corrente passar do limite de 0,75 de desgaste, o cassete que for menos usado vai começar a reclamar. Também dá pra trocar a corrente junto com a roda, correntes com missing link vc solta e colocar em poucos minutos, é bem mais pratico que sacar o cassete que dá um belo trabalho.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ferreiramarlon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 12:58
Obrigado newhouse.

Quanto a isso tá tranquilo, meu mecânico disse que dá pra fazer. Preciso só comprar as outras partes.
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edd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 13:04
Engraçado, fiz essa mesma pergunta há tempos aqui no forum, e as respostas que obtive foram uma negativa total, que não ia dar certo, que havia diferenças de uma roda para outra, não ia dar regulagem nos freios, que só daria certo se os 2 pares de rodas fossem exatamente iguais, e por aí vai, foi tanta negativa que eu acabei desistindo. agora é o contrário....

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ferreiramarlon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 13:09
edd, não sei se é o mesmo caso, mas eu quero montar um par de rodas novas, completas. Deixar as de MTB originais do jeito que estão e quando for andar em asfalto, tirar elas da bike e só colocar as novas.
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edd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 14:05
Mesma coisa, exatamente o que eu queria fazer, só tenho uma bike, queria montar 2 jogos de rodas, um p trilhas, outro p asfalto.  Acho que vou retomar o projeto.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ferreiramarlon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 14:07
Opa, então vamos descobrir juntos essa parada, kkkk

Não entendo nada de qual roda comprar, tamanho do pneu, por isso estou atrás de indicações.

Alguém pra salvar nós? kkkk
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newhouse Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 14:52
Peguei o tópico do Edd, de certa forma o pessoal tem alguma razão. Se vc usar 2 cubos iguais ou parecidos, como dois shimano por exemplo, a chance de haver diferenças é bem pequena, mas se usar cubos de marcas diferentes pode haver uma grande diferença. Eu sei por que tenho duas rodas, uma com cubo shimano e outra vzan, a shimano fica com o cassete bem mais próximo do quadro do que a vzan, quando troco de uma pra outra preciso reajustar o cambio por conta dessa diferença, não é nada de outro mundo, só dar uma boa regulada nos batentes e fazer o ajuste fino.

Mas acredito que entre cubos de uma mesma marca, dá pra trocar sem problemas fazendo apenas o ajuste fino.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ferreiramarlon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 15:07
Entendi, então a prioridade seriam cubos da mesma medida pra não haver esse "problema" de ajuste, que no meu caso seria complicado ter que ajustar por não saber.
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lemarco Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lemarco Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 15:38
Não cheguei a fazer o mesmo, mas já pensei sobre isso. Lembro que na 26 HT que tinha cheguei a testar rodas 29 com pneus 700/28 e ficavam no limite do quadro e suspensão. Numa 27,5 deve caber tranquilo, visto que diâmetro total (rodas com pneus) fica quase o mesmo. Já que é mais fácil achar pneu pra asfalto compatível com aros 29 (mesmo diâmetro dos 700) talvez seja melhor montar com aros 29 que com 27.5. 
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edd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Out 2017 as 15:48
Originalmente Postado por newhouse newhouse Escreveu:

Peguei o tópico do Edd, de certa forma o pessoal tem alguma razão. Se vc usar 2 cubos iguais ou parecidos, como dois shimano por exemplo, a chance de haver diferenças é bem pequena, mas se usar cubos de marcas diferentes pode haver uma grande diferença. Eu sei por que tenho duas rodas, uma com cubo shimano e outra vzan, a shimano fica com o cassete bem mais próximo do quadro do que a vzan, quando troco de uma pra outra preciso reajustar o cambio por conta dessa diferença, não é nada de outro mundo, só dar uma boa regulada nos batentes e fazer o ajuste fino.

Mas acredito que entre cubos de uma mesma marca, dá pra trocar sem problemas fazendo apenas o ajuste fino.

Quer dizer que o problema maior de ajuste seria no câmbio e não nos freios?

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newhouse Ver Drop Down
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No caso dos freios, como eu uso v-brake, as duas rodas foram centradas bem igual, logo quase não precisa de ajuste, no máximo um pouco a cambagem pra centrar o freio. Com freio a disco pode ser a regulagem seja maior, mas se não me engano existe um parafuso no freio a disco que permite centrar a pastilha, deve ser um ajuste fácil de fazer só demanda um pouco de tempo.

A bem da verdade, em quadros baratos como o meu a roda nunca fica 100% ajustada, só de vc tirar a roda pra trocar uma câmara furada já tira ela do lugar certo, ai precisa fazer um ajuste fino no freio e as vezes no cambio, eu me acostumei e faço isso rapidinho.
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ferreiramarlon Ver Drop Down


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Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

Não cheguei a fazer o mesmo, mas já pensei sobre isso. Lembro que na 26 HT que tinha cheguei a testar rodas 29 com pneus 700/28 e ficavam no limite do quadro e suspensão. Numa 27,5 deve caber tranquilo, visto que diâmetro total (rodas com pneus) fica quase o mesmo. Já que é mais fácil achar pneu pra asfalto compatível com aros 29 (mesmo diâmetro dos 700) talvez seja melhor montar com aros 29 que com 27.5. 

Interessante essa opção de montar roda no aro 29... será que dá mesmo?

O que vc indicaria de roda/pneu?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por edd edd Escreveu:

Quer dizer que o problema maior de ajuste seria no câmbio e não nos freios?


Supondo freios hidráulicos, na primeira freada os pistões já se ajustam as distâncias.
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edd Ver Drop Down
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OK, lá vou eu atrás de um par de rodas 26....

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lemarco Ver Drop Down
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Registrado: 28 Jun 2005
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Originalmente Postado por ferreiramarlon ferreiramarlon Escreveu:

Originalmente Postado por lemarco lemarco Escreveu:

Não cheguei a fazer o mesmo, mas já pensei sobre isso. Lembro que na 26 HT que tinha cheguei a testar rodas 29 com pneus 700/28 e ficavam no limite do quadro e suspensão. Numa 27,5 deve caber tranquilo, visto que diâmetro total (rodas com pneus) fica quase o mesmo. Já que é mais fácil achar pneu pra asfalto compatível com aros 29 (mesmo diâmetro dos 700) talvez seja melhor montar com aros 29 que com 27.5. 

Interessante essa opção de montar roda no aro 29... será que dá mesmo?

O que vc indicaria de roda/pneu?
Supondo que vc vá usar freio a disco da certo sim, desde que o quadro/suspensão aceite. Já os v-brakes sem chance.
Se vc pegar a tabela de diametro das rodas e pneus num manual de ciclocomputador dá pra ver as semelhanças nos tamanhos. Um 27,5/2.1 é bem proximo a um 700/28 se não me engano.
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