Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manutenção - quem faz?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manutenção - quem faz?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manutenção - quem faz?
    Postado: 17 Set 2010 as 19:37
Pessoal,

Gostaria de saber quem aqui faz manutenção da própria bike? Qual o kit básico de ferramentas? Qual o suporte para segura a bike mais em conta?
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
ericrezende Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2010
Barra do Piraí
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ericrezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 19:51
Aproveitando o tópico também gostaria de saber como vocês fazem a manutenção básica da bike. Por exemplo, acabei de chegar do pedal, um pedal leve com poeira, sem barro. O que fazer? Manutenção no mesmo dia ou deixa "acumular" e faz uma limpeza de semana em semana, 15 em 15 dias?
Mais que ontem, menos que amanhã...
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 19:52
Suporte ajuda muito mas não precisa. O mínimo é uma chave de abrir corrente, chaves fenda e filips e um kit de chaves Allen. Depois, com o tempo, vai comprando o resto como chave de cassete e uma chave pra tirar o central. 
Desingraxantes e lubrificantes em geral também tem que ter. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
dagcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:2697
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 20:15
Suporte é bom mas não é muito necessario.

Abrir corrente, só se tiver powerlink, não fique abrindo p/ limpar que ela vai ficando fraca no elo que abre.


Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 20:17
Originalmente postado por dagcosta dagcosta escreveu:

Suporte é bom mas não é muito necessario.

Abrir corrente, só se tiver powerlink, não fique abrindo p/ limpar que ela vai ficando fraca no elo que abre.




Fato! Não é bom ficar abrindo corrente direto. E, se tiver que abrir, use o elo correto. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 21:08
vá comprando as ferramentas conforme a necessidade, não adianta comprar um kit de R$400 se você só usa uma parte das peças. 

O mínimo para quem quer fazer as coisas em casa é um jogo de chaves allen, não daquelas que vem no canivete, mas separadas. São mais fáceis de manusear e são pequenas o suficiente para não ficar enroscando na bike enquanto você aperta algum parafuso.

Uma chave de corrente é bem útil para fazer a limpeza ou trocar algum câmbio. 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3073
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 21:08
Tenho em casa:
  • Remendo, bomba de pé, espátula, estoque de câmeras
  • Chaves allen 4,5 e 6 - regulagem de mesa, guidão, canote, suporte caramanhola, freio
  • Chave torx - manete campi
  • Chave philips - regulagem câmbio
  • Óleo (finish line) e pano para tirar excesso
  • Toalha para limpar a bike e me limpar em caso de chuva
  • Chave de raio - alinhamento da roda
Mais do que isso mando para bicicletaria (lubrificação do central, revisão geral) - já comprei algumas ferramentas que nunca usei ou usei 1 vez - p.ex. chave de k7.

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 21:23
Faço praticamente toda a manutenção em casa, só não sei/consigo montar uma roda do zero.

Tenho:

- extrator de pedivela/pedal
- extrator de movimento central
- chave de cassete
- jogo completo de chaves allen
- chave de corrente
- chave de raio
- chaves de cone (para manutenção dos cubos)
- alicates diversos
- chaves de movimento de direção (para a pisteira que é std)
- chave de lockring (para a pisteira)
- extrator de pinhão/cassete (aquela chave com corrente)
- espátulas
- alongadores de bico (para raios aero)
- mais a caixa de ferramentas genéricas

O meu suporte para bikes é um conjunto de elásticos e ferros encapados com mangueira. Barato e eficiente.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 21:27
peguei hoje meu torquimetro Pro... quem tem peças e bike de carbono, nao da pra mexer sem ter um...
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 21:41
A sim, uma excelente ferramenta para se ter em casa é um alicate de corte de cabo e conduite. É incrível como substituir esses componentes relativamente barato fazem uma diferença enorme no funcionamento da bike. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 21:50
Fazem 3 meses que procuro chave de cassete e o extrator de cassete  e não encontro por aqui.
Vou marchar com um correio pra coisas simples.
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 22:08
Valeu galera!! Tou anotando aqui as dicas para começar os primeiros passos....

Conheço uma loja que fixou um cabo de aço no teto, como uma forca pra quem quer se matar (desculpe o exemplo =p).. e penduram a bike pela ponta do selim...

Como irei começar pelo básico.. acho q n vou precisar de um suporte pra bike ainda...




Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2010 as 22:38
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

vá comprando as ferramentas conforme a necessidade, não adianta comprar um kit de R$400 se você só usa uma parte das peças. 

O mínimo para quem quer fazer as coisas em casa é um jogo de chaves allen, não daquelas que vem no canivete, mas separadas. São mais fáceis de manusear e são pequenas o suficiente para não ficar enroscando na bike enquanto você aperta algum parafuso.
Uma chave de corrente é bem útil para fazer a limpeza ou trocar algum câmbio. 
Concordo,comprei uma caixa praticamente completa da Parcktolls,só que não uso quase nada.sou um zero em concertos..até aqui em casa o bicho pega...Fui trocar o cassete um dia desses e não consegui regular o cambio depois.Tive que levar num mecanico....
Se tiver algum metido a mecanico aqui do forum que queira fazer negocio a gente conversa...
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2010 as 00:11
O meu chegou essa semana, não sei pra que serve metade delas, rsrsr. Mas já faço umas coisinhas.


Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2010 as 00:15
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

O meu chegou essa semana, não sei pra que serve metade delas, rsrsr. Mas já faço umas coisinhas.


Começei assim Landim ! Hoje tenho uma verdadeira oficina em casa , com stand bike , chaves para todos os fins , torquimetro , etc....  Só não abro suspensão hidraulica e não corto conduite de freio hidraulico , de resto meto a cara em tudo.
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2010 as 01:13
Suspensão é facil tambem... sempre faço a troca de oleo e limpeza em casa...

http://www.youtube.com/watch?v=Yl0GdF0w5hI&feature=related
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2010 as 01:25
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Suspensão é facil tambem... sempre faço a troca de oleo e limpeza em casa...

http://www.youtube.com/watch?v=Yl0GdF0w5hI&feature=related
Imagino que sim , até foi uma certa preguiça mesmo . O conduite requer um ferramental correto para fazer o corte e manter vedação .
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
Fabiscott Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2010
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabiscott Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2010 as 01:51
bah eu  não sou muito de ficar regulando não, mas todo ciclista que se preze tem que faser sua manutenção...
Voltar ao Topo
edjardes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2009
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:959
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edjardes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 14:39
Originalmente Postado por Landim

O meu chegou essa semana, não sei pra que serve metade delas, rsrsr. Mas já faço umas coisinhas.


Começei assim Landim ! Hoje tenho uma verdadeira oficina em casa , com stand bike , chaves para todos os fins , torquimetro , etc....  Só não abro suspensão hidraulica e não corto conduite de freio hidraulico , de resto meto a cara em tudo.

Olá Adriano, bom dia !
Onde vc descolou este kit acima, tô pensando em começar a fazer a manutenção das minhas magrelas, pois, apos o descanso de final de ano, paguei pra me ferrar, pois, o cara meteu água geral Angry, burrice minha, agora já foi ...bom tive que refazer o trampo do cara e tive o prejuizo de trocar o jogo de direção . Nunca mais LOL !!
Um abraço,
                   Edjardes
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells
Voltar ao Topo
pinarello13 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2009
CHAPECÓ-SC
Offline
Mensagens:825
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinarello13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 15:55
Este kit do Landim é o principio para começar a fazer sua própria manutenção eu não manjava nada, mas fui atrás e aprendi nunca mais deixo minhas bikes para nínguém meter a mão "a não ser alinhamento das rodas pois acho um saco mexer nelas" pois sou adepto quer bem feito faça vc mesmo aqui no brasil da pra contar nos dedos os "mecânicos de bike" que prestam das poucas fezes que deixei outro cara meter a mão em regulagem de marchas freios ou uma revisão geral só me lasquei e tive que fazer tudo de novo hj possuo uma grande quantidade de ferramentas diversas pois sempre gostei de arrumar as coisas pessoalmente.
Un cuore appassionato e un un'anima inquieta alla deriva in macchina perfetta".

studio13bike(a)yahoo.com.br
Voltar ao Topo
edjardes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2009
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:959
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edjardes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 17:15
Pois é, estava vendo este kit aí de cima, tem de tudo...só não mexo nas rodas e nos ajustes de câmbio, a limpeza, lubrificação agora eu faço ! Thumbs Up
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells
Voltar ao Topo
Vandão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2010
Indaiatuba
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vandão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 17:31
Faço a manutenção regular a cada 2000 km ou 4 mêses na bicicletaria.
 
Compensa fazer em casa somente por gosto mesmo.
 
De qualque quer maneira, dá uma olhada neste site. Quando quero mexer em alguma coisa que não sei vejo lá primeiro.
 
Lá ele indica o kit básico para ter em casa...
 
 
valeu,
Vandão
Voltar ao Topo
edjardes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2009
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:959
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edjardes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 19:21
Thumbs Up
Quando vejo um adulto numa bicicleta, não perco a esperança na raça humana.

H.G. Wells
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 19:59
Sempre pensei em fazer um tópico sobre manutenção, que se iniciaria com as ferramentas (separadas em níveis conforme a pessoa estivesse disposta a fazer) e depois iria juntando mais informações como links interessantes e também como fazer uma ou outra coisa. Nisso o pessoal poderia ir ajudando, um põe como remenda uma câmera, o outro como limpa uma corrente e assim vai até as partes mais complicadas de mexer. Podem ser dois exemplos bem básicos, mas quando eu comecei a pedalar eu não conseguia remendar uma câmera, para un iniciante talvez seja útil.

Teria que ser de forma bem organizada se possível até com fotos. Uma espécie de guia.

Só não fiz ainda porque o que eu sei (o que não é muito, mas eu gosto do assunto) eu aprendo como qualquer outra pessoal, lendo principalmente na internet. Aí posso escrever uma coisa que não necessariamente é a melhor forma de fazer ou até mesmo errada, e aí não fica muito bem, entendem?

Por outro lado seria um modo de organizar várias informações espalhadas em um só lugar e incentivar a quem faz a manutenção sozinho a postar como faz. Já vi vários tópicos como esse perguntando se os outros fazem a manutenção em casa, qual ferramenta comprar e por aí vai.

O que acham, vale a pena? Alguém que faz manutenção sozinho se anima em ajudar a complementar?
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 20:25
Eu tive moto por 3 anos e era eu quem cuidava das brutas... vendi a 660 e a grana eu montei minha TT. Fiquei com todas as ferramentas e posso dizer que tenho mais chaves, alicates, etc. do que um dia precisarei pra fazer a manutenção na bike. Faço limpeza e manutenção básica todo domingo e a cada dois meses levo a bike em uma loja de confiança (a que eu comprei/montei) para uma geral mais minusciosa. Uma ferramenta 'besta' mas que recomendo ter pois funciona 200% é um kit de limpeza de corrente da ParkTool. Eu não faço idéia do que é aquele líquido azul para limpar a corrente mas confesso que a bichinha fica limpa e brilhando mais que dentes em propaganga de limpador bucal. LOL
Voltar ao Topo
profclayton Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar profclayton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 21:42
Originalmente postado por CID21 CID21 escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

vá comprando as ferramentas conforme a necessidade, não adianta comprar um kit de R$400 se você só usa uma parte das peças. 

O mínimo para quem quer fazer as coisas em casa é um jogo de chaves allen, não daquelas que vem no canivete, mas separadas. São mais fáceis de manusear e são pequenas o suficiente para não ficar enroscando na bike enquanto você aperta algum parafuso.
Uma chave de corrente é bem útil para fazer a limpeza ou trocar algum câmbio. 
Concordo,comprei uma caixa praticamente completa da Parcktolls,só que não uso quase nada.sou um zero em concertos..até aqui em casa o bicho pega...Fui trocar o cassete um dia desses e não consegui regular o cambio depois.Tive que levar num mecanico....
Se tiver algum metido a mecanico aqui do forum que queira fazer negocio a gente conversa...

Se quiser negociar a caixa me avisa heim CID
Voltar ao Topo
MarcosAlonso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
Votorantim
Offline
Mensagens:1286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosAlonso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2011 as 23:21
aproveitando o assunto... preciso criar vergonha na cara (e prevenção também). Tenho ido treinar sem nenhuma ferramenta. Que tipo de ferramenta (se possível com sugestões de marca/modelo) são bons e compactos pra levar numa pequena bolsa durante os treinos?
Quanto à furos de pneus, que kit é bom e pequeno também?
Sei que tem gente que leva, além de câmara reserva, pneus também. Não faz muito volume?
além disso, não faço idéia de como remendar/trocar uma câmara ou trocar um pneu...

valeu pelas dicas!


Editado por MarcosAlonso - 23 Jan 2011 as 23:21
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 00:40

Marino,

Se topar, eu posso te ajudar. Não sei muito também, e também não tenho um kit de ferramentas específicos pra bike, mas to pensando seriamente em comprar. Se quiser, podemos fazer uma série de vídeos (que são mais "didáticos") de como fazer algumas coisas...
 
Marcos,
 
É normal no começo não sabermos nada mesmo, e com o tempo vamos aprendendo. Uma dica minha é você pegar as idéias da galera aí onde você pedala, pq as vezes, eles tem um kit de ferramenta que você compra por um preço bom aí mesmo, e as vezes eu nem conheço.
 
Eu prefiro sair com uma camara reserva nova, e um kit de ferramentas e só. Para pedais mais longos eu levo meu kit de remendo.
 
Meu kit de ferramentas é um da Park Tool (que ganhei do patrão do meu pai Approve), e nele tem umas 3 o 4 chaves allen, uma chave philips, tem as espatulas pra pneu (apesar de eu usar umas separadas), uma faquinha, um abridor de garrafa (útil para os pit-stops), e mais algo que não lembro. Vem num estojinho bacana, e fica legal no bolso da camisa. Mas isso é questão de pegar e ver se o tamanho tá legal pra você.
 
Kit de remendo, eu sempre usei os com cola, e sempre me serviram bem, mas agora vou experimentar um sem cola pela praticidade. Espero que sejam eficientes.
 
Abraços
Voltar ao Topo
Fefo de bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fefo de bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 01:31
Também era dos que saiam a gosto, pedindo pro pneu furar e eu me estrepar

Porém sou completo cabaço quando o assunto está nas nos pneus. Sei que tem material no fórum sobre isso, mas a busca não é tão amigona assim. Alguém pode me dar um guia, ou dicas básicas pra trocar câmaras e pneus?

E os raios? Nunca tive problemas com eles em bikes ispídi (inclusive fiz uma plástica recente com o Dr. Asfalto, e a magrela só furou a câmara )MTB era montar na bike e começar a praguejar. Vale a pena me engraçar com eles quando moro perto de uma bikeria que faz o serviço a um preço pífio?

Abraços
"Tô chegando, tá quase..."
Voltar ao Topo
elgleidson Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 19 Dez 2010
SC
Offline
Mensagens:630
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elgleidson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 01:37
Pra chaves allen eu recomendo um jogo desses:



Muito práticos, já que dá pra tirar eles e usá-los separadamente além de poder deixá-los todos juntos, sem bagunçar nada pra guardar. Eu levo eles no bolsinho da bike tb, junto com um kit remendo, uma chave de boca 10/11 (pro cabo do cambio), 2 espátulas e um powerlink reserva, caso quebre a corrente.

Em casa tenho mais uma chave grande e mais umas chaves de boca maiores, que não uso pra nada.
Voltar ao Topo
rafamtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2008
-
Offline
Mensagens:779
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafamtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 01:45
Eu uso um canivetinha Allen da Sigma que tem até chave de corrente alem das allens, tem espatula,chave de raio embutida na espatula e tudo...para o bolso da camisa agora em casa tenho muita coisa,inclusive uma maletinha dessa da ICE Toolz so não abro suspensão e não mexo com freio a disco Hidraulico, e não desmonto STI, se for os EZ Fires até desmonto..hahaha, agora o resto, quase tudo em casa, também trabalhei em Bicicletaria(era bicicletaria mesmo) durante 10 anos e tinha um mecanico muito bom que me ensinou desde montar roda do zero até desmontar central semi selado(que na epoca era o apice) para trocar rolamento, agora quero aprender sobre o Hollowtech 2, estou para comprar as ferramentas necessárias e abrir o meu para ver...
"Quanto mais rapido eu for mais rápido a agonia acaba"
Marco Pantani
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 02:23
Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Pra chaves allen eu recomendo um jogo desses:



Muito práticos, já que dá pra tirar eles e usá-los separadamente além de poder deixá-los todos juntos, sem bagunçar nada pra guardar. Eu levo eles no bolsinho da bike tb, junto com um kit remendo, uma chave de boca 10/11 (pro cabo do cambio), 2 espátulas e um powerlink reserva, caso quebre a corrente.

Em casa tenho mais uma chave grande e mais umas chaves de boca maiores, que não uso pra nada.

Eu tenho um jogo destes também, custou 11 reaus! hehehehe Tongue
Em casa tenho mais algumas chaves de boca que carrego n ocarro em viagens e alicate, fenda, phillips e mais umas bagulhadinhas.
Manutenções basicas eu tento fazer, ja mexi muito em bike, mas hoje estou bem desatualizado. O trivial me viro bem, o que preciso hoje é comprar 2 espátulas para trocar pneu e uma bomba descente.

Pedivela, cassete e outras coisas mais complexas se tiver que mexer prefiro levar em loja onde tem bem mais recursos que eu, além da garantia. Wink
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 03:13
Originalmente postado por alexandreminetto alexandreminetto escreveu:

Meu kit de ferramentas é um da Park Tool (que ganhei do patrão do meu pai Approve), e nele tem umas 3 o 4 chaves allen, uma chave philips, tem as espatulas pra pneu (apesar de eu usar umas separadas), uma faquinha, um abridor de garrafa (útil para os pit-stops), e mais algo que não lembro. Vem num estojinho bacana, e fica legal no bolso da camisa. Mas isso é questão de pegar e ver se o tamanho tá legal pra você.
 
 
 
Só se abrir corrente eu fico na mão...
Voltar ao Topo
clavc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2010
Capital-SP
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clavc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 03:26
sobre suporte para manutenção, acho q esse aq esta mais q suficiente pra mim


Uploaded with ImageShack.us

eu posiciono a corda dependendo do que for fazer na bike.
Email: cavciconi(a)gmail.co
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 11:27
Originalmente postado por elgleidson elgleidson escreveu:

Pra chaves allen eu recomendo um jogo desses:



Muito práticos, já que dá pra tirar eles e usá-los separadamente além de poder deixá-los todos juntos, sem bagunçar nada pra guardar. Eu levo eles no bolsinho da bike tb, junto com um kit remendo, uma chave de boca 10/11 (pro cabo do cambio), 2 espátulas e um powerlink reserva, caso quebre a corrente.

Em casa tenho mais uma chave grande e mais umas chaves de boca maiores, que não uso pra nada.
 
Eu já não recomendo estes. São muito frágeis, não duram nada.
Essas ferramentas chinesas em geral são muito ruins. Recomendo no mínimo ferramentes da Tramontina ou Taurus. Ferramentas pra bike, estou comprando sempre Park Tool e valem cada centavo.
Abaixo uma lista do que tenho ordenadas pela utilização (deveriam ser as primeiras a se comprar):
- Jogo de chaves Allen (2 - 8mm). Não sendo as chinesas acima.
- Chave para movimento central shimano (serve p/ a grande maioria). Uso na speed e na MTB.
- Chave para remover Cassette (a grande com corrente);
- Soquete para remover Cassette (a que encaixa dentro do cassette);
- Chave Inglesa (primariamente para remover cassette, mas as vezes para abrir cubo ou algo do tipo);
- Chave de pedal (quanto maior, melhor. Uso apenas na mtb, na speed aperto com chave allen).
- Nível (de predreiro mesmo, aquele coma bolhinha dentro). Bom pra alinhar o selim, extensoes na bike de CR etc.
- Torquimetro de estalo (até 10Nm está ótimo)
- Chaves cone (para abrir cubos, kit de 13 a 17mm)
- Chaves de raio (park tool, vermelha e preta).
- Cortador de cabos e conduites (se usa pouco, mas é extremamente necessário para quem costuma trocar os cabos da bike). Park Tool no mínimo, pq se for fuleiro o serviço fica ruim.
- Medidor de corrente (usava no começo, mas depois ficou jogado na caixa de ferramentas).
- Tensionador de raios (raramente usado, mas é válido para quem pretende montar uma roda algum dia)
 
Extras:
Panos, panos e mais panos. Normalmente soltado uns pilas num posto de gasolina eles arrumam uma sacolada.
Lubrificantes: Um para clima seco, outro para clima molhado. Se for para escolher apenas um, ainda prefiro os Wet, fazem bem mais sujeira mas não costuma sair da corrente muito facilmente.
Graxa: Pele menos uma bisnaga de graxa de qualidade (shimano, finish line, pedros etc.) Parece pouco, mas vai durar pelo menos uns 2 anos de manutenção na bike.
 
Extras 2:
Certa vez peguei a dica de alguem aqui no forum de usar luvas de borracha descartáveis. Uso e recomendo, é barato e facilita muito a vida (nada de escovinha e sapólio para tirar a graxa das mãos.)
 
 
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
pinarello13 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2009
CHAPECÓ-SC
Offline
Mensagens:825
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pinarello13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 12:23
CID21 compro sua caixa de ferramentas entra em contato pois sua caixa de mp está cheia
Un cuore appassionato e un un'anima inquieta alla deriva in macchina perfetta".

studio13bike(a)yahoo.com.br
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 15:30
Raul: Muito boa a sua ordem de ferramentas. Ajuda bastante a comprar por ordem de necessidade.
 
Alguém pode me indicar aonde uso graxa branca e aonde uso graxa azul? Aqui em casa tenho graxa branca, mas nunca usei (comprei para outro uso), mas na bike-shop onde levo fazer a manutenção o mecanico usa graxa azul num tubo de maionese desses de lanchonete (a idéia é boa, suja bem menos na aplicação). Qual devo usar?

Abraços
Voltar ao Topo
El pistoleiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2008
Joao Pessoa
Offline
Mensagens:4371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar El pistoleiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 16:32
Eu decidi que meu proximo investimento em bike é montar uma oficina pessoal.. proximas compras:

* * http://www.parktool.com/product/advanced-mechanic-tool-kit">http://www.parktool.com/product/team-repair-stand-20[/url
* http://www.parktool.com/product/advanced-mechanic-tool-kit


Alguém aqui comprou/mandou fazer alguma bancada pra colocar as ferramentas? E sobre o suporte pra segurar a bike, alguem mandou fazer um?

Editado por ericoduarte - 24 Jan 2011 as 16:33
Antigo usuário "virandociclista" - “It never gets easier. You just go faster.”
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 18:26
erico
 
Eu uso um suporte da Decathlon, que segura a bicicleta pelo down-tube.
Paguei 150 reais, só que não vendem pela internet. Aproveitei a ida de um amigo para SP pra ele trazer pra mim. Acho que pelo preço não se encontra nada melhor já pronto.

Abraços
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2011 as 18:59
Opa Raul, tá mto bem de ferramentas!!! Eu faço a manutenção do meu Palio e possuo um bom ferramental, então, não faltou adquirir mta coisa pra bike. Um torquímetro seria mto bem vindo, mas alinhar rodas nem tentarei...
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X