| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Minha experiência com o Cubo Shimano Nexus 8v
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Minha experiência com o Cubo Shimano Nexus 8v

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lucasouza Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de Lucasouza Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Minha experiência com o Cubo Shimano Nexus 8v
    Enviado: 12 Ago 2019 as 16:49
Antes de comprar o cubo Shimano Nexus de 8 velocidades, procurei em fóruns e sites usuários deste cubo e suas experiências, porém, não achei quem tivesse efetivamente feito relatos sobre o assunto. Então, depois de um ano de experiência com este cubo, estou compartilhando a experiência que tive com a peça e algumas questões que acredito que possam ser relevantes para quem quer se arriscar a comprar um cubo com este. 

Em setembro do ano passado (2018) montei minha bike, projeto em que já havia pensado há algum tempo. Queria uma bike urbana, limpa, com pouca necessidade de manutenção e personalizada do meu jeito. Tinha pensado numa fixed gear, porém moro em Belo Horizonte, cidade com muitos morros, e esta podia não ser uma boa ideia. Então optei por montar a bike com cambio de marchas internas, pois sua manutenção é mínima, seu sistema fechado evita a entrada de poeira e água, e a porcentagem da diferença entre as marchas é grande, o que permite um rolê confortável na cidade.

Montei a bike, instalei o cubo Nexus 8v e botei na rua. Minhas impressões sobre o funcionamento da bike inicialmente foram as melhores: o pedal é gostoso, permite mudar da 8ª para a 1ª parado e vice-versa; o passador revoshift é macio, não exige muito esforço para a troca; o design do cubo é bonito, mas pela flange ser maior, exige raios específicos, nada muito difícil de ser encontrado; O fato de o câmbio ser interno e traseiro elimina a necessidade de dois passadores, deixando a bike mais limpa, com menos cabos e conduítes; a bike fica silenciosa, pois não há o barulho dos dentes do freehub ou das catracas das bikes de marcha externa.

Dados 7 meses de uso, tive o primeiro problema. Ao pedalar, algumas marchas falhavam, como se pulassem os dentes da engrenagem por folga destas. Começou com uma marcha, depois se espalhou nas outras, e isso tornou o pedal perigoso, pois ao pedalar em pé, por exemplo, esta falha poderia me derrubar. Enviei a bike em uma oficina autorizada da Shimano para o reparo do cubo. Me devolveram com duas semanas alegando falta de alinhamento. Porém, o problema persistiu. Enviei novamente para a oficina, que desmontou a roda e enviou a peça para a própria Shimano, que constatou o defeito e enviou nova peça para troca. A peça foi trocada, dentro da garantia, e a bike me foi devolvida depois pouco menos de 1 mês na oficina. Depois de 3 voltas pela cidade, o problema voltou. 

Assim como o título do tópico, ressalto que esta foi a minha experiência. Porém, ainda vi poucas postagens de experiências com este cubo, e apenas um relato comum a este das poucas experiências que li. Fiz muita propaganda deste tipo de câmbio no começo, pois acredito que para iniciantes esta é a melhor opção, por demandar pouquíssimas expertise e manutenção. Porém, acredito que passando a minha experiência aqui eu possa ajudar, assim como outras pessoas que usam este câmbio possam colaborar para formar um dado mínimo estatístico sobre o funcionamento desta "nova" tecnologia. 
Espero que ajude. 

Lucas

Voltar para o topo
rogiclei Ver Drop Down

Ceara
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rogiclei Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2019 as 20:21
muito bom saber dessa informação. Eu so acho q se fosse bom e eficiente muitos estavam usando vlw
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down

rio de janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2019 as 21:32
as marchas pulando sao um sinal de desalinhamento no ajuste da puxada do cabo no cubo.
se andar muito assim pode danificar o cubo.
eu tenho o alfine 11 e o sturmey archer 8 e acho ambos excelentes, muitos anos de uso sem ptoblemas.

uma coisa que reparei na sua historia e o fato qur voce pedala em pe com o cubo. nao se se faz diferenca...
Voltar para o topo
lyra Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lyra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2019 as 13:57
Tem mais tópico no forum discutindo isso. Minha experiencia com o Alfine 11 foi ruim e bastante parecida com a sua (com direito a troca de cubo pela shimano). Achei que o nexus era outra categoria, mas pelo visto não. Sobra então o sturmey archer ou o Rohloff :-).
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.