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Montando uma Cicloturismo resistente |
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cradion
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Cadastrado em: 02 Mai 2017 macapa Offline Mensagens:4 |
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Postado: 02 Mai 2017 as 13:22 |
Boa tarde Galera
Estou começando um projeto para montar uma Bike para cicloturismo do zero, a única certeza que tenho ate o momento, o quadro e o garfo serão de cromo. preciso da ajuda e dicas. vamos por partes Quero montar rodas fortes e resistentes, o peso do ciclista mais alforges, deve ultrapassar os 110kilos. A roda teria estas especificacoes, aro 26 com 36 furos para freios v-brake, pneus schwalbe marathon plus 26x175, minha duvida seria referente a marca e modelo da roda, raios e Cubo ? quero que sejam resistentes ao peso e a milhares de kilometros percorridos ? Por enquanto seria isso, vamos deixar os outros componentes para depois. obrigado carlos brito |
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_danielcorrea
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Posso estar falando bobagem, mas aros resistentes são os de Downhill. No entanto, são mais pesados que os demais.
Editado por _danielcorrea - 02 Mai 2017 as 17:03 |
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Para começar, você já tem o quadro e o garfo para este projeto? Quadros de cromoly usados são raros, muitas vezes caros e difíceis de encontrar. Seu projeto vai depender daquilo que você encontrar.
Cromoly é muito bom, mas por ser um aço muito resistente, é possível fazer um bom quadro com paredes muito finas perto de um quadro de aço carbono, onde se ganha peso e elasticidade, coisas que você deseja. Porém ele também fica mais frágil a batidas, então é preciso cuidado na compra para ele não ter amassados, principalmente de tombos. Eu tenho um quadro destes e só percebi pequenos amassados no garfo e no seat stay depois que lixei para pintar. Outro cuidado é com a ferrugem. Esse tipo de aço é mais sensível à ferrugem que o aço carbono. A ferrugem pode se instalar por baixo da pintura e se espalhar. Você só vai perceber que o quadro está enferrujando por baixo da pintura quando a tinta estufar e formar bolhas. Se for repintar o quadro, algo recomendável para um quadro que possa ter mais de 20 anos como o meu, é aplicar um fundo fosfatizante que protege o aço antes de receber o primer. Rodas resistentes dependem de 3 componentes: cubos, raios e aros. É o quadro que vai ditar o tamanho das rodas e possibilidade de outros sistemas. Se você pegar um quadro antigo de cromoly não poderá usar freios a disco, obrigando-se a usar V-Brake (se tiver os pinos boss no quadro e no garfo) ou ferradura. Dependendo do freio, você terá de escolher o cubo da roda e o tipo de aro (para freio no aro ou não). Por aqui se vê como a escolha do quadro impacta nos demais componentes. Para cicloturismo, a última coisa com que você irá querer se preocupar é com a integridade dos cubos durante a viagem. Cubos Shimano podem ser bons, mas são baseados em cônicos. Poeira, água e lama são inimigos e você não vai querer parar toda hora para mantê-los limpos e lubrificados. A opção melhor, na minha opinião, seriam cubos rolamentados, mas com um porém. Os rolamentos de todos esses cubos são de baixa qualidade para manter baixo o custo. A melhor opção é comprar os cubos avulsos, trocar de cara os rolamentos por outros de boas marcas (SKF, FAG, INA) e só então mandar montar as rodas. Já dei muita manutenção em equipamentos industriais e cansei de ver máquinas com rolamentos de boa procedência funionarem por 10, 15 anos sob intempéries antes dos rolamentos pedirem substituição. Numa bicicleta eles tendem a ter vida infinita. Para os raios recomendo dar uma olhada nos de inox. Não é só questão de não enferrujarem e serem mais bonitos. Eles são mais resistentes e modelos finos podem substituir com vantagens raios de aço carbono grossos. As rodas ficam mais fortes, mais leves e raios mais finos reduzem o arrasto aerodinâmico da roda. Nas velocidades do cicloturismo normalmente o arrasto aerodinâmico dos raios é menosprezado, mas se você vai fazer viagens de 500 km, você vai sentir a diferença no final da viagem. O aro tem hoje boas opções. Bem antigamente as rodas de bicicletas eram simples cintas de aço mantidas estáveis pelos raios da roda. Hoje existem aros de bicicleta bastante rígidos feitos com perfis de alumínio. O formato de caixa do perfil confere muito mais estabilidade ao aro que a folha simples dos aros antigos. Aqui você depende do balanceamento do desenho com a aplicação. Aros com perfil alto e largo podem ser muito resistentes, mas podem acrescentar muita massa rotativa às rodas. Acho que a VZAN informa nos catálogos dela quais os aros melhor indicados a cada aplicação. Aros com mais raios são mais resistentes, enquanto aros com menos raios são mais leves e tem menor resistência aerodinâmica. Como você está falando em montar uma bike a partir de um quadro de cromoly, acredito que você dependerá de aros 26, e as rodas mais comuns nesta medida podem ter 32 ou 36 raios. |
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cradion
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Cadastrado em: 02 Mai 2017 macapa Offline Mensagens:4 |
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Obrigado pelas respostas, _danielcorrea e Gryphon.
Bom como eu disse, a certeza e o quadro de cromo e o garfo (tenho a indicação do Igor miyamura, ja tivemos uma conversa previa) o tamanho das rodas será 26, a marca do pneu schwalbe marathon plus 26x175 e o sistema de freio que sera v-brake. minhas preocupação é contar com uma roda resistente, por isso minha pergunta sobre o aro, raios e Cubo, devido ao peso acima 110 kilos. Da marca Vzan, já li muito sobre o aro Extreme, mas ate o momento nao li nada sobre pessoas usando ele para cicloturismo, entao preciso que alguem me fale ou indique outro, que suporte grande carga e longas viajems. Cubos da marca Dtswiss ja li sobre ele, mas sao raridade no brasil. cubos Shimano vi modelos mas nao sei qual sao os indicados. Sobre os raios acho que e o menor dos problemas. obrigado |
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_danielcorrea
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Cadastrado em: 17 Nov 2016 BH-MG Offline Mensagens:733 |
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Cradion, posso estar errado, mas se eles colocam estes aros em MTB e as MTBs, de modo geral, acusam suportar 100kg, não acredito que aros sejam problemas para você, desde que sejam de parede dupla. Um extreme da vzan é uma boa pedida.
Explico Os 100Kg é o peso suportado pela bike, hipoteticamente parada. Se o cara faz trilhas, ela vai receber impactos que ultrapassarão e muito este peso. Como cicloturista estou certo que não será o seu caso sair dando saltos por aí.
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- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!! |
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Cradion, concordo com o Daniel.
Mountain bike lida muito com impacto, sendo muitas vezes com impacto localizado, porque pode ocorrer contra uma pedra. Se aros de mountain bike esportiva aguentam o tranco, cicloturismo é muito menos exigente. Você está preocupado com seus 110 kg? Eu peso 10 kg a mais que você, tenho uma Schwinn Mountain há um ano, aro de folha simples, e faço 20 km todos os dias num misto entre asfalto e pista de areia, terra e brita fina. Subo e desço calçada normal, apenas não abuso do equipamento, e a roda ainda está centradinha. Estou montando um quadro de GT ano 93 (de cromoly) e vou usar um par de rodas originais de Caloi Aluminum que estão comigo há quase 25 anos e que foram muito usadas. A bicicleta se acabou (quadro quebrado) e as rodas estão inteiras, sem um amassado ou um empeno. Milagre? Não. O principal pulo do gato é saber manter a roda alinhada com tensionamento equalizado de todos os raios. Se deixar a roda empenar e não cuidar, vai estirar um grupo de raios e afrouxar outros. Raios estirados tem deformação plástica e podem se romper com mais facilidade. Raios frouxos não dão apoio ao aro, que pode empenar ainda mais. Percebeu que a roda tem um empenamento leve? Já faz o realinhamento dos raios. Percebeu que tem raio mais frouxo e outro mais tensionado? Reequaliza. Qualquer roda dura muito se receber esse cuidado. Roda também depende mais de como você usa do que a resistência propriamente dita. Eu posso usar as rodas mais rígidas possíveis, mas se eu abusar, não tem roda que aguente. É por aí que você tem de pensar. |
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csrocha
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Cadastrado em: 09 Jul 2013 Guará I - DF Offline Mensagens:320 |
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Eu sou um cara muito tosco. Nunca me preocupo com centrar aros, se o raio vai quebrar, ou se os 105 kg vão me interromper a viagem...
Uso uma Caloi Sport Comfort, de aluminio, rodas Vzan Extreme e grupo Altus, com o pedivela Acera. Tenho a bike há 6 anos e já passei dos 11.000 kms em viagens. Compreendo tua preocupação com relação ao equipamento, pois imagino que fará viagem longa, tipo percorrer o Brasil e América Latina. Eu faço viagens curtas, a mais longa foi de 2.400 kms, de Brasília a Laguna-SC. Especificamente à sua indagação, recomendo o aro Extreme. |
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cradion
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Cadastrado em: 02 Mai 2017 macapa Offline Mensagens:4 |
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Obrigado a todos pelo feedback. ssrocha precisa ler de alguém que utiliza os aros extreme da Vzan para longas pedaladas, obrigado. Ontem a noite li um post aqui no forum, de um ciclista que foi atropelado por um carro, e as rodas extreme ficaram bem tortas, mas nao racharam, tem inclusive fotos. obrigado csrocvha
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lyra
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Cadastrado em: 07 Ago 2009 Curitiba Offline Mensagens:905 |
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Caros,
Algumas considerações: - cromo? se vc está disposto a pagar por um quadro custom aqui, então vale a pena considerar importar tb. Olhe os quadros da Surly e da Salsa. - Aros Extreme: sim, são fortes. Mas não sei como andam agora, mas os que eu tive, com o tempo começaram a rachar nos eyelets. Em uma das minhas bikes eu tenho o Rigida Andra 30. Pesados e fortes para danar! Esse modelo é especialmente apropriado para o rohloff, que não é o seu caso, mas serve tb. A Rigida foi comprada e agora não sei qual o nome deles, mas não deve ser dificil descobrir :-) - 36 furos é legal, mas veja que pode te limitar na questão dos cubos, então as vezes vale mais um 32 bem montado do que um 36 com um cubo ruim. - contrariando o "senso comum", hoje eu consideraria uma ciclotour 29". A vantagem é que dá para usar pneu 700 ou 29. Agora... todas as recomendações podem estar furadas dependendo do tipo de ciclotour que vc está pensando em fazer. |
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http://ciclobits.blogspot.com
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Dorfo
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Cadastrado em: 14 Jun 2015 Atibaia Offline Mensagens:733 |
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Um pouco da minha experiência, já usei aros escape e extreme e sempre fiz pedais frequentes de 30 a 50 kms em estradas de terra boas e ruins e algumas trilhas, suportaram bem meus 110kg. Cubos se for colocar com rolamentos escolha bons cubos, tipo os Novatec. Fuja desses Provtec e Vortex da vida, são dor de cabeça. Já tive ambos, alias ainda estou com o Vortex, quebrou o núcleo com 300kms e é difícil de encontrar. O Provtec tive problemas de vedação e com 600kms abri o nucleo pra manutenção. Recomendo Shimano deore, comprei um par pois tenho um amigo que tem na bike dele a mais de cinco anos sem problemas, tem uma ótima vedação, e aliás, os cubos da Shimano são muito bem falados.
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cradion
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Aproveitando para perguntar, quais lojas físicas ou online voces compram pecas e acessórios ?, que venda materiais de boa procedência, porque no Mercado livre fico muito desconfiado, moro no outro lado do pais e aqui a coisa e muito difícil.
obrigado.
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Dorfo
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95% das pecas que compro são no Mercado Livre!! Já comprei muitas peças para bike, inclusive quadros e aros, nunca tive problemas. A recomendação é ver a reputação do vendedor, ler a descrição do produto e tirar todas as dúvidas pelo campo de perguntas, tipo se emite nota fiscal, se a foto do anúncio corresponde ao produto, entre outras. Muitos vendedores tem loja on line e física e também utilizam o Mercado Livre para efetuar suas vendas. |
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Ligeirinho
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Sobre raios Cradion recomendo pela resistência e qualidade do inox os raios RICHMANN. Sem grife, sem frescuras. Honesto e bom! |
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Ligeirinho
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Oi Dorfo. Sobre os cubos Vórtex são ruinzinhos? Tenho aqui um par pra montar prum rolezinho básico na terra. O encaixe do núcleo dele é bem diferente dos Shimano? Abs
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