Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - mesa de 60mm e ruim?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


mesa de 60mm e ruim?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pauloppedro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2015
Mariana
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloppedro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: mesa de 60mm e ruim?
    Postado: 06 Out 2015 as 11:36
vou comprar um quadro tamanho 18 e para ficar ideal para mim, teria que ser uma mesa de 600mm, ouvi falar que fica ruim a digirabilidade comparando com uma mesa de 90/100mm

fica ruim mesmo? 
Voltar ao Topo
thiagosenog Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Ago 2015
Bahia
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagosenog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 12:02
Para adequar ao meu bikefit, tbm tive que usar uma mesa de 60mm.

Eu realmente não sei dizer se a digiribilidade é muito inferior em relação a uma mesa maior, mas pra mim ficou ótimo. A minha tem 7° e instalei a mesma invertida (negativa).

Nesse fim de semana, troquei o guidão, pus um de 600mm semi-flat e tá beleza!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 13:10
uso mesa 60 na 29 e acho excelente, foi o comprimento que casou pra mim.

Eu sinceramente prefiro a bike com top tube mais longo e mesa mais curta, a dirigibilidade fica melhor e acho mais fácil de "puxar" a bike em saltos durante as trilhas.

aliás isso é tendência nas bikes AM e Trail atuais e até mesmo algumas bikes de XC: top tube mais longo e mesa menor.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 14:06
Originalmente postado por pauloppedro pauloppedro escreveu:

vou comprar um quadro tamanho 18 e para ficar ideal para mim, teria que ser uma mesa de 600mm, ouvi falar que fica ruim a digirabilidade comparando com uma mesa de 90/100mm

fica ruim mesmo? 


Vc tem certeza de que fez o  bikefit certo?    A não ser que vc tenha braços muito curtos e ou tronco curto......   Um quadro de MTB 18" geralmente possui algo  entre 54 e 56 cm de comprimento no Top Tube( essas medidas variam conforme o fabricante...).... Não compre a mesa sem saber o comprimento do Top Tube do quadro que vc tem ou que pretende comprar........

A altura do Seat tube não importa muito , desde que permita o ajuste do selim, sem deixar o canote no limite máximo de altura .... Mas geralmente os quadros que possuem tubo do Seat Tube mais  longo , também possuem o o tubo do Top Tube mais comprido também.... Isso também varia de modelo de quadro para modelo de quadro e de fabricante para fabricante....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
pauloppedro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2015
Mariana
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloppedro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 19:37
ela tem o top tube com 598mm, ai vou colocar uma mesa de 60mm, o meu bike fide ideal é 64cm
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 19:39
Pior que não Zex, se for mtb 29er o top tube de uma 18pol fica entre 59 a 62cm. Isso foi um fator que desisti das 29er. Na epoca minha 19 polegadas tinha 615mm de top tube, me obrigava a usar uma mesa de 60mm pra chegar nos 680mm de top tube + mesa que é o meu ideal.
Como tenho cavalo grande e tronco/braços curtos, ficava horrível pois tinha que usar um canote de 400mm com 270mm pra fora, e isso gerava um drop entre selim e guidão de uns 12cm (horrível para pedais longos). E pra atrapalhar as 29er tem head tube pequeno.
Enfim, as vezes uma medida puxa a outra e tudo fica difícil
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 20:19
e pq ficaria ruim? a maioria das bikes vem com mesa nesse tamanho!

até onde eu sei é uma mesa muito menor, tipo 40mm q deixa a bike ruim de pilotar
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 22:21
Usei muito tempo uma de 70 e achei excelente, acho que um guidao um pouco mais largo ajuda bastante na dirigibilidade... e é isso, tb prefiro top tube mais longo e mesa curta, pra descer é uma maravilha.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 08:04
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Pior que não Zex, se for mtb 29er o top tube de uma 18pol fica entre 59 a 62cm. Isso foi um fator que desisti das 29er. Na epoca minha 19 polegadas tinha 615mm de top tube, me obrigava a usar uma mesa de 60mm pra chegar nos 680mm de top tube + mesa que é o meu ideal.
Como tenho cavalo grande e tronco/braços curtos, ficava horrível pois tinha que usar um canote de 400mm com 270mm pra fora, e isso gerava um drop entre selim e guidão de uns 12cm (horrível para pedais longos). E pra atrapalhar as 29er tem head tube pequeno.
Enfim, as vezes uma medida puxa a outra e tudo fica difícil

Eu passo pelo mesmo problema, meu bike fit é terrível por conta disso. To usando uma mesa de 60 também num quadro antigo que comprei errado há muitos anos atrás, e não achei ruim, as vezes em curvas muito fechadas, 90º +, sinto que a bike dá uma boa esterçada, mas nunca tive problemas quanto a isso pois são curvas muito lentas, em velocidade sinceramente não notei diferença.

Mas eu prefiro quadros menores com mesas longas, eles ficam mais agressivos nas retomadas, adoro isso.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 08:34
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

e pq ficaria ruim? a maioria das bikes vem com mesa nesse tamanho!

até onde eu sei é uma mesa muito menor, tipo 40mm q deixa a bike ruim de pilotar

ahn?
bike de DH, freeride, all mountain, trail.. são ruins de pilotar?

se vc colocar uma mesa 40 numa bike de XC que já tem um toptube curto pode ficar ruim sim, mas se a bike tiver geometria adequada mesas curtas ajudam muito na trilha e principalmente na descida.

eu já acho bizonho pilotar uma bike com mesa maior que 70mm, pra mim é bem esquisito. como disse até nas bikes XC modernas a tendência é a mesa encurtar e o top tube ser mais longo.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 08:55
Nos anos 90 era normal ter mesas de 120~140mm onde os quadros eram mais curtos. Hoje com os top tubes mais longos, as mesas podem ser menores e isso facilita na pilotagem, deixando a frente da bike mais na mão e as manobras ficam mais fáceis. Um mesa mais longa transfere mais peso na frente da bike, deixando teoricamente mais estável em retas, pois em curvas, singles, areia, só piora a pilotagem.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 11:47
Usar mesa pequena, na maioria das situações não atrapalha, só achei ruim em alta velocidade, parece que a frente da bike fica boba, coisa que na atual de 100mm fica bem mais firme (parece haver mais alavanca mantendo a roda dianteira no chão).
Essa mesma situação de frente boba eu percebi quando usei mesa 20° positiva (pra tentar reduzir o drop).
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 13:45
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Usar mesa pequena, na maioria das situações não atrapalha, só achei ruim em alta velocidade, parece que a frente da bike fica boba, coisa que na atual de 100mm fica bem mais firme (parece haver mais alavanca mantendo a roda dianteira no chão).
Essa mesma situação de frente boba eu percebi quando usei mesa 20° positiva (pra tentar reduzir o drop).


É o que a Trek fez no seu projeto batizando de G2: usou uma suspensão com offset de 51mm. Mas achar uma suspensão dessas é bem difícil. As Manitou tem 48mm de offset. Se colocar qualquer uma delas esse problema da frente boba acaba Wink
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 13:46
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

ahn?
bike de DH, freeride, all mountain, trail.. são ruins de pilotar?

se vc colocar uma mesa 40 numa bike de XC que já tem um toptube curto pode ficar ruim sim, mas se a bike tiver geometria adequada mesas curtas ajudam muito na trilha e principalmente na descida.

eu já acho bizonho pilotar uma bike com mesa maior que 70mm, pra mim é bem esquisito. como disse até nas bikes XC modernas a tendência é a mesa encurtar e o top tube ser mais longo.

foi isso q eu quis dizer, amigo... talvez não tenha me expressado corretamente

mesa curta em bike com toptube curto is bad Smile
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 14:25
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Pior que não Zex, se for mtb 29er o top tube de uma 18pol fica entre 59 a 62cm. Isso foi um fator que desisti das 29er. Na epoca minha 19 polegadas tinha 615mm de top tube, me obrigava a usar uma mesa de 60mm pra chegar nos 680mm de top tube + mesa que é o meu ideal.
Como tenho cavalo grande e tronco/braços curtos, ficava horrível pois tinha que usar um canote de 400mm com 270mm pra fora, e isso gerava um drop entre selim e guidão de uns 12cm (horrível para pedais longos). E pra atrapalhar as 29er tem head tube pequeno.
Enfim, as vezes uma medida puxa a outra e tudo fica difícil


Eu não sabia que o comprimento do quadro nos aros 29" eram bem diferentes que os da 26" .... Para mim era pra ser tudo parecido, mudando apenas o tamanho das rodas....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2015 as 17:16
Originalmente postado por zex zex escreveu:


Eu não sabia que o comprimento do quadro nos aros 29" eram bem diferentes que os da 26" .... Para mim era pra ser tudo parecido, mudando apenas o tamanho das rodas....

Para acomodar as rodas maiores, o quadro tem o top tube mais longo (senão o pé bate na roda dianteira), o head tube mais curto (pra não deixar a frente tão alta) e o chainstay mais longo (para acomodar a roda traseira). Por consequência, o entre-eixo é maior, se comparado com uma MTB 26.  
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2015 as 07:50
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:


Eu não sabia que o comprimento do quadro nos aros 29" eram bem diferentes que os da 26" .... Para mim era pra ser tudo parecido, mudando apenas o tamanho das rodas....


Para acomodar as rodas maiores, o quadro tem o top tube mais longo (senão o pé bate na roda dianteira), o head tube mais curto (pra não deixar a frente tão alta) e o chainstay mais longo (para acomodar a roda traseira). Por consequência, o entre-eixo é maior, se comparado com uma MTB 26.  


Mas não são todas que fizeram isso.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1911
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2015 as 12:37
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

[(...) prefiro quadros menores com mesas longas, eles ficam mais agressivos nas retomadas, adoro isso.

x2 newhouse... nunca havia tido quadro "S" antes, e estou adorando exatamente por esta característica... uso mesa de 100mm com 7° positivo

na descida tenho me sentido seguro, pois já limito um pouco a velocidade devido ao garfo e quando o bicho pega, claro, me posiciono atras do selim
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Eric F Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2012
SP
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Eric F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2015 as 11:15


  Também preciso usar mesa de 60mm e digo que a dirigibilidade é bem melhor com o alcance correto do que com mesa longa e ficar esticado na bike.

Vendo Fixa/Single C10.
Voltar ao Topo
euripedesroo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2015
Rondonopolis MT
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euripedesroo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2015 as 12:53
Eu uso mesa de 50mm e acho muito boa!
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2020 as 19:00
uso mesa 60mm e negativa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X