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Manetes de freio: por que tanta gente usa errado?

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TheLittle Ver Drop Down
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    Enviado: 13 Jan 2014 as 13:47
Talvez não fosse necessário esse tópico, mas estive reparando ultimamente e vejo muita gente usando errado a regulagem dos manetes, inclusive pessoas que pedalam muito e a muito tempo. Geralmente usam o manete paralelo com o solo, o que é totalmente anti-ergonômico quando se precisa frear.

Outro erro que vejo muito é o manete colado na manopla. Qual sentido faz isso? 
Se observar o desenho dos manetes, eles são feitos pra frear usando DOIS dedos, ou então SOMENTE UM DEDO. Não tem por que deixar eles colados na manopla, pois vão acabar esmagando os outros dedos na hora de frear, ou então forçando usar 3 ou até os 4 dedos pro freio, o que é desnecessário principalmente em freios hidráulicos e acaba fazendo tirar quase toda a mão do guidão.

Posso até estar falando o básico do básico pra maioria, mas garanto que muita gente por aqui não sabe ou nunca prestou atenção nisso, pq até mecânicos vejo errando principalmente nas bikes novas que vejo em vitrine de loja.

Então aqui vai uma ilustração de como ajustar pra ficar ergonômico:


Perceba também que pode se adequar ao gosto pessoal e ao tipo de freio e passadores que você tem. Eu mesmo uso o manete de freio a uns 5cm distante da manopla. Veja também que a altura do manete depende muito da angulação que você fica em cima da bike, o ideal é ficar na posição natural sem precisar erguer ou abaixar os dedos pra puxar a manete.

Espero que seja útil pra vocês. 

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Hideo Ver Drop Down
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sempre que faço as regulagens dos manetes nas motos/bikes, deixo o manete acompanhando a linha do antebraço

estico o dedo indicador e do meio pra tirar a medida
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de HAIRTONNETO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2014 as 14:07
O problema é que pra afastar as manetes, você precisa afastar os trocadores. Isso que eu fico completamente revoltado com os fabricantes até hoje, não terem feito um método ainda pra poder deixar ao contrário, para afastar apenas os manetes. 

Ouuuuuuuuuuuuu uma solução mais rápida e eficaz, fazer os gatilhos dos trocadores mais compridos, para poder deixar mais afastado juntamente da manete.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2014 as 14:15
Cara, eu já ouvi gente falar isso.

Eu acho que não tem tanto problema, pois primeiro que geralmente não precisa trocar de marcha tanto assim a ponto de incomodar. E mesmo colocando longe os passadores, ainda dá pra alcançar tranquilamente com o dedão.

Todavia, se você tiver um passador que dê pra tirar o mostrador (acho que SLX pra cima), é possível usar o passador por fora do freio.


Mas acredito que usando esses freios atuais Shimano que tem o manete curtinho não precisa colocar tão longe o freio e consequentemente não tem necessidade de inverter o passador.

Na minha bike veio SRAM + Elixir 5 com machmaker, e fica numa posição bem cômoda mesmo colocando o freio longe. Na outra bike uso Deore (antigo, não sai o mostrador) com freio Elixir 1 e também fica muito bom mesmo com o freio longe.
Vou ver se coloco umas fotos pra ilustrar do meu setup.



Editado por TheLittle - 13 Jan 2014 as 14:17
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HAIRTONNETO Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de HAIRTONNETO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2014 as 14:19
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Cara, eu já ouvi gente falar isso.

Eu acho que não tem tanto problema, pois primeiro que geralmente não precisa trocar de marcha tanto assim a ponto de incomodar. E mesmo colocando longe os passadores, ainda dá pra alcançar tranquilamente com o dedão.

Todavia, se você tiver um passador que dê pra tirar o mostrador (acho que SLX pra cima), é possível usar o passador por fora do freio.


Mas acredito que usando esses freios atuais Shimano que tem o manete curtinho não precisa colocar tão longe o freio e consequentemente não tem necessidade de inverter o passador.

Na minha bike veio SRAM + Elixir 5 com machmaker, e fica numa posição bem cômoda mesmo colocando o freio longe. Na outra bike uso Deore (antigo, não sai o mostrador) com freio Elixir 1 e também fica muito bom mesmo com o freio longe.
Vou ver se coloco umas fotos pra ilustrar do meu setup.


Aham, meus freios são o deore xt que tem manete bem curtinha, daí ficou bemmmmm bacana a posição, deu pra regular legal.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jan 2014 as 14:21
Ilustrando o manete minúsculo da Shimano. Esse nem precisa afastar muito, ja é curto por natureza.



Editado por TheLittle - 13 Jan 2014 as 14:25
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Leo Amaral Ver Drop Down
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A minha é normal, mas acho mai fácil frear usando apenas o dedo médio.
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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Tiger Ver Drop Down
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Importante lembrar que alguns suportes de manetes possuem furo para parafusar o trocador no mesmo suporte.

Na minha bike principal, uso manetes Fórmula R1 e passadores X9, eu posso deixá-los separados, ou juntos. Se deixar juntos, ainda há duas furações para alterar a distância do passador em relação ao fim do guidão, o único porém é que o ângulo entre o passador e a manete fica fixa, sem possibilidade de ajuste, mas no meu caso não me atrapalha.

Como não bato muito bem da cabeça, uso o passador direito (câmbio tras.) no mesmo suporte do freio e o esquerdo (câmbio diant.) separado, explico:

Trocamos muito mais as marchas no câmbio traseiro que o dianteiro, assim o dedão está sempre pronto para acionar uma marcha mais pesada. Na mão esquerda o dedão fica livre e mais longe do passador, como pedalo 98% na coroa maior, se deixar o dedão no passador e pegar buracos, há o risco da troca involuntária, o que faz o giro no pedal ficar em falso, assim optei por deixar o dedão longe de propósito. Ou seja: dedão direito engatilhado, dedão esquerdo longe para não "atirar de varde".Cool

Ps.: Algumas travas de suspensão também têm a possibilidade de integrar o passador.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
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vschmit Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vschmit Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2014 as 13:27
Outra questão que pode ser levantada é: qual o dedo deve-se usar para frear?

Questiono isso p q entre os meus companheiros de passeio somente eu e mais um usamos o dedo médio para frear, o que me ajudou principalmente quando usava v-brake e precisava de força na frenagem.

Algumas vantagens e desvantagens da utilização do dedo médio que posso listar.

Vantagens:
-maior estabilidade na pilotagem, já que o dedão e o indicador podem fazer maior pressão no guidão;
-facilita a troca de marchas principalmente pra quem usa o gripshift, já que libera o indicador e dedão para esta funcão. Acontece o mesmo, da liberação dos dedos, pra quem usa trigger/ripidfire, mas como não uso não sei se há ganhos reais neste quesito;
-maior poder de frenagem por ser um dedo mais forte (não sei quanto isso varia entre os seres humanos e não tenho dado cientifico para embasar essa afirmação, é so a minha experiência enquanto ciclista).

Desvantagens:
- maior tempo para tirar a mão do guidão em caso de quedas, desequilíbrios;
- menor capacidade de modulação (varia de ciclista para ciclista e pode melhorar significativamente com o tempo).

Encontrei esse tópico na busca de algo sobre esse modo, peculiar, de frear. Pensei que aqui encontraria algum contra indicação, dicas, aconselhamentos, sei lá mais o quê....

Aqui no fórum há mais alguém que usou ou usa o dedo médio para frear? O que veem como vantagem e desvantagens?
Há vantagens reais para o poder de frenagens utilizando os freios hidráulicos?

Dois questionamentos, mas se matutar sai mais coisa.
Exponham, por favor, o ponto de vista sobre o caso.

Abraços e bons pedais.

Como não encontrei aqui, continuei a busca nos foruns gringos e há vários comentários do por que usar, vantagens e desvantagens ligadas ao dedo médio.
Links resultantes da minha pesquisa sobre o assunto:
http://forums.mtbr.com/general-discussion/one-finger-braking-index-middle-finger-820289. - http://forums.mtbr.com/general-discussion/one-finger-braking-index-middle-finger-820289.html
http://betterride.net/blog/2011/mtb-control-brakeshifter-set-up-with-andy-winohradsky/ - http://betterride.net/blog/2011/mtb-control-brakeshifter-set-up-with-andy-winohradsky/
http://www.fatcyclist.com/2012/02/08/my-case-for-middle-finger-braking/ - http://www.fatcyclist.com/2012/02/08/my-case-for-middle-finger-braking/
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furukawa Ver Drop Down
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Registrado: 22 Jun 2012
Floripa
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2014 as 15:25
No meu freio Shimano Deore M596 deixo-o afastado da manopla e fica assim:



Editado por furukawa - 09 Dez 2015 as 22:39
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Fabitus Ver Drop Down
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nossa colega furukawa, voce alcança a alavanca de subir marchas??? ela está muito longe, voce não precisa mover a mão da manopla? enfim.... é isto aí, cada corpo e cada cabeça responde de uma maneira, se voce se sente bem assim, manda bala!

uma vez perguntaram ao melhor dowhilleiro do Brasil (sabes que é neh?) por que ele usava os manetes para cima:

"a" resposta:

a descida é tão inclinada, que se eu deixar os manetes para baixo, eles ficarão de ponta cabeça e não consigo alcançá-los para frear kkkkkkkk

enfim, tudo é questão do referencial!
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2014 as 19:48
Fabitus,

eu gosto de fazer as mudanças de marcha com a ponta do polegar por isso esta distância da manopla. Desta forma, mantenho bem firme ambas as mãos sobre as manoplas, não gosto de usar o dedo indicador mas, se for necessário, está bem no jeito.

Os passadores são Shimano XT M770 de 9v, outros modelos tem diferenças no formato das alavancas.



Editado por furukawa - 23 Abr 2014 as 20:28
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edson83 Ver Drop Down

Restrito

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de edson83 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2014 as 17:21
TheLittle, a dica é simples é válida.

Eu sinceramente nunca me dei conta disso. Sempre deixo o manete grudado na manopla, sem nenhum motivo funcional, mas por hábito mesmo.

Lembrando aqui, se eu tento frear utilizando só 1 dedo não consigo de forma confortável pela posição do manete.

Vou afastá-lo um pouco para fazer um teste. 


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BrunoAbud Ver Drop Down
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Restrito

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BrunoAbud Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2014 as 18:05
Depois de ver este post eu afastei um pouco da manopla meus manetes e ajustei para conseguir frear só com dois dedos. Gostei do resultado. Além disso, também ajustei a altura dos manetes e passador, alinhando com a descida do meu braço.
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de Chuck DhFr Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2014 as 18:16

Passo 1:

Configuração típica Avid para Freio

Planejamento para a configuração certa
. Determine sua preferência pela colocação de componentes em seu guidãoEsta é a configuração típica:

  • Nota: Esta é a configuração típica que a grande maioria dos pilotos de usar, mas não é a única maneira de fazê-lo.Algumas pessoas preferem os shifters para ser "externo" a partir das alavancas de freio.
  •  
  • Nota: Se você está começando do zero e você precisa instalar os freios Avid, consulte o guia de instalação com os freios ou ir para www.sram.com / serviço / ávido

Passo 2:

Definir Ângulo e espaçamento de Manetes 
Definir Ângulo e espaçamento de Manetes

  • Escolha um lugar onde você pode sentar-se na moto em uma posição de pilotagem. Mantenha suas ferramentas ao alcance do braço, porque você vai precisar deles em um segundo.
  •  
  • Comece por colocar uma das mãos no guidão para que o calcanhar de sua mão está alinhada com a extremidade da barra. Mantenha todos os seus dedos em volta do bar, exceto o seu dedo indicador. Estender-lo como se estivesse apontando para algo. Enquanto você está apontando, deslize a alavanca de freio e posicioná-lo de modo que a curva das linhas de lâmina de alavanca com a base da primeira junta em seu dedo. Neste ponto, o seu dedo pode não alcançar a alavanca perfeitamente, mas alinhá-lo para que ele irá quando ajustar o alcance em um momento.
  •  
  • Agora verifique se o seu dedo está em uma linha reta com o braço, e que a lâmina de alavanca apenas tocar no fundo de seu dedo. Uma vez que tudo está alinhado, aperte seu parafuso alavanca.

Retirado do site da Avid


Editado por Chuck DhFr - 24 Abr 2014 as 18:18
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

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paulo ferreira Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de paulo ferreira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2014 as 19:01

Imagina quando a shimano tinha aquele sistema que freava e mudava de marcha tudo junto, coisa de doido. 
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arnóbio lopes Ver Drop Down


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Bom tópico, tb vejo muita gente usando errado.
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esteves Ver Drop Down
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birigui
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uso minhas manetes bem abaixo do guidao... 

recomenda-se fazer bikefit... ;)
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Descolar manopla do manete, acho que vai servir pra quem tiver mão grande, o que não é meu caso, entretanto, sempre considero a posição da mão e do manete, pra não ter que movimentar o punho ao frear.  E quanto às trocas, uso somente o polegar (às vezes indicador), deixando o dedo médio e vizinho dele no manete de freio.  Convém relembrar que alguns freios possuem regulagem de distância do manete ao guidão.  Também e convém utilizá-lo, pra não ter que tirar a mão do lugar pros dedos pegarem nele.
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Gordontb4 Ver Drop Down
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Acho que o problema é o tipo de freio usado(o poder de frenagem).. eu por exemplo usava 2 dedos para frear quando meu sistema era disco mecanico + v-brake na traseira. o acionamento era muito pesado e mesmo fazendo força eu tinha mais sensibilidade para frear e evitava travamento e em muitas vezes quedas em pista pouca aderente.. depois que passei a utilizar sistema hidraulico nas 2 rodas , notei uma diferença brutal no poder de frenagem e tive que me adaptar.. usando o indicador e de maneira bem suave, ou seja , antes era com a manete proxima a manopla e na base da ignorancia para aciona-los. e agora 1 ou 2 dedos afastados da manopla e controlando bem a frenagem( muito mais potente diga-se) .
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BIRA Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de BIRA Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2014 as 09:09
Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Talvez não fosse necessário esse tópico, mas estive reparando ultimamente e vejo muita gente usando errado a regulagem dos manetes, inclusive pessoas que pedalam muito e a muito tempo. Geralmente usam o manete paralelo com o solo, o que é totalmente anti-ergonômico quando se precisa frear.

Outro erro que vejo muito é o manete colado na manopla. Qual sentido faz isso? 
Se observar o desenho dos manetes, eles são feitos pra frear usando DOIS dedos, ou então SOMENTE UM DEDO. Não tem por que deixar eles colados na manopla, pois vão acabar esmagando os outros dedos na hora de frear, ou então forçando usar 3 ou até os 4 dedos pro freio, o que é desnecessário principalmente em freios hidráulicos e acaba fazendo tirar quase toda a mão do guidão.

Posso até estar falando o básico do básico pra maioria, mas garanto que muita gente por aqui não sabe ou nunca prestou atenção nisso, pq até mecânicos vejo errando principalmente nas bikes novas que vejo em vitrine de loja.

Então aqui vai uma ilustração de como ajustar pra ficar ergonômico:


Perceba também que pode se adequar ao gosto pessoal e ao tipo de freio e passadores que você tem. Eu mesmo uso o manete de freio a uns 5cm distante da manopla. Veja também que a altura do manete depende muito da angulação que você fica em cima da bike, o ideal é ficar na posição natural sem precisar erguer ou abaixar os dedos pra puxar a manete.

Espero que seja útil pra vocês. 



No meu ponto de vista as pessoas usam de forma que as convém usar e não porque esta errado (como se fosse um tabu em que: "tem que ser assim").
Tem gente que usa perto e outras longe, com uma angulação maior ou menor. Eu mesmo uso uma angulação mais vertical, pois na maioria das vezes (quase sempre) pedalo em pé, dai o manete tem que ficar com uns 45 graus por ai. Cada um usa a metodologia que lhe cabe.
Opinião minha.

Editado por BIRA - 29 Abr 2014 as 09:09
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2014 as 11:27
Originalmente Postado por BIRA BIRA Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Talvez não fosse necessário esse tópico, mas estive reparando ultimamente e vejo muita gente usando errado a regulagem dos manetes, inclusive pessoas que pedalam muito e a muito tempo. Geralmente usam o manete paralelo com o solo, o que é totalmente anti-ergonômico quando se precisa frear.

Outro erro que vejo muito é o manete colado na manopla. Qual sentido faz isso? 
Se observar o desenho dos manetes, eles são feitos pra frear usando DOIS dedos, ou então SOMENTE UM DEDO. Não tem por que deixar eles colados na manopla, pois vão acabar esmagando os outros dedos na hora de frear, ou então forçando usar 3 ou até os 4 dedos pro freio, o que é desnecessário principalmente em freios hidráulicos e acaba fazendo tirar quase toda a mão do guidão.

Posso até estar falando o básico do básico pra maioria, mas garanto que muita gente por aqui não sabe ou nunca prestou atenção nisso, pq até mecânicos vejo errando principalmente nas bikes novas que vejo em vitrine de loja.

Então aqui vai uma ilustração de como ajustar pra ficar ergonômico:


Perceba também que pode se adequar ao gosto pessoal e ao tipo de freio e passadores que você tem. Eu mesmo uso o manete de freio a uns 5cm distante da manopla. Veja também que a altura do manete depende muito da angulação que você fica em cima da bike, o ideal é ficar na posição natural sem precisar erguer ou abaixar os dedos pra puxar a manete.

Espero que seja útil pra vocês. 



No meu ponto de vista as pessoas usam de forma que as convém usar e não porque esta errado (como se fosse um tabu em que: "tem que ser assim").
Tem gente que usa perto e outras longe, com uma angulação maior ou menor. Eu mesmo uso uma angulação mais vertical, pois na maioria das vezes (quase sempre) pedalo em pé, dai o manete tem que ficar com uns 45 graus por ai. Cada um usa a metodologia que lhe cabe.
Opinião minha.

A questão é que existe a recomendação do próprio fabricante em usar da maneira certa (como o amigo reproduziu do site da Avid aí em cima) pois o produto foi desenvolvido pra ser ergonômico quando usado assim, com uma margem de tolerância pois obviamente o tamanho das mãos e dedos mudam de um apessoa pra outra, por isso existem ajustes. Qualquer variação muito grande disso é sim uma exceção e quem usa de uma maneira totalmente diferente deveria pelo menos tentar usar da maneira recomendada pra ver se não trás melhoras no conforto, e até mesmo maior agilidade pra usar os comandos. E quando falo tentar, é insistir por mais ou menos umas duas semanas pedalando direto pra ver se existe ganho, pois qualquer mudança do que estamos acostumados vai gerar um desconforto e estranheza e vai querer voltar pro jeito "errado" de volta no mesmo dia.


ps: o manete a 45° está dentro do recomendado mesmo. Acho que uso +- assim

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TheLittle Ver Drop Down
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Ilustrando a forma que uso:

XC 

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Anderson9 Ver Drop Down
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Bom tópico, me ajudou pois não me atentava a distância, e, no meu caso ficou bem melhor!
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Acho que vai mesmo da condução do cara sobre a bike.  Eu não costumo me levantar do selim nem em subida (confesso que não consigo, deve ter um trauma de caloicross, rs), mas certamente que bikers de MTB vão ficar de pé por conta do relevo mais vezes.  Creio que seja importante testar a angulação do freio em situações críticas, por exemplo.  Eu fiz isso algumas vezes anos atrás, até chegar ao padrão que uso atualmente nas duas bikes.  No final, creio que seja bem o que The Little postou, os dedos devem ficar numa posição natural para acionar os manetes (penso basicamente que, se vc tem que fazer um movimento a mais com a mão ou os dedos para acionar o freio, isso se traduzirá em metros a menos para poder parar ou reduzir a velocidade).

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vschmit Ver Drop Down
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A força da frenagem nos sistemas hidráulicos altera completamente o apoio no guidão, quanto comparado aos sistemas mecânicos. Requerendo um tensão muito menor para a frenagem liberando as mãos para exercerem mais força dos punhos. Mas mesmo assim ainda uso o dedo médio para frear!
Nem é teimosia, é costume. E está também fortemente ligado a utilização dos gripshift.

A angulação que uso nas manetes é menor que os 45° citados, o que se deve a minha forma de pedalar, pedalo principalmente sentado (como Kid Falcon assinalou) e  nas descidas a bunda fica atras do banco quase sempre, o que muda completamente o angulo das mão nos punhos.
E outra, as manetes ficam grudadas no gripshift e uso so meio punho de cada lado, deixando tudo aglutinado.
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ircalf Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de ircalf Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2014 as 14:23
Não custa lembrar que cada caso é um caso, já que existem manetes para v-brake longos, para serem usados com 3 ou 4 dedos.
E se usar um guidão seca-suvaco, é capaz de ter que ajustar o manete até meio inclinado pra cima LOL

E quanto a distancia dos trocadores, não entendo por que reclamam... se ficar muito perto vc acaba fazendo trocas acidentais, ou pior, aquelas meia-trocas, em que a proxima marcha nem chega a engatar e você da uma pedalada em falso
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TheLittle Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2014 as 15:11
Originalmente Postado por ircalf ircalf Escreveu:

Não custa lembrar que cada caso é um caso, já que existem manetes para v-brake longos, para serem usados com 3 ou 4 dedos.
E se usar um guidão seca-suvaco, é capaz de ter que ajustar o manete até meio inclinado pra cima LOL

E quanto a distancia dos trocadores, não entendo por que reclamam... se ficar muito perto vc acaba fazendo trocas acidentais, ou pior, aquelas meia-trocas, em que a proxima marcha nem chega a engatar e você da uma pedalada em falso

ou então ficar com a mão raspando o tempo todo na alavanca de marchas, muito desconfortável.
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Não tem jeito, em bike vc tem que ir colocando td no lugar, rsrsrssr...  Particularmente acho que em tratando-se de ergonomia, temos mais como nos sair bem que nos automóveis, pq em quase td cabe uma chave ou uma peça nova pra regular melhor.
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Pantoja Ver Drop Down
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Quanto à posição dos manetes, é algo muito pessoal, que nem selim.

Usar dois dedos com v-brake ou cantilevers só em velocidade baixa. Um dedo só se o cara for proctologista experiente. Numa descidona a 50km/h, usar só um dedo é pedir pra não parar. Meus freios são ótimos, e certa vez tomei um susto e encostei nos freios... tudo travou e quase caí. Desde então deixo meus freios mais fracos, acostumei a usar 3 dedos e travando só com se apertar mais forte.

Não é o certo, muito menos o errado. Mas é o bom para mim.
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Originalmente Postado por Pantoja Pantoja Escreveu:

Quanto à posição dos manetes, é algo muito pessoal, que nem selim.

Usar dois dedos com v-brake ou cantilevers só em velocidade baixa. Um dedo só se o cara for proctologista experiente. Numa descidona a 50km/h, usar só um dedo é pedir pra não parar. Meus freios são ótimos, e certa vez tomei um susto e encostei nos freios... tudo travou e quase caí. Desde então deixo meus freios mais fracos, acostumei a usar 3 dedos e travando só com se apertar mais forte.

Não é o certo, muito menos o errado. Mas é o bom para mim.

eu estava até desconsiderando vbrake, cada vez são mais raros hoje em dia. Mas se tiver um bom vbrake com um bom manete não precisa de 3 dedos pra frear, aliás as vezes nem dois.

Os principais problemas que vejo do manete colado na manopla:

- Obriga a pegar numa parte mais interna da alavanca, ou seja, vai precisar de mais força pra acionar
- Obriga a usar a manete mais alta, pra não esmagar os dedos que ficam embaixo do manete. 
- Se for usar mais de 2 dedos pra frear, perde consideravelmente o "grip" da mão no guidão, e frear forte num lugar muito esburacado pode ser bem perigoso.

Não é à toa que vários fabricantes estão fazendo manetes já apropriados pra se frear somente com um dedo (vide shimano por exemplo).
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kid Falcon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2014 as 18:00
Então, mas o próprio desenho do manete de V-break é feito para encaixar dois ou até três dedos (meu caso).  De fato, com a mão mais perto do manete, fazer força com o dedo mais perto da base, irá frear menos, entretanto, creio de irá depender da forma de pegar na manopla e acionar o manete.  Eu particularmente opto por manter polegar, indicador e mínimo na manopla, enquanto os outros dois ficam no manete, que assim, com o indicador relativamente livre, ou mesmo o polegar, posso reduzir ou subir marchas, conforme a situação.  A própria curva que o manete faz, parece servir para permitir liberdade ao indicador quando o freio é acionado.  Acredito que o tamanho das mãos do ciclista devam influenciar no posicionamento da manopla em relação ao manete e trocadores.  Minha mão é 7,5, mas se o cara tiver mão 8,5, acho improvável que consiga manter manetes junto às manoplas.  The Little, vc não deve ser nada pequeno, rssr...

Só complementando, eu usei, por algum tempo, um manete de dois dedos no meu cantilever (que nem tenho mais, rs) e a sensação, ao frear, era de que estava solto no guidão.  Era bem esquisito frear forte e não estar com os dedos bem apoiados.  Livrei-me desse manete tão logo foi possível.
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Originalmente Postado por Kid Falcon Kid Falcon Escreveu:

Então, mas o próprio desenho do manete de V-break é feito para encaixar dois ou até três dedos (meu caso).  De fato, com a mão mais perto do manete, fazer força com o dedo mais perto da base, irá frear menos, entretanto, creio de irá depender da forma de pegar na manopla e acionar o manete.  Eu particularmente opto por manter polegar, indicador e mínimo na manopla, enquanto os outros dois ficam no manete, que assim, com o indicador relativamente livre, ou mesmo o polegar, posso reduzir ou subir marchas, conforme a situação.  A própria curva que o manete faz, parece servir para permitir liberdade ao indicador quando o freio é acionado.  Acredito que o tamanho das mãos do ciclista devam influenciar no posicionamento da manopla em relação ao manete e trocadores.  Minha mão é 7,5, mas se o cara tiver mão 8,5, acho improvável que consiga manter manetes junto às manoplas.  The Little, vc não deve ser nada pequeno, rssr...

Só complementando, eu usei, por algum tempo, um manete de dois dedos no meu cantilever (que nem tenho mais, rs) e a sensação, ao frear, era de que estava solto no guidão.  Era bem esquisito frear forte e não estar com os dedos bem apoiados.  Livrei-me desse manete tão logo foi possível.

Não cara, tenho mãos normais (uso luvas M, por exemplo) e confesso que na bike de XC fica meio incômodo pois o passador é deore mais antigo, que só muda com o indicador, então pra passar marcha pra baixo tenho que mover um pouco a mão do manete. Mas todo a ergonomia que tenho na hora de frear, e por poder usar o manete bem baixo e somente com um dedo já compensa esse "transtorno".
Quero arrumar um passador mais moderno pra me livrar desse "incômodo".

Na bike de enduro com passador SRAM as duas alavancas são thumbshift, então sem problemas pra passsar pois alcanço o dedão facilmente. Tanto é que como pode ver pela foto fica até mais longe que na bike de XC.
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saindo um pouco do foco do tópico.. 
essa história de "frear e passar marcha ao mesmo tempo" eu nunca vi necessidade, pelo menos não no MTB.
Eu "caí" nessa antigamente (2006~2007 por aí) e comprei um caríssimo manete XT dual control pelas promessas da maravilha que era poder frear e mudar marchas.. até hoje me pergunto, PRA QUE?
.. que desperdício de grana, a parada é muito desajeitada.. 
procure hoje no mercado pra comprar esses "dual control", nem existe mais... simplesmente sumiu da linha de produtos.



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Brewer Ver Drop Down
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Que vergonha, mesmo eu tendo pedalado por bastante tempo, descobri que uso errado. 
Vou corrigir já isso. Eu achava que tinha que ficar junto.
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Então, TheLittle, o Dual Control sempre me pareceu um negócio de gosto duvidoso, rs... mas quanto à redução de marchas durante a frenagem, talvez seja mais útil dentro da cidade, num pedal mais urbano.  Como vc falou que não é muito útil em MTB, pensando cá comigo não deve ser mesmo, pq se eu estiver num espaço pequeno ou acidentado, eu também não vou mudar marchas, pq no final das contas, talvez a marcha não entre e se isso acontecer com pedal de encaixe em baixa velocidade, é um desastre, rs...
Talvez a utilidade de poder mudar marchar enquanto se freia esteja num pedal urbano ou, quando há variações bruscas de velocidade, pois se essa variação é menor, dá pra vc compensar no giro (acho que entre 50~60 até 110~120 de cadência dá pra fazer muita coisa, apesar que nunca tive oportunidade de fazer trilha, pois nunca tive bike pra isso).

Em tempo, nesse fds estive na casa dos meus pais e recentemente meu pai adquiriu uma trek 950 que ia ser jogada fora (falei pro meu pai ficar com a bike ao invés de vender, lhe dei inúmeras razões e no final ele gostou da bike).  Olhei pro manete do cantilever e nossa, ali tem espaço pra frear com os 4 dedos, rs...


Editado por Kid Falcon - 05 Mai 2014 as 13:52
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BIRA Ver Drop Down
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Eu uso uma bike bem pesada mas bem confortável em trilhas. Fiz um saladão e coloquei algumas peças que estavam paradas. Dai comprei somente os manetes Deore e agora a frenagem ficou show. Os manetes Deore e freios Altus nela garantem uma frenagem eficiente, enquanto não tenho grana pra investir em um quadro full mais top e leve, vai este mesmo.

ó a megrela ai kkkkkk

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danielzj Ver Drop Down


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Ótimo tópico!

Não existe uma mesma fórmula para todos os ciclistas/estilos mas é sempre bom conferir se estamos ajustando o equipamento da melhor forma possível ao próprio gosto/estilo/biotipo. Acabei de ajustar o meu! Clap

Valeu.
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acrescentando mais informação:

aqui um vídeo que explica como ajustar a posição do guidão e dos manetes. Fala exatamente o que eu disse no começo do tópico: ajuste os manetes de uma forma que fique fácil de utilizar no ângulo natural do braço, e ajuste a uma distância na qual você possa frear com um ou dois dedos. 

Considerando que os freios hidráulicos atuais requerem baixíssima força para acionar, recomendo sempre dar preferência para frear com somente um dedo.

https://www.youtube.com/watch?v=nQM5LT1-ZRU&t=184


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TheLittle Ver Drop Down
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acabei de passar numa loja de bike, com bikes de 1000 até 15 mil reais na vitrine.. e todas com o manete COLADO no punho..
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