Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Migrei para 1x12 e... é totalmente diferente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Migrei para 1x12 e... é totalmente diferente

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2019 as 21:04
O quadro é boost QR, é um Scale 960. Como faço pra saber quantos mm são?
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 00:11
Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 07:40
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?

Uma relação mais leve, tu gira numa cadência maior (exige mais condicionamento) porém faz uma força menor. A força é o que prejudica as articulações, como o joelho. Então quanto menos força fizer menor a chance de lesões de articulação.

Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 10:24
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?

Uma relação mais leve, tu gira numa cadência maior (exige mais condicionamento) porém faz uma força menor. A força é o que prejudica as articulações, como o joelho. Então quanto menos força fizer menor a chance de lesões de articulação.



acho que entendi agora, mas no meu caso que é mais asfalto, só pra ir a padaria não tem tanta força no joelho, nao seria necessário uma 1x12 por causa disso, até pq nao tenho o condicionamento necessário tambem, correto?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 11:01
Sim , pra ir só até a padaria não precisa de um 1x12 mesmo não.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 11:20
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por euripedesroo euripedesroo escreveu:

Eu vim de acera e me adaptei bem ao NX. O que eu faço é aproveitar e sentar a bota o tempo todo já que a coroa é de 32. Com o alívio eu tinha que aliviar em certos momentos pra preservar os joelhos. Com o NX não tem mais essa preocupação. Agora na terra, com o NX estou 5% mais veloz em velocidade média e no tempo final. Pra mim é o que eu queria. Não saio mais de 12v. A única coisa que farei será no futuro pular pro GX.


Pode me explicar o que influencia no joelho devido as relações?

Uma relação mais leve, tu gira numa cadência maior (exige mais condicionamento) porém faz uma força menor. A força é o que prejudica as articulações, como o joelho. Então quanto menos força fizer menor a chance de lesões de articulação.



acho que entendi agora, mas no meu caso que é mais asfalto, só pra ir a padaria não tem tanta força no joelho, nao seria necessário uma 1x12 por causa disso, até pq nao tenho o condicionamento necessário tambem, correto?

1x12 é uma relação muito específica para MTB, de longe seria um item de necessidade para uso urbano. Pra buscar pão, uma bike single speed já cumpre muito bem seu papel. Se tiver muito morro na cidade, um sistema simples de 3x6 já dá conta do recado! Muita coisa que vemos aqui, é nível competição, caso das relações 1x12
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 12:48
Para ir na padoca tem o Microshift Advent
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 15:05
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Para ir na padoca tem o Microshift Advent

Pra ir na padoca no minimo uma fox36, freio saint com discos de 203mm senão, nem saio de casa...kkkk
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
hugoky Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2014
Curitiba, Pr
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugoky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2019 as 13:14
Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2019 as 13:39
Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Vou comprar uma Sense de 3.5k pra ir na padaria. Não pode? Kkk a minha mãe deixa horas.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2019 as 15:46
Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Vou comprar uma Sense de 3.5k pra ir na padaria. Não pode? Kkk a minha mãe deixa horas.

Se tu tem dinheiro disponível, pode comprar uma ferrari para ir ao trabalho... tudo pode, o limite é o fundo do teu bolso LOLLOLLOLLOLLOL
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:585
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2019 as 10:42
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Sim, tenho que girar muito, uso coroa de 32 dentes e nao consigo por muito tempo, 11/50 é só para quem anda por lazer. Para impor uma velocidade legal no plano e no asfalto, precisa passar dos 100 rpm e não é para qualquer um, eu até aos 90 rpm vou bem o que me proporciona uma velocidade entre 30/35 km/h, mas acima disso falta cárdio, nas descidas quando chego nos 40/45 km/h a cadência vai para acima de 120 rpm, e ai começo a girar em falso, falta pedal.
Agora quando realmente estou na trilha ou estradão de terra, 11/50 vai bem, 35 km/h está ótimo para mim, mas só para quem anda por lazer, nada de competição.

A bem da verdade, no asfalto, esquece 12V. É queimar dinheiro.
Principalmente no plano e em descidas o cara vai girar até a estratosfera e tomar pau fácil de 9v.
12V é pra quem compete, endinheirados ou pra quem quer seguir a moda em geral porque o custo de aquisição é muito alto e a durabilidade é muito inferior a um bom e velho 9v, entretanto, pro fabricante é muito mais vantajoso ter um kit que o povo tem que ficar trocando de corrente o tempo todo do que um que a pessoa 5mil km sem precisar trocar a corrente e usando cerca de 2 k7 (isso rodando muito) pra passar o ano.

A meu ver inclusive comparar 3x9 com 1x2 é a mesma coisa de comparar um carro 1.0 com um trator.
Um vai ter bem mais final e o outro torque.


Editado por Kamikaze_Zero - 02 Ago 2019 as 10:47
Voltar ao Topo
rickronchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2019
Joinville
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rickronchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2019 as 11:27
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por rickronchi rickronchi escreveu:

Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Para ir na padoca pega uma 26 de 250 reais que já serve...
1x12 é para competir, ou fazer pedal em estrada de chão de 100km


Vou comprar uma Sense de 3.5k pra ir na padaria. Não pode? Kkk a minha mãe deixa horas.

Se tu tem dinheiro disponível, pode comprar uma ferrari para ir ao trabalho... tudo pode, o limite é o fundo do teu bolso LOLLOLLOLLOLLOL

ASDHUAHSDuashduhsaudh, adorei.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2019 as 12:41
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

A bem da verdade, no asfalto, esquece 12V. É queimar dinheiro.
Principalmente no plano e em descidas o cara vai girar até a estratosfera e tomar pau fácil de 9v.
12V é pra quem compete, endinheirados ou pra quem quer seguir a moda em geral porque o custo de aquisição é muito alto e a durabilidade é muito inferior a um bom e velho 9v, entretanto, pro fabricante é muito mais vantajoso ter um kit que o povo tem que ficar trocando de corrente o tempo todo do que um que a pessoa 5mil km sem precisar trocar a corrente e usando cerca de 2 k7 (isso rodando muito) pra passar o ano.

A meu ver inclusive comparar 3x9 com 1x2 é a mesma coisa de comparar um carro 1.0 com um trator.
Um vai ter bem mais final e o outro torque.

Na verdade não é nem só queimar dinheiro, 1x pra asfalto é ruim, simples assim. Ontem no meu treino de semana que faço sempre de speed fui de MTB pois tava atrasado e descobri um pneu furado (terceira vez, preciso aposentar o pneu da bendita) acompanhar a galera de Speed, é muito ruim manter a cadência devido aos buracos na relação. Se tu ta sozinho, beleza, ajusta a velocidade mas no pelotão é complicado

Só não concordo quanto a durabilidade, meu 1x tem quase 5.000 Km e acabei de trocar corrente, K7 tá zerado ainda. Se bem cuidado dura muito sim


Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2019 as 21:06
Originalmente postado por hugoky hugoky escreveu:

Imagino que seja por causa do 32 dentes, tem que girar muito para compensar.

Acho que o problema do cambio esquerdo, é que quando pega muita lama, ela para de funcionar, mesmo que esteja muito bem ajustado. O 1x12 não tem este problema (...)


pura vdd, por isso gosto do 1x nas trilhas úmidas aqui da região... olha como ficou no último domingo



a bike veio c/ 10v 11-42 e quando acabou a 2a corrente e cassete pude investir num Eagle c/ cassete 11-50... como só pedalo pra curtir as trilhas e não ligo pra vel. média, os deslocamentos são tranquilos
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2019 as 21:12
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Mais um ponto de atenção, não existe cambio 10v SLX, XT, XTR para cassete 11-42.
Então não da para misturar um Deore M6000 com os 10v melhores como vcs estão sugerindo.

em qualquer um deles é só colocar o parafuso de ajuste mais longo, igual aos que vinham com os supercogs 42... funciona perfeitamente



"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2019 as 21:15
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

(...) se for usar pra MTB mesmo (trilhas, XCO, enduro e competições), não tem conversa,1x12 é o que há de melhor hoje. Mas em contrapartida, se é um uso no estilo Treeking, mais estradão, passeio, sem preocupação com performance, um 2X atende melhor. E se tiver muito asfalto no meio, ou cicloturismo, daí acredito que um 3X até é mais indicado
O importante é o biker entender que cada transmissão atende melhor um perfil de uso, e cabe a ele priorizar o mais adequado na hora de escolher um grupo ou uma bike nova, levando em conta seu orçamento.

Concordo com cada palavra
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
ducarpin Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2019
Santa Bárbara d
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ducarpin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2021 as 18:03
Boa tarde galera. Possuo uma bike 27 marchas (11x36 cassete e 22-30-40 coroa). Estou querendo migrar para uma coroa. Agora a dúvida: Usar o Deore 1x12 (10x51 coroa 32), ou Deore 1x11 (11x51 coroa 32)?
Minhas considerações iniciais, pensando em K7 Shimano:
- Usar 12v, ficarei refém do cubo Micro Spline. Colocar 12v com menor cog de 11t, não vejo vantagem.
- Usar 11v, não preciso investir em troca de cubos
- Se olharmos a relação do K7 CS-M5100 de 11v e o M6100 de 12v, veremos que as 8 primeiras marchas são iguais (51, 45, 39, 33, 28, 24, 21,18). Só muda as demais, no caso de 11v (15, 13 , 11) e de 12v (16, 14, 12, 10).
Ai que gera a dúvida: Vale o investimento para 12v?

Obrigado galera.
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 08:52
Originalmente postado por ducarpin ducarpin escreveu:

Boa tarde galera. Possuo uma bike 27 marchas (11x36 cassete e 22-30-40 coroa). Estou querendo migrar para uma coroa. Agora a dúvida: Usar o Deore 1x12 (10x51 coroa 32), ou Deore 1x11 (11x51 coroa 32)?
Minhas considerações iniciais, pensando em K7 Shimano:
- Usar 12v, ficarei refém do cubo Micro Spline. Colocar 12v com menor cog de 11t, não vejo vantagem.
- Usar 11v, não preciso investir em troca de cubos
- Se olharmos a relação do K7 CS-M5100 de 11v e o M6100 de 12v, veremos que as 8 primeiras marchas são iguais (51, 45, 39, 33, 28, 24, 21,18). Só muda as demais, no caso de 11v (15, 13 , 11) e de 12v (16, 14, 12, 10).
Ai que gera a dúvida: Vale o investimento para 12v?

Obrigado galera.

Cara, o Deore M6100 tem o funcionamento totalmente diferente do Deore M5100, se eu fosse você colocaria o câmbio e trocador Deore M6100 de 12 velocidades, colocaria um cassete Sunrace de 12 velocidades com 11 dentes no menor cog e coroa 34 ou 36 (depende do seu preparo físico). A troca de cubos vai elevar bastante o valor do teu up grade, no Aliexpress tem o cubo Shimano MT510 por R$ 320,00 (somente cubo traseiro), considere mais a troca do cubo no custo. Fazer up grade na bike é bom, mas tem um certo limite, analise se o teu caso não ficaria mais viável a venda da tua bicicleta e a compra de outra mais moderna, com eixo boost por exemplo, bikes de baixo valor são fáceis de vender e bikes de médio valor não tem tanta procura, então quem sabe procurando com calma você consiga uma barbada, um amigo meu olhou no OLX o anúncio de uma Soul SL529 com grupo Sram SX por R$ 7.900,00, ofereceu R$ 6.000,00 e o cara aceitou. 
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X