Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MONARK 10 - Aguardar ou pegar e restaurar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MONARK 10 - Aguardar ou pegar e restaurar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MONARK 10 - Aguardar ou pegar e restaurar?
    Postado: 03 Ago 2016 as 08:45
Muito bom dia pessoal!
Como vão? Espero que bem.
Ontem, fui ver uma monark 10 azul e percebi que ela está até bem inteira com adesivos e algumas raridades nela como grampos que prendem os cabos. A pessoa quer 400 contos, mas há uma série de coisas pra fazer. Aparentemente pouca coisa, mas sei que quando começar a mexer lá se vai um pouco de tempo e grana, mas como é um ícone da época e marcou a minha infância então estou pensando em pegar e ir restaurando aos poucos.
Seguem as fotos e peço que me ajudem a decidir. 
Agradecido.

** Desculpe em abrir talvez outras postagens nos mesmo tópico, mas esta dando erro. 
Estou no RJ, Tijuca.



Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 08:48















Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 08:50



Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 09:16


Bom pesssoal é isso. Gostaria dos conselho de vocês. Eu iria ver a caloi 10 ontem, mas por causa da droga da tocha ficou inviável e o cara falou pra mim que já tinha fechado... :( Mas tudo bem. Então tenho esta pra comprar e uma outra bem perto, mas o cara somente poderá me mostrar na sexta. Aí vem a questão. Estarei viajando.... Abc pessoal!
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 11:59
Estou achando R$ 400,00 puxado para essa bicicleta.

Você tem boas interrogações aí.
Pelas fotos não dá para saber o estado de peças de movimento, como cubos, movimento central, caixa de direção, catraca, conjunto de câmbios. Se tiver de trocar, é mais um investimento em cima dos R$ 400,00, e é por isso que o preço está puxado.
Pelo estado da ferrugem e geral da bicicleta, tem de trocar todos os cabos e as sapatas de freio parecem ressecadas e endurecidas. Mais uma grana que vai sair do seu bolso.

Aro 27, como o pessoal aqui já cansou de dizer, tem dificuldade de achar pneus novos. Se seu objetivo é ter uma peça de restauração, vá em frente. Se for uma bicicleta para realmente usar, o ideal seria partir para um jogo de rodas e pneus aro 700 - mais uma grana.
Se você vai trocar os aros, nem vale o investimento de usar esses cubos velhos. Coloca cubos novos, o que é também mais uma grana.

Sobre cubos, eu tenho uma experiência não muito boa, pelo menos com o material dessa época. Os cônicos e panelas  dos cubos usados tanto pela Caloi como pela Monark eram de aço carbono cememtado e temperado. Ou seja, eram feitos com aço carbono macio e recebiam uma "casca de ovo" endurecida. Quando a "casca de ovo" gastava ou escamava, as esferas "comiam" a peça muito rápido. Eu ajustava o cubo e logo ele estava com folga de novo. Como as caixas eram um pouco melhores que os cônicos, eu tinha cônicos e esferas de cubos comprados de baciada. Gastou? Trocou.
O mesmo vale para esse sistema de movimento central e caixa de direção.

Se for para comprar peça nova, num cubo Shimano dá para confiar, mas aí temos de novo o fantasma do custo. Se for para comprar um cubo de marca não tão bem reconhecida, aí é melhor pensar em comprar cubos com rolamento. Aí, se vai comprar cubo e montar a roda 700, aproveita que o cubo está na mão e troca o rolamento original (geralmente chinês) por um SKF ou FAG de boa procedência. Você vai ter cubo praticamente sem manutenção para o resto da vida. É um custo a mais, mas compensa.

https://youtu.be/ocR038cL330

De resto, essa bicicleta vai te dar muito trabalho de restauração. Tem muita ferrugem, tem muito cromado enferrujado. Embora isso represente horas e horas de trabalho, eu encaro isso como diversão.

Eu já te disse em outra mensagem que normalmente restaurar uma bicicleta normalmente não compensa em termos de custo, vale pela diversão. Só que você tem que ser objetivo para também não ficar jogando dinheiro fora. O projeto tem que ter viabilidade econômica.

A melhor recomendação que posso dar para você: vai com calma. Não se desespere. Boas oportunidades sempre aparecem para quem sabe esperar.
É por isso que eu acho R$ 400,00 puxado para essa bicicleta. Tem excelentes bicicletas no Mercado Livre e na OLX por R$ 250,00 ou R$ 300,00 e que vão te dar muito menos trabalho. Muitas delas é subir e sair andando.

Outro dia vi na OLX uma Caloi 10 do começo dos anos 80, absolutamente nova, por R$ 150,00 e não ficava longe de casa e o anúncio era do dia anterior. O problema foi que outra pessoa chegou antes.
Em compensação, comprei um quadro de GT cromoly com garfo original por R$ 250,00, sendo que o pessoal pede R$ 500,00 só nesse quadro.
Eu acho que vale a pena investir tempo no Mercado Livre e na OLX atrás dessas preciosidades. É parte do hobby, é parte do esforço que vai te fazer gostar ainda mais da bicicleta que você comprar.

Você começou perguntando de duas bicicletas que você tinha à mão. É uma coisa. Você não ia gastar um centavo para comprá-las e ainda são bicicletas que tem uma história que você pode contar. A bicicleta vale mais pelo que ela representa para você do que pelo valor comercial. É uma situação.
Comprar uma bicicleta que você não conhece é outra história. Você vai gastar para comprá-la e ela não tem uma história para você.

Então muita calma nessa hora.


Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 12:07
Com este texto vc me convenceu....

Agradeço por demais Gryphon. Muito trocar idéias com quem sabe e/ou passou por tal situação.

Vou aguardar então. E olha por desconhecimento até mesmo de nomes de ferramentas e de técnicas achava que estava bem. Ele negou 300 contos nela. Então iria baixar pra pelos menos 350,00 e pelo que vc cita acho que o investimento poderia passar dos mil reais apenas na reconstrução da história dela. Não somente isso o tempo.
Muito grato. Pintando a chance eu compro. E sim, tem duas bikes lá na "roça" pra fazer se quiser. 

Tem aquela poty e uma tipo montain bike. Esta semana vou lá e vou postar fotos.
Abc pra ti irmão. Valeu mesmo. Graça e paz!

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Estou achando R$ 400,00 puxado para essa bicicleta.

Você tem boas interrogações aí.
Pelas fotos não dá para saber o estado de peças de movimento, como cubos, movimento central, caixa de direção, catraca, conjunto de câmbios. Se tiver de trocar, é mais um investimento em cima dos R$ 400,00, e é por isso que o preço está puxado.
Pelo estado da ferrugem e geral da bicicleta, tem de trocar todos os cabos e as sapatas de freio parecem ressecadas e endurecidas. Mais uma grana que vai sair do seu bolso.

Aro 27, como o pessoal aqui já cansou de dizer, tem dificuldade de achar pneus novos. Se seu objetivo é ter uma peça de restauração, vá em frente. Se for uma bicicleta para realmente usar, o ideal seria partir para um jogo de rodas e pneus aro 700 - mais uma grana.
Se você vai trocar os aros, nem vale o investimento de usar esses cubos velhos. Coloca cubos novos, o que é também mais uma grana.

Sobre cubos, eu tenho uma experiência não muito boa, pelo menos com o material dessa época. Os cônicos e panelas  dos cubos usados tanto pela Caloi como pela Monark eram de aço carbono cememtado e temperado. Ou seja, eram feitos com aço carbono macio e recebiam uma "casca de ovo" endurecida. Quando a "casca de ovo" gastava ou escamava, as esferas "comiam" a peça muito rápido. Eu ajustava o cubo e logo ele estava com folga de novo. Como as caixas eram um pouco melhores que os cônicos, eu tinha cônicos e esferas de cubos comprados de baciada. Gastou? Trocou.
O mesmo vale para esse sistema de movimento central e caixa de direção.

Se for para comprar peça nova, num cubo Shimano dá para confiar, mas aí temos de novo o fantasma do custo. Se for para comprar um cubo de marca não tão bem reconhecida, aí é melhor pensar em comprar cubos com rolamento. Aí, se vai comprar cubo e montar a roda 700, aproveita que o cubo está na mão e troca o rolamento original (geralmente chinês) por um SKF ou FAG de boa procedência. Você vai ter cubo praticamente sem manutenção para o resto da vida. É um custo a mais, mas compensa.

https://youtu.be/ocR038cL330

De resto, essa bicicleta vai te dar muito trabalho de restauração. Tem muita ferrugem, tem muito cromado enferrujado. Embora isso represente horas e horas de trabalho, eu encaro isso como diversão.

Eu já te disse em outra mensagem que normalmente restaurar uma bicicleta normalmente não compensa em termos de custo, vale pela diversão. Só que você tem que ser objetivo para também não ficar jogando dinheiro fora. O projeto tem que ter viabilidade econômica.

A melhor recomendação que posso dar para você: vai com calma. Não se desespere. Boas oportunidades sempre aparecem para quem sabe esperar.
É por isso que eu acho R$ 400,00 puxado para essa bicicleta. Tem excelentes bicicletas no Mercado Livre e na OLX por R$ 250,00 ou R$ 300,00 e que vão te dar muito menos trabalho. Muitas delas é subir e sair andando.

Outro dia vi na OLX uma Caloi 10 do começo dos anos 80, absolutamente nova, por R$ 150,00 e não ficava longe de casa e o anúncio era do dia anterior. O problema foi que outra pessoa chegou antes.
Em compensação, comprei um quadro de GT cromoly com garfo original por R$ 250,00, sendo que o pessoal pede R$ 500,00 só nesse quadro.
Eu acho que vale a pena investir tempo no Mercado Livre e na OLX atrás dessas preciosidades. É parte do hobby, é parte do esforço que vai te fazer gostar ainda mais da bicicleta que você comprar.

Você começou perguntando de duas bicicletas que você tinha à mão. É uma coisa. Você não ia gastar um centavo para comprá-las e ainda são bicicletas que tem uma história que você pode contar. A bicicleta vale mais pelo que ela representa para você do que pelo valor comercial. É uma situação.
Comprar uma bicicleta que você não conhece é outra história. Você vai gastar para comprá-la e ela não tem uma história para você.

Então muita calma nessa hora.


Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 23:51
Não por isso.

Vivo muito disso no ambiente de carros antigos, que é um ambiente muito mais complicado que o das bicicletas. Já vi muito principiante quebrar a cara e a carteira muitas vezes em coisas que nem valem tanto assim.

Um problema que temos hoje em dia é que esse negócio de "é antigo" virou praga. Qualquer coisa com mais de 10 anos "é de colecionador" e o sujeito quer esfolar. Aí você vê câmbio Dimosil da década de 80 custando três vezes um Alivio novo. É perder a noção da realidade.

Só para você ter uma noção:
http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/ciclismo/bicicleta-caloi-aspen-sport-18-marchas-222709395?xtmc=caloi+aspen&xtnp=1&xtcr=24
http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/ciclismo/bicicleta-caloi-aspen-sport-18-marchas-217760742?xtmc=caloi+aspen&xtnp=1&xtcr=25

Ambas estão muito melhores que aquela Monark e custando quase a metade.
Pena que estou duro, senão a laranja já seria minha. O anúncio é no meu bairro.

Agora olha essa Caloi 10:
http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/ciclismo/caloi-10-em-perfeito-estado-de-conservacao-207410075?xtmc=caloi+10&xtnp=3&xtcr=34

Bicicleta nova com acessórios. Mesmo preço que você iria pagar na Monark.

Todas as três bicicletas aparentam estar em condições perfeitas de uso. No máximo precisam de uma revisão de limpeza, lubrificação e ajuste. O resto é sentar e pedalar.

Por aqui você vê se pagar os R$ 400,00 na Monark vale a pena.

Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2016 as 13:40
Olá!
É Gryphon um outro ponto interessante que SP sempre teve a parte comercial melhor que RJ e isso facilita o preço já os cariocas em algum momento perdem a noção ou do preço ou produto e aí tem estas coisas.
Vi uma caloi supra de aluminio por 400 toda shimano além de pneus  e outros detalhes e conversei com um colega e ele apoiou e disse cara melhor que estes modelos que vc citou ou a própria monark 10, por causa do preço. O custo x benefício dela é superior a tudo que vc mostrou pra mim, disse o meu colega.

Agora eu acredito que estarei endo esta hoje, mas o cara trabalha com mudanças e ta difícil acertar com ele pra ver e meu vizinho de quadras d´aqui.

Esta. http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/ciclismo/monarck-10-202895559

Será que é de alumínio http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/ciclismo/caloi-andes-aro-26-195042465 tb marcou minha adolescencia... parece original. Mas é de ferro...

E esta foi que meu amigo indicou http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/ciclismo/bicicleta-caloi-supra-grupo-shimano-21v-aro26-228360472?xtmc=caloi+supra&xtnp=1&xtcr=2 e comentei em cima.

Mas a minha tentativa é ver a monark 10 em minhas mãos. Segundo o dono disse que ela esta toda original e já a algum tempo na família e uns 2 anos sem uso.

É isso. Vou informando à todos e continuo na minha saga.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2016 as 15:53
Marcelo, os modelos que eu mostrei são com quadro de aço. São bicicletas da transição para o alumínio.

Eu ando vendo muita bicicleta "antiga" de alumínio com quadro quebrado.
Minha velha T Type de primeiro lote quebrou o quadro no canote de selim e comprei há 2 semanas uma TRS que teve uma das "pernas" traseiras arrancada só para aproveitar as peças. Paguei R$ 100,00 nela.
Isso só para citar duas.

Alumínio tem certas propriedades que o aço não tem, e algumas são bem ruins.
Uma das piores para restauradores é que o alumínio sofre de um processo natural de envelhecimento. Esse processo causa um endurecimento e uma fragilização do material assim como a têmpera é para o aço, com a diferença que ele acontece sozinho, com o tempo. Isso torna o quadro mais frágil e ele quebra.

Há anos eu falo para o pessoal de carros antigos para tomarem cuidado com as rodas de liga dos anos 70 e 80. É o caso das famosas "cruz de malta" muito usadas nos Opala, e que podem quebrar em alta velocidade ou numa frenagem forte e deixar o carro fora de controle. Há muitos casos de rodas antigas de liga que quebraram até de forma boba.
Pelo que tenho visto, a mesma cantiga tem se repetido com os quadros de bicicleta, quando muitos já passaram dos 20 anos de fabricação.
Por isso, para reforma, prefiro bicicletas de quadro de aço.

Mas tem boas opções na sua lista. Fiquei babando na Supra azul e preta. Essa sim está barata pelo equipamento. Só a suspensão que deixou a desejar e a bicicleta está pronta. Não tem a graça da reforma.


Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2016 as 00:17
Opa!
Fiquei em casa hoje.não fui ver nenhuma.
Estava aguardando o dono de uma monark 10 me ligar. Não o fez e perdi meu dia! Vou partir para outra. Eu quero ou M Ou C 10. Mesmo.que precisa mexer um.pouco.

Gryphon e demais colegas a puseram me add no zap ficaria grato 21988527064.
Abc
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2016 as 21:44
Pronto. Já está adicionado no meu WhatsApp.

Só para você ter uma noção do que estou fazendo, olhe isto:
http://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-identificar-um-quadro-caloi-60-cm_topic87118.html
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2016 as 19:56
Oi Marcelo,VC é do rio? Vi uma Peugeot 10 que ao parece é de cromoly pelo OlX. A questão é perguntar sobre o estado da gancheira q não aparece na foto. Quem conhecer as Peugeot daquela época pode falar mais a respeito da qualidade delas. Só não gostei da saída prematura da marca do mercado. Motivado pra variar por uma gestão incompetente por parte de brasileiros. Os franceses saíram fora...
Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2016 as 08:50
Oi Ligeinho... 
Agradeço o contato. Comprei uma C10. Vou postar em outro tópico.

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Oi Marcelo,VC é do rio? Vi uma Peugeot 10 que ao parece é de cromoly pelo OlX. A questão é perguntar sobre o estado da gancheira q não aparece na foto. Quem conhecer as Peugeot daquela época pode falar mais a respeito da qualidade delas. Só não gostei da saída prematura da marca do mercado. Motivado pra variar por uma gestão incompetente por parte de brasileiros. Os franceses saíram fora...
Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2016 as 09:24
Bom dia pessoal!
Deixe-me contar um pouco sobre o fim da minha saga.
Olhei, estudei, liguei, conversei muito com algumas pessoas e principalmente com Gryphon que lhe enchia o saco em algumas chances de c10 ou m10 pra adquirir E SOU GRATO POR DEMAIS À ELE por ter me ajudado sempre com boa vontade. Valeu mesmo !! Então eu comprei minha C10 na Tijuca ontem com implementos em alumínio e com uma boa atualização de mercado em peças o que vai render uma bike mais moderna e no estilo retrô.
Este capitulo que criei então encerra-se aqui. 
Bora abrir outro e escrever uma nova história.
Abc galera e valeu por tudo.
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2016 as 11:24
Parabéns pela aquisição.  Depois poste uma foto da magrela para o nosso deleite.Clap
Voltar ao Topo
Marcelo Rosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2016
Lins_RJ
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo Rosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2016 as 11:40
Opa! Já postei Angelus. Segue link http://www.pedal.com.br/forum/sonho-realizado-caloi-10-na-garagem_topic87839.html OU PROCURE POR SONHO REALIZADO CALOI 10 NA GARAGEM.

Originalmente postado por Angelus Angelus escreveu:

Parabéns pela aquisição.  Depois poste uma foto da magrela para o nosso deleite.Clap
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2016 as 21:34
Opa! Grato pela lembrança!!!

Felicidades com o brinquedo novo!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X