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Método com celular para ver alinhamento do quadro!

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Dragum Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
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    Enviado: 19 Jun 2022 as 15:40
Se você não quer a pílula da verdade, pare de ler agora. Olá galera, talvez eu tenha TOC, mas gosto muito de tirar fotos também, e essas duas coisas juntas me fizeram "descobrir" que consigo verificar alinhamento de quadros e garfos de bicicletas com apenas meu celular. Tirando "uma" foto tomando alguns cuidados, pode-se descobrir quadros alinhados ou simplesmente tortos.

Isso vale para o alinhamento entre: Garfo; HeadTube; SeatTube; Stays e pneus.

Cuidados:
-Apoiar a bicicleta em superfícies planas com baixo grau de inclinação vertical (baixo grau facilita posicionar e não afeta o resultado)
-Alinhar a roda dianteira perfeitamente com o toptube, o que faço com apenas um olho aberto e muita calma.
-Verificar a distância adequada do celular para a bicicleta, maximizando os resultados. Lembre-se, inclinar o celular não altera o resultado.
-Ter certeza que a roda está perfeitamente alinhada no seu guarda-chuva/chapéu.
-Ter certeza que a roda está colocada até o final na gancheira, sem malandragens.

CABE RESSALTAR: se o quadro for alinhado, em aprox. 10 minutos é o suficiente para uma foto perfeita. Porém, se o quadro não estiver OK, pode-se gastar HORAS tentando sem um resultado OK.

Resultados de quadros alinhados (dentro de uma margem mínima de tolerância):

City Tour "tudo que da" - vídeo no youtube:
POV 1



POV 2


Caloi SuperCross 1993 "superclassica" - vídeo no Youtube:


Agora alguns casos de bikes fora do esquadro:

Sense Activ eu já tive 4 quadros. Infelizmente perdi a foto de 2, que estavam alinhados, porém os últimos 2 que vieram da fábrica depois da pandemia estavam tortos: o primeiro veio, ai mandei as fotos pra Sense, eles trocaram na garantia o quadro, porém... Veio outro igualmente torto.
Vamos às fotos:





Nessa altura do campeonato, quebrei a regra da malandragem e tentei ajustar o eixo na gancheira e o melhor resultado que cheguei foi esse - cabe ressaltar que é impossível um resultado perfeito mesmo fazendo isso quando o quadro está torto:





Mas ai pensei: Poxa, Caloi fez a "tudo que da" alinhadinha, vou comprar outra pra minha esposa... P...

Acho que a única coisa que ta alinhada na bicicleta são os Stays:







E tudo isso por que eu tinha uma Gary Fisher que tinha o Headtube ligeiramente desalinhado, de acordo com esse meu método... Nesse troca troca de celular dos dias de hoje, só sobrou uma foto de péssima qualidade já do anúncio de venda, mas vai ilustrar.



É isso galera, acreditem se quiser, acho que ninguém explanou esse método até hoje.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Registrado: 13 Out 2015
são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jun 2022 as 15:48
Acho que não é TOC não, só muito tempo livre.


scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jun 2022 as 17:06
Eu confesso que não sei para onde olhar e achar o desalinhamento.
Não é crítica. É desconhecimento mesmo.
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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Dragum Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
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Originalmente Postado por Leo Amaral Leo Amaral Escreveu:

Eu confesso que não sei para onde olhar e achar o desalinhamento.
Não é crítica. É desconhecimento mesmo.

Cada bike, cada tamanho, tem seus pontos de referencia diferentes. Mas os espaços entre o garfo e o seat tube, o canote com o headtube, pneu com stays e abertura da abraçadeira do selim (esses do pneu tem uma imprecisão que é o pneu); furações do quadro; e pode-se usar espiga com selim, se este estiver bem alinhado, por exemplo.

E o mais importânte, o conjunto da obra, que deve ser praticamente simétrico, com pequenos detalhes -como espaçamento pro freio a disco em algúns garfos - como detalhes.


Editado por Dragum - 19 Jun 2022 as 17:27
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gustavoclx Ver Drop Down
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Interessante seu método. Eu também sou bem perfeccionista e sofro por causa disso... inclusive vou parafrasear algo que meu pai já repetiu diversas vezes para mim durante minhas procuras por "defeitos" nas coisas: dificilmente você vai achar perfeição onde o homem mete a mão.. LOL
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Interessante. Obrigado por explicar.
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daa Ver Drop Down


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Uma maneira de descobrir se o conjunto está desalinhado é tentar pedalar sem as mãos: se a bicicleta puxar consistentemente para um dos lados é que existe algum desalinhamento.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente Postado por daa daa Escreveu:

Uma maneira de descobrir se o conjunto está desalinhado é tentar pedalar sem as mãos: se a bicicleta puxar consistentemente para um dos lados é que existe algum desalinhamento.


Depende da angulação da caixa de direção e dos pneus, pode não ter nada a ver com o quadro, se a roda dianteira não estiver alinhada já dará essa situação, se o guidão não estiver exatamente alinhado com os manetes na mesma distância e um conduíte mais tensionado, ou pendurado de forma irregular., Etc...
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daa Ver Drop Down


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Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Originalmente Postado por daa daa Escreveu:

Uma maneira de descobrir se o conjunto está desalinhado é tentar pedalar sem as mãos: se a bicicleta puxar consistentemente para um dos lados é que existe algum desalinhamento.


Depende da angulação da caixa de direção e dos pneus, pode não ter nada a ver com o quadro, se a roda dianteira não estiver alinhada já dará essa situação, se o guidão não estiver exatamente alinhado com os manetes na mesma distância e um conduíte mais tensionado, ou pendurado de forma irregular., Etc...


Sim, concordo, por isso me referi ao conjunto.
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dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
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Bora testar nos Cannondales Assimétricos!

Já pensou numa roda desalinhada? Tens medido os eixo das rodas até o centro para certificar o correto alonhamento? Vai que a roda com guarda chuva fora do centro acabe por compensar um eventual desalinhamento!

Cuidado pra não pirar! Mas na vdd sei que a gente só faz essa loucuragem pra comprovar. Eu tenho pavor de desal8nhamento e só de bater o olho já percebo algo fora. A medição so comprova!

Editado por dimas2dimas - 19 Jun 2022 as 23:15
Dimas C. Prado

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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente Postado por daa daa Escreveu:

Uma maneira de descobrir se o conjunto está desalinhado é tentar pedalar sem as mãos: se a bicicleta puxar consistentemente para um dos lados é que existe algum desalinhamento.



Ou andar em linha reta com pneus molhados. Se estiver desalinhado serão dois rastros bem perceptíveis.
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Dragum Ver Drop Down


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Originalmente Postado por daa daa Escreveu:

Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Originalmente Postado por daa daa Escreveu:

Uma maneira de descobrir se o conjunto está desalinhado é tentar pedalar sem as mãos: se a bicicleta puxar consistentemente para um dos lados é que existe algum desalinhamento.


Depende da angulação da caixa de direção e dos pneus, pode não ter nada a ver com o quadro, se a roda dianteira não estiver alinhada já dará essa situação, se o guidão não estiver exatamente alinhado com os manetes na mesma distância e um conduíte mais tensionado, ou pendurado de forma irregular., Etc...


Sim, concordo, por isso me referi ao conjunto.

Concordo, quando eu era bem menor, dei uma batida com a roda dianteira num canteiro e entortei o garfo, depois disso era impossível andar sem a mão, porém, esse método é mais preciso: mesmo em bikes que você consegue andar sem a mão, e dificilmente perceberia algo estranho, nesse método que falei é possível ver desalinhamentos menores.

Você só vai perceber se andar sem a mão numa bike um pouco fora de esquadro, parar, e na mesma hora subir em uma bem alinhadinha: é mais fácil manter o equilíbrio com menos correções. Isso foi a impressão que eu tive. Mas todas as bikes das fotos dava pra andar sem a mão.


Editado por Dragum - 20 Jun 2022 as 06:25
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Originalmente Postado por daa daa Escreveu:

Uma maneira de descobrir se o conjunto está desalinhado é tentar pedalar sem as mãos: se a bicicleta puxar consistentemente para um dos lados é que existe algum desalinhamento.


Depende da angulação da caixa de direção e dos pneus, pode não ter nada a ver com o quadro, se a roda dianteira não estiver alinhada já dará essa situação, se o guidão não estiver exatamente alinhado com os manetes na mesma distância e um conduíte mais tensionado, ou pendurado de forma irregular., Etc...

Sei não ein... tive um focus de alumínio, uma caloi carbon e uma fsi carbon. As 3 puxavam pra direita, digo, tinha que compensar um pouco pra esquerda ao soltar as mãos...

Então não sei, mas algo tem que puxa pra direita. Sei lá se o fato do cambio, pedivela e tal estar do lado direito possam influenciar
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