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Modernizar uma Monark 10 ou comprar uma bike nova?

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luiz.estacheski Ver Drop Down
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Registrado: 22 Fev 2021
Paraná
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Mensagens:18
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luiz.estacheski Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Modernizar uma Monark 10 ou comprar uma bike nova?
    Enviado: 23 Fev 2021 as 17:28
Olá pessoal, este é meu primeiro tópico aqui no fórum. Espero não estar infringindo nenhuma regra...

Seguinte...

Minha namorada comprou uma Monark 10 há um pouco mais de 6 meses (não sabemos qual é exatamente o modelo dela, talvez os colegas possam ajudar nisso também). A bicicleta veio com uma pintura vermelho-cereja que estava bem feia, por isso minha namorada a mandou para pintura e optou por um branco-perolizado. Nesse momento também foi feita uma revisão com troca de conduítes e movimento central, algumas outras coisas como o guidão, selin, manopla de freio e luvinha também foram acrescentados/trocados (a bike com aquele guidão curvo e as manoplas de freio tradicionais de bicicletas speed, ambos itens estão guardados aqui).

O problema é que ainda existem diversas coisas que precisam ser feitas.

Creio que o mais urgente e importante seja a troca dos aros - principalmente o traseiro - que estão bem tortos (ver video linkado abaixo).

Outro problema é que ao pedalar com um pouco mais de força (para pegar mais velocidade ou em uma subida por mais leve que seja), parece que a correia salta fazendo com que se dê uma pedalada em falso. Não sei dizer se isso é um problema de correia muito gasta, cubo ou catraca desgastados.

Por fim, outro problema que a tem incomodado é o manete trocador de marcha, que além de ficar numa posição pouco ergonômica, também parece que está com algum tipo de problema que faz com que às vezes ele não segure a troca de marcha e volte para a anterior.

Ah... os pneus também estão um pouco ressecados, creio que o ideal seria trocá-los - embora isso não esteja de fato incomodando.

E aqui que vai a nossa dúvida: levando em consideração que ela tem pedalado de 20-30km por dia na cidade (Curitiba) e não pretende - por enquanto - sair do asfalto, que ela acha essa bike bem bonita e criou certa afeição com a magrela, vale mais a pena vender esta bicicleta ou então ficar com ela e consertar os problemas e modernizá-la com peças mais novas (trocar o pedivela e colocar um cassete, por exemplo).

Se você acha que o melhor é vendê-la: quanto você avalia como sendo um valor justo para esta bike?

Se você acha que dá para ficar com ela trocando algumas peças: o que especificamente sugere que seja trocado? Faz alguma ideia da faixa de valor que seria gasto?

Abaixo anexei diversas fotos de detalhes da bicicleta. Caso alguém tenha problemas em abrir as imagens, ou queira vê-las em um tamanho maior, pode acessar o álbum no Flickr: https://flic.kr/s/aHsmUt26p4 - https://flic.kr/s/aHsmUt26p4

O vídeo onde mostro as rodas pode ser acessado aqui: https://flic.kr/p/2kEkk9L - https://flic.kr/p/2kEkk9L

Abraços!


































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paulohn Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2014
SP
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Mensagens:213
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de paulohn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 17:58
Se for pensar na utilidade da bike, pela quantidade de coisas que você relatou, me parece que a melhor opção é comprar uma nova.

A pedalada em falso provavelmente significa que a relação (corrente, coroa e catraca) já está bem gasta e precisa ser trocada.

Se você não curte a posição do câmbio, provavelmente vai querer trocar os shifters.

A roda traseira parece bem empenada mesmo... outro item para troca.

Mas aqui é a seção vintage do fórum... O apego e o 'passatempo' da restauração são coisas que não dá pra botar preço...
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Mensagens:2038
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 18:34
Valer a pena nunca irá valer. Ainda mais que olhando a foto do banco, a bike está extremamente grande para ela.

Agora se rola um apego emocional... bom, tem gente que gasta 100k num fusca... A emoção sempre vence a razão!

Nesse cenário, montar um par de rodas para essa bike com folha de aro VZAN C10 e um par de cubos shimano. Vai uns 500-600 reais. 

A relação precisará de uma revisão. Não existem peças novas para esse 2x5, então melhor colocar um câmbio traseiro tipo um Altus/Acera/Alivio e K7 8v ou 9v, com passadores rapid fire. O desempenho na troca de marchas ficará absurdamente melhor devido a indexação. E ainda ganhará marchas mais leves para as subidas.

Os freios atendem o uso, usando sapatas de qualidade e bem regulados.

O movimento central dela é chato, e não há muito o que fazer. Manutenção constante para tirar folga ou trocar por um eixo transformer com rolamento. Mas eu não mexeria nessa parte de central/pedivela, se ela não pedalar forte vai durar bastante.




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Lauro Elias Ver Drop Down


Registrado: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Desconectado
Mensagens:351
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lauro Elias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Fev 2021 as 20:47

==

"Outro problema é que ao pedalar com um pouco mais de força (para pegar mais velocidade ou em uma subida por mais leve que seja), parece que a correia salta fazendo com que se dê uma pedalada em falso. Não sei dizer se isso é um problema de correia muito gasta, cubo ou catraca desgastados."

 

Ola colega. Vamos  ver o que podemos lhe ajudar.

Bom sua Bike ela já não esta  mais 100% Original.  

E isso vai desvalorizar ela pra quem prefere pegar uma bike dessa Original,

eu mesmo preferia ela Original ai sim mudar ao meu gosto..

Então agora vale sempre a pena personalizar a gosto dono. Acrescentando algumas peças novas.

E sobre a correia pedalar em falso, isso é um sinal Catraca (K5) espanado,

Recomendo  logo tem substituir completa pra não prejudicar o conjunto completo.

Sobre valores basta conferir na internet  aros vanzan completo e a catraca e corrente novas, pois quando trocasse a catraca nova tem colocar corrente nova.

 Sei duma coisa eu não critico mais nenhuma Bike antiga como muitos fazem pois sei quanto vale uma.

E ja disse agora no Brasil a bola da vez é as antiga e as usadas, porque digo isso eu tenho bikes novas e antigas.

Também participo de varios grupos de bikes, e o comercio das antigas e usadas peças etc, esta bem aquecido, ninguém joga fora mais nada de peças bike, etc...

Quem falar denegrindo é sem conhecimento...Agora tem que ver o que quer fazer com ela.

Todas opções desde uma nova reforma ou até vender são validas.  Valeu. Ok.Thumbs Up


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EVSF Ver Drop Down
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Registrado: 24 Out 2020
Marabá
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Mensagens:33
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EVSF Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Fev 2021 as 16:42
Tenta trocar os aros e os jogos de marcha se for modernizar !! E guarda os antigos pois hoje nada se desfaz sempre tem alguem querendo peças mais antigas no mmeu caso eu estou modernizando a minh apois tem valor sentimental pra mim e o eixo central tem como colocar mais modernos !! Então para mim vale e pena mais depende de vc e o valor que vc venderia sua bike !! Se for vender eu me interesso mais aconselho pesquizar e decidir!! Se for modernizar vai fundo estas bikes qd modificadas viram obras de arte!!
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EVSF Ver Drop Down
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Registrado: 24 Out 2020
Marabá
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Mensagens:33
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Eu tenho um quadro de peugeot 10 e não me arrependi de modernizar pois vai do dono como ele quer modernizar etc.. como eu so tinha o quadro ideias susrgiram pesquizas aqui no site e foi rolando até que ontem terminei falta apenas os freios !! 
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