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Manutenção e limpeza da bike

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KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2010 as 13:25
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:

Originalmente postado por KADU-Mobile KADU-Mobile escreveu:

Aproveitando o ressurgimento do tópico pergunto: alguém já usou os desengraxantes da finish line??? O que achou??? Vale o preço???


eu teno usado é bom mas não tenho certeza se vale a pena.ainda mais que eu nao tenho diluido ele,so pingo 1 gota por elo depois borrifo agua com sabao e jateio no compressor.não fica nada de sujeira.
 
Obrigado pelo retorno. Acho meio caro e nunca ouvi dizer nada a respeito.
Dizem que em bike de carbono o querosone não é legal e que este desengraxante seria o indicado.
Então... sei lá...
 
 
EDU ALMEIDA este Veja não mancha a bike??? Tua bike é de carbono????
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EDU ALMEIDA Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Mar 2010
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EDU ALMEIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2010 as 15:01
Originalmente postado por KADU-Mobile KADU-Mobile escreveu:

 
 
EDU ALMEIDA este Veja não mancha a bike??? Tua bike é de carbono????
 
 
Então Kadu, minha bike é de aluminio e a pintura é 85% fosca. Referente ao Veja, este produto é um desengordurante, não recomendo usa-lo no sol ou durante um periodo prolongado sobre a pintura, independente se fibra ou aluminio. A pintura esta sob verniz, e é este sim que deve ser observado no caso da utlilização de produtos quimicos. Eu nunca tive problema com manchas, se trata de um produto de limpeza, porem não forte, acredito não haver problema algum.
 
 
Este tópico é de mui proveito, mas cadê as dicas de manutenção do pessoal?!?!??!
 
 
"Here I am...on the road again..."
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Tiarlei Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Mai 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiarlei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2010 as 15:16
Pois é tenho certeza que a galera conhece várias dicas.

Tipo:
De quanto em quanto tempo deve-se limpar tal ou qual peça.
Da necessidade de desmontar alguma peça em específico.
Se a sujeira pode danificar alguma peça em especial e qual exatamente.

Enfim o ideal era existir um tutorial, mas não existe por isso o tópico.
Existem algumas bicicletarias que fornecem alguns cursos de manutenção básica para bikes e de quebra limpeza, mas por aqui em SC isso é somente mito.
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Alfredo Takaoka Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Dez 2007
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2010 as 16:12
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

Então vc acha que não vale a pena comprar o kit? Mas e o desengraxante da Finish Line, funciona bem?


so valeria a pena comprar o kit se vc for relaxado com a limpeza da relação,e o produto funciona sim.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
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Hands Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Jun 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2010 as 20:45
E aí, pessoal!
Não sou especialista em bikes. Estou pegando umas coisas aqui e outras ali para, igual a muitos do fórum, fazer eu mesmo a manutenção de minha magrela, substituição de peças e etc.
Tenho aprendido muito nesse fórum e vou tentar dar minha parcela de contribuição com um material que tenho.
Vou transcrever uma parte do texto do livro Bike Repair & Maintenance for Dummies (com uma tradução não literal), no que se refere a periodicidade de manutenção e em quais partes da bike deve-se focar nessas revisões.
A idéia é apenas contribuir e acrescentar algo mais ao que já foi escrito no tópico, ok?
Segue:

---------------------

Na manutenção e reparo de sua bicicleta você tem duas opções:
Você pode se concentrar na manutenção de modo que sua bike precisará de menos reparos.
Você pode ignorar a manutenção e no final ter mais reparos a fazer.
Nós preferimos a primeira. Se o fizer também, estas são as atividades de manutenção que você deve fazer mensal e anualmente.

Manutenção Mensal
Faça seu calendário de manutenção mensal e logo este se tornará um hábito e parte normal de sua vida.
Aqui estão os passos que você tomará durante sua manutenção mensal:
Verifique se há danos estruturais. Inspecione visualmente o seu quadro de sinais de estresse e de danos estruturais, com especial atenção às áreas onde o quadro é soldado e difícil de ver as secções, tais como a parte inferior dos tubos.
Inspecionar as rodas e pneus. Elas estão girando em linha reta? Estão os pneus desgastados, cortados ou rasgados e os raios apertados?
Limpe a sua bicicleta. Sujeira é o inimigo número um. Assim, se você não tem tempo para limpar a sua bicicleta depois de cada passeio, certifique-se de fazê-lo mensalmente, especialmente se você pedal frequentemente.
Lubrifique sua bike. Você leva seu carro para uma mudança de óleo a cada 5.000 km - Certifique-se que sua bike seja lubrificada a cada mês, assim você prolongará a vida útil de suas partes móveis.
Verifique se há tensão. Mesmo se estiverem apertados corretamente, prendedores, tais como porcas e parafusos, tem uma maneira de trabalhar e se afrouxam ao longo do tempo. Você não quer que algo caia enquanto pedala, o que poderia ser perigoso ou causar perdas de partes de sua bike, então certifique-se de verificar se tudo está apertado como parte de sua manutenção mensal.
Verifique os freios. Quando um cão surgir na sua frente certamente não é o melhor momento de descobrir que suas pastilhas de freio estão gastas. Verifique as pastilhas apresentam desgaste, confirme se os grampos dos cabos os prendem firmemente no lugar e aperte suas alavancas de freio firmemente para confirmar se os freios funcionam de maneira uniforme e pegam no aro corretamente.
Examine a corrente, cassete e coroas. Não deixe que a sua corrente se desgaste, porque vai encurtar a vida útil de suas coroas e cassete. Meça a corrente e certifique-se que a medida de 12 elos correspondem a 12 polegadas e, se não for, substitua a corrente ou logo você estará substituindo os muito mais caros cassete e coroas.
Proteja a sua sela. Se você tem uma sela de couro, você precisa prestar atenção aqui. Selas de couro são ótimas mas exigem um pouco de trabalho extra, incluindo um tratamento regular de couro para limpa-la e repor os óleos naturais desse material.
Concentre-se em sua suspensão. Se você tiver suspensão em sua bike, verifique os pivôs e parafusos de ligação para a tensão correta. Verifique o manual do proprietário para obter instruções de como fazer a manutenção de sua suspensão.

Manutenção Anual
Limpeza profunda da corrente. Mergulhe a corrente em um desengraxante ambientalmente seguro para obter uma limpeza profunda entre os elos, roletes e pinos.
Alinhar as rodas. Todos os solavancos ao longo do ano vão afetar a tensão dos raios e, como resultado, o alinhamento das rodas. Aproveite o tempo para trazê-los ao lugar, alinhando as rodas.
Substitua os cabos e conduítes. Inspecione os cabos e os conduítes. Se você notar torções, ferrugem, desgaste ou o acúmulo de sujeira provavelmente é hora de substituí-los.
Revisão dos cubos. Revisar anualmente os cubos é especialmente importante se você tem cubos tradicionais com rolamentos soltos. Se você tiver os rolamentos selados, você provavelmente pode ir algum tempo além com eles.
Revisar a caixa de direção. A manutenção anual é um bom momento para inspecionar, limpar, ajustar e revisar a caixa de direção.
Revisão dos pedais. Pedais são um outro componente que utilizam rolamentos. Tal como acontece com os cubos, se quiser continuar girando suavemente, faça-lhes uma revisão.
Revisão do movimento central. O movimento central é o centro da sua transmissão. Todas as revoluções dele somam-se ao longo de um ano. Então, para fazer um favor a sua bike, revise ou substituía seu movimento central.
Limpe o câmbio traseiro. O foco aqui é sobre a remoção do câmbio de modo que você consiga limpar a sujeira que se acumula, quase sempre nas duas roldanas.
Substitua as pastilhas de freio. Mantenha um jogo extra em casa. Elas são baratas e fáceis de instalar e quando você instala um novo par consegue a paz de espírito.
Substitua os manetes ou fita. Precisa adicionar um pouco estilo a sua bike depois de um longo ano de pedal? Injete um pouco de cor e vida, bem como algum conforto para suas mãos, substituindo a fita de guidão ou manetes.
Dê um polimento no quadro. Se você desmontar sua bike para a revisão geral anual, tire vantagem da facilidade de acesso ao quadro e dê em sua bike um bom polimento.
Verifique seus acessórios. Não cometa o erro de descobrir que está faltando um acessório importante - como um kit de remendo, ferramenta ou baterias extras para a sua luz - quando você tiver uma emergência. Dê uma olhada rápida em seus acessórios e confirme que está tudo lá.

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2010 as 13:05
Valeu! Muito legal o texto!
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KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
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Originalmente postado por EDU ALMEIDA EDU ALMEIDA escreveu:

Originalmente postado por KADU-Mobile KADU-Mobile escreveu:

 
 
EDU ALMEIDA este Veja não mancha a bike??? Tua bike é de carbono????
 
 
Então Kadu, minha bike é de aluminio e a pintura é 85% fosca. Referente ao Veja, este produto é um desengordurante, não recomendo usa-lo no sol ou durante um periodo prolongado sobre a pintura, independente se fibra ou aluminio. A pintura esta sob verniz, e é este sim que deve ser observado no caso da utlilização de produtos quimicos. Eu nunca tive problema com manchas, se trata de um produto de limpeza, porem não forte, acredito não haver problema algum.
 
 
Este tópico é de mui proveito, mas cadê as dicas de manutenção do pessoal?!?!??!
 
 
Valeu EDU!
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cassioheeren Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassioheeren Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2010 as 18:39
eu tenho as chaves aqui em casa mesmo, limpo tudo com um pano com querosene e depois um pano seco com cera! k7, corrente e rolamentos do cambio traseiro, desmonto  e limpo à parte mesmo com querosene, depois agua e sabao nessas partes, montar e um pouco de wd -40! simples.. e quant pegar chuva ou nao, se voce tem um sistema mais moderno como caixa de centro, de direçao seladas e os cubos de rodas selados.. pode pegar chuva, sol, areia, oq vc quiser que ta tudo certo!
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richardxc Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar richardxc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2010 as 14:29
Bom dia pessoal!
 
Aproveitando este tópico, gostaria de saber se não há problemas em utilizaro o desengraxante D-Limoneno em quadros fibra de carbono.
Explicando melhor. Vou utilizar apenas na relação, mas como meu pedivela e uma parte traseira do Pinarello Galileu são de carbono, tenho receio que possa danificar o verniz.
 
Abraços.
 
Richard
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Pão Doção Ver Drop Down


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Dando um UP.

Passei cera automotiva numa pequena parte do meu quadro, somente para teste, parece que eu dei uma pintura nova no quadro. Isso trará algum problema para a pintura ou para as partes de carbono?
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MarcosAlonso Ver Drop Down
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Pessoal, seria interessante abrir um tópico, talvez até mesmo fixo, onde constasse orientações de manutenção em geral. Tipo: procedimentos passo a passo para regular os freios, câmbio, desmontar o pedivela, cubos, alinhar os raios, bla bla bla....
eu acho que seria uma boa. Tem muita coisa que não sei fazer. Algumas não tenho nem idéia. Vi alguns tópicos interessantes, alguns falando sobre ferramentas. Outros sobre algum tipo de manutenção em específico. Mas condensar essas informações em um tópico organizado, ficaria bem interessante....
o que acham?
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Hands Ver Drop Down
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Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Dando um UP.

Passei cera automotiva numa pequena parte do meu quadro, somente para teste, parece que eu dei uma pintura nova no quadro. Isso trará algum problema para a pintura ou para as partes de carbono?



Já vi o pessoal passar, mas não é recomendado. Existe produtos específicos para carbono.
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Gunga Ver Drop Down
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Desenterrando o tópico, vejam como o mecânico Pro limpa as Specialized da QuickStep, nada demais ao meu ver.

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Hands Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Jun 2008
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É... Uma lavagem normal mesmo, e rápida... Afinal ele terá que lavar todas as bikes da equipe.
Queria ver como, e o que, ele lubrifica, mas acho que deve fazer só o essencial... Essas peças não precisam durar mais do que os dias de competição mesmo.
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rbrunet Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rbrunet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2012 as 14:40
limpe a bike com um pano umidecido com alcool ... limpo a minha todo final de semana ... a corrente, coroa e cassete limpo com querosene ... depois lubrifico ela dinovo ... té mais.
Abraços

Rodrigo
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Nenzo Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nenzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2012 as 14:39
eai galera ja outro dia dei uma limpada na bike como nunca havia dado

 
a bike fico bem limpa parecendo nova menos a parte de tras da catraca(que fica perto do cubo) que nao consegui tirar a sujeira dali,  quando giro a roda sem pedalar, faz um barulho (de sujeira rodando sem lubrificacao) ai tentei tirar a roda pra lavar ali mais nao consegui, ai tentei lubrificar mais nao fico bom
 
queria saber como voces limpam essa parte ai, acho que o bom seria tirar a catraca da pra fazer isso sem ferramentas ou nao presica tirar ela pra lubrificar?
 
quando pedalo que o cubo gira com a catraca nao faz barulho mais quando a catraca fica parada e o cubo girando faz um barulho de sujeira no meio de `algo` girando


Editado por Nenzo - 24 Jun 2012 as 14:42
o negocio eh pedala
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Biguileu Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Biguileu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2012 as 18:18
Ver essa lavagem das bikes da QuickStep me deixou bem tranquilo. Eu lava a bike sempre que pego chuva, pois se acumula muita sujeira, inclusive terra, não só na transmissão, mas no quadro também. Não uso mangueira de pressão pois acho que não é preciso, pois vai empurrar a terra e poeira pra lugares que não deveria entrar, mas pelo visto não tem muito problema. Uso apenas uma mangueira bem fraquinha pra retirar a terra e passo uma flanela molhada pra remover o que fica grudado. Procuro não direcionar muita água nos cubos e no pedivela, mas vejo que não precisa de tanto estresse como uns pregam por aqui. Acho que passar apenas um pano úmido na bike cheia de terra vai arraanhar o quadro, além do que em rodas as oficinas que frequento (cannondale, scott, Specialized) vejo os mecânico usarem jatos de água na hora de lavar as bikes. Creio que o importante mesmo é manter limpo e lubrificar periodicamente. O resto parece que virou mito depois deste video.
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tbortolotto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tbortolotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 21:45
Ressuscitando o tópico!

Pois bem, está chuvendo um dia sim e outro tbm aqui em Floripa e por duas vezes seguidas eu peguei um pé d´água no meio do treino. A bike voltou uma imundície. Passei um pano úmido nas partes sujas, desengraxei (com Jimo Desengraxante) e engraxei (com Finish Line Dry) a corrente, mas fiquei cismado com os demais componentes. Eu comprei um desengripante da Jimo (Penetril) pq me disseram que seria bom eu usar em peças sujeitas a oxidação, como freios, câmbios e etc.

Eu gostaria demais da ajuda de vcs em me confirmar tal informação e se essa for verdadeira, indicar quais os pontos que eu poderia usar esse desingripante pra evitar os danos causados pela água. De preferência eu precisava de umas fotos. Minha bike é uma Sprint20 (grupo Tiagra).

Muito obrigado!
Strava: http://app.strava.com/athletes/1377621
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fmarcanzoni Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fmarcanzoni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 22:40
Originalmente postado por tbortolotto tbortolotto escreveu:

Ressuscitando o tópico!

Pois bem, está chuvendo um dia sim e outro tbm aqui em Floripa e por duas vezes seguidas eu peguei um pé d´água no meio do treino. A bike voltou uma imundície. Passei um pano úmido nas partes sujas, desengraxei (com Jimo Desengraxante) e engraxei (com Finish Line Dry) a corrente, mas fiquei cismado com os demais componentes. Eu comprei um desengripante da Jimo (Penetril) pq me disseram que seria bom eu usar em peças sujeitas a oxidação, como freios, câmbios e etc.

Eu gostaria demais da ajuda de vcs em me confirmar tal informação e se essa for verdadeira, indicar quais os pontos que eu poderia usar esse desingripante pra evitar os danos causados pela água. De preferência eu precisava de umas fotos. Minha bike é uma Sprint20 (grupo Tiagra).

Muito obrigado!

Desengripante é pra peças (parafusos, dobradiças e etc) enferrujados, e acho que pode ser usado na corrente e outras peças que estejam oxidando por causa do contato com a água, e até serve como uma proteção.

Pode usar de boa.

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tbortolotto Ver Drop Down
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Valeu fmarcanzoni!
Eu queria usar naqueles pontos de dobradiças que tem nos câmbios. Acontece que eu vi alguns vídeos usando um óleo nessas partes. Acredito que não seja o mesmo óleo que se usa em corrente. Já ouvisse falar nisso? Ou meto bala no desingripante? O ruim é que desingripante nao lubrifica então eu to num impasse: prezo pela prevenção da oxidação ou procuro pela lubrificação desses componentes?
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Originalmente postado por tbortolotto tbortolotto escreveu:

Valeu fmarcanzoni!
Eu queria usar naqueles pontos de dobradiças que tem nos câmbios. Acontece que eu vi alguns vídeos usando um óleo nessas partes. Acredito que não seja o mesmo óleo que se usa em corrente. Já ouvisse falar nisso? Ou meto bala no desingripante? O ruim é que desingripante nao lubrifica então eu to num impasse: prezo pela prevenção da oxidação ou procuro pela lubrificação desses componentes?

Então, dei uma pesquisada na net, e falaram que é pra utilizar o desengripante e uma graxa/spray (que é melhor que a graxa normal, mais fina e tal) pra lubrificar.

Então fazemos uma limpeza com querosene, depois aplica o desengripante e por fim a graxa/spray, mas só se achar necessário.


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Speruffo Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Speruffo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2012 as 13:47
Nesse filme o mecânico nem limpou a corrente . . . daí ficou fácil, eu acho a parte mais difícil a corrente . . . mas gostei da idéia das escovas . . . eu faço tudo com escova de dente, gostei destas grandes aí ! !
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Será que vale a pena utilizar powerlink para facilitar a limpeza da corrente ?
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Doido43 Ver Drop Down
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Eu não tiro a corrente na limpeza, uso só removedor, pano e escova de dentes...
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brunoleite Ver Drop Down
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Originalmente postado por gtavares gtavares escreveu:

Será que vale a pena utilizar powerlink para facilitar a limpeza da corrente ?



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Tilp Ver Drop Down
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Originalmente postado por gtavares gtavares escreveu:

Será que vale a pena utilizar powerlink para facilitar a limpeza da corrente ?

Com certeza! Facilita bastante o trabalho de limpeza de pedivelas e k7.
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URUBUBIKE Ver Drop Down
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Depois de anos e anos, e muitos testes, minha melhor receita é limpar a relação com desengraxante biodegradável, como Pedros ou outro similar ao gosto e bolso do ciclista. Querosene não passa nem perto da minha Cervélo S3.

Além da limpeza, oq mais prolonga a vida útil da relação é uma boa lubrificação, e para mim a linha da Rock "n" Roll é suprema, pode escolher conforme o uso da bike, Extreme, Absolut Dry ou Gold.

Posso garantir para vocês que uma limpeza frequente, e boa lubrificação pode DOBRAR a vida de uma relação, não é teste de revista, nem site gringo, é teste prático mesmo, com companheiro diário de treino, utilizando as mesmas peças (DA 7800 e hoje DA7900) e as mesmas estradas para treinos.




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tbortolotto Ver Drop Down
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Já que eu ressuscitei o tópico e vi que o pessoal está contribuindo para o aprendizado de inciantes como eu, reitero meu questionamento. Sei que a lubrificação da corrente/cassete/coroas é fundamental para o desempenho e vida da bike, mas em relação aos outros componentes? Como me comportar em caso de chuva/lavar a bike toda? Pelo oq vejo aqui todo mundo dá banho na bike como banho de gato, mas às vezes eu queria "meter o escovão" na bixinha e não sei como proceder em relação às peças do grupo (principalmente os cambios e passadores). Morro de medo dessas coisas oxidarem!!
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clanovel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clanovel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2012 as 21:31
Originalmente postado por URUBUBIKE URUBUBIKE escreveu:

Depois de anos e anos, e muitos testes, minha melhor receita é limpar a relação com desengraxante biodegradável, como Pedros ou outro similar ao gosto e bolso do ciclista. Querosene não passa nem perto da minha Cervélo S3.
...
Querosene só pra tocar fogo na bike!
 
Realmente os desengraxantes biodegradáveis são os melhores, eu utilzo o FL Multi-EcoTech2 (http://www.finishlineusa.com/products/degreaser.htm). Custa caro mas vale cada centavo pois acaba preservando os componentes, perfeito!
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URUBUBIKE Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar URUBUBIKE Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 00:27
Originalmente postado por fmarcanzoni fmarcanzoni escreveu:




Então, dei uma pesquisada na net, e falaram que é pra utilizar o desengripante e uma graxa/spray (que é melhor que a graxa normal, mais fina e tal) pra lubrificar.

Então fazemos uma limpeza com querosene, depois aplica o desengripante e por fim a graxa/spray, mas só se achar necessário.



Rapaz do céu, esta foi a pior combinação que já vi em toda a minha vida!!!

QUEROSENE + Desengripante + MOTUL Chain Lube!

NENHUM destes 3 ítens chegarão perto da minha bike...
Uso Motul na corrente da minha R6, e isto é uma verdadeira cola (é graxa e não óleo), é feito para altas rotações e para não diluir com a alta temperatura ocasionada pelo atrito entre os metais da relação...realmente querosene, WD e Motul NÃO são feitos para relações de bikes de estrada, reveja seus conceitos sobre limpeza e lubrificação de relação! Ou então terei que rever todos os meus, pois fazemos TOTALMENTE o oposto um do outro.


Editado por URUBUBIKE - 14 Nov 2012 as 00:30
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 08:48
Tenho um amigo que é Quimico, um dos produtos que ele deselvolve é um desengraxante biodegradável.
Perguntem com que produto ele limpa a bike? Óleo Diesel ou querosene.

Marketing 1 x 0 Bom senso
Arrroooocha Pica-Pau!
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Gust Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gust Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 09:29
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Tenho um amigo que é Quimico, um dos produtos que ele deselvolve é um desengraxante biodegradável.
Perguntem com que produto ele limpa a bike? Óleo Diesel ou querosene.

Marketing 1 x 0 Bom senso
 
 
Clap
 Nesse desfile de vaidades que é o ciclismo, o bom-senso sempre perderá.


Editado por Gust - 14 Nov 2012 as 09:32
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ronyrt Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ronyrt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 10:24
Eu lavo a relação da  minha magrela só no óleo diesel e depois dou aquela engraxada.
desistir jamais...
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brunoleite Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 10:38
Uso 6 limões expremidos, misturados com detergente à gosto na maquininha de limpar corrente. Rodos varias vezes na maquininha até limpar bem a corrente, depois rodo um pouco com água pra tirar o limão que é bem corrosivo. Seco com pano e deixo secar no sol. Tiro o cassette e limpo com uma escova de roupas e com a solução de limão+detergente, lavo com água e seco. Depois vou pro pedivela, com a corrente caída, limpo bem também com o suco de limão e os lugares mais difíceis com WD40. Seco/limpo os resíduos, monto tudo de volta e lubrifico a corrente (atualmente com Finish Line Seco, mas acho uma porcaria).

Diesel acho um dos melhores produtos pra limpar, mas ao meu ver perde pro suco de limão+detergente pela sujeira que faz, contamina tudo e deixa os dedos e unhas pretas.



Originalmente postado por URUBUBIKE URUBUBIKE escreveu:

Depois de anos e anos, e muitos testes, minha melhor receita é limpar a relação com desengraxante biodegradável, como Pedros ou outro similar ao gosto e bolso do ciclista. Querosene não passa nem perto da minha Cervélo S3.

Além da limpeza, oq mais prolonga a vida útil da relação é uma boa lubrificação, e para mim a linha da Rock "n" Roll é suprema, pode escolher conforme o uso da bike, Extreme, Absolut Dry ou Gold.

Posso garantir para vocês que uma limpeza frequente, e boa lubrificação pode DOBRAR a vida de uma relação, não é teste de revista, nem site gringo, é teste prático mesmo, com companheiro diário de treino, utilizando as mesmas peças (DA 7800 e hoje DA7900) e as mesmas estradas para treinos.




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BORA Ver Drop Down


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on the road
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BORA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2012 as 19:48
Alguém mais com testemunho a favor do uso de querosene pra limpar a relação?
Utilizei na minha hoje, mas confesso que fiquei cismado, não tanto pelo cassete e corrente (metais), e sim pelo respingo do mesmo nas partes de carbono, fico com receio de que possa ser prejudicial. Fiz com jato de água pra retirar de imediato, mesmo assim, pelo 'espectro' que se vê escorrendo no chão, acho a parada meio cabulosa.
Usei uma doidera dessa do vídeo, sendo que da BBB. Custou 90 conto.

Edit: Antes eu limpava a corrente com um pano umedecido com whitelub (não gosto de utilizar essas coisas, mas...), passando em cada trecho da corrente (sem deixar bater/passar no câmbio) e removendo imediatamente com água. Já no câmbio, eu tirava a 'graxa' que forma nas roldanas pacientemente com palitos de dente, e o cassete eu tirava a roda e passava uma escovinha com desengordurante veja.


Editado por BORA - 14 Nov 2012 as 19:59
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Daniloqs Ver Drop Down
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Restrito

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Originalmente postado por BORA BORA escreveu:



Alguém mais com testemunho a favor do uso de querosene pra limpar a relação?
Utilizei na minha hoje, mas confesso que fiquei cismado, não tanto pelo cassete e corrente (metais), e sim pelo respingo do mesmo nas partes de carbono, fico com receio de que possa ser prejudicial. Fiz com jato de água pra retirar de imediato, mesmo assim, pelo 'espectro' que se vê escorrendo no chão, acho a parada meio cabulosa.
Usei uma doidera dessa do vídeo, sendo que da BBB. Custou 90 conto.

Edit: Antes eu limpava a corrente com um pano umedecido com whitelub (não gosto de utilizar essas coisas, mas...), passando em cada trecho da corrente (sem deixar bater/passar no câmbio) e removendo imediatamente com água. Já no câmbio, eu tirava a 'graxa' que forma nas roldanas pacientemente com palitos de dente, e o cassete eu tirava a roda e passava uma escovinha com desengordurante veja.





Bora,
Sinceramente, eu sempre usei querosene para limpar minha bike.
Nunca tive nenhum problema, antes usava aluminio, hoje uso carbono, e continuo usando querosene.
não sei se procede, mais a primeira coisa que eu faço na hora de lavar minha bike é a limpeza da trasmissao com o querosene, logo em seguida jogo um jato d'agua e por cima uma limpeza com sabão neutro nas nhacas restantes.
Sempre funcionou..
Agora o que sempre me deixa cabreiro e eem duvida é qual lubrificante usar...
Falam no finish line né ..mas qual deles é bom ?
Teflon ?
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BORA Ver Drop Down


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Valeu, Daniloqs!

Quanto ao lubrificante, EU uso Finish Line Ceramico, o da tampinha dourada - tem um da tampa cinza, também da finish line, que chama Cera, não sei bem a diferença entre eles. É bem aquoso, nem parece que foi aplicado - não emporcalha, não deixa a relação preta, nem vira 'graxa' tão rápido quanto o úmedo (tampa verde).

Tinha um tópico que falava sobre ele. Se bem me lembro foi criado pelo Voodoo, que comprou por engano e acabou aprovando.
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sassota Ver Drop Down
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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Camaro Ver Drop Down
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Uso o desengraxante citrico na corrente, fica "brilhando" depois de de secar bem a corrente lubrifico com Squirt a base de teflon. Alias alguem sabe onde comprar o desengraxante citrico pela net?
Abrs;

Camaro
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Doslouco Ver Drop Down
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Bem pra limpar a relação eu usava querosene com um pouco de sabão e água, agora estou usando óleo diesel um pouco de sabão e em pó e água passando um pincel na na corrente/ catraca e só não deixar muito tempo e não dissolve a tinta da bike, não sou nenhum Expert Wink no assunto mais essa solução deixa minha relação zerada!!!
Depois lubrifico a corrente com óleo singer depois de seca é claro , todos esses produtos saim muito em conta!
também lavo a mola do v-break com uma escova de dente usada e lubrifico depois com óleo singer

Bem eu faço isso um vez no mês ou duas dependendo do lugar q eu vou. Conserva um pouco a relação já que eu sou um mero bicicleteiro e busco a solução mais econômica da minha real situação!

Agora eu também acho o WD40, UMA BOA OPÇÃO mas uma lata custa em média 15 reais Big smileBig smileBig smile:) 

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