| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Marcas de corrente
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Marcas de corrente

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
KevinBT Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2022
Santos/SP
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KevinBT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Marcas de corrente
    Enviado: 11 Jun 2022 as 00:03
Boa noite,
Gostaria de saber uma marca de corrente chamada TEC Power, se não me estou enganado, é uma marca que presta ou não.
Estou com ela há 3 meses mais ou menos e fiquei surpreendido ao se medir o desgaste dela em uma oficina: ela já está com 75% de desgaste em 3 meses de uso. Gostaria de saber se isso é normal, dado que não uso a bicicleta por períodos muito longos durante os dias que eu utilizo. O máximo que ela roda é por 1 hora no máximo de 2 a 3 vezes por semana.
Gostaria de saber se eu continuar usando ela futuramente eu já vou começar a ter problemas com a mesma (corrente caindo, pulando, etc).
E também pretendo, caso ela fique sem condições de utilização, voltar à uma corrente e catraca originais que foram compradas com a minha bicicleta. Porém, alguns dentes da catraca já se encontram gastos e a corrente original está com 50% de desgaste após vários anos de uso. Gostaria de saber se eu fizer esse procedimento existe algum perigo de a corrente ficar caindo e/ou pulando da catraca e as marchas não entrarem corretamente.
(A catraca original é uma Shimano MF-TZ07 (mesmo modelo da catraca atual) e a corrente é uma FSC IG51)












Voltar para o topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Mai 2019
Dublin
Desconectado
Mensagens:290
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Davi Silva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2022 as 05:06
3 meses?

Acho muito pouco pra uma corrente, será que você já comprou a corrente com um desgaste e se isso for verdade prova que a corrente e talvez.a marca não e boa.
Kr >>> DV
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1514
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2022 as 07:51
Acompanhei casos de correntes TEC alongadas quando saíram da embalagem. Até achei que meu medidor tava empenado, daí testei com uma KMC nova que tá guardada, mas sem problemas: na KMC não aponta alongamento, mas na TEC sim.

Não considero ela uma boa opção. Continuo entre KMC (uso e aprovo) e Shimano (colegas que usam e aprovam). SunRace partiu antes de alongar (duas correntes, usadas em sequência), SRAM não conheço ninguém que use e Connex quero experimentar.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Nov 2009
BA
Desconectado
Mensagens:1408
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2022 as 09:49
Yaban/YBN são baratas e duráveis pelo que comentam.
Voltar para o topo
KevinBT Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2022
Santos/SP
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KevinBT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2022 as 23:49
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Acompanhei casos de correntes TEC alongadas quando saíram da embalagem. Até achei que meu medidor tava empenado, daí testei com uma KMC nova que tá guardada, mas sem problemas: na KMC não aponta alongamento, mas na TEC sim.

Não considero ela uma boa opção. Continuo entre KMC (uso e aprovo) e Shimano (colegas que usam e aprovam). SunRace partiu antes de alongar (duas correntes, usadas em sequência), SRAM não conheço ninguém que use e Connex quero experimentar.


Ok, muito obrigado. Pode até ser que eu seja um desses casos em que a embalagem já veio com a corrente desgastada e acabou não dando para perceber quando a mesma foi adquirida.

Agora, gostaria de saber, como já perguntado antes, se caso essa corrente TEC que estou utilizando chegar ao fim da vida útil a depender da frequência em
que continuarei usando a bicicleta, seria ainda haveria condições para trocar pela corrente e catraca originais que já estavam há um bom tempo com a bicicleta ou seria melhor trocar a corrente e a catraca por uma nova para evitar dores de cabeça e riscos futuros. Como já explicado antes, a catraca original é uma Shimano MF-TZ07(nem sei se existe mais esse modelo, dado que a catraca original é bem antiga) com os dentes das coroas menores (dentes da sexta e sétima marcha) com alguns sinais de desgaste e a corrente original é uma corrente FSC IG-51, que, segundo medição, está com 50% de desgaste.

Caso eu decida adquirir catraca e corrente novas em vez de colocar as que já vieram com a bicicleta após a compra, qual seria a opção de corrente com um preço acessível e com uma boa qualidade para um uso quase diário?



Voltar para o topo
KevinBT Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2022
Santos/SP
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KevinBT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jun 2022 as 23:57
Reportando um esclarecimento da resposta anterior: gostaria de saber mais especificamente os modelos das correntes mais indicados para a situação descrita, dentre as marcas KMC e Shimano.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1514
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2022 as 08:58
Olha, desculpa se eu não entendi o que vc precisa exatamente, mas vou responder o que captei.

Relação é o seguinte: três correntes, fazendo rodízio adequado, para cada catraca ou cassete; três catracas ou cassetes, fazendo rodízio adequado, para cada conjunto de pedivela ou coroas.

Se a corrente passou de 0.5% de alongamento, teoricamente, ela passou do ponto ideal de rodízio. Nesse caso, seria melhor uma corrente nova, junto com uma catraca ou cassete novos (raramente tem que trocar o pedivela).

Mas isso é teoria e eu mesmo não faço assim: eu instalo uma corrente nova numa relação nova, deixo ela alongar no cassete (eu uso SunRace, que dura menos que Shimano, então não vejo motivo para rodízio, pq ele fica com os dentes marcados bem rápido) e quando vou trocar, geralmente troco o cassete e corrente juntos. O pedivela (no meu caso coroas avulsas) tem menos problemas, então troco só quando começa a dar problema, geralmente a do meio ou a menor. Eu vejo vantagem em pedivela de coroas removíveis por conta disso, mas o jogo de coroas completo sai mais caro que muito pedivela novo, só tem valido a pena pq eu troco uma por vez, normalmente.

Sobre a corrente indicada, vc tem que entender um pouco sobre o espaçamento entre as engrenagens:

* 6v, 7v e 8v possuem o mesmo espaçamento, exceto os cassetes 7v de downhill da série Shimano Saint, que é BEM incomum (CARA e difícil de achar por aqui).

Assim, a corrente da Shimano pra 6v, 7v e 8v é a mesma CN-HG40, com laterais chanfradas, fechamento por pino e somente com acabamento preto. Mas a KMC complica um pouco e faz a Z7, Z8.1, Z8.3, e três modelos da X8 com acabamentos diferentes: com elos externos cromados, com todos os elos cromados e com revestimento cerâmico dourado em todos os elos. Vou tentar explicar:

* A Z7 não possui emenda (fecha com pino) e tem as laterais retas, chamada no mercado de "não indexada". Realmente as trocas com ela são mais chatas mesmo, eu indicaria só pra passador de fricção em bikes muito básicas, de custo baixo. Da pra comprar a emenda avulsa, mas sai mais caro que uma Z8.1 ou Z8.3, que já tem emenda.

* As Z8.1 e Z8.3, como disse antes, vêm com emenda. Além disso têm laterais chanfradas pra melhorar a troca de marchas. A diferença entre uma e outra é o pino com 0,2mm a mais na Z8.3, mas não sei se isso faz diferença.

* As X8 vêm com emenda e laterais ainda mais trabalhadas. Eu realmente senti que a relação fica mais silenciosa e as trocas são mais rápidas, mas achei que ela alongou rápido demais. A diferença no acabamento é a seguinte: uma tem elos internos pretos e externos cromados, chamada tb de X8.93; outra tem todos os elos cromados, chamada tb de X8.99; e ainda tem a dourada, tb chamada de X8 Gold, com acabamento cerâmico dourado. O cromado pega menos sujeira e pra quem usa cera eu vejo vantagem, já o dourado SUPOSTAMENTE oferece maior durabilidade, mas eu já experimentei e só percebi diferença no bolso.

Essas todas que eu citei funcionam 6v, 7v e 8v. Daí pra cima a distância entre as engrenagens é específica de cada um: 9v é mais próximo que 8v, 10v é mais próximo que 9v e assim segue. Por isso, os números passam a ser específicos: Z9/X9 pra 9v, X10 pra 10v, etc.

As da Shimano tem que checar no site dela, não tem jeito: 9v as atuais são as CN-HG53 e CN-HG93, que diferenciam pelo acabamento e peso, mas não tenho mais detalhes; 10v seriam as CN-HG54 e CN-HG95; 11v e 12v ainda tem variações Linkglide, então a sopa de letrinhas fica pesada...

Essas são as que eu conheço ou sei da existência, mas o que tem de fabricante de corrente aí pelo mundo agora não é brinquedo... Escolhe aí o que precisa e pesquisa um bocado tb, não tem jeito.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
KevinBT Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Abr 2022
Santos/SP
Desconectado
Mensagens:15
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de KevinBT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2022 as 17:47
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Olha, desculpa se eu não entendi o que vc precisa exatamente, mas vou responder o que captei.

Relação é o seguinte: três correntes, fazendo rodízio adequado, para cada catraca ou cassete; três catracas ou cassetes, fazendo rodízio adequado, para cada conjunto de pedivela ou coroas.

Se a corrente passou de 0.5% de alongamento, teoricamente, ela passou do ponto ideal de rodízio. Nesse caso, seria melhor uma corrente nova, junto com uma catraca ou cassete novos (raramente tem que trocar o pedivela).

Mas isso é teoria e eu mesmo não faço assim: eu instalo uma corrente nova numa relação nova, deixo ela alongar no cassete (eu uso SunRace, que dura menos que Shimano, então não vejo motivo para rodízio, pq ele fica com os dentes marcados bem rápido) e quando vou trocar, geralmente troco o cassete e corrente juntos. O pedivela (no meu caso coroas avulsas) tem menos problemas, então troco só quando começa a dar problema, geralmente a do meio ou a menor. Eu vejo vantagem em pedivela de coroas removíveis por conta disso, mas o jogo de coroas completo sai mais caro que muito pedivela novo, só tem valido a pena pq eu troco uma por vez, normalmente.

Sobre a corrente indicada, vc tem que entender um pouco sobre o espaçamento entre as engrenagens:

* 6v, 7v e 8v possuem o mesmo espaçamento, exceto os cassetes 7v de downhill da série Shimano Saint, que é BEM incomum (CARA e difícil de achar por aqui).

Assim, a corrente da Shimano pra 6v, 7v e 8v é a mesma CN-HG40, com laterais chanfradas, fechamento por pino e somente com acabamento preto. Mas a KMC complica um pouco e faz a Z7, Z8.1, Z8.3, e três modelos da X8 com acabamentos diferentes: com elos externos cromados, com todos os elos cromados e com revestimento cerâmico dourado em todos os elos. Vou tentar explicar:

* A Z7 não possui emenda (fecha com pino) e tem as laterais retas, chamada no mercado de "não indexada". Realmente as trocas com ela são mais chatas mesmo, eu indicaria só pra passador de fricção em bikes muito básicas, de custo baixo. Da pra comprar a emenda avulsa, mas sai mais caro que uma Z8.1 ou Z8.3, que já tem emenda.

* As Z8.1 e Z8.3, como disse antes, vêm com emenda. Além disso têm laterais chanfradas pra melhorar a troca de marchas. A diferença entre uma e outra é o pino com 0,2mm a mais na Z8.3, mas não sei se isso faz diferença.

* As X8 vêm com emenda e laterais ainda mais trabalhadas. Eu realmente senti que a relação fica mais silenciosa e as trocas são mais rápidas, mas achei que ela alongou rápido demais. A diferença no acabamento é a seguinte: uma tem elos internos pretos e externos cromados, chamada tb de X8.93; outra tem todos os elos cromados, chamada tb de X8.99; e ainda tem a dourada, tb chamada de X8 Gold, com acabamento cerâmico dourado. O cromado pega menos sujeira e pra quem usa cera eu vejo vantagem, já o dourado SUPOSTAMENTE oferece maior durabilidade, mas eu já experimentei e só percebi diferença no bolso.

Essas todas que eu citei funcionam 6v, 7v e 8v. Daí pra cima a distância entre as engrenagens é específica de cada um: 9v é mais próximo que 8v, 10v é mais próximo que 9v e assim segue. Por isso, os números passam a ser específicos: Z9/X9 pra 9v, X10 pra 10v, etc.

As da Shimano tem que checar no site dela, não tem jeito: 9v as atuais são as CN-HG53 e CN-HG93, que diferenciam pelo acabamento e peso, mas não tenho mais detalhes; 10v seriam as CN-HG54 e CN-HG95; 11v e 12v ainda tem variações Linkglide, então a sopa de letrinhas fica pesada...

Essas são as que eu conheço ou sei da existência, mas o que tem de fabricante de corrente aí pelo mundo agora não é brinquedo... Escolhe aí o que precisa e pesquisa um bocado tb, não tem jeito.


Ok, muito obrigado, era exatamente isso que gostaria de saber para escolher melhor as próximas correntes e evitar de serem colocadas correntes de baixa qualidade e/ou viciadas (dilatadas) já de fábrica.
Só confirmando uma informação: as correntes KMC modelos Z8.1 e Z8.3 seriam compatíveis com 7 velocidades mesmo então?
Voltar para o topo
iRodomiro Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Ago 2021
Ribeirão Preto
Desconectado
Mensagens:87
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de iRodomiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2022 as 17:57
Bom saber sobre essa TEC, uma vez precisei de uma corrente em uma emergência e tentaram me empurrar uma, acabei preferindo esperar uns dias e comprar uma KMC online mesmo. Agora eu sempre deixo uma de reserva.

Uma vez acabei comprando uma corrente Shimano falsa no AliExpress... Era muito barata e eu estava desconfiado, mas era para uma bicicleta que eu não me importo muito. Com 5 minutos de pesquisa teria dado para ver que era falsa, e atualmente o anúncio já está inundado de reviews negativas alertando. Apresentou o mesmo problema, 0,5% de desgaste com apenas 300 km, mas não causou qualquer dano aparente na transmissão. 

As YBN são as queridinhas do pessoal que usa parafina e gosta de altíssimas durabilidades, passam dos 12 mil km. Porém existem relatos de quebras e problemas... Então acabo preferindo a KMC mesmo. Usando parafina a durabilidade é tão alta que tanto faz se vai durar um pouco mais ou um pouco menos... Mas tem gente que parece transformar isso em esporte LOL Gastam bem mais testando lubrificantes malucos do que gastariam trocando a corrente um pouco antes.


Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Relação é o seguinte: três correntes, fazendo rodízio adequado, para cada catraca ou cassete; três catracas ou cassetes, fazendo rodízio adequado, para cada conjunto de pedivela ou coroas.


Perfeito! Eu não sei se vale muito a pena aqueles rodízios mais elaborados, que você faz o cassete casar com 3 ou 4 correntes já gastas, acredito que você começa arriscar uma quebra. E existem coroas de alumínio que são bem mais leves e exigem trocas com mais frequência.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1498
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jun 2022 as 18:55
Originalmente Postado por iRodomiro iRodomiro Escreveu:

Bom saber sobre essa TEC, uma vez precisei de uma corrente em uma emergência e tentaram me empurrar uma, acabei preferindo esperar uns dias e comprar uma KMC online mesmo. Agora eu sempre deixo uma de reserva.

Uma vez acabei comprando uma corrente Shimano falsa no AliExpress... Era muito barata e eu estava desconfiado, mas era para uma bicicleta que eu não me importo muito. Com 5 minutos de pesquisa teria dado para ver que era falsa, e atualmente o anúncio já está inundado de reviews negativas alertando. Apresentou o mesmo problema, 0,5% de desgaste com apenas 300 km, mas não causou qualquer dano aparente na transmissão. 

As YBN são as queridinhas do pessoal que usa parafina e gosta de altíssimas durabilidades, passam dos 12 mil km. Porém existem relatos de quebras e problemas... Então acabo preferindo a KMC mesmo. Usando parafina a durabilidade é tão alta que tanto faz se vai durar um pouco mais ou um pouco menos... Mas tem gente que parece transformar isso em esporte LOL Gastam bem mais testando lubrificantes malucos do que gastariam trocando a corrente um pouco antes.


Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Relação é o seguinte: três correntes, fazendo rodízio adequado, para cada catraca ou cassete; três catracas ou cassetes, fazendo rodízio adequado, para cada conjunto de pedivela ou coroas.



Perfeito! Eu não sei se vale muito a pena aqueles rodízios mais elaborados, que você faz o cassete casar com 3 ou 4 correntes já gastas, acredito que você começa arriscar uma quebra. E existem coroas de alumínio que são bem mais leves e exigem trocas com mais frequência.


Nunca fiz rodizio e nunca vi a relação durar mais com quem faz.

Estou com bicicletas de 11v somente e minhas correntes tem sido trocadas com 3000km mesmo sem apresentar 0.50%. no Ulyegra já estpu na terceira corretne e o cassete não tem desgaste aparente. No 105 cheguei a 12000km com um cassete, vendi a bike e deve ter rodado mais um tanto.

Tenho isado KMC X11El e Shimano HG601, sempre compradas aqui ou de lojas europeias.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 23 Jun 2015
SP
Desconectado
Mensagens:341
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jun 2022 as 21:52
Um adendo:

Cuidado com as falsificações.
Nunca estourei corrente exceto duas KMC x9 prata que comprei juntas do mesmo vendedor.
Depois disso parei de pegar no ML e comprei em lojas mais renomadas nunca mais estourei outra
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X