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Ministério Público quer fim de ciclovias em SP

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MarcusLisboa Ver Drop Down
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    Postado: 19 Mar 2015 as 16:25

O Ministério Público de São Paulo entrou nesta terça-feira com uma ação na Justiça que ameaça acabar com o plano do prefeito Fernando Haddad (PT) de construir 400 quilômetros de ciclovias na cidade. A promotoria pede que sejam suspendidas, em um prazo de 24 horas, “todas as atividades, serviços e obras referentes à construção do sistema cicloviário de São Paulo”, até a realização dos "estudos técnicos necessários". Os pedidos da promotoria devem ser ainda aprovados pela 5ª Vara da Fazenda Pública.

O Ministério Público baseia sua decisão na ausência de estudos e planejamento que respaldem a construção de infraestrutura para o trânsito de bicicletas, um argumento também adotado pelos mais críticos com o prefeito, entre os quais houve quem chegou a associar o vermelho das faixas com propaganda política do PT. Foram, precisamente, as denúncias de cidadãos que motivaram o processo. “Paralelamente ao desenvolvimento exacerbado do sistema cicloviário neste município nos últimos meses, esta Promotoria recebeu e continua recebendo um número considerável de reclamações de munícipes sobre irregularidades e problemas que tem agravado o já caótico sistema de mobilidade urbana da cidade”, argumenta a promotora.

Segundo a ação, a promotoria solicitou a Prefeitura e a Companhia de Engenheira e Tráfego (CET) os estudos técnicos realizados e informação detalhada sobre o cronograma das obras, sobre as medidas adotadas para garantir as normas de segurança e a sinalização, e sobre os eventuais impactos no trânsito, mas eles responderam com releases de imprensa. “O material enviado pelo Poder Público não pode ser considerado estudo técnico para implantação do sistema cicloviário”, conclui o documento.

A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo criticou o posicionamento do Ministério Público e espera que o Tribunal de Justiça rejeite os pedidos da promotoria. "Ficamos muito indignados com os argumentos elencados pela promotora. Ela não apenas questiona os métodos empregados para implantação das estruturas cicloviárias – o que é legítimo, claro – mas coloca em xeque a política pública em si, questionando a necessidade de se promover o uso de bicicletas em São Paulo. Isto é gravíssimo e não podemos permitir retrocessos", afirmou Daniel Guth, consultor em políticas de mobilidade urbana e diretor da associação.

Projeto da Paulista

Se a ação for aprovada pelo juiz, a Prefeitura e a CET deverão, além de suspender os trabalhos atuais, reconstruir em menos de um mês a pavimentação desfeita para construir ciclovias ainda inacabadas para restabelecer a “funcionalidade do local”. Esta exigência inclui a paralisação e recomposição dos quase quatro quilômetros ciclovia daAvenida Paulista, orçada em 15 milhões de reais. O projeto estrela de Haddad em prol dos ciclistas é um dos focos principais das críticas do Ministério Público que o considera um local com um "sistema de ônibus e metrô excelente" e onde não haveria necessidade de ciclovia. Em caso de descumprimento, a promotoria contempla uma multa de 100.000 reais diários por crime de desobediência e improbidade administrativa (prejuízo ao erário e violação de princípios administrativos).

A promotora do caso afirma que se repetem nas ciclovias e ciclofaixas da cidade uma série de "irregularidades" que põem em risco a segurança dos cidadãos, "principalmente dos próprios ciclistas". Entre elas a construção de ciclovias em "locais obstruídos por postes, placas de sinalização, pontos de ônibus o arvores" ou a falta de separação e proteção adequada das faixas para ciclistas do tráfego motorizado.

Entre as conclusões, a promotora do caso Camila Mansour Magalhães mantêm que “a decisão política de desenvolvimento do sistema cicloviário neste município, adotada pela atual gestão municipal, viola o principio constitucional da eficiência” e “não atende o interesse público”.

A administração municipal informa que irá prestar todos os esclarecimentos necessários a respeito do planejamento e da execução das ciclovias na cidade.

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Teshrrar Ver Drop Down
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Minha opinião resumida:

Palhaçada.
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Carlos sp Ver Drop Down
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Palhaçada sim, gastar R$ 15 milhões do contribuinte que não tem saúde, não tem transporte público eficiente para uso de poucas pessoas... Isso falando apenas do trecho da Av. Paulista!
Porra, aqui em SP não fazem estudo nem para implantar corredor de ônibus, por isso essa bagunça com um monte de trechos de ciclovia sem ligação, só poderia dar nisso!
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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Libert Ver Drop Down
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Antes de fazer a Paulista tinha que ligar o centro à periferia. Imagino que essa insistência com a Paulista é mais por uma questão simbólica do que prática.
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onoda Ver Drop Down
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Essa ciclovia na Paulista logo sera dominada por turistas fazendo suas selfies, pessoal fazendo caminhada/corrida e levando cachorro pra passear. Depois de pronta, o que menos terá ali serão ciclistas, aposto que a maioria das bikes vai continuar andando no meio dos carros.
a prefeitura esta priorizando a quantidade quando deveria priorizar a qualidade das ciclovias. Quase chega a ser um projeto descartável essas pinturas sem planejamento, servirão apenas para justificar custos milionários.
Acredito que falta um pouco de incentivo para o pessoal começar a GOSTAR de andar de bike, a prefeitura poderia começar criando rotas turisticas pro uso das bikes laranjas no centro velho da cidade. Isso seria barato de fazer e talvez melhoraria a aparência horrível e suja da região central!

Uma das coisas que mais me incomoda na cidade de SP é a falta de um lugar onde se possa praticar o esporte com Qualidade e Segurança, ciclo-faixas são curtas e não são muito estimulantes, marginal pinheiros é um esgoto a céu aberto e não tem segurança apesar de parcialmente fechado, acostamento de rodovias são para os fortes, pra mim um dos melhores lugares pra se pedalar seria o autodromo de Interlagos, seria um sonho pedalar naquilo. Mesmo que fosse cobrado alguma taxa pra usar eu pagaria com prazer!!!!
♪ Hime Hime Hime, Suki Suki Daisuki, Hime, Hime ♪
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H Marcio Rodrigues 1 Ver Drop Down
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Guzansky Ver Drop Down
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O Ministério Público não quer o fim das ciclovias, ele quer o fim as ciclovias feitas nas coxas. Se for fazer, tem que fazer direito.
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H Marcio Rodrigues 1 Ver Drop Down
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Leia o parecer! "
Ciclovia não é do interesse público "
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MarcusLisboa Ver Drop Down
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Acho que a indignação é como esta sendo feito as coisas de qualquer jeitos, arvores, buracos, pintura na frente de casas assim também não pode ser. Parece que é tudo feitos nas coxas de maneira a não atrapalhar o transito e/ou se gastar o minimo possivel.
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Libert Ver Drop Down
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Uma coisa deve ser dita. Não é segredo que o MPSP tem um perfil conservador e não é surpresa se posicionarem contra as ciclovias. Já houve uma liminar e achei coerente a decisão do juiz. Foi determinada a paralização da ampliação das ciclovias, até que a Prefeitura apresente o estudo de viabilidade técnica que o MP tanto quer, mas as obras na Paulista foram mantidas, já que o argumento de falta de planejamento não se aplica à Paulista e a paralização das obras só causaria mais transtorno.


Editado por Libert - 20 Mar 2015 as 18:12
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AloPaulo Ver Drop Down
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Restrito

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Penso que esse MPSP quer aparecer demais!

Tantas questões relevantes pra cidade e armam esse circo...

Daqui a pouco, você abre a geladeira e pula um promotor kkkkk
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ecvitoria Ver Drop Down
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O acerto e o erro da ação do MPE que paralisou as obras das ciclovias de São Paulo

POSTADO EM 25 DE MARÇO DE 2015 POR NATI

1

RED 24 - final

ilustração Juliana Russo

por Natália Garcia/Cidades para Pessoas
(texto livre para reprodução, com a fonte citada)

As ciclovias de São Paulo estão paralisadas pela justiça por conta de uma ação do Ministério Público Estadual que questiona a legitimidade do projeto e da execução das vias cicláveis que coloriram as ruas da cidade cidade no último ano. Antes de falar dos erros dessa liminar, falemos do acerto. A ação do MPE tem o mérito inquestionável de ativar uma vocação importantíssima para a gestão das cidades: a de fiscalização de projetos urbanísticos. Temos um problema incrustado na natureza política dos prefeitos do Brasil: eles decidem o que é bom ou ruim para a cidade sob sua gestão, vão lá e fazem, ponto final. Cada prefeito cria suas próprias diretrizes e as pessoas ficam reféns da descontinuidade política de obras, projetos e programas urbanos. Nesse sentido, é ótimo que o MPE se posicione como um órgão que tem também essa atribuição, de garantir que uma gestão política não esteja passando por cima do que as pessoas querem para sua cidade.

Essa importante vocação do MPE poderia ter nos livrado de uma obra que representou um retrocesso urbanístico e passou por cima da legislação municipal São Paulo: a ponte Otávio Frias de Oliveira, mais conhecida como ponte Estaiada. Inaugurada em 2008, a ponte foi paga pela operação urbana Águas Espraiadas. Uma operação urbana é um acordo entre a prefeitura e um grupo de incorporadores imobiliários que concede a permissão de construir edifícios maiores que os permitidos pela lei de zoneamento. Só que esse ganho de potencial construtivo precisa ser convertido em um benefício para a cidade, um projeto que deve ser executado na mesma região da operação urbana. A ponte estaiada foi esse projeto. Uma escolha feita sem participação da população local ou qualquer transparência, que ainda por cima fere a lei municipal que prevê que pontes, viadutos e avenidas construídos devem ter espaço para ciclistas e pedestres, coisa que a ponte Estaiada não tem. Uma ponte feita apenas para carros em pleno século 21 ao custo de R$ 220 milhões de reais me faz pensar em como precisamos do MPE para nos proteger desse tipo de aberração.

Mas apesar de ter ativado essa importante vocação, o MPE errou feio na conduta da liminar que paralisou as obras das ciclovias da cidade. Por pelo menos dois motivos:

1. A lógica de como se constrói uma cidade ciclável é complexa e experimental

Há uma série de cidades reconhecidas mundialmente pela boa experiência dos ciclistas que trafegam por suas ruas todos os dias, como Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Portland, São Francisco, Barcelona e Bogotá. Cada uma dessas cidades tem seu próprio sistema cicloviário. Em Barcelona, uma série de ciclovias na calçada criou uma cultura de convivência entre pedestres e bicicletas. Algo inadmissível em Copenhague, onde as vias cicláveis são quase sempre segregadas e tão rígidas que pedalar na contramão é crime. O que por sua vez é visto com naturalidade em Paris, onde há várias vias de mão única para carros onde bicicletas podem andar nos dois sentidos. Já São Francisco conquistou sua malha cicloviária na marra, graças ao maior movimento cicloativista do mundo, o Critical Mass. Cada uma dessas cidades achou um sistema que coubesse em suas características políticas, econômicas, topográficas, climáticas e culturais. São Paulo está buscando o seu sistema. E o melhor jeito de encontrá-lo é experimentando. Que bom que estamos pintando algumas ruas de vermelho na cidade para observar e medir cientificamente como as pessoas se comportam com essa mudança funcional das vias da cidade. É assim que começaremos a construir um bom sistema cicloviário, o que leva tempo. Levou pelo menos dez anos até que a bicicleta se consolidasse como um modal seguro e viável nas cidades citadas acima.

Segundo a urbanista Jessica Roberts, projetista de planos cicloviários para diversas cidades do mundo pela empresa Alta Planning, não há um modelo universal ideal para a construção de ciclovias nas cidade. Há sim uma estatística universal: quando maior a estrutura cicloviária de uma cidade, menor o número de acidentes sofridos pelos ciclistas. Se examinarmos a divisão modal de São Paulo, vemos claramente que a bicicleta é o modal que mais cresceu nos últimos dez anos. Estava mais do que na hora de oferecer segurança aos ciclistas que colocam sua vida em risco todos os dias para se deslocar pela cidade.

É verdade que o projeto das ciclovias de São Paulo peca na transparência e implementação. Falta um mapa oficial da prefeitura que mostre como será o projeto final e há ciclovias mal acabadas, mal executadas. Mas parar as obras é parar um processo pelo qual passaram as melhores cidades do mundo e que mal começou por aqui. Além de ser uma reação completamente exagerada. Não estamos falando de uma obra irreversível para a cidade, como a retificação dos rios Tietê e Pinheiros, o Minhocão ou a própria Ponte Estaiada. Estamos falando de pintar o asfalto de vermelho, algo absolutamente reversível em locais onde a ciclovia não der certo. O plano de 400 quilômetros cicloviários da prefeitura de São Paulo está orçado em R$ 80 milhões, pouco mais de um terço do custo da ponte Estaiada. É um projeto que comete erros, mas que parece pensado numa dimensão segura para errar, em nome da inovação. O que nos leva ao segundo ponto

2. Bicicleta é uma pauta interdisciplinar

A liminar do MPE faz uma leitura sob a ótica da mobilidade urbana do projeto de ciclovias de São Paulo, o que é uma interpretação rasa do que significa construir uma cidade ciclável. Incentivar mais gente a pedalar na cidade é uma política com impacto positivo também na saúde pública. Foi pensando nisso que a prefeitura de Boston lançou o Prescribe-a-Bike, um programa em que os médicos podem receitar o uso de bicicleta a pacientes que precisem de exercícios físicos. Com a receita na mão, os pacientes têm acesso quase gratuito ao sistema de bike-sharing da cidade. Bicicletas em circulação são ainda uma vantagem econômica. Segundo o Departamento de Vida Urbana de Copenhague, a cada quilômetro pedalado de bicicleta na capital dinamaquesa, a cidade ganha R$ 0,70. Isso porque bicicletas precisam de uma infraestrutura mais barata, encurtam os tempos de viagem, atraem turistas e reduzem o trânsito. E o trânsito, esse sim, custa caro. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil perde, por ano, R$ 40 bilhões por causa do trânsito. Seriam R$ 10 bilhões por gastos diretos (como gasolina e diesel queimados para deixar carros e ônibus parados) e R$ 30 bilhões em gastos indiretos, como negócios que deixam de ser fechados porque as partes envolvidas estão engarrafadas. E talvez o maior ganho das ciclovias de São Paulo sejam cenas como essa, de crianças que podem ter a experiência de pedalar até a escola:

bike

foto da Aline OS.

 

Por esses motivos, a ação do MPE representa um grave retrocesso para São Paulo. E espero que seja revertido em breve.

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etnies Ver Drop Down


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Quem já foi para São Francisco, CA sabe do que vou falar agora, aliás, segue uma foto:



Faixa de rolagem comum dos carros, uma faixa para bike e outra para quem corre/caminha. 
Obviamente que a cidade toda não possui esse padrão, mas isso foi planejado, não foi feito às pressas e nas "coxas", quem já andou na ciclovia do Haddad na região de Perdizes/Pacaembú/Higienópolis sabe que se você não for um ciclista com uma condição física razoável, vai penar, ou seja, vai empurrar pelo belo tapete vermelho.

Eu entendo as razões do MP e do Haddad, cada um tem seu interesse, mas o MEU interesse que é ter ciclovias/ciclofaixas seguras e que realmente seja uma alternativa para os cidadãos utilizadores de transporte público, e não para ser um problema para moradores, comerciantes e até para o atuais utilizadores da ciclofaixa. 

Fica aí o exemplo de San Francisco, infelizmente eu acredito nas coisas impossíveis, quem sabe um dia teremos uma infraestrutura como a deles.

Abraço!
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Libert Ver Drop Down
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Hoje tem protesto contra a paralização. Eu gostaria de estar lá, só que infelizmente vou estar no trabalho. É tão difícil assim fazer protesto no fim de semana?
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ccarlos87 Ver Drop Down
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Essas ciclovias dão o que falar né...

Povo brasileiro, inclusive aqui de SP, é um povo ignorante acostumado ao desconforto e perigo do transito que vira a cara e rejeita as novidades.

Assim como o MPSP, eu também gostaria das ciclovias na cidade, só não dá pra se fazer de cego para a forma como estão sendo feitas...
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FAB1000 Ver Drop Down
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etnies,
estamos falando de uma cidade e um estado com espaço físico para o planejamento e construção ordenada e outra que já não suporta mais crescimento. Não dá pra comparar alhos com bugalhos.

Tome o exemplo de como é em NY, uma cidade que também já não comporta mais crescimento, pois assim como na cidade de SP, não será possível destruir imóveis para alargar as pistas de rolagens, independente de qual veículo for rodar, e tanto lá quanto aqui, a "sociedade" vai continuar exigindo mais espaço para seus automóveis. 
Em outras discussões e tópicos sobre a ciclovia de São Paulo, eu quotei uma reportagem falando de como foi o processo na Dinamarca, país considerado modelo mundial, e lá fala que nos primeiros anos foi como está acontecendo aqui, com brigas de poder contra os pró automóveis e comerciantes, e que o processo com todas as suas mudanças e alterações, até chegar ao estágio atual, demorou 20 anos. Sim, VINTE ANOS, não foram somente 20 meses. 

Tem coisa mal feita, sim, tem escolhas de ruas mal pensadas, sim, mas no geral as correções vão acontecer com o tempo e o uso. O que não pode é parar o processo se os gastos não extrapolaram o planejado e permitir que se use o MP não por conta da evasão fiscal, mas sim por que o cara não querer uma ciclovia com alegações de que toma o espaço do carro dele, não pode mais estacionar o carro na porta de casa, ou do comércio, ou nos casos mais idiotas já comentados, não tem espaço para as visitas estacionarem em dias de festa porque colocaram uma merda de ciclovia na minha porta.

Qualquer planejamento, por mais bem feito que seja, sempre tem correções por problemas que ninguém conseguiu ver antes ou porque estavam ocultos no processo e somente com a implementação afloraram. E a alegada falta de uso que se vê em partes do dia, é a mesma com o trânsito de automóveis ou coletivo. Nos horários em que todos estão trabalhando não vai haver realmente muita gente utilizando as ciclovias, e o uso vai aumentar com o tempo através da percepção de segurança, que algumas pessoas não tem pedalando nas ruas sem ciclovias.


Editado por FAB1000 - 27 Mar 2015 as 10:17
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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jonasMin Ver Drop Down
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Concordo com você Fabricio.

Vou apresentar um pouco da minha experiência

Sou morador de São Paulo e comecei a pedalar um pouco velho, com 17 anos, isso lé em 2002, mas foi amor a primeira vista e desde então tenho pedalado pela cidade São Paulo, alguns períodos mais intensamente outros menos, mas tenho uma perspectiva dos últimos 13 anos.

No começo pela falta de habilidade e entendimento das normas de como se comportar com uma bicicleta ouvia muitas, muitas buzinadas, fechadas e etc...Era realmente maluco, só doido pra continuar mas tinha alguns conhecidos que se locomoviam pela cidade, não me refiro aos grupos de ciclistas noturnos.

Acredito que o 1o fator que mudou a percepção dos paulistanos em relação a bicicleta foram as ciclofaixas de domingo. No começo poucas pessoas utilizavam ela, o horário no começo era das 7 as 14h, e depois estendida até as 16h, isso lá nos anos 2009. Sei que há muitos que são contra, inclusive aqui neste fórum, mas em um dado antigo cerca de 40 mil pessoas utilizavam ela aos domingos.

Depois da popularização da ciclofaixa, o numero de buzinadas que eu ouvia reduziu, a paciência dos motorista dos motorista aumentou e as fechadas educativas diminuíram no dia-a-dia pois muitos usuários aos domingos, como forma lazer, perceberam a fragilidade da bicicleta.

Então começam a construir as 1as ciclovias em São Paulo, como é o caso da Ciclovia do Rio Pinheiros que foi o aproveitamento da faixa de manutenção do trem da marginal, que começou com 14 km, e poucas opções de acesso, essa ciclovia depois cresceu para 21 km, ganhou mais acessos e após as obras do Monotrilho foi reduzida, entretanto essa ciclovia tem horários de funcionamento e não possui iluminação. Por ser plana, separada de qualquer via rodande, exceto os carros, motos e caminhões da manutenção da prestadora de serviço da EMTU, ela foi adotada por ciclistas de bicicleta de estrada para fazerem seus treinos. Aos domingos ela se entrega a ciclofaixa de lazer também.

Após esta ciclovia, na gestão Kassab, foi criada outra ciclovia no bairro de Moema, que a época gerou muita polemica, acredito que em fins de 2011, por ser um bairro próximo da minha casa, logo após a inauguração decidi testar, e o que senti foi uma falta de integração, pois apesar de se garantir uma segurança no bairro, apesar de carros parados e de um risco de conversões que pudessem gerar acidente, para mim aquela ciclovia era inútil, pois para chegar aqueles poucos kms de ciclovia era preciso passar por muitos kms sem qualquer rota amigável do ciclista.

E em de 2012 foi inaugurada na Av. Faria Lima outra ciclovia aproveitando o canteiro central, esta mais cuidadosamente planejada pois já havia um esboço de ciclovia de gestão anteriores, mas esta possuía semáforos de sinalização para o ciclista. Na época trabalhava na mesma avenida e começou a usa-lá, e novamente muita gente reclamava pelo pouco uso dos ciclistas e etc...

Pois bem, nessa nova administração uma das prioridades foi a construção de 400 km de ciclovia conjuntamente com outros planos visando o transporte coletivo de massas. 
Já foram inauguradas mais de 200 km, meu plano é utilizar todas as novas ciclovias para verificar a qualidade de cada trecho, pois acredito que muitas vozes de ambos os lados sequer sabem do que estão falando. Das novas ciclovias passei em alguns trechos, e pelo que percebi apesar de entregues, poderia considerar como "work in progress", realmente o asfalto em alguns é de péssima qualidade prejudicando o ciclista, mas é o mesmo asfalto de metros ao lado, do automóvel, falta sinalização especifica para ciclista sobretudo em vias que a ciclovia apresenta duas mãos e a rua ou avenida uma só, dificultando o entendimento do ciclista se ele deve cruzar a via e etc. 

Sobre a utilização das ciclovias, em horário de pico na Av. Faria, há dezenas de ciclistas rodando por elas, ao fechar um sinal, forma-se uma fila de 5, 6 esperando o farol abrir, isto para são paulo é algo novo.

Por isso acredito que cabe aos usuários que salientem os pontos negativos e positivos de cada via, e aguardar, dar tempo ao tempo, as pessoas precisam entender que quanto mais conectadas as ciclovias mais possibilidades de deslocamento, mas isso leva tempo.


 
 
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joaogbraga Ver Drop Down
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A (minha) verdade é que até agora tinham feito muito pouco pra incentivar o uso da bike na cidade. Tem um monte de defeito? Pra caramba... Mas mesmo assim vejo como um passo pra frente, um work in progress como disse o amigo acima.

Pode não querer dizer nada, mas eu trabalho há 10 anos na região da berrini e até então me comportei como um típico paulistano, sozinho no seu carro. Bastou eu ter uma percepção de que o negócio estava mais aceitável (incluindo ciclovias, educação e empresas com vestiário), comprei uma bike e vou começar a ir pro trabalho.

Não é automático, mas se o movimento continuar nesse sentido acho que cada vez mais gente vai pensar como eu e começar a pedalar e, quem sabe, no futuro, cheguemos lá...

Abs,
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allmondega Ver Drop Down
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Eu vou no MC de protesto em solidariedade aos amigos de SP.

Estão partidarizando uma discussão que é da cidade e não dos partidos .
Até os macacos caem das árvores
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newhouse Ver Drop Down
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Embu - SP
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A ciclovia da Eliseu ficou 10 anos "na promessa", amigos meus se machucaram e outros ciclistas morreram por conta disto, e em 1 ano e meio o Haddad tirou a ciclovia do papel. Depois ampliou a ciclovia da Faria Lima, vai construir uma ciclovia na Helio Pelegrino, que vai integrar com a Av. Vergueiro, que vai chegar na Paulista, isso é uma estrutura do caramba, SP não tinha se quer previsão de ter algo assim.

A execução é perfeita, acredito que não, certos pontos podem ser revisto, e acredito que se estiverem ruins precisam ser revisto mesmo, mas por conta disto parar todas as obras é um absurdo. O valor é alto? Sim, mas alem de melhorias na infraestrutura (quem usa internet pra trabalhar em SP sabe como é tenso), nem se compara ao valor gasto com outras obras de menor importância que a prefeitura já fez no passado. Seria ótimo se a prefeitura pudesse investir em outras áreas e acreditar que os ciclista de SP estariam seguros dividindo espaço com os carros, mas essa não é a realidade.

A mobilidade de SP está critica, a cada ano fica mais complicado se locomover pela cidade, o único meio de transporte que consegue contornar a superlotação das ruas é o metro, mas da forma como o metro se desenvolve em SP nem meus bisnetos vão ter uma malha ferroviária descente pra se locomover. A única opção a curto prazo é minha bike, e sendo assim investir em ciclovias é uma forma inteligente de economizar tempo, e tempo é dinheiro. Pra mim esse investimento é importante pra desafogar as ruas e dar espaço pra quem precisa das ruas pra trabalhar.

Eu até entenderia se o MP pedisse um mapa completo das ciclovias e passasse a questionar pontos do projeto, mas da forma como estão fazendo é pura guerra politica. Por isso mesmo hoje eu vou no protesto, eu quero a ciclovia da Helio Pelegrino pra poder ir trabalhar todo dia sem levar fina de motoristas malucos.
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Pepebike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 20:29
Renata Falzoni critica ação do MPE contra ciclovias:


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 20:52
Por um lado, entendo aqueles que criticam a MANEIRA como a ciclovia está sendo feita. Afinal algo malfeito tem de ser refeito, remendado, consertado, corrigido, enfim, mais dinheiro será aplicado em algo que se fosse pensado inicialmente, não precisaria de reparos. Nesse ponto, acho que a prefeitura falhou em levantar colaboradores para definir melhor onde e como implantar as ciclovias. Gente do calibre da Renata Falzoni, do pessoal do CicloBR, entre outros tantos - não precisava muita pesquisa pra isso.

Por outro lado, mesmo não sendo ideal, ao menos está lá. Cabe a nós metermos a cara e usarmos, para gerarmos estatísticas não só no papel, mas no visual dos motoristas, que aceitarão melhor as bikes rodando pelas ruas como um direito do cidadão.

O que acho que os cidadãos podem fazer? Bom, pra começo de conversa seria legal um grupo discutir possíveis soluções para os problemas atuais. Soluções viáveis para a prefeitura e para todas as pessoas, ou seja, que contemplem um compromisso entre todos os envolvidos, e não que puxem a sardinha para um só lado. Determinadas essas soluções, o passo seguinte seria gerar um documento "oficial", detalhando o que foi discutido. Esse documento deveria ser divulgado e cópia dele encaminhada (ou se possível, entregue pessoalmente) à prefeitura.

Pensando do ponto de vista administrativo, qualquer pessoa em posição gerencial aprecia mais se um problema for apontado e uma solução for sugerida de forma embasada, do que se apenas existirem críticas de todos os lados. Com o governo não vai ser diferente, e temos que lembrar que ele é limitado por uma série de burocracias que não afetam a iniciativa privada. O que pra nós é pensar-decidir-fazer, não é tão simples assim para eles.
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Libert Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Libert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2015 as 03:41
Muito legal o protesto e caiu a liminar:

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Pantoja Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2015 as 12:26
eu uso todos os dias as ciclovias da França Pinto e da Coronel Lisboa (perto daquela escola de palhaços que quase conseguiram apagar a ciclovia há umas semanas).

Posso dizer com propriedade que, mesmo com o asfalto não estando ideal, mesmo com a tinta descascando e mesmo com os motoristas que param TODO DIA nela "rapidinho"... Elas são ótimas!

Não falo da estrutura em si, mas sim da cultura que ela está gerando. Há seis meses, quando ela surgiu, fui hostilizado duas vezes na mesma semana. Na semana seguinte, contei 3 ciclistas cada vez que percorria a ciclovia da Coronel Lisboa. Levo 10 minutos nesse trecho, ou seja, se somar as 12 horas, dava mais de 200 ciclistas por dia. Hoje nem conto mais, mas sempre cruzo mais de cinco. A segurança está encorajando pessoas a pedalar.

Hoje ainda existe hostilidade e rejeição, mas também vejo mais motoristas esperando eu passar, dando seta, olhando pros dois lados. Conheci novos comércios, novos caminhos e muito menos estresse no trânsito. 

As ciclovias precisam melhorar? Claro! Mas elas foram um start, uma necessidade a toque de caixa, que cumpre sua função - proteger o ciclista e gerar uma cultura de aceitação - e por pior que seja o asfalto, ele é nosso! Porra, antes o asfalto era igualmente ruim, mas tínha que dar atenção pros buracos e pros carros, agora só preciso ficar de olho nos buracos! LOLLOLLOLLOLLOL
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H Marcio Rodrigues 1 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar H Marcio Rodrigues 1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2015 as 15:05
https://asbicicletas.wordpress.com/2015/03/28/sete-mil-obrigados/#more-3040 - https://asbicicletas.wordpress.com/2015/03/28/sete-mil-obrigados/#more-3040
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AloPaulo Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AloPaulo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2015 as 17:38
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

eu uso todos os dias as ciclovias da França Pinto e da Coronel Lisboa (perto daquela escola de palhaços que quase conseguiram apagar a ciclovia há umas semanas).

Posso dizer com propriedade que, mesmo com o asfalto não estando ideal, mesmo com a tinta descascando e mesmo com os motoristas que param TODO DIA nela "rapidinho"... Elas são ótimas!

Falou tudo Pantoja!

Mas não ofende os paiaço não! kkkkk
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Beto Pires Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Abr 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2015 as 22:14
Nova investida do MP contra as ciclovias, esses caras não dão moleza!

http://vadebike.org/2015/04/ministerio-publico-inquerito-gilberto-natalini-custo-ciclovias-sao-paulo/
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FAB1000 Ver Drop Down
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Isso é politicagem, e não trabalho coerente do MP, não tem jeito. Disapprove
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Beto Pires Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Beto Pires Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2015 as 20:22
Puro jogo político.

Mas quem se f*** somos nós, os bicicreteiros...


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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2015 as 10:37
Para quem acha que não precisa de suspensão para andar na cidade. LOL




Editado por Fabio - 06 Ago 2015 as 10:38
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thisouz Ver Drop Down


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Essa foto já foi desmascarada. 

O figurão que polemizou na época tirou a foto antes da ciclovia ser inaugurada.
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Fabio Ver Drop Down


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Só tinha visto hoje. Menos mal.
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RodrigoVGA Ver Drop Down
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Originalmente postado por thisouz thisouz escreveu:

Essa foto já foi desmascarada. 

O figurão que polemizou na época tirou a foto antes da ciclovia ser inaugurada.
Casseta!!

Então quer dizer que eles pintam para depois tirar as "tartarugas" e pitam novamente?

Abs!
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João Frango Ver Drop Down
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Quem pintou as tartarugas de branco foi um ciclista que mora ali na região, na época que nos grupos do Face esta foto comecou a rodar ele por iniciativa própria foi lá e pintou elas de branco pra quem fosse pedalar por ai enchergar as tartarugas, logo depois foram lá e removeram elas.

Infelizmente isto e buracos pintados tem muitos nas ciclovias, não deveria mas tem, é só o comeco da iniciativa, espero que o próximo prefeito que entrar continue a fazer e melhore o que der, mas com os caras que estão na frente nas pesquisas é capaz de parar tudo e acabar com as que não são em canteiro central, pois hoje pra ganhar a eleicão fácil aqui é só falar que acaba com as ciclovias e volta a velocidade das marginais ao que era antes e o resto pouco importa, uma pena.
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