Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Monark 10 - Pedivela monobloco
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Monark 10 - Pedivela monobloco

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Monark 10 - Pedivela monobloco
    Postado: 15 Mai 2013 as 11:22
Bom dia a todos,
Bom, como alguns talvez tenham percebido por conta de outros tópicos meus, esotu na busca por uma bike antiga, estive dando uma olhada numa caloi 10 e não fechei a compra ainda, mas surgiu a oportunidade de uma monark 10 fixa toda reformada.
To pra ver o preço ainda, mas foi montada pra ser baixo custo.

A dúvida é: pedivela monobloco.

Está com este pedivela na bike... vi que ele não é muito bem quisto por aí, rs LOL
O único incoveniente dele é a pouca resistência?
Ou o que torna ele assim não muito popular hoje em dia?

Considerando que o monobloco já está na bike, é tranquilo para colocar outro pedivela, mais confiável?

E quanto ao sistema do mov. central sueco, dá de trocar ou só na base de gambiarras?

Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 19:54
O problema não é o pedivela ser monobloco. O problema é ser uma roda fixa com pedivela monobloco.

É possivel colocar outro pedivela mas vc teria que comprar um mov. central transformer, o que também não é muito aconselhavel p/ uma fixa.

Acho que primeiro vc tem que definir se quer uma SS ou fixa, pois em outro tópico vc diz que quer uma SS.

Vc tem uma solução p/ ter as duas em uma que é usar um cubo flip flop, de um lado vai um pinhão fixo e do outro uma catraca. Mas optando pela fixa o mais aconselhavel seria um quadro C10 ou qualquer outro com rosca inglesa.


Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 20:04
Ilustrando



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2013 as 21:15
Luis,
pois é, to nessa dúvida, haha.
O fato é que no caso da fixa monark, tenho acesso a uma pronta, com pouca coisa a fazer, é mais questão de adaptar coisas conforme gosto pessoal e eventuais peças fracas... 

no caso da caloi é comprar uma e meter a mão na massa, tirar ferrugem, et
(considerando minhas opções reais de oferta/compra no momento)


Mas, desculpe a ignorância, qual o problema do monobloco + fixa?
exigir demais de um mov. central que não é das melhores opções?


Tinha lido há uns tempos sobre os flip flop e não tinha me tocado muito sobre a utilidade dele... realmente acho que seria uma boa saída.
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 07:59
O mov. central monobloco ou transformer não é rosqueado, é preso sob pressão.

Como nas fixas, p/ diminuir a velocidade ou dar skids (coisa que eu não faço) temos que "pedalar p/ trás"  esse movimento acaba exigindo mais dessa região do quadro e pelo fato do monobloco / transformer não serem rosqueados, com o tempo pode gerar folga.

Com a folga, o desgaste da corrente é maior. Se a corrente escapar vc Dead rsrsrsrs

Claro que tem gente que usa monobloco / transformer em fixa, talvez se vc andar mais devagar, usar freios na frente (básico) e na traseira não tenha problema.


Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 08:45
kkk, definitivamente é um risco a se levar em consideração.
Já tinha lido a respeito da folga que pode acontecer com os pedivela monobloco.

Apesar da fixa monark que estava vendo estar muito bonita - foto abaixo, to pendendo para a caloi 10 pela questão das peças mesmo. Serão necessário algumas horas nela, tirar ferrugem e tudo, mas a longo prazo acho que vale a pena né?

Foto da monark fixa:
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 08:55
Essa Monark ta muito linda!!! Clap

Mas se vc tiver um pouco de paciência, pode montar uma C10 do seu gosto. Eu tinha um quadro de Peugeot que transformei em fixa, não tinha garfo nem peça alguma. Fui garimpando na internet e comprando tudo.

Ela já deve estar com 2 anos e na época acho que gastei entre 800 a 900, não me lembro ao certo mas não passou disso.

Não sei quanto está essa Monark mas deve ser por ai, uns 800?
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 09:09
Sim, lindona demais, entendeu agora porque to em dúvida em pegar ela ou não, né? LOL

Entrei em contato com o dono da bike e ele não me passou o preço ainda, to aguardando a resposta.
O descritivo que o vendedor fez sobre ela:

"Tá aí um projeto de baixo custo que fiz, usando peças originais da monark 10, cubos simples shunfeng com pinhão colado e soldado, aro 27, pedivela monobloco com rolamentos neco, garfo antigo com rake reduzido e tubos columbus…"

Quanto à caloi 10, a que eu estava vendo eu não sei o ano, mas diz o vendedor que todos os componentes dela são originais, que está tudo funcionando e que as ferrugens que se vê nas fotos é superficial. Apesar de querer muito uma singlespeed, se eu comprar esta aí vou verificar os componentes pra ver se compensa mesmo deixar ESTA como SS. Independente de comprar esta ou não, também quero achar um quadro e montar uma SS do zero. Pelo que li aqui no fórum, não é coisa de outro mundo pra montar uma do zero. É mais prático comprar uma pronta, mas quem não curte um desafio né? LOL

Pena que até agora não achei a combinação mágica: quadro no tamanho certo + quadro em bom estado + preço acessível para mim. Mas a busca continua Smile

Segue fotos da c10 que falei.
http://imgur.com/LkmMJkn -
http://imgur.com/QZSk9EI -
http://imgur.com/b8C8FjX -
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 09:12
Luiz, aproveitando o topico, você conseguiu o quadro da peugeot com usuários aqui do fórum?
Já dei uma olhada em alguns quadros dessa marca e fiquei interessado, mas não achei muita coisa Confused

São meio difíceis de achar por aqui (brasil) ou é impressão minha?
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 09:32
O meu Peugeot achei em uma bicicletaria de bairro, era somente o quadro e paguei a imensa quantia de R$ 40 rsrsrs. Foi muita sorte achar o quadro nesse preço.

Na época que comprei esse quadro eu tinha uma C10 modificada, toda vez que passava em frente a alguma bicicletaria de bairro ou ferro velho parava p/ dar uma olhada. Alias faço isso até hoje e no ano passado comprei um quadro Sundown de cromo tamanho 22' por R$: 10.

Os quadros Peugeot são mais difíceis de encontrar mesmo e o preço que o pessoal pede é um pouco alto.




Editado por LuisFelipe - 16 Mai 2013 as 09:33
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 09:40
Cara, também preciso dar uma sorte dessas de achar umas pechinchas haha
A geometria dos Peugeot é muito diferente das c10 e m10?


A caloi das fotos que postei ali emcima, acha que vale o preço?
Ela me parece bem conservada, mas queria saber o ano dela.
O cara está me pedindo R$ 500 (R$ 415 da bike + frete).
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 09:59
Existem vários modelos de Peugeot, desde os nacionais de aço carbono (concorrentes da C10 e M10) aos importados de cromo.

As Peugeot nacionais pelo que sei eram a Turismo, Mixte (feminina) e a mais comum que por ironia não lembro o nome do modelo mas era bem parecida (geometria) com as C10. Todos em aço carbono mas com acabamento melhor do que as C10 e M10.

Acho que o preço ta alto pelo estado da bike. Tem uma aqui na minha cidade que está melhor que essa e estão querendo R$ 350.

Tenha paciência que vc acaba encontrando algo bom...

O cara da Monark já te passou o preço?


Editado por LuisFelipe - 16 Mai 2013 as 10:01
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 10:09
Entendi.. o outro modelo peugeot não é o balonete?

Certo... pois é, to pensando nessa c10 pq apesar de tudo, parece não estar muito baleado. 
To pra fechar mas quero dar uma pesquisada ainda, tem que cuidar pra nao comprar no impulso hahaha

Ele passou o preço agora memso!
R$ 600 na monark.

O dono da monark me falou algo que achei interessante agora. Questionei alguns pontos com ele, pra saber como tá a bike e tal:

"quanto ao movimento central, ela é a 4a monark que monto fixa, e o monobloco é muito bom (ao contrário que o pessoal fala), a diferença é que eu coloco dois rolamentos firmes no lugar daquela parafernalha original, o conjunto final fica mais leve e firme que um mc de caloi 10, por exemplo! dando mais opção de escolha de tamanho de coroas, inclusive! mas se mesmo assim voce quiser colocar um mc com ponta quadrada, existe um adaptador que tem a mesma ideia estrutural dos usados nas calois!"

mão coçando... Embarrassed
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2013 as 11:10
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

Entendi.. o outro modelo peugeot não é o balonete?


A balonete é mais parecida c/ a turismo e é mais antiga...




Editado por LuisFelipe - 16 Mai 2013 as 11:11
Voltar ao Topo
demary1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2013
são paulo SP
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar demary1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2014 as 23:44
 bacana o tópico eu tinha uma monark ss; montei com rodas novas e o monobloco com rolamentos acabei vendendo e me arrependo pois a bike era boa de mais só com o freio traseiro.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X