Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mogi das Cruzes até Paraibúna
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mogi das Cruzes até Paraibúna

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JotaMarcelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JotaMarcelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mogi das Cruzes até Paraibúna
    Postado: 13 Jul 2013 as 02:51
Bom pessoal do Pedal,

Voltei a pedalar com afinco a pouco mais de 01 ano. Faço trilhas costumeiras na região de Sâo Roque, Mairinque, Alumínio, Mailasque e região, coisa entre 35 e 45km por final de semana. Pedalo mais lentamente, mas não “desmonto” nunca da bike e acredito ter boa resistência.

No final de semana do feriado (trabalhei na segunda-feira, dia 08/07) estava tranquilo e resolvi dar uma visitada em um amigão meu que reside em Jambeiro que é literalmente ao lado de Paraibúna. Fiz uma pesquisa no Fórum (sim, a ferramenta existe e está aí para ser usada... em minha vida de forista de clubes de carro eu era o moderador que lascava logo o “procure e block topic”, hehe) e encontrei o tópico do Rdias sobre um role muito semelhante ao que eu pensava em fazer.

Mandei uma MP para o mesmo que me ajudou em tudo: dicas simples, mapa (alguns roteiros semelhantes) e até uma indicação para comprar uma bolsa grande de selim! Que cara gente boa!
Bom, mas vamos ao role:

Sábado acordei por volta dás 05:45 e 06:00 já estava no metrô: para minha surpresa, bicicletas (mesmo sem as duas rodas (!!!)) não podem entrar no metrô até ás 14:00. Oras bolas, tinha gente entrando com malas 8.000x maiores e mais volumosas que a coitada da “poderosa” e nada. Bom, mas eu não sou de incriscar com as “toridadis”. Dei meia volta, peguei o carro, taquei a “poderosa” em cima e segui para Mogi, via Airton Sena: quem perde é meu bolso e o meio ambiente...
Cheguei em Mogi por volta dás 07:20 depois de uma viagem muito, muito tranquila. Só depois me dei conta que não tinha levado a carteira. Estava sem a habilitação, documento do carro, etc.: imagina que beleza se o “puliça” me parasse na estrada e isto que até já licenciei o carro (placa final 8) para fazer o Controlar!

Demorei um pouco para achar um estacionamento 24 horas (pois ia pernoitar em Paraibúna), mas achei: impressionante como os bons modos ainda existem em alguns rincões do Brasil como, por exemplo, o interior de São Paulo.

Tudo pronto, comecei o pedal ás 08:00 com um dia lindo! Seguem as fotos:
Trecho da Mogi – Salesópolis, logo após a saída de Mogi. Impressionante como “saem” estradas com nomes de origem japonesa desta rodovia...


Mais uma do trecho, com plantações de verduras e hortaliças.


Mais plantações em um dia lindo!


Parada para o café da manhã, 09:40.


A represa de Salesópilis, muito bela e aparentemente limpa! Até aí tinha passado por Biritirama, cidadezinha quase um povoado (com todo respeito aos biritiramenses...).


Mais uma da bela represa!


Quanta água sem cheiro, diga não aos roles na ciclo-pista da Marginal Pinheiros! (rimou)


No Restaurante Nhá Luz (a mercearia que fica na “esquina” da trilha é um bucadin mais pra frente), comprei uma água e descansei um pouco.



Bom, a trilha ia bem até encontrar uma subida destemida que, para os meus padrões, foi animal... mas não desembarquei, só diminuí o ritmo (e a marcha, hehe) e apelei para os barends. Quando parecia que ia acabar, uma placa “Paraibúna” indicava para o céu. Uphill muito bom!
Depois desta subida, parei nesta igreja (uma das 13 do caminho) para agradecer São Judas, o Santo da Causas Perdidas: perdi todo meu fôlego na subida... Mas São Longuinho deu uma força e após comer uma barrinha, achei o fôlego de novo, hehehe.


Só visual:





Espelho:



Árvore pequenininha (vejam em relação “La poderosa”)...



Nesta sobra fiz meu almoço e última parada antes de Paraibúna. O “pouca telha” olhando para o além...




Igreja Matriz, Paraibúna!



Cheguei por volta dás 14:20, com o odômetro marcando 79,9km rodados. No caminho eu optei por uma roda um bucadin diferente da do GPS e cabei rodando mais 9km, sem problemas.

Lá chegando tratei de comer novamente (um filé de frango a milanesa e bastante salada) e encontrei o casal de meus amigos, Alexandre e Noeli, que me levaram para a casa deles e lá fiquei até Domingo, dia em que lavei a bike! Peguei uma carona até Mogi, coloquei “La poderosa” no rack e bora para a Terra da Garoa.

Considerações Finais:

- Trajeto muito bacana, trecho de asfalto muito bom e sinalizado. Uma grande parte, com acostamento largo e bem pavimentado;

- Na “mini-serra” de terra o trajeto é bem alternado, mas sem grandes dificuldades. A subida do primeira etapa credencia quem vai ou não desfrutar do role, hehehe;

- Dava para ir mais pra frente (creio que Santa Branca seria bacana), posar e voltar pelo mesmo trecho no dia seguinte, sem loucuras. A cidade de Paraibúna possui bons hotéis/pousadas e o povo possui um grau de educação raro hoje em dia.

Bom, é isso aí!

Abraço a todos, principalmente ao Rdias

JMarcelo

PS.: Próxima etapa - Caraguá, via Estrada da Petrobás
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
Voltar ao Topo
Christoffer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2005
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Christoffer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2013 as 21:15
Beleza de pedal Jota Marcelo!

Parabéns pelas fotos e pela etapa completada!

O Tietê até a cidade de Mogi das Cruzes, nas proximidades da Gerdau, é relativamente limpo. Depois de passar pela cidade, ele é entregue já poluído para a cidade seguinte...

E o GPS, conseguiu se familiarizar? Já tem conta no Strava?

Abraço e boas pedaladas!
Chris
Voltar ao Topo
JotaMarcelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JotaMarcelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2013 as 21:26
Originalmente postado por Christoffer Christoffer escreveu:

Beleza de pedal Jota Marcelo!

Parabéns pelas fotos e pela etapa completada!

O Tietê até a cidade de Mogi das Cruzes, nas proximidades da Gerdau, é relativamente limpo. Depois de passar pela cidade, ele é entregue já poluído para a cidade seguinte...

E o GPS, conseguiu se familiarizar? Já tem conta no Strava?

Abraço e boas pedaladas!
Chris

Opa Chris

Valeu pelo elogio!

Sim, o Edge800 é simples depois de você baixar o mapa, mas não tenho conta no Strava, só no GPSye (acho que é isso, hehe...).

Mais alguma dica?

Grande abraço

JMarcelo
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
Voltar ao Topo
Christoffer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2005
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Christoffer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2013 as 21:35
Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:

Originalmente postado por Christoffer Christoffer escreveu:

Beleza de pedal Jota Marcelo!

Parabéns pelas fotos e pela etapa completada!

O Tietê até a cidade de Mogi das Cruzes, nas proximidades da Gerdau, é relativamente limpo. Depois de passar pela cidade, ele é entregue já poluído para a cidade seguinte...

E o GPS, conseguiu se familiarizar? Já tem conta no Strava?

Abraço e boas pedaladas!
Chris

Opa Chris

Valeu pelo elogio!

Sim, o Edge800 é simples depois de você baixar o mapa, mas não tenho conta no Strava, só no GPSye (acho que é isso, hehe...).

Mais alguma dica?

Grande abraço

JMarcelo

Nesse dia eu estava em Biritiba, rolê próximo a pedra do sapo.

Bom, a dica que lhe dou é fazer uma conta no Strava.com, um dos melhores aplicativos do ramo. Aí você joga todos pedais que você fizer nele.

Outro que recomendo, principalmente para traçar rotas, é o http://www.mapmyride.com . Depois é só salvar em GPX, e seguir as instruções da Garmin:  https://support.garmin.com/support/searchSupport/case.faces?caseId=%7Bc358e0c0-e69d-11df-ea12-000000000000%7D

Sobre pegar a Estrada da Petrobras, dizem que é um dos pedais mais casca grossa que tem. São muitas e muitas subidas, e depois no final uma descida que cansa a mão, e é um lugar bem deserto.

Dependendo de quando for, até me arrisco te acompanhar.

Abraço!



Voltar ao Topo
FWVM Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2011
Guarulhos
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FWVM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2013 as 11:53
Marcelo,
Belo rolê.

Tenho muita vontade de conhecer a região pedalando. Você consegue enviar o arquivo gpx?

abs
Fernando
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2013 as 13:42
ótimo pedal, JotaMarcelo. Gosto muito da região.
No dia 27 estarei fazendo um pedal bate e volta em paraibuna, a ida mais ou menos pelo percurso que vc fez e a volta, pela rota franciscana, passando em Santa Branca e Guararema.
Sobre as considerações...

Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:


- Trajeto muito bacana, trecho de asfalto muito bom e sinalizado. Uma grande parte, com acostamento largo e bem pavimentado;


Acho que a Mogi-Salesópolis é uma das melhores estradas da região.
Se quiser, também dá para ir para Salesópolis somente por estradas de terra.

Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:


- Dava para ir mais pra frente (creio que Santa Branca seria bacana), posar e voltar pelo mesmo trecho no dia seguinte, sem loucuras. A cidade de Paraibúna possui bons hotéis/pousadas e o povo possui um grau de educação raro hoje em dia.


É só seguir as setas da Rota Franciscana. No entanto, não conheço muitos lugares para pouso em Santa Branca. Só uma pousada perto do mercado municipal.



Voltar ao Topo
JotaMarcelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JotaMarcelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:37
Originalmente postado por FWVM FWVM escreveu:

Tenho muita vontade de conhecer a região pedalando. Você consegue enviar o arquivo gpx?
Opa Fernando
 
Tenho sim! Me passa teu e-mail que eu envio o arquivo.
 
Abraço
 
JMarcelo
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
Voltar ao Topo
JotaMarcelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JotaMarcelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:41

Originalmente postado por rdias rdias escreveu:

ótimo pedal, JotaMarcelo. Gosto muito da região.
No dia 27 estarei fazendo um pedal bate e volta em paraibuna, a ida mais ou menos pelo percurso que vc fez e a volta, pela rota franciscana, passando em Santa Branca e Guararema.

Opa, que legal! Poste fotos! Mas dia 27 não rola para mim, final de semana com meus filhos!

Originalmente postado por rdias rdias escreveu:

Acho que a Mogi-Salesópolis é uma das melhores estradas da região.
Se quiser, também dá para ir para Salesópolis somente por estradas de terra.

Putza, era o que faltava para o rolê ficar perfeito! Sou meio "avesso ao asfalto", hehehe... Poste estes detalhes!

Originalmente postado por rdias rdias escreveu:

É só seguir as setas da Rota Franciscana. No entanto, não conheço muitos lugares para pouso em Santa Branca. Só uma pousada perto do mercado municipal.
Santa Branca fica quanto pra frente de Paraibúna?
 
Abraço
 
JMarcelo
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 17:23

Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:


Originalmente postado por rdias rdias escreveu:


Acho que a Mogi-Salesópolis é uma das melhores estradas da região.
Se quiser, também dá para ir para Salesópolis somente por estradas de terra.

Putza, era o que faltava para o rolê ficar perfeito! Sou meio "avesso ao asfalto", hehehe... Poste estes detalhes!


Veja o trajeto entre mogi e salesópolis apresentado no circuito abaixo:
http://www.bikely.com/maps/bike-path/mogi-paraibuna-mogi
Não é o mais paralelo à Mogi-Salesópolis, mas é o percurso mais legal que há!
Há alguns relatos e coisas sobre esse percurso neste blog: http://desafiorural.wordpress.com/2012/03/23/sobre-o-percurso-do-desafio/. Parece que haverá esse evento novamente em setembro.  LOL

A outra opção, legal também, é ir até pela Mogi-Salesópolis a entrada da estrada da Casa Grande e lá pegar a estrada de terra. Sai lá em Salesópolis.
http://www.bikely.com/maps/bike-path/mogi-salesopolis-via-casa-grande
(tá, sei que esse percurso dá uma volta danada, mas é a vida...)



Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:


Originalmente postado por rdias rdias escreveu:


É só seguir as setas da Rota Franciscana. No entanto, não conheço muitos lugares para pouso em Santa Branca. Só uma pousada perto do mercado municipal.
Santa Branca fica quanto pra frente de Paraibúna?

Fica a aproximadamente 35km. O legal é que passa por uma região com algumas fazendas históricas.
Ah, e Santa Branca não é à frente de Paraibuna, é retornando para mogi das cruzes, só que "por cima".

Voltar ao Topo
sidneisp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Mogi Das Cruzes
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sidneisp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2013 as 09:27
Sou de Mogi das Cruzes, nossa região tem ótimas trilhas, já fiz esse pedal, ida e volta, mas estou mais perto (é claro hehehehe), uma beleza de pedal, ótimas fotos, ótimo relato, agora como disseste, com todo o respeito, a cidade vizinha chama-se Biritiba Mirim e não Biritirama, um puta abraço e ótimos pedais!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X