Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manutenção roda Vzan Futura
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manutenção roda Vzan Futura

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fernando RWP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando RWP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manutenção roda Vzan Futura
    Postado: 29 Dez 2011 as 13:40
Diz aí pessoal!
Como fazer a manutenção dos cubos? Baixei o manual da roda em pdf, diz que precisa de duas chaves de 17mm e uma de 13mm, comprei as chaves e o óleo indicado para lubrificação.
Mas ao que me parece o manual é das futura antes de 2010, a minha é 2010, e pelo que pude constatar a forma de "desmontar" a bagaça é diferente.
Seguindo o indicado pelo manual não é possível retirar o freehub e ter acesso ao local onde deve ser feita a lubrificação. 
No manual diz para usar uma chave de 17mm de cada lado, só que a minha roda parece ter uma capa e não as porcas de 17mm em cada lado.
Não sei se consegui explicar o problema. Alguém poderia me explicar como retirar o freehub?Confused
Se alguém puder me ajudar ou se precisar de maiores informações para tal, por favor entre em contato.
Obrigado!
Voltar ao Topo
otaviov8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaviov8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 14:57
Pros modelos novos você não precisa de duas chaves 17mm. Observe que a ponta do eixo do lado oposto ao freehub é uma allen 5mm. Existe uma capa cônica que funciona como espaçador. Ela é apenas colocada e você consegue retira-la apenas puxando com a mão depois de retirar a blocagem. Assim que você retirar esse espaçador você vai conseguir ver o rolamento deste lado, não há porcas deste lado, apenas o eixo com a ponta allen. 
 Do lado do freehub, tem uma porca 17mm que segura o freehub. Você segura o eixo com a allen 5mm do lado esquerdo e solta a porca com a chave 17mm do lado do freehub. Depois de retirar o freehub você usa o mesmo esquema só que usando allen 5mm e 13mm pra soltar a porca que segura o eixo e com um martelo de pvc ou madeira retira o eixo. 
 Apenas uma dica, tome cuidado na hora de retirar e colocar o freehub. Fora o eixo que vc precisa bater levemente pra retirar, todo resto se encaixa facilmente, com jeito sempre!!! nunca com força.
Voltar ao Topo
Clythio Ver Drop Down
Avatar
In Memoriam

Cadastrado em: 02 Set 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4306
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Clythio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 21:54
Essa coisa é de esferas?
Porque se não for, para que desmontar, se não estiver prendendo ou fazendo barulho?
Cubos modernos rodam 5 mil km sem mexer, eu nem esquento, só uso, e quando abre folga ou faz ruído, troco o rolamento.
Voltar ao Topo
Fernando RWP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando RWP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 22:59
Otavio

Muito obrigado pela explicação Clap, hoje a tarde mesmo desmontei, limpei e lubrifiquei! Ah e consegui remontar sem que sobrassem peças Big smile 
Voltar ao Topo
Fernando RWP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando RWP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 23:03
Clythio

Resolvi desmontar justamente pq estava fazendo um barulho estranho, da última vez que fez um barulho parecido o mecânico desmontou, limpou e resolveu, era somente sujeira mesmo.
Além do mais eu gosto de fazer a manutenção da minha bike, assim, aprendi mais uma coisa hoje. Big smile

Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 23:13
Os rolamentos originais dessa roda sao o refugo do lixo, devem custar 5 centavos de dolar cada. Recomendo trocar todos por rolamentos de primeira linha, nao os do site da vzan que sao os mesmo que vem nos cubos.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
brunogurgel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2010
Goiania-GO
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunogurgel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 23:58
E quais seriam esses rolamentos de primeira linha?? Existe diferença de tamanho entre as rodas?? Pergunto pq me interessei em trocar os meus. Eu costumo pedalar muito de uma só vez e sempre muito longe, preciso de equipamentos de confiança
Comprei as vzan futura novas, ainda estão com esses rolamentos originais.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2011 as 11:05
SKF e NSK são exemplos de rolamentos de primeira linha. Rolamentos normalmente seguem tamanhos padronizados, se estiver em SP Bruno, vá em uma casa de rolamentos com eles em mãos que o cara mede com o paquímetro e te mostra o equivalente com as dimensões. Ou então olha no rolamento original se tem o código de aplicação dele, já vi postado aqui no fórum os da Vzan mas não me lembro.
Voltar ao Topo
francisco silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2012
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar francisco silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 23:15
Fala ai galera! 
No final do ano passado comprei um par de rodas concept, que são do mesmo modelo do nosso amigo, onde os cubos só abrem nas laterais com chave "L" tive a mesma duvida mas consegui abrir, com um baita medo de estragar pois ainda não tinha visto aquele modelo, mais infelizmente não foi pra manutenção e sim uma folga na roda dianteira, será bom eu trocar logo os cubos? melhorou muito a folga, mais não ficou 100% então o que devo fazer?    
valeu galera
Voltar ao Topo
fmarcanzoni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Rio verde - Go
Offline
Mensagens:1618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmarcanzoni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2013 as 17:52
Pra não abrir outro tópico, alguém sabe se consigo comprar uma roda traseira futura avulsa?? sem precisar de comprar o par??

Pois o meu problema é que danifiquei somente a traseira.

Abraços!!
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2013 as 18:17
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

Pra não abrir outro tópico, alguém sabe se consigo comprar uma roda traseira futura avulsa?? sem precisar de comprar o par??

Pois o meu problema é que danifiquei somente a traseira.

Abraços!!


Sei que da para comprar o aro separado, não seria mais fácil?
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
fmarcanzoni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2012
Rio verde - Go
Offline
Mensagens:1618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmarcanzoni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2013 as 18:59
Eu estraguei a banda de freagem dela, 22 km pegando no asfalto.
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2015 as 18:34
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:

Pra não abrir outro tópico, alguém sabe se consigo comprar uma roda traseira futura avulsa?? sem precisar de comprar o par??

Pois o meu problema é que danifiquei somente a traseira.

Abraços!!

opa
http://www.comprevzan.com.br/pecas-de-reposicao/aros-para-rodas-vzan/futura.html

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X