Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Migrando da 26" pra 29" - Mas e o quadro?!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Migrando da 26" pra 29" - Mas e o quadro?!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
felipeles Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Migrando da 26" pra 29" - Mas e o quadro?!
    Postado: 20 Jun 2017 as 02:19
Fala pessoal,
tudo bem?

Esse é meu primeiro post no fórum.
Há um tempo acompanho as postagens aqui, desde que resolvi adquirir minha primeira mtb e voltar a pedalar. O fórum me ajuda a sanar muitas dúvidas que não encontro resposta em outros lugares, além de poder ler a opinião pessoal de várias pessoas em relação a determinados produtos, etc.

Antes de criar o post, usei a busca aqui do fórum pra tentar sanar minha dúvida. Consegui alguns esclarecimentos, mas acredito ainda não ser o suficiente. 

Já fazia tempo que eu queria começar a pedalar e então, no começo do ano, comprei uma Canadian X-Terra com alguns componentes legais, que está me servindo muito bem até agora. 
Porém, quero fazer um upgrade e decidi pegar uma 29". 

Depois de pesquisar muito, estou praticamente decidido a pegar uma KHS Aguila. Gosto muito da geometria dos quadros da KHS e encontrei algumas usadas com um preço interessante e bons componentes (grupo Deore, suspensão XCM). 

O problema é que estou tendo uma grande dúvida no tamanho do quadro.

Na minha 26", eu uso um quadro 19" onde me sinto extremamente confortável em pedaladas mais longas. Eu tenho 1,75m de altura e 81cm de cavalo.
No bike fit online (o único que fiz), me é indicado o tamanho de quadro 17,43 com Top tube + Mesa = 65cm. 

Na tabela da KHS Aguila, a diferença do Top Tube M para o G é de apenas 1cm. 
O quadro M tem 588mm (23.1pol) e o G 598mm (23.5), de acordo com a tabela no site, embora quando eu veja as fotos das KHS quadro M e G, montadas com os mesmos componentes, os quadros pareçam ter uma diferença maior de tamanho. 

Vocês acham arriscado eu sair do 19", onde me sinto confortável atualmente e ir para um 17"?? Levando em conta que também é uma transição de aro 26" para 29". 
Eu li em um dos posts aqui no fórum, que um cara saiu de uma 26" com quadro 19" pra uma 29" com quadro 17" e caiu como uma luva. Agora realmente estou em dúvida sobre qual pegar...
 
Até que ponto vocês acham que o conforto e estabilidade do quadro maior valem a pena diante da agilidade e dirigibilidade do quadro menor?? 
 
Desculpem o texto gigante! 
Obrigado pessoal!! 


Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 09:09
eu passei por essa questão, tenho 1,74 e usava quadro 18 mas na rockhoper comp o 17 casou muito bem com meu corpo, sem nem mudar a mesa. Eu não me preocuparia se fosse você, ia de 17 que vai ser bem mais fácil adequar que uma 19
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2017 as 13:59
Esqueça tamanho de seat tube, ele deve ser baixo suficiente pra dar liberdade pra não bater o saco no quadro quando desmonta.

foca no TOP TUBE EFETIVO + mesa.

Se você se sente confortável com o setup que você tem, e gosta do resultado de do conforto, diria pra pegar uma bike que tenha essa medida independente se for 17 18 ou 19, já que pelo seu cavalo qualquer tamanho de seat tube desses deve atender. Se a roda é 26, 275 ou 29 não vai influenciar na sua postura na bike.

Se quer uma bike mais voltada pra descida, pegue algo com top tube mais longo e mesa menor.
Se quer uma bike mais ágil em baixas velocidades e gosta de subida pode pegar frente mais curta e mesa maior, porém eu particularmente não goste desse tipo de configuração e a própria indústria tende a ir ao contrário, com mesas mais curtas e TT longos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
felipeles Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2017 as 08:49
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

eu passei por essa questão, tenho 1,74 e usava quadro 18 mas na rockhoper comp o 17 casou muito bem com meu corpo, sem nem mudar a mesa. Eu não me preocuparia se fosse você, ia de 17 que vai ser bem mais fácil adequar que uma 19

Muito obrigado pela resposta, Ruan!! 
Voltar ao Topo
felipeles Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipeles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2017 as 08:51
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Esqueça tamanho de seat tube, ele deve ser baixo suficiente pra dar liberdade pra não bater o saco no quadro quando desmonta.

foca no TOP TUBE EFETIVO + mesa.

Se você se sente confortável com o setup que você tem, e gosta do resultado de do conforto, diria pra pegar uma bike que tenha essa medida independente se for 17 18 ou 19, já que pelo seu cavalo qualquer tamanho de seat tube desses deve atender. Se a roda é 26, 275 ou 29 não vai influenciar na sua postura na bike.

Se quer uma bike mais voltada pra descida, pegue algo com top tube mais longo e mesa menor.
Se quer uma bike mais ágil em baixas velocidades e gosta de subida pode pegar frente mais curta e mesa maior, porém eu particularmente não goste desse tipo de configuração e a própria indústria tende a ir ao contrário, com mesas mais curtas e TT longos.

Muito obrigado, The Little! 
 
Fiz o que você disse e foquei no TT Efetivo + Mesa. 
 
Surgiu uma oportunidade e acabei pegando uma bike muito mais legal do que eu imaginava. 
Peguei uma Giant XTC (Alumínio), com o quadro 19". 
Tirei a medida do TT + Mesa e era exatamente o que me foi recomendado no bike fit virtual. 
 
Tô pirando na bike, andando nas nuvens.

Assim que der posto umas fotos aqui.

Muito obrigado pela ajuda, pessoal! 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X