Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manutenção, Freios e Suspa em casa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manutenção, Freios e Suspa em casa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manutenção, Freios e Suspa em casa
    Postado: 13 Ago 2021 as 09:07
Então, como sugere o título, essas manutenções valem a pena em casa ?

As ferramentas são bem simples e até baratas para uso caseiro.

Tem os kits de sangria que pra uso caseiro devem suportar bem, porem os insumos fica na dúvida, compra de fluido de freio como da suspensão para pouco uso.

O contexto.

Desanimo em "pagar" pra fazer fora e não se confiar mais nos serviço realizado.

Sempre fazendo a chamada revisão completa, pagando bem, com suposto "recomendado e confiavel"

Até fazer em casa, meu pedal com folga, abro ele, trava rosca de fábrica, pedal beirando 7000km nunca tinha sido aberto na revisão completa.

Movimento central, pressfit, o tubo central (aquele que encaixa entre as 2 rolamentos), não estava encaixado, estava amaçado e aberto, resultado a sujeira e o que desce das pasta de carbono do canote estava entrando no eixo do pedivela.

Abri meu NX Eagle, mola do cage era "pasta cristal", graxa, pelo visto ainda original e areia misturados.

Caixa direção, mesma coisa, graxa, areia e os rolamentos enferrujados.

Então, revisão completa, nada mais era que uma lavação.


Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2021 as 10:35
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Então, como sugere o título, essas manutenções valem a pena em casa ?

As ferramentas são bem simples e até baratas para uso caseiro.

Tem os kits de sangria que pra uso caseiro devem suportar bem, porem os insumos fica na dúvida, compra de fluido de freio como da suspensão para pouco uso.

O contexto.

Desanimo em "pagar" pra fazer fora e não se confiar mais nos serviço realizado.

Sempre fazendo a chamada revisão completa, pagando bem, com suposto "recomendado e confiavel"

Até fazer em casa, meu pedal com folga, abro ele, trava rosca de fábrica, pedal beirando 7000km nunca tinha sido aberto na revisão completa.

Movimento central, pressfit, o tubo central (aquele que encaixa entre as 2 rolamentos), não estava encaixado, estava amaçado e aberto, resultado a sujeira e o que desce das pasta de carbono do canote estava entrando no eixo do pedivela.

Abri meu NX Eagle, mola do cage era "pasta cristal", graxa, pelo visto ainda original e areia misturados.

Caixa direção, mesma coisa, graxa, areia e os rolamentos enferrujados.

Então, revisão completa, nada mais era que uma lavação.


Bom dia Felipe!

Cara, eu não posso opinar especificamente sobre as manutenções de freio e suspensão como você perguntou. Mas a sua motivação, essa sim, se aplica pra praticamente qualquer coisa: manutenção da sua bike, carro, pintura da sua casa, e etc.

O que parece ter sido o seu grande problema foi a falta de confiança no profissional que fez os seus serviços, e não tem coisa pior! Acho que precisa ser alguém que você tenha total confiança de que pessoa saiba o que está fazendo, de que seja honesto e vá de fato executar os serviços propostos e necessários. Eu comecei a pedalar agora no meio do ano, até eu entrar a oficina/mecânico de confiança sofri basante!
Tenho a meu favor, a sorte de não ter encontrado ninguém desonesto nesse meio do caminho, mas tem várias coisinhas que me incomodavam bastante. Hoje ter um mecânico de confiança onde eu posso deixar minha bike lá de olhos fechados é super tranquilizante.

Mas voltando, você precisa levar em consideração:

- Mão de obra qualificada custa o equivalente
- Ferramentas podem ser muito específicas e até mesmo caras
- Você tem habilidade? Talento? Gosta?

Abç

Voltar ao Topo
True Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Abr 2021
.
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar True Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2021 as 10:43
kit de sangria 80,00. Dura a vida toda se tomar cuidado, mas vou contabilizar que vai durar 1L de óleo.
1L de óleo shimano. 320,00. Da para sangrar uns 15~20 freios bem feitos.
400,00/20= 20,00 reais cada sangria.
Aqui nas lojas fica em média 60~90 cada freio e duvido que sangram tão bem feito igual eu. Bombear óleo do caliper até sair limpinho pelo funil no manete.

Motul Fork Oil Factory Line (5W, 7,5W ou 10W) (o mais top), em média 110,00 1L. Faço 5 FOX Open Bath ou umas 10 Rockshox
Slickoleum para os retentores 80,00 100g. Vai durar uma vida.
Na Fox Open Bath uso pouco menos de 200ml de óleo. Rockshox tem umas que usa menos de 100ml. 
120,00/5 = 24 reais a revisão de lower leg da FOX e 12 reais da RockShox
Nas lojas revisão de lower leg são +/- 300,00 reais FOX e 250,00 Rock Shox.
kit de retentor na internet 120~200 reais, dependendo da marca. Original Rockshox ou SKF pras fox.
Nas lojas é no mínimo o dobro.

Graxa PM600 para rolamentos em geral. 150,00 500g. Vai durar uma eternidade.
Rolamentos dos cubos, mov central e cx de direção. 20g de graxa? Da pra fazer umas 25x
150/25 = 6,00 reais de graxa por revisão.

Como tenho as ferramentas, sei fazer e mexer na bike pra mim é uma terapia, sou aquele cliente cuzão de bikeshop que só vai comprar meia dúzia de remendo, um tubinho de selante, uma câmara de ar, etc.. 


Voltar ao Topo
RakuRakuDinokun Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Fev 2020
Cuiabá
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RakuRakuDinokun Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2021 as 10:51
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Então, como sugere o título, essas manutenções valem a pena em casa ?

As ferramentas são bem simples e até baratas para uso caseiro.

Tem os kits de sangria que pra uso caseiro devem suportar bem, porem os insumos fica na dúvida, compra de fluido de freio como da suspensão para pouco uso.

O contexto.

Desanimo em "pagar" pra fazer fora e não se confiar mais nos serviço realizado.

Sempre fazendo a chamada revisão completa, pagando bem, com suposto "recomendado e confiavel"

Até fazer em casa, meu pedal com folga, abro ele, trava rosca de fábrica, pedal beirando 7000km nunca tinha sido aberto na revisão completa.

Movimento central, pressfit, o tubo central (aquele que encaixa entre as 2 rolamentos), não estava encaixado, estava amaçado e aberto, resultado a sujeira e o que desce das pasta de carbono do canote estava entrando no eixo do pedivela.

Abri meu NX Eagle, mola do cage era "pasta cristal", graxa, pelo visto ainda original e areia misturados.

Caixa direção, mesma coisa, graxa, areia e os rolamentos enferrujados.

Então, revisão completa, nada mais era que uma lavação.



Passei por isso também, ainda não encontrei um mecânico que pudesse confiar 100%. Cansei de ficar passando raiva por coisas que eu achava que eram complicadas e de fato eram simples. Pagar revisão para ter uma lavagem meia boca e voltar com regulagem pior que entrou na oficina, etc.

Sempre fui meio curioso e decidi fazer o serviço por conta. Tomei gosto pela coisa e hoje em dia faço a manutenção nas 3 bikes que temos em casa, fui comprando as ferramentas conforme a necessidade. Estou longe de ser profissional mas até agora consegui resolver tudo, (youtube tá aí pra isso), o único problema que eu vejo é o tempo que a bike fica parada quando precisa de uma peça nova e precisa pedir pela internet.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2021 as 12:41
Apoio qualquer iniciativa d meter a mão na massa! Já passei por essa situação de mecânico que faz serviço meia boca também, inclusive causando quebra de componentes.

Um alerta: não compre as ferramentas mais baratas, principalmente pra partes que exijam aplicar muita força. Não precisa ir nas mais caras em tudo, mas uma ou outra coisa (como as que lidam com o movimento central, cassete, cubos e freios) eu acho que vale a pena investir mais.

Vc citou que seu quadro é de carbono, então invista em um par de torquímetros de qualidade, um até 15Nm e outro até 60Nm (ou mais). O True sugeriu a graça PM600, que eu até uso, mas estou querendo comprar a Shimano Internal Hub Grease (a branca, custa uns R$100,00/100g) da próxima vez, então vou sugerir ela. A PM600 é OK, mas a Shimano durou bem mais nós cubos das bikes daqui de casa. Há ainda a Premium Grease deles, por R$160,00/100g, mas aí não sei o que ela oferece a mais. Como o True tb disse, graxa dura uma eternidade.

De resto, sugiro o canal da ParkTool pra se orientar como fazer cada manutenção. Eles cobrem basicamente tudo sobre manutenção de bike, mas os vídeos são em inglês (ParkTool Brasil é uma piada, nem vale a perda de tempo).

Bem vindo ao clube dos mecânicos amadores e boa sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2021 as 16:25
Então, habilidades e jeito pra coisa tem, era mais pelo valor, comprar 1 litro de fluido de freio shimano, se fosse dot era mais simples nesse ponto, ou óleo da suspa, pq uma bike só, mas, pelo preço que ta a manutenção hoje, se jogar fora ainda ta no lucro.

Ferramentas sigo mesmo principio,  o que precisa ser bom é, tem torquimetro pequeno da kingtony e o grande, de vareta mesmo, mas esse só usa no pedivela e cassete.

Graxa hoje estou usando da Algoo Premium com PTFE, usei no pedal, caixa direção, pedivela e no cage do cambio.

Ainda não tenho o sacador do movimento central, próxima da lista, mas, não sei se vai servir pois o MC acho que danificou aquela peça, então vai ter que compra outro se for mexer ali.

Eu ja vejo os guias da Park, Worldwide Cyclery, Love MTB ou Sickbiker, entre outros que tem guias de manutenção.

Pra mim é relaxamento tbem essa atividade.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:436
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2021 as 16:27
Eu me arrisco a fazer. Ainda não sei instalar/regular câmbio, mas o resto eu me viro. Quando me enrolo ou acho que não ficou bom , levo no mecânico e aviso que mexi, sem problemas.

Mas agora por exemplo estou com uma pinça de M447 que não tem como regular a criatura, continua pegando e muito no disco. Alguém tem alguma sugestão?
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:436
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2021 as 10:36
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Eu me arrisco a fazer. Ainda não sei instalar/regular câmbio, mas o resto eu me viro. Quando me enrolo ou acho que não ficou bom , levo no mecânico e aviso que mexi, sem problemas.

Mas agora por exemplo estou com uma pinça de M447 que não tem como regular a criatura, continua pegando e muito no disco. Alguém tem alguma sugestão?

Complementando: alguém sabe onde achar aquelas arruelas cônicas para instalar pinça de freio?  E tem algum nome específico para pesquisar?
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2021 as 07:20
Originalmente postado por edd edd escreveu:

Originalmente postado por edd edd escreveu:

Eu me arrisco a fazer. Ainda não sei instalar/regular câmbio, mas o resto eu me viro. Quando me enrolo ou acho que não ficou bom , levo no mecânico e aviso que mexi, sem problemas.

Mas agora por exemplo estou com uma pinça de M447 que não tem como regular a criatura, continua pegando e muito no disco. Alguém tem alguma sugestão?

Complementando: alguém sabe onde achar aquelas arruelas cônicas para instalar pinça de freio?  E tem algum nome específico para pesquisar?


Já experimentou o truque do cartão ? hoje até tem ferramenta pronta pra isso, usar um cartão entre cada pastilha e aperta o freio e segura, dai vc aperta os parafusos, isso deixaria tudo nivelado por igual.

Isso considerando que os 2 embolos estão trabalhando uniformes.

Eu faço no olho, com uma superficie clara no fundo pra ver o espaço entre as pastilhas, muitas vezes qndo vc da o aperto a pinça sai do lugar, dai tem que fazer com calma e não soltar muito o parafuso.

Pra variar, só achei china.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1912994998-4pcs-bicicleta-liga-parafuso-parafusos-espacador-freio-pinca-_JM#position=48&search_layout=stack&type=item&tracking_id=36827ae0-5699-468f-8992-edf7e49a364c
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:436
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2021 as 14:50
Valeu a sugestão do cartão, mas não adiantou. Parece que um dos êmbolos não está retornando,ou só retorna um pouco. 
 E as arruelas, nesse preço...  
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2021 as 15:45
Gente, essas arruelas não são similares às usadas em sapatas de v-brake? Posso estar enganado, me corrijam se esse for o caso, mas pagar R$100,00 num jogo delas na China me parece demais...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2021 as 16:11
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Gente, essas arruelas não são similares às usadas em sapatas de v-brake? Posso estar enganado, me corrijam se esse for o caso, mas pagar R$100,00 num jogo delas na China me parece demais...


Me pareceu também. Seria preciso confirmar a medida mas tudo indica que é o mesmo item.
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 07:55
Originalmente postado por True True escreveu:

Motul Fork Oil Factory Line (5W, 7,5W ou 10W) (o mais top), em média 110,00 1L. Faço 5 FOX Open Bath ou umas 10 Rockshox

Na Fox Open Bath uso pouco menos de 200ml de óleo. Rockshox tem umas que usa menos de 100ml. 
120,00/5 = 24 reais a revisão de lower leg da FOX e 12 reais da RockShox




Então, lendo sobre isso, tenho uma Reba, no manual fala em duas viscosidades, 5W e 15W.

5W na Upperleg (100ML) e 15W na Lowerleg. (apenas ML)

Tem que comprar por exemplo um Motul 5W e um 15W.

Na lowerleg usa um engate para colocar o fluido ? por acaso seria o mesmo do freio ? ou não há necessidade pra isso, basta acertar o oleo dentro do furo que ta tudo certo ?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X