Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mochila cargueira para cicloturismo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mochila cargueira para cicloturismo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mochila cargueira para cicloturismo?
    Postado: 24 Jul 2016 as 22:39
Pessoal, estou pensando em realizar a minha primeira viagem de bicicleta. Eu curto muito mochilas cargueiras, mas não sei se são recomendadas pra ciclista em viagens de estrada. Gostaria de saber se não tem problema escolher pedalar com uma mochila cargueira (contendo barraca camping de uns 3 kg, saco de dormir de 01 quilo, e algumas coisas que não pensei ainda, mas tenho certeza que não pesarão tanto), ou se é praticamente obrigatório usar alforje. Vou ser sincero... acho alforje coisa de tiozão (rs). Não sou novinho, tenho 27 anos, mas não aceito a ideia de alforje no momento. Quem sabe futuramente. E se vocês me convencerem que é de boa pedalar com mochila cargueira, ainda tenho que decidir o tamanho da mesma. Já possuo uma de 60 litros que utilizo a viagem para trabalho.
Voltar ao Topo
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2016 as 22:50
Originalmente postado por laurob2 laurob2 escreveu:

Pessoal, estou pensando em realizar a minha primeira viagem de bicicleta. Eu curto muito mochilas cargueiras, mas não sei se são recomendadas pra ciclista em viagens de estrada. Gostaria de saber se não tem problema escolher pedalar com uma mochila cargueira (contendo barraca camping de uns 3 kg, saco de dormir de 01 quilo, e algumas coisas que não pensei ainda, mas tenho certeza que não pesarão tanto), ou se é praticamente obrigatório usar alforje. Vou ser sincero... acho alforje coisa de tiozão (rs). Não sou novinho, tenho 27 anos, mas não aceito a ideia de alforje no momento. Quem sabe futuramente. E se vocês me convencerem que é de boa pedalar com mochila cargueira, ainda tenho que decidir o tamanho da mesma. Já possuo uma de 60 litros que utilizo a viagem para trabalho.

Esqueci de dizer que pretendo dividir as coisas em bolsa de selim e bolsa de quadro. Não vejo problema usar esses acessórios (rs).
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 09:37
Quanto tempo e qual distância da viagem? Somente asfalto ou tem estradas de terra também?
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 09:47
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Quanto tempo e qual distância da viagem? Somente asfalto ou tem estradas de terra também?

66 km. Somente asfalto. Eu tava vendo aqui com um vendedor do Mercado Livre, a barraca cabe em mochila cargueira, mas as varetas da barraca não. Se alguém tiver experiência em carregar barraca de camping em cicloturismo se puder me ajudar também...
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 10:53
olha, viajar com mochila grande nas costas é uma droga, mas se for só uma viagem de 66km, que você consiga fazer numa manhã de pedal, até da pra encarar (mas lá pelo km 30 já vai estar com raiva da mochila e com vontade de jogá-la fora). Colocar um bagageiro e alforge apenas para essa viagem está longe de ser algo obrigatório.
Já fiz pedais de até 200km com mochila no lombo, mas depois que passei a usar bagageiro a coisa ficou bem melhor.
Procure colocar os objetos pesados e pequenos nas bolsas fixadas na bike, e na mochila vc coloca as tralhas volumosas.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Roberto Nogueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Nogueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 11:04
Lauro,
 
Que dá, dá... Mas vai ser uma tortura...
E se vc vai comprar a mochila só para esta viagem, vai gastar duas vezes, na próxima com certeza vc não vai levar ela...
Fica desconfortável, altera o centro de gravidade, vc transpira demais, força a coluna, etc...
Experiência de que já pedalou 350 km com alforges e fez trekking de 100 com mochila nas costas...
Se não quer investir em alforges agora, coloque um bagageiro destes de R$30 de ferro fino maciço, e adapte dois canos 3/4 na horizontal e vc conseguie colocar qualquer mochila barata para levar todo a sua carga amarrada nele...
 
[]s
 
 
Adventure Is Out There!
Voltar ao Topo
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 12:42
Talvez eu me incomode tanto com a mochila que de repente eu possa mudar de ideia quanto a alforge. Nada melhor do que testar si próprio. Muito obrigado aos que responderam até o momento.
Voltar ao Topo
Roberto Nogueira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Nogueira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 13:51
Se mudar de idéia quanto ao alforge, vai uma dica:
 
Estou usando um deste para ir ao trabalho diariamente, gostei muito, ótimo custo benefício, super prático.
Se procurar no site tem outros modelos duplos e triplos, depende da quantidade de carga que se deseja levar!
 
[]s
 
 
 
Adventure Is Out There!
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 15:22
Ois,

Bom, agora com a onda do bikebacking, as mochilas estão voltando a ser usadas em ciclotour, mas em geral são mochilas um pouco menores tipo day pack (até 30L). A barraca pode ir no guidão em um tipo de arreio, mas dá para improvisar algo com saco estanque e velcro, só cuide para ela não ficar "roçando" e dai estragar o nylon.

pra ficar babando: bikepacking.com

http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 19:36
Ah sei lá, onda pode até ter mas nunca vai mudar o perrengue que é levar mochila pesada na bike.

Os motivos que vejo para alguém aderir a isso?
-A viagem é curta
-Já tenho a mochila
-A grana é pouca

Não gosto de alforges, mas entre eles e colocar mochila pesada nas costas, acho que vou de alforges.

Já foi comentado do centro de gravidade alto. Leve a sério isso, eu cheguei a cair fazendo um retorno com a bike numa estrada de terra, por estar usando uma mochila. Era mochila especial para equipamento fotográfico, com um reforço interno de EVA bem grosso, então não danificou nada. Mas deu pra ver como desequilibra fácil nessa situação, e nem era algo pesado (uns 6 ou 7kg).
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 22:06
Roberto e Lyra, muito obrigado pelas indicações. Curti elas.
Voltar ao Topo
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2016 as 22:08
Alessandro, vou pagar pra ver, meu querido. A vontade é grande... Mas se o resultado for negativo, usarei a dica de vocês Big smile

Editado por laurob2 - 25 Jul 2016 as 22:09
Voltar ao Topo
Denmarq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2012
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Denmarq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2016 as 16:36
Amigo, eu não pagaria para ver....acho que vc vai se arrepender. Eu colocaria alforges correndo ou então amarraria a mochila em um bagageiro.
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2016 as 17:02
Esse tal  bikepacking é sensacional. Quem já tentou fazer trilha de alforge sabe o problema que é.
Alforges são muito boons para viagens bem longas de estradão e asfalto. Um single ou uma estrada de terra mais acidentada e parece que a bike tá possuída. A dirigibilidade fica muito comprometida.
Depois de quebrar muito a cabeça com alforges e vários tipos de mochila vou testar o  bikepacking com minha mochila predileta ultimate.

 http://www.deuter.com/DE/en/bike/trans-alpine-30-32223.html

É meio cara mas vale cada centavo e tem espaço o suficiente para uma viagem de até dois dias.
O macete para usar mochila em bike é regular as alças na posição de montado na bike com as mãos no guidão. Muita gente regula as alças de pé e quando se inclina para a frente na bike as alças ficam apertadas. Não se esqueça de apertar bem a faixa abdominal para concentrar o peso na cintura. 
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
laurob2 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2011
Macaé, RJ
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laurob2 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2016 as 19:55
Originalmente postado por allmondega allmondega escreveu:

Esse tal  bikepacking é sensacional. Quem já tentou fazer trilha de alforge sabe o problema que é.
Alforges são muito boons para viagens bem longas de estradão e asfalto. Um single ou uma estrada de terra mais acidentada e parece que a bike tá possuída. A dirigibilidade fica muito comprometida.
Depois de quebrar muito a cabeça com alforges e vários tipos de mochila vou testar o  bikepacking com minha mochila predileta ultimate.

 http://www.deuter.com/DE/en/bike/trans-alpine-30-32223.html

É meio cara mas vale cada centavo e tem espaço o suficiente para uma viagem de até dois dias.
O macete para usar mochila em bike é regular as alças na posição de montado na bike com as mãos no guidão. Muita gente regula as alças de pé e quando se inclina para a frente na bike as alças ficam apertadas. Não se esqueça de apertar bem a faixa abdominal para concentrar o peso na cintura. 

Gostei muito da dica de como regular a mochila no corpo pra pedalar. Obrigado!
Voltar ao Topo
romuloff Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2013
Uberlandia MG
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar romuloff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2016 as 16:34
Originalmente postado por Denmarq Denmarq escreveu:

Amigo, eu não pagaria para ver....acho que vc vai se arrepender. Eu colocaria alforges correndo ou então amarraria a mochila em um bagageiro.

procurei este tópico porque amarrar a mochila em um bagageiro é justamente o que quero.
realmente levar nas costas acho completamente inviável

Voltar ao Topo
eduardobcastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2020
Sorocaba
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardobcastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2020 as 17:46
Olá pessoal. Estou pensando em usar uma bolsa de cintura como http://https://www.decathlon.com.br/bolsa-para-cintura-7l-x-acess-solognac/p?aSku=Cor:verde&utm_source=google&utm_medium=cpc-search&gclid=Cj0KCQjw7sz6BRDYARIsAPHzrNKjMtDAWtDu5Y9YkCSxbttY3fQHpVX6G35-kV6gW69V4l_RvdjkC2kaAoMGEALw_wcB - essa cheia de bolsos. Todo lugar vejo que bolsa de cintura é para pequenas distâncias. Porquê? Mochila eu sei que dói as costas mas bolsa de cintura causa alguma dor?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2020 as 03:34
Mochila doer as costas é algo que nunca rolou comigo. Ela abafa e me faz suar mais que o usual, isso sim.

Quanto a bolsa de cintura, acho desconfortável, mas tem colega aqui que curte uma pochete. Eu pensaria numa bolsa de guidão ou cesto removível, uso o último e acho bastante pratico.

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2020 as 05:04
esquece, não vai funcionar

eu utilizo cargueira para cicloturismo, mas somente para pegar a bike e ir até a rodoviária (30 minutos de distância). Aí chego em algum local e deixo a mochila de lado e pedalo com pochete + bolsas de quadro e selim

também não gosto de alforge, deixa a bike muito pesada e pouco divertida. Eu faço cicloviagem leve, mas aí sou obrigado em dormir em pousadas

se eu fosse fazer cicloviagem carregado eu iria de carreta. Bem melhor puxar uma carreta do que pedalar uma bike pesada 


Editado por pf23 - 06 Set 2020 as 05:06
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2020 as 15:34
Originalmente postado por eduardobcastro eduardobcastro escreveu:

Olá pessoal. Estou pensando em usar uma bolsa de cintura como http://https://www.decathlon.com.br/bolsa-para-cintura-7l-x-acess-solognac/p?aSku=Cor:verde&utm_source=google&utm_medium=cpc-search&gclid=Cj0KCQjw7sz6BRDYARIsAPHzrNKjMtDAWtDu5Y9YkCSxbttY3fQHpVX6G35-kV6gW69V4l_RvdjkC2kaAoMGEALw_wcB - essa cheia de bolsos. Todo lugar vejo que bolsa de cintura é para pequenas distâncias. Porquê? Mochila eu sei que dói as costas mas bolsa de cintura causa alguma dor?

Eu tenho um pochetão tipo esse que eu chamo de mochila de bunda :). Pra coisa rapida, distancia pequena é pratica, mas vejo problemas para distancias maiores: não ventila nada, vai ficar apertando a sua cintura e/ou balançando (vai ter que ajustar de tempo em tempo) e, pelo menos pra mim, depois de um tempo começa incomodar a lombar (mesmo estando na cintura... talvez por forçar uma rotação da pelve).
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 12:57
Originalmente postado por eduardobcastro eduardobcastro escreveu:

Olá pessoal. Estou pensando em usar uma bolsa de cintura como http://https://www.decathlon.com.br/bolsa-para-cintura-7l-x-acess-solognac/p?aSku=Cor:verde&utm_source=google&utm_medium=cpc-search&gclid=Cj0KCQjw7sz6BRDYARIsAPHzrNKjMtDAWtDu5Y9YkCSxbttY3fQHpVX6G35-kV6gW69V4l_RvdjkC2kaAoMGEALw_wcB - essa cheia de bolsos. Todo lugar vejo que bolsa de cintura é para pequenas distâncias. Porquê? Mochila eu sei que dói as costas mas bolsa de cintura causa alguma dor?

eu uso pochete grande para pedalar por 03 ou 04 horas, uso em viagem junto com bolsa para quadro. É bem tranquilo, inclusive em trecho técnico de estrada ruim ou trilha

a curtlo tinha uma muito boa


Editado por pf23 - 10 Set 2020 as 12:59
Voltar ao Topo
Pexera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pexera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 13:57
Originalmente postado por eduardobcastro eduardobcastro escreveu:

Olá pessoal. Estou pensando em usar uma bolsa de cintura como http://https://www.decathlon.com.br/bolsa-para-cintura-7l-x-acess-solognac/p?aSku=Cor:verde&utm_source=google&utm_medium=cpc-search&gclid=Cj0KCQjw7sz6BRDYARIsAPHzrNKjMtDAWtDu5Y9YkCSxbttY3fQHpVX6G35-kV6gW69V4l_RvdjkC2kaAoMGEALw_wcB - essa cheia de bolsos. Todo lugar vejo que bolsa de cintura é para pequenas distâncias. Porquê? Mochila eu sei que dói as costas mas bolsa de cintura causa alguma dor?

Doer as costas depende muito, uma boa mochila e do tamanho correto para as tuas dimensões provavelmente não causará dores mas o ideal seria testar, preferencialmente com ela carregada.
O melhor modelo que já usei foi a Trans Alpine 30 da Deuter, nunca me incomodou mas inevitavelmente vai suar as costas ;)
Voltar ao Topo
BikeRider44 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2020
itapema
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BikeRider44 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2020 as 21:33
sim

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X