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Migração TOTAL de MTB para Speed

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MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
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    Postado: 11 Mar 2019 as 07:04
Bom dia. Se esse não for a seção adequada, me avisem que eu abro no local certo e daí podem fechar esse.
Bom, gostaria de saber se alguém entre os colegas já teve a experiência de, após anos e anos praticando somente MTB trocar totalmente para Speed. Sim: eu SEI que o "melhor dos dois mundos" seria eu ter as duas bike e praticar com as duas, porém por diversos motivos (que até poderei listar depois se necessário) não poderia fazer isso. Então queria de saber se alguém já fez isso, se foi difícil, se gostou, não gostou, retornou depois, etc. Porque estou numa encruzilhada agora e precisaria decidir. Desde já agradeço muito...
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Não consegue comprar ou alugar uma speed por algum tempo e testar?

Estou nessa também, mas minha intenção é comprar uma boa e barata. Se gostar, fico.
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MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
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Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Não consegue comprar ou alugar uma speed por algum tempo e testar?

Estou nessa também, mas minha intenção é comprar uma boa e barata. Se gostar, fico.


Exatamente isso. Estou vendo se consigo fazer um "teste drive" com um ciclista amigo meu. A maior dificuldade ainda seria os clipes, visto que eu calço 43 (kkk) e as sapatilhas/pedais não são semelhantes. Mas já li que pelo menos no início se pode instalar nessa de teste os meus clipes e ir usando minhas de MTB somente para testar...

Editado por MarceloNeuriHaag - 12 Mar 2019 as 09:52
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Rafael88 Ver Drop Down
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Cara, pega a bike emprestada/alugada e só transfere os pedais de mtb p/ ela.

Conheço muita gente que anda forte de speed e usa o taquinho de mtb.

Agora sobre trocar 100% uma pela outra, vai muito do que vc de opções de pedal na sua região e onde teus amigos costumam andar mais.

P/ mim, que só pedalo por lazer, boa parte da diversão está na galera que está junto. Aí ficar só com uma speed quando toda sua galera pratica apenas mtb é complicado rss.

Já vi gente defendendo que, se é p/ ter APENAS uma bike, então que seja gravel, pois ao menos dá p/ tentar se arriscar nas duas áreas...
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MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
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Sapiranga
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2019 as 09:31
Obrigado pelas respostas! Acho que já está na hora de listar alguns motivo porque ultimamente cada vez mais me vem à cabaça migrar para SPEED:
1 - Companhia: eu tenho algumas pessoas que andam de MTB, mas sinceramente elas estão cada vez mais "escasseando"... tenho 49 anos e as pessoas em minha volta andam muito pouco comparadas a mim (somente finais de semana) e muitas sábados a tarde (eu por questões familiares pedalo em dias de semana de tardezinha e sábados de manhã;
2 - Questões financeiras: talvez isso até pese mais. Todos sabemos que a manutenção de uma MTB (pelo menos se queremos fazer ela de maneira razoável) não é barata. Tenho uma Vitus 29 com conjunto SLX e se quisermos manter os componentes originais é caro. A não ser se formos aos poucos "empobrecendo" ela com componentes inferiores. E a manutenção de uma Speed é MUITO menor, confere? E memso que eu gaste, digamos, ums R$ 5.000/6.000 por uma Caloi Strada Racing (por exemplo) ela acabaria "se pagando";
3 - Melhor para treinar indoor: aqui no RS começa agora (ainda mais quando acabou o Horário de Verão) a escurecer cada vez mais cedo. Não curto pedalar nos morros de noite com faróis (sem falar que o inverno aqui é rigoroso & chuvoso...). Anos atrás tentei praticar com um rolo fixo dentro da garagem com a MTB, mas o ruído dos pneus dela ficou insuportável para mim e a família. Com Speed isso some, né? E TALVEZ pedalar no asfalto com sinalização noturna até role melhor (claro que tem o problema com os carros, mas isso tem prós & contras);
4 - Dificuldades técnicas: isso é uma coisa que eu já meio que "joguei a toalha": depois de anos andando e andando simplesmente não consigo ter segurança em trilhas/trechos técnicos: sou aquele cara que sempre cai nas trilhas, vive desclipando para isso (mas caio clipedo E desclipado), nas descidas mais íngremes desce com o freio rangendo de tanto usar (aumentando o desgaste e consequentemente o $$$)... isso vem desde minha infância, a minha "descoordenação"... kkk... chega um ponto onde temos que admitir que REALMENTE não é questão de treinar mais e mais (e acumular tombos) mas talvez seja inerente a mim mesmo...
CLARO que eu ADORO os morros, a natureza, ver os pássaros, os bugios da minha região, etc., mas para isso também tem grupos de caminhadas na minha região (além de pedalar curto muito caminhar - tentei correr ano passado mas meu joelho acusou lesão por fadiga de impacto e decidi encerrar) e até outros esportes (natação, por exemplo?)... talvez não fazer o pedal ser somente ele o centro das minhas atividades físicas... enfim, uma decisão complicada mesmo...

Editado por MarceloNeuriHaag - 11 Mar 2019 as 09:56
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Marcelo, tenho a mesma idade e os mesmos problemas que você. Sua avaliação foi a mesma que fiz quando comecei a procurar uma speed. Também quero uma Racing, mas quero usada e não pretendo vender a MTB (que também é uma Vitus) até estar convicto que a speed me atende.
Sobre gravel, acho muiiiito caro para o que ela se propõe e não sei se a manutenção será tão menor já que a tendência será exigir mais dela que de uma speed.
Continuar com a MTB na cidade é perda de tempo e dinheiro, já que o desgaste ainda existe. Já considerei colocar garfo de carbono e pneus finos na Vitus, mas não levei adiante.
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montegrotto Ver Drop Down


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Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Obrigado pelas respostas! Acho que já está na hora de listar alguns motivo porque ultimamente cada vez mais me vem à cabaça migrar para SPEED:
1 - Companhia: eu tenho algumas pessoas que andam de MTB, mas sinceramente elas estão cada vez mais "escasseando"... tenho 49 anos e as pessoas em minha volta andam muito pouco comparadas a mim (somente finais de semana) e muitas sábados a tarde (eu por questões familiares pedalo em dias de semana de tardezinha e sábados de manhã;
2 - Questões financeiras: talvez isso até pese mais. Todos sabemos que a manutenção de uma MTB (pelo menos se queremos fazer ela de maneira razoável) não é barata. Tenho uma Vitus 29 com conjunto SLX e se quisermos manter os componentes originais é caro. A não ser se formos aos poucos "empobrecendo" ela com componentes inferiores. E a manutenção de uma Speed é MUITO menor, confere? E memso que eu gaste, digamos, ums R$ 5.000/6.000 por uma Caloi Strada Racing (por exemplo) ela acabaria "se pagando";
3 - Melhor para treinar indoor: aqui no RS começa agora (ainda mais quando acabou o Horário de Verão) a escurecer cada vez mais cedo. Não curto pedalar nos morros de noite com faróis (sem falar que o inverno aqui é rigoroso & chuvoso...). Anos atrás tentei praticar com um rolo fixo dentro da garagem com a MTB, mas o ruído dos pneus dela ficou insuportável para mim e a família. Com Speed isso some, né? E TALVEZ pedalar no asfalto com sinalização noturna até role melhor (claro que tem o problema com os carros, mas isso tem prós & contras);
4 - Dificuldades técnicas: isso é uma coisa que eu já meio que "joguei a toalha": depois de anos andando e andando simplesmente não consigo ter segurança em trilhas/trechos técnicos: sou aquele cara que sempre cai nas trilhas, vive desclipando para isso (mas caio clipedo E desclipado), nas descidas mais íngremes desce com o freio rangendo de tanto usar (aumentando o desgaste e consequentemente o $$$)... isso vem desde minha infância, a minha "descoordenação"... kkk... chega um ponto onde temos que admitir que REALMENTE não é questão de treinar mais e mais (e acumular tombos) mas talvez seja inerente a mim mesmo...
CLARO que eu ADORO os morros, a natureza, ver os pássaros, os bugios da minha região, etc., mas para isso também tem grupos de caminhadas na minha região (além de pedalar curto muito caminhar - tentei correr ano passado mas meu joelho acusou lesão por fadiga de impacto e decidi encerrar) e até outros esportes (natação, por exemplo?)... talvez não fazer o pedal ser somente ele o centro das minhas atividades físicas... enfim, uma decisão complicada mesmo...


Eu fiz isso. Iniciei no MTB, tive uma bike muito boa mas depois de entrar para o ciclismo de estrada, não tenho mais nenhum interesse em MTB.

Fatores que levaram à minha decisão:
1- praticidade: MTB não é prático. Para fazer um pedal legal, tem que colocar a bike no carro, ir para uma cidade vizinha, reunir um grupo e passar o dia todo fora de casa. Depois de um tempo isso ficou cansativo.
2- manutenção: suspensão, freio a disco, limpeza depois de um pedal com lama...dá trabalho manter isso tudo em ordem.
3- rendimento: num mesmo intervalo de tempo, consegue-se pedalar pelo menos 50% mais quilômetros na estrada. E cansando menos.
4- também nunca tive uma técnica apurada no MTB. Na road bike isso não existe. É montar e seguir em frente.

Como já sugeriram, faça um teste antes. Essas foram apenas minhas opiniões e motivadores. Cada um tem as suas. Bom mesmo é testar antes.

Abraço!
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Dei uma lida no tópico e sem querer desvirtuar, pergunto.
Será que esse certo "desinteresse" pelo MTB tem haver com a idade? Tenho 41 anos, possuo uma MTB e estou acertando uma bike de cicloturismo ( fiz o quadro e garfo com o Miyamura). Dê um tempo pra cá estou preferindo rodar no asfalto, que rende muito mais o pedal. Atualmente onde moro não é necessário a logística do MTB mas a maioria dos estradões são rodáveis em bikes não MTB (Gravel, híbrida). A única hora que gosto mais da MTB é quando tem que descer.
Acho que as gravel são as bikes ideais para esse perfil de ciclista. Por isso penso em Dropar minha cicloturismo, até porque o quadro foi feito para usar esse tipo de guidão.
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MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
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Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Dei uma lida no tópico e sem querer desvirtuar, pergunto.
Será que esse certo "desinteresse" pelo MTB tem haver com a idade? Tenho 41 anos, possuo uma MTB e estou acertando uma bike de cicloturismo ( fiz o quadro e garfo com o Miyamura). Dê um tempo pra cá estou preferindo rodar no asfalto, que rende muito mais o pedal. Atualmente onde moro não é necessário a logística do MTB mas a maioria dos estradões são rodáveis em bikes não MTB (Gravel, híbrida). A única hora que gosto mais da MTB é quando tem que descer.
Acho que as gravel são as bikes ideais para esse perfil de ciclista. Por isso penso em Dropar minha cicloturismo, até porque o quadro foi feito para usar esse tipo de guidão.


Sabe que essa questão da idade pode ter um sentido? Nas minhas andadas de MTB pelos morros eu sou um dos mais velhos que ando. Encontro pouquíssimos da minha faixa etária (pelo que noto). Já quando estou andando de carro por rodovias vejo MUITOS "senhores" andando com suas speeds...
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90452 Ver Drop Down


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Devo ser o mais velho da turma (tenho 52 anos de idade e mais de 30 anos de bike) e acho que esse lance de idade influencia um pouco. Sempre andei em qq cacareco que eu conseguia nos tempos sem a "nutellagem" que vemos hj. Minha primeira bike "decente" foi uma Caloi 10 que sempre furava os pneus, até que um dia fiquei puto e joguei aquela bosta em um rio. Tinha feito de tudo pra proteger as câmaras e pneus, cheguei a usar uma trena metálica como fita antifuro (isso em 1900 em antigamente...) mas sempre furava e isso em asfalto. Aí procurei bikes sempre com pegada MTB Denorex (parece MTB mas não é) e nunca mais tive problemas com pneu furado ou, pelo menos, em vez de furar 2 vezes por semana como na Caloi 10, passou a duas vezes por ano, se muito. Hj tenho uma Oggi BW 29 7.0 e funciona direitinho.

Sempre fiquei de olho em pegar uma Speed, mas depois que eu vi as condições das ruas de onde eu moro (Engenho de Dentro), achei melhor esperar (bem) mais; já cheguei a ter a grana pra pegar uma Speed mediana e depois de um "bike test drive" (postura mais arriada, sem suspensão, freios v-break e tal) vi que parece não ser a minha praia. Aí nego vai falar, "mas vc não usava uma Caloi 10?"; pois é, naquele tempo o pessoal trocava o guidão curvo da Caloi 10 por um reto prateado (quem é desse tempo sabe de qual guidão estou falando) e tirava aquele arriadão "race" que o pessoal tanto gosta em prol de um maior conforto.

Então, a troca de bike mtb para speed tem que se basear não pelo que os outros usam mas sim pelo que lhe é mais adequado. Eu acho que vc deveria pegar uma speed emprestada com algum amigo e ficar com ela uma semana e tirar as suas próprias conclusões. MTB e Speed é que nem solteiros x casados, há vantagens e desvantagens nos dois mundos...


Editado por sidserra - 12 Mar 2019 as 11:17
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Tanto é que ja li, vi ou ouvi em algum lugar que ciclismo é coisa de meia idade.
Ando mais sozinho, mas sempre que me insiro ele algum grupo são poucas as pessoas no MTB recreativo acima dos 40 e como disse, no ciclismo de estrada é mais comum. Deve ser pelo fato de não exigir tanta agilidade e reflexo como no MTB ( singles Tracker, Rock garden, raízes etc.). A realidade é que muitas vezes se roda só em estradão e por estar em uma bike MTB consideramos estar fazendo o esporte MTB, quando no máximo está fazendo um gravel ou cicloturismo s bagagem.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Em relação ao que o sidserra falou, estou de acordo na questão do posicionamento na bike speed ser mais Race, mas ainda bem que atualmente tem opção das bikes mais endurance, onde se tem o benefício do Drop sem o incômodo da frente paralela ao solo.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Não consegue comprar ou alugar uma speed por algum tempo e testar?

Estou nessa também, mas minha intenção é comprar uma boa e barata. Se gostar, fico.


Já pensei em ver na loja que vou se ele me aluga uma. Mas só curiosidade de me testar num plano que sei que vão vários speedeiros. 
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luyggi Ver Drop Down
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Migração total pra speed acho meio complicado, visto que algumas pessoas não se adaptam com a posição mais agressiva (é o meu caso), demorei muito pra me adaptar, mas agora nao troco a speed por nada.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
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sascencio Ver Drop Down
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Com certeza a manutenção da speed é mais barata e menos trabalhosa do que da mtb.

Uso as duas e tambem faço cicloturismo, mas uma coisa eu digo: apesar de toda a praticidade da speed, não consigo ficar muito tempo sem andar de mtb. Mtb é a minha preferência e pretendo ficar sempre com minha bike.

Quanto a companhia, curto andar com a galera mas não esquento de pedalar sozinho. Para mim, pedalar sempre é treino e diversão... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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ajunio3 Ver Drop Down


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Deixa eu dar minha contribuição pro tema

Tenho 40 anos, pedalo regularmente apenas ha 1 ano e 5 meses, comecei no MTB mas hj rodo com as duas (tenho uma Focus Raven Max e uma Caloi Strada Racing)

Eu acho que o lance não é decidir que bike vc deve comprar, mas que esporte vc deve, ou melhor, quer fazer. Em tese pode usar a MTB no asfalto sem problemas (alias, a maioria dos mais velho que conheço faz isso justamente pelos motivos que vc citou e não querer o desconforto de uma speed)

Eu simplesmente não consigo deixar as trilhas. Mas eu moro numa região privilegiada, onde tem 3 rodovias passando na frente e por traz se acessa um mundo de trilhas, ou seja, estou geograficamente numa localização favorável pra ambos

Quando faço 3 pedais de speed, no máximo, já fico de saco cheio e encosto ela. Mas é complicado ter que ficar limpando a MTB após cada pedal sendo que na SPD no máximo 1x no mês e olhe lá

No meu caso, ficou claro pra mim, pelo menos por enquanto, que o prazer no pedal se encontra na adrenalina e na imprevisibilidade do MTB, nas paisagens, nos singles técnicos e rápidos, é isso que me motiva a acorda cedo

Amanha 5:00 estou de pé pra fazer 110km de speed, sem NENHUM tesão, só por obrigação de treino mesmo pois meu objetivo, meu foco, é e até onde eu consigo enxergar sempre será, MTB

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90452 Ver Drop Down


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Cara, 110Km de speed sem tesão? Meu ídalo! Sem tesão eu nem cago, que dirá 110km de bike, hehehe... LOLEmbarrassedClap

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Amanha 5:00 estou de pé pra fazer 110km de speed, sem NENHUM tesão, só por obrigação de treino

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ajunio3 Ver Drop Down


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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Cara, 110Km de speed sem tesão? Meu ídalo! Sem tesão eu nem cago, que dirá 110km de bike, hehehe... LOLEmbarrassedClap

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Amanha 5:00 estou de pé pra fazer 110km de speed, sem NENHUM tesão, só por obrigação de treino


Suba 100 chegando parceiro, água bate na bunda aí já sabe hahahaha
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Eu não conheço os 40, mas conheço Sapiranga e a região, bastante bem...
É de terreno montanhoso, apesar do começo da serra de Novo Hamburgo, para Nova Petrópolis.
Existe a opção de pedalar sentido PoA, que é mais plano, ou sentido serra que é montanha acima.
Na prática, os dois são relativamente perigosos, muito mais que a média... Descendo pro sul, cada vez aumenta mais o fluxo de veículos, e a maioria trafega em alta velocidade. Subindo no mapa, não há acostamento devido a dificuldades do relevo, e os carros ficam te empurrando...

Não quer pedalar por ali? Aí a speed não me parece que é boa ideia. É uma bike que em baixa velocidade, é um pouco mais difícil de guiar. Portanto, vai exigir bastante de ti, o que não é a ideia.
Uma híbrida já é uma ideia melhor... Uma relação mais curta, uma posição e uma bike mais confortável... Levemente menor desempenho, mais peso, etc... Irrelevante, já que tu está atrás de diversão e não de desempenho.

Eu também tenho uma grande queda pelo ciclismo de estrada. Não porque seja melhor ou pior, mas porque me agrada mais. De fato, acabaria custando um pouco menos - apenas um pouco, porque posso fugir apenas parcialmente da poeira, aqui na cidade. Só que o risco não vale a pena, as rodovias estão cada vez mais perigosas. Aqui na rodovia, aplicar 700 multas, em 3 horas com radar noturno.
Em geral, o asfalto nas paralelas de menor movimento, quando tem acostamento, é precário. Isso ocorre, devido ao alto fluxo nas grandes cidades e nenhuma manutenção...
Até que daqui, não posso reclamar. Tem alguns asfaltos novos, com pouco movimento, e boa qualidade. Infelizmente, aí a população tem abusado da velocidade, mesmo com quebra-molas... Por aí, já não tenho grande experiência pedalando, mas não me pareceu tão ruim.

A posição racing nem se fala, é um problema bem usual pra quem migra. É por isso, que tem tanta gente na meia idade, com uma full suspension, rodando em parque, na cidade... Tem a grana pra bancar, só não a saúde pra pilotar...
Sem papas na língua, quem tem essa faixa de idade, aqui da nossa região, todo mundo sofreu muito... Em maioria trabalhou feito bicho na lavoura, e depois migrou pro chão de fábrica...

Quanto ao rolo, faça como eu... Guardo TODOS os pneus carecas da 29*, justamente pra moer no rolo, a custo zero, e com baixo ruído.
Barulho com a estradeira, realmente é menor, mas não é zero. Se tu mora num lugar calmo, qualquer barulhinho, parece bem mais alto. Assim, o rolo em si, também gera ruído...

Quanto a coordenação, ao meu ver, tu está andando com a turma errada. Eu levei 5 anos, para aprender do zero, a andar de bicicleta.
Hoje, não me considero O PILOTO! Tem descida que a perna treme e desço freando... Ainda tenho uma grande insegurança para deitar a bike, principalmente em alta velocidade... Volta e meia há uma marcha errada... Derrapagens, nem se fala! Meu amigo, fez TODAS as curvas derrapando com as duas rodas, e eu me cago só de dar uma rabeada...
Em partes, é questão de exposição, frente a entender como fazer... Procuro fazer bastante treinos funcionais pra melhorar isso.
Desse treinamento, mesmo com insegurança, escapei de atravessar uma porta de carro. Fiz as duas curvas de tirar fora, e realinhar, acima de 40 kph, derrapando completamente com a roda traseira... Tenho certeza, que sem os 25 km andando em uma poça de lama com seus 4 m, eu teria batido...!

Talvez seja caso de trocar de amigos do pedal, por outros técnica mais a teu nível.

* Te dou inclusive um, caso queira testar. Só vir pegar, ou pagar o Correio, ou esperar eu estar na cidade - trabalho com banda.
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MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
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Sapiranga
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Muito obrigado, colegas! Todas as opiniões são muito bem vindas! O que já me decidi é que, antes de fazer qualquer coisa financeira, tipo adquirir uma speed, ou mesmo converter a minha Vitus para uma versão mais "speedeira" eu vou mesmo fazer um "test drive" com uma speed para ver como vou me comportar, ver como "sentiria" nas estradas (realmente perigosas, mas qual não é hoje em dia?) daqui. E na outra hipótese... continuo com minha MTB do jeito que está, andando em morros menos técnicos, estradões, etc. mas realmente pedalaria menos alternando com outros esportes...

Editado por MarceloNeuriHaag - 12 Mar 2019 as 08:53
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adrianomtb Ver Drop Down
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Já considerou comprar um par de rodas extra e montar pneus finos nele?
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MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
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Sapiranga
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Já considerou comprar um par de rodas extra e montar pneus finos nele?


Já, sim. Mas eu não sei se isso é uma coisa muito aconselhável por causa dos gastos diferenciados dos cassetes, da corrente, da regulagem do câmbio, etc. Alguém aqui faz isso e funciona bem?
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Não tem problema nenhum com desgaste diferente nos dois cassetes. Você só precisa verificar regularmente o desgaste da corrente, pra não passar de 0,75%. Os cassetes troca de acordo com o desgaste de cada um.
Quanto à regulagem do câmbio, não muda em nada desde que os dois cubos tenham o mesmo espaçamento do freehub pra ponta do eixo.
Eu tenho uma roda traseira extra da speed que uso só pra pedalar no rolo. É plug and play trocar entre uma e outra.
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Pode comprar outro cubo igual ao seu só pra garantir que também não vai ter problemas com alinhamento do disco (apesar de que as medidas em tese são padrão, pode ter uma pequena diferença de uma marca pra outra que acaba fazendo o disco roçar nas pastilhas).
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Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Anos atrás tentei praticar com um rolo fixo dentro da garagem com a MTB, mas o ruído dos pneus dela ficou insuportável para mim e a família. Com Speed isso some, né?
Não some, apenas diminui um pouco. Vai continuar fazendo barulho.
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Eu jamais troco MTB por speed. Nunca tive carro e nem pretendo ter por ser a coisa mais impraticável para a minha vida. Quero ir para um lugar legal? Entao pego a MTB e pedalo até lá quando estou no Brasil. Sou de Petrópolis e na regiao tem muito lugar maneiro pra pedalar com direito a muitas trilhas e algumas cachoeiras. Onde eu moro é tudo muito plano e muito chato. Sinto falta de subir uma serra longa e difícil. O que eu tenho que fazer? Pegar um ônibus ou um trem até o lugar mais maneiro para pedalar. Speed nem pensar devido ao enorme desconforto e ela nao se permite pedalar em ruas de terra, por exemplo. Minha MTB já tem pneus slick para garantir conforto e boa rolagem no asfalto. Ela roda veloz nas estradas. Tenho 3 MTBs, todas antigas e todas aro 26. Nao troco nenhuma delas por uma speed.
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Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Tenho 3 MTBs, todas antigas e todas aro 26. Nao troco nenhuma delas por uma speed.
Já andou numa boa speed? Pra rodar em asfalto não tem comparação.
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Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:


Amanha 5:00 estou de pé pra fazer 110km de speed, sem NENHUM tesão, só por obrigação de treino mesmo pois meu objetivo, meu foco, é e até onde eu consigo enxergar sempre será, MTB


Nao sei por que, mas toda vez que vejo alguém pedalando de speed, percebo que existe uma obrigacao por trás disso. Hoje, ao ler isto, percebo que minhas conclusoes nao estavam erradas. 

Ah, cara. Prefiro pedalar 20 km de MTB por prazer do que 110 km de speed por obrigacao de treino. Já pensou pedalar cedinho morro acima para ver o nascer do sol? Vale muito mais a pena.
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Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Nunca tive carro e nem pretendo ter por ser a coisa mais impraticável para a minha vida.
Você ainda não tem filhos, né? Quando tiver vai mudar de ideia. 
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Tenho 3 MTBs, todas antigas e todas aro 26. Nao troco nenhuma delas por uma speed.
Já andou numa boa speed? Pra rodar em asfalto não tem comparação.

Já, na de um colega meu. Achei muito dura. 
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Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Tenho 3 MTBs, todas antigas e todas aro 26. Nao troco nenhuma delas por uma speed.
Já andou numa boa speed? Pra rodar em asfalto não tem comparação.

Já, na de um colega meu. Achei muito dura. 
E como era a bike? Garfo de alumínio ou carbono? Qual era a largura dos pneus e qual pressão ele usava? Isso pode mudar radicalmente o conforto da bike.
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Nunca tive carro e nem pretendo ter por ser a coisa mais impraticável para a minha vida.
Você ainda não tem filhos, né? Quando tiver vai mudar de ideia. 

A questao nao é bem ter ou nao ter filhos. Se eu morasse no Brasil, com certeza precisaria de um carro por tudo ser mais longe e o transporte público ser de baixa qualidade. Aqui o transporte público é de qualidade e tudo fica perto de casa. Ah, achar vaga na rua pra estacionar o carro é problema mundial.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2019 as 10:44
Sobre a questão de usar somente bike e não ter carro: é como falaram acima: na teoria é uma beleza, mas na prática... SE morássemos num país de Primeiro Mundo, com ciclovias excelentes e, principalmente, um TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE, concordaria 100%. Mas no nosso país... uso a bike para ir ao serviço também, mas minha esposa usa nosso carro para suas tarefas cotidianas, levar nossa filha para a escola, etc. E se eu trabalhasse mais distante talvez teríamos até que ter mais um carro, mesmo que fosse um usado bem simples...

Edit: depois que eu vi que o colega não mora no Brasil... sorte sua...

Editado por MarceloNeuriHaag - 13 Mar 2019 as 10:48
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Tenho 3 MTBs, todas antigas e todas aro 26. Nao troco nenhuma delas por uma speed.
Já andou numa boa speed? Pra rodar em asfalto não tem comparação.

Já, na de um colega meu. Achei muito dura. 
E como era a bike? Garfo de alumínio ou carbono? Qual era a largura dos pneus e qual pressão ele usava? Isso pode mudar radicalmente o conforto da bike.

Ih, cara. Já tem tempo isso. Nem lembro. Os pneus devem ter sido 700 x 23 ou 700 x 28. Tudo bem que várias coisas podem influenciar como a posicao de pedalada, tamanho do quadro, pressao nos pneus etc. O que já me falaram também é que hoje em dia nao estao andando em speeds de pneus tao finos justamente devido ao desconforto muito grande que eles causam. Estao usando ao menos 700 x 28. Mais fino que isto é fora de questao.
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Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Sobre a questão de usar somente bike e não ter carro: é como falaram acima: na teoria é uma beleza, mas na prática... SE morássemos num país de Primeiro Mundo, com ciclovias excelentes e, principalmente, um TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE, concordaria 100%. Mas no nosso país... uso a bike para ir ao serviço também, mas minha esposa usa nosso carro para suas tarefas cotidianas, levar nossa filha para a escola, etc. E se eu trabalhasse mais distante talvez teríamos até que ter mais um carro, mesmo que fosse um usado bem simples...

Eu concordo. Muitos gastos de hoje se tornam economia amanha. Infelizmente, as cidades brasileiras cresceram e ainda crescem de forma desordenada, fazendo tudo ficar a muitos quilômetros de distância e obrigando o uso do carro como meio de transporte.

Imagine você peao de fábrica, que trabalha todo dia em pé atrás de uma máquina, pedalar quase 20 km de casa até o trabalho. No comeco é beleza, mas depois o trajeto se torna enchecao de saco
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Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Estao usando ao menos 700 x 28. Mais fino que isto é fora de questao.

Não é fora de questão não. A maioria das bikes speed estão vindo com pneus 700x25, algumas ainda vêm com 700x23. Eu por exemplo uso 700x23, e muda muito o comportamento da bike dependendo da pressão que utilizo. Com 100 psi a bike fica muito boa, dá pra rodar várias horas sem desconforto. Mas quando usava 120 psi terminava os pedais moído. 

Editado por adrianomtb - 13 Mar 2019 as 10:53
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É aquilo, cada um com suas experiências. Onde eu morava também me impossibilitava de ter uma speed por vários fatores: rua do bairro de paralelepípedo com subidas muito íngremes e um único local para pedalar, a BR-040, que eu acho muito entediante, por sinal. Fora a questao de ter muitas opcoes para se pedalar de MTB por perto. Sem falar que ver só asfalto me deixa muito entediado também.
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Carro não é uma necessidade prioritária, é mais status, conforto e conveniência. Mais de 70% da população não tem carro, tem filhos e não morrem por não terem carro (apesar da eventual vontade de ter um)...


Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Nunca tive carro e nem pretendo ter por ser a coisa mais impraticável para a minha vida.
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Carro não é uma necessidade prioritária, é mais status, conforto e conveniência. Mais de 70% da população não tem carro, tem filhos e não morrem por não terem carro (apesar da eventual vontade de ter um)...


Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Nunca tive carro e nem pretendo ter por ser a coisa mais impraticável para a minha vida.
Você ainda não tem filhos, né? Quando tiver vai mudar de ideia. 
O que na vida é necessidade prioritária? Se for analisar por aí, bike também não é necessidade prioritária, mas ninguém aqui vai vender a bike por isso. E conforto e conveniência é o que todo mundo quer, a gente trabalha pra isso. 
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E quem foi aqui que disse que bike é prioritária? O que eu quis mostrar é que o que é bom ou prático para uns (como os que defendem o uso de Speed ou mtb, estando certos ou não) não o é necessariamente para outros. Esse papo de mtb x speed fica parecendo conversa de windows e linux, sempre tem um lado falando que o outro está errado ou "não sabe o que está perdendo".

E como exemplo de coisas prioritárias na vida, tem o emprego, a saúde, a segurança, a educação, o respeito ao próximo e à vida, isso tudo é melhor do que qualquer Aston Martin na garagem... Agora mesmo estou vendo uma reportagem de dois adolescentes de merda que entraram em uma escola em São Paulo (Suzano) e meteram bala em 5 crianças e feriram outras 15 (pessoas e crianças), com umas 10 mortes até agora... CryOuch


Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Carro não é uma necessidade prioritária, é mais status, conforto e conveniência. Mais de 70% da população não tem carro, tem filhos e não morrem por não terem carro (apesar da eventual vontade de ter um)...


Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Ironman Ironman escreveu:

Nunca tive carro e nem pretendo ter por ser a coisa mais impraticável para a minha vida.
Você ainda não tem filhos, né? Quando tiver vai mudar de ideia. 
O que na vida é necessidade prioritária? Se for analisar por aí, bike também não é necessidade prioritária, mas ninguém aqui vai vender a bike por isso. E conforto e conveniência é o que todo mundo quer, a gente trabalha pra isso. 


Editado por sidserra - 13 Mar 2019 as 11:54
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