Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Maltodextrina: quando usar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Maltodextrina: quando usar?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Diego Moraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Dez 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Maltodextrina: quando usar?
    Postado: 14 Ago 2008 as 12:09
Pessoal,

Tenho utilizado maltodextrina nas pedaladas mais longas de final de semana, que costumam durar entre 02h30 e 03h00. Os resultados foram interessantes, principalmente no que tange à recuperação.

Tenho dúvidas, porém, quanto ao seu uso em treinos curtos de 45min a 01h00. Minha preocupação, na verdade, é tomar maltodextrina desnecessariamente nesses treinos curtos e, assim, apenas aumentar minha ingestão calórica diária sem qualquer contrapartida benéfica.

Existe algum tempo mínimo de treinamento a partir do qual se recomenda o uso da maltodextrina?

[]´s

Diego
Voltar ao Topo
Eduardo Tavares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2007
São Paulo
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Eduardo Tavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2008 as 12:13
Nutricionistas dizem que apenas após 60mins que devemos usar. Porém isso é a receitinha básica que a maioria deles tem na cabeça e fala pra todo mundo.
Em treinos mais curtos, porém intensos eu uso tambem. Hoje pedalei 30min alterando a cadencia e a força e tomei..... tomo direto..... Uma coisa que é facil perceber é que se vc pedalar 1 h por exemplo e tomar agua, vc toma a garrafinha inteira, e se tomar malto, toma metade....... a agua parece que passa direto e nao mata a sede.... enquanto a malto com pequenos goles vc ja se sente bem.....

Para mim é assim.... Uso malto sempre....
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2008 as 12:21
Se vc usar sempre malto, vc nunca vai treinar seu organismo a usar as reservas mais fundas de energia, a gordura.
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2008 as 12:56
Questão de lógica.
Se vc se alimenta bem 1 h antes, essencialmente carboidrato, vc deve ter energia suficiente pra pelo menos 2 horas.
Outro problema é que Malto tem alto IG, o que eventualmente pode causar a tal Hiperglicemia, segundo os entendidos, se ingerir antes ou até durante.
Assim, qdo eu usava, era somente da metade ao final da competição, mas nao uso mais. Valorizo a alimentação prévia
Voltar ao Topo
Diego Moraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Dez 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2008 as 14:56
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Se vc usar sempre malto, vc nunca vai treinar seu organismo a usar as reservas mais fundas de energia, a gordura.
 
Essa opinião faz muito sentido para mim, mas sinto que, sem ingerir maltodextrina durante a pedalada longa, o cansaço é bem maior e a recuperação, mais demorada. 
 
O que fazer para amenizar esses sintomas sem ingerir maltodextrina durante a pedalada?
 
[]´s
 
Diego
Voltar ao Topo
michalski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2008
Gravataí - RS
Offline
Mensagens:255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar michalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2008 as 15:50
Eu tenho consulto com um nutricionista do esporte e a recomendação é a seguinte:
- para treinos até 1h ou 1h20m(+-) basta consumir carboidrato durante as refeições... Café, almoço etc. Claro que a quantidade depende de cada organismo. Por isso sempre digo para as pessoas não consultarem um Nutricionista comum, tem que consultar um Nutricionista do Esporte.
- Para treinos acima de 1h40m(+-) é bom levar 2 caramanholas, uma com agua e outra com malto ou uma caramanhola com agua, outra com isotonico dependendo do calor etc(Gatorade por exemplo) e sachês de powergel(carboidrato).

Mas não esqueça de ir no nutricionista do esporte que é a melhor solução.
Michalski
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2008 as 16:02
Eu treino na semana de manha muito cedo, em jejum. Treinos de até 3 horas, mas sem ser treino/competição, é treino/treino, se é que me entendem. Nos finais de semana saio em jejum tb, mas ai ja levo malto, carbo em gel, e dependendo do local paramos para comer. Fazendo assim eu consiguo ter um rendimento bem melhor nos treinos em que ingiro carbo, tanto recuperação, fadiga e etc. Pelo menos foi isso que eu notei comigo.

Observem que embora eu treine em jejum, só na agua durante a semana e saia em jejum no fds, minha janta é composta de carboidratos complexos e proteína.
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 08:47

Mas Landim?

Treinar assim por tanto tempo em jejum? Como fica sua recuperação pós-treino?

Referente ao post mais acima: Qual a fonte que usaste para afirmar que trabalhando assim sem reposição se estará usando energia das gorduras? É trabalho científico?

Tenho lido que não é bem essa via ou ainda não está bem definido isso, podendo até ser mais comum o organismo usar como fonte as proteínas por catabolismo (quando sentimos cheiro de amônia), não sou nutricionista. Na verdade são perguntas e dúvidas que tenho.
Abração
 
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 09:04
Minha recuperação pós-treino é excelente, agora note que a alimentação pos-treino é sempre composta de muita proteína, em todas as minhas refeições subseqüentes tb há ingestão de proteína, não faço uma refeição se quer composta só de carboidrato.

No ciclismo de estrada não há como fugir do catabolismo. Por mais carboidrato que se consuma dificilmente vc vai ter um balanço energetico positivo na sua prática. Então o organismo realmente usa a proteina como fonte de energia mas tb usa a gordura, e o que vai importar mais é vc treinar seu organismo a consumir um percentual maior de gorduras em vez de ter sempre o carboidrato a disposição.

O que eu falo aqui é baseado em coclusões próprias, da leitura de tudo que me aparece relacionado ao assunto e experiência de 12 anos de musculação e 4 de ciclismo. Mas é o que eu dito pra todos, cada organismo é um universo, e o que serve pra mim pode não servir pra vc. Pra vc ter uma ideia, nunca senti esse tão falado cheiro de amônia. então tem dado certo pra mim, ciclista entusiasta. Já no ciclismo profissional talvez a abordagem seja outra, afinal 2~3 horas diarias em cima de uma bicicleta é diferente de 5~6 horas.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 09:41
Cada organismo é um universo, mas os conceitos e princípios da fisiologia e do metabolismo são os mesmos para todos os organismos. O que varia são os graus em que os processos ocorrem, mas não os processos em si. Isso quer dizer que todo mundo queima carboidrato, todo mundo queima gordura, todo mundo precisa de proteína, etc.

"Se vc usar sempre malto, vc nunca vai treinar seu organismo a usar as reservas mais fundas de energia, a gordura." Isso é uma simplificação, e mais do que isso, uma meia-verdade. Primeiro, que o corpo precisa de carbo pra queimar a gordura. É o famoso ditado, "a gordura queima na fogueira do carboidrato". Sem carbo para gerar ATP imediatamente, aí sim podemos entrar em estado catabólico. Mas vários processos ocorrem simultaneamente, então não dá pra simplificar com regras curtas.

Segundo, que exceto em situações e fases muito específicas, não é interessante esvaziar o tanque para queimar mais gordura. Sem glicogênio (ou seja, sem carboidrato), simplesmente não conseguimos manter níveis de esforço que permitam obter os efeitos de treinamento de alta intensidade (HIT).

O que eu quero dizer com isso, Landim, não é que vc está fazendo errado ou que seus métodos não funcionem. Mas pode ser que vc não esteja obtendo os melhores resultados com esses métodos, é o que temos que estar avaliando constantemente. Não é só pq não dá problema ou pq funciona que é o ideal. Pode não ser, e ajustes podem trazer mais benefícios.

Esse lance de proteína como base da alimentação é coisa de quem veio da musculação mesmo. Mas as necessidades são totalmente outras. Desde que o mundo é mundo o ciclismo e os esportes de endurance (resistência), que são outro universo, se apóia totalmente nos carboidratos. Proteína é alimento de marombeiro. Ciclista precisa é de carbo mesmo, e todas, absolutamente todas as pesquisas (sérias) dizem isso Wink


Editado por Alex SP - 15 Ago 2008 as 09:42
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 10:33
"Os conceitos e princípios da fisiologia e do metabolismo são os mesmos para todos os organismos. O que varia são os graus em que os processos ocorrem, mas não os processos em si."

Realmente varia, e varia MUITO, então embora os princípios da fisiologia e do metabolismo sejam os mesmo, ainda não existe uma definição 100% perfeita desses princípios, concorda? Até pq aqui não é matemática nem física. E a demais, há tantas variáveis no processo que dificilmente como vc mesmo colocou não existe regra basica. Vide pessoas com varios tipos de intolerancia, como gluten, lactose, trigo e tor ai vai.

Quando digo que como proteína em todas as refeiçoes, não to excluindo o carboidrato. Mas com pouca proteína a recuperação é mais lenta. A necessidade da proteína ta tb na recuperação, e não só em hipertrofia.

Segundo o organismo não precisa de carbo para queimar gordura, embora seja mais eficiente com o mesmo, vide dietas cetogênicas e etc. Como vc disse não da pra simplificar com regras curtas.

Eu nunca disse aqui que não se precisa de carbo, pelo contrario, enfatizo isso. Mas só não concordo com dietas 80% carbo, como é o mais comum de se ver em quem não entende nada de nutrição e cai nessa falacia de que tudo vai a base de macarrão. Carinha acha que ta pedalando e ai escuta todo mundo falar em macarrão e  acorda de manha e empurra massa nos coros, e assim por diante. Na verdade aqui só to querendo abrir os olhos das pessoas para mostrar que tudo tem dois lados.

Sempre estou fazendo ajustes na minha alimentação. E da maneira atual to satisfeito com meu desempenho, e acho que pra conseguir um melhor resultado só com mais tempo de treino e descanso. Que infelizmente já está no limite de quem tem que dar expediente.
Voltar ao Topo
Miler Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Fev 2005
Santos - SP
Offline
Mensagens:1788
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miler Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 12:04
"dar expediente"....É o meu caso !

7:20 ás 17:40 - segunda a sexta - treinos de pedal 3 x por semana das 5:30 ás 7:10 !

Finais de semana, longos, aí sim sem stress !

Se tiver Malto, levo em qualquer treino, quando tô sem, vai de água mesmo !
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 13:24
Landim, quando falamos em conceitos e princípios, isso já subentende a definição. Vc não tem como conceituar algo sem definir esse algo, conceituar já significa definir. Esses processos são sim definidos, é isso que aprendem os estudantes de fisiologia e medicina por exemplo. Não tem como conceituar o processo oxidativo, ou a síntese de ATP, ou qualquer outro princípio fisiológico ou metabólico sem definir primeiro.

O que isso quer significa é que ninguém sustenta esforço de alta intensidade sem glicogênio. Significa que a BASE da dieta de qualquer atleta são os carboidratos, pq eles repõe os estoques de glicogênio dos músculos e fígado. Estoques que não enchem à base de gordura e proteína. Isso não depende do organismo de sujeito A, B ou C. Os processos ocorrem em TODOS os organismos similares, e todos os seres humanos são similares nesse sentido.

Se alguém considera essa BASE como sendo 50, 70 ou 80% de carbo, isso é outra discussão. Se é macarrão, batata ou cereais, isso tb é outro papo. Essa porcentagem varia inclusive com a fase do treinamento. Mas a base de qualquer esporte de resistência são os carboidratos. Nas fases de base, onde as intensidades são baixas e o processo é primordialmente aeróbico, pode ser 45%. Mas nas fases de alta intensidade, pode sim chegar a 70%, dependendo do volume inclusive. A falta de carboidratos em treinos e a alimentação pré e pós treino dá baixa no sistema imunológico. Não há gordura e proteína que compensem.

Dá pra pedalar 5 horas sem comer? Dá, mas não dá pra treinar forte por mais de 90 minutos sem algum carbo. É isso tb que eu quis dizer a respeito do seu treino. Quando digo que vc pode aperfeiçoar e melhorar o seu treinamento, é exatamente em proporção ao tempo que vc possui, e ao seu potencial. Isso vale pra cada um, individualmente, mas é uma questão de proporção em relação ao potencial e disponibilidade. Quem tem 10 horas por dia pra treinar, pode desperdiçar mais do que quem tem apenas 2 ou 3. Quem tem 2 horas por dia tem que fazer render o máximo, e isso não diz respeito apenas ao treino em si, sobre a bike, mas tudo o que fazemos fora dela tb. E a alimentação é um desses pilares, junto com descaso e o treino propriamente dito Wink
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2008 as 13:54
Alex estamos concordando em quase tudo. Mas vc, mais do que qualquer um aqui sabe que não se precisa treinar sempre forte, e que claro que teria onde eu melhorar, mas não sei se essa melhora estaria na ingestão de carboidrato em todos os treinos. Nem vou falar aqui pois vc sabe melhor que eu isso. 2 horas reder ao máximo não quer dizer 2 horas nos limiares, ou estou errado?

Vc tem razão quando diz que os processos são bem conhecidos, mas a interação dos processos ainda é bem discutida, como por exemplo a ingestão de carbos junto com proteinas nas bebidas, a nova moda, pois ai depende de estudos e teste, que são poucos ainda, com credibilidade duvidosas e metodos discutiveis. É como vc falou todos os seres humanos são similares, e eu digo similares mas são bem diferentes.WinkThumbs%20Up
Thumbs%20Up
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 14:48
Quanto ao Jejum, acho muito perigoso. Mesmo fazendo um jantar à base de CH, é muito tempo até a manhã.
Acredito que ingerindo um pãozinho com manteiga e queijo não faria "peso" no seu estômago e com certeza vc renderia bem mais no treino, sem contar a recuperação.
De qualquer maneira, acho que não custa fazer um teste, até pq vc mesmo disse que rende muito mais nos treinos mais longos com reposição.
Voltar ao Topo
Paulo Pr Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Abr 2008
Cascavel - Parana
Offline
Mensagens:374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Pr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 15:57
A teoria do pessoal que defende treinos em jejum indica fazer treinos "esporádicos" em jejum, não lembro qual a frequência indicada, mas acredito que 1 ou 2 por mês. Nunca vi ninguém indicando fazer a maioria dos treinos em jejum.
A maioria dos especialistas apontam que no treino em jejum não se consegue trabalhar o corpo tão bem quanto num treino onde se tem ingestão de carboidrato (antes e durante) e principalmente compromete a recuperação, embora a sensação seja até de um cansaço maior, o que pode levar alguns a pensar o treino foi melhor.
 
 
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 16:27
Qual o perigo do Jejum que vc acha colega?

Treinando em jejum vc treina seu corpo a acumular mais glicogenio cada vez mais, essa regra de 90 minutos que o Alex falou foi uma generalização como eu generalizei um pouco no que eu falei tb. Vc pode treinar no limite bem mais do que isso só na base da água.

Já fiz o BE-A-BA e te garanto que me dei muito melhor como estou atualmente, treinos da semana em jejum e fds alimentado normalmente. Hoje estou com ~350w e 4,6w/kg e só estou melhorado a relação peso potencia, pois meu limitador hoje é realmente o tempo de treino e não a alimentação, isso tenho certeza.

O que eu gosto de deixar claro para as pessoas é que testem hipotesis, leiam e testem, vc não morre por isso, nem passar mal eu nunca passei em jejum, já tive prego de fome como todo mundo e nem tava em jejum.

"Rich's Bag o' Tricks

1. During your training, do short rides and runs (less than 2 hours) on an empty stomach. Assuming you have 2000 calories stored as glycogen, you should enough to sustain you through 2-2.5 hours of high intensity exercise. By training on an empty stomach, you train your body to conserve glycogen and burn more fat, since it eventually learns that you ain't gonna feed it. Do your long stuff on a full stomach, especially long runs. By training with a full stomach, you get used to the feeling of riding/running with a lot of stuff in your gut. You will also learn how to deal with mild cramps and side stitches. [I would point out the importance of replenishing the glycogen stores shortly after working out. By working out on an empty stomach for shorter distances you are, in a way, carbo-loading daily and keeping the glycogen stores optimal for your longer workouts. This is because the glycogen is depleted to a level where you are ready to bonk and when exercise ceases the enzyme (glycogen synthetase) necessary to store glycogen is revved up resulting in supranormal glycogen levels in the muscle. This enzyme level drops off after about four hours, so it's important to eat during that time window. As an aside (and a not very important one since fructose is in so many drinks and bars) is that a small amount of fructose post exercise aids in topping off liver glycogen levels. � Jeff Roberts, M.D.]"



Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 17:40
Perigo de desmaio por hipoglicemia (isso em cima de uma bike pode ter consequências graves). Sua fonte por acaso é o diário do culturismo "Miguel Chain"?
O corpo usa a gordura como reserva de energia, quando se está em jejum, o organismo entende que podemos ficar mais tempo sem alimentação, assim ele tem uma tendência em armazenar e garantir ao máximo aquela reserva. Como a oxidação de proteína é mais rápida que a de gordura, o corpo acaba utilizando muita (por favor entenda que não é sómente) proteina como fonte de energia.
Retirado de um fórum de discussão sobre nutrição esportiva.
 
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 17:56
Originalmente postado por CEPatussi CEPatussi escreveu:

Perigo de desmaio por hipoglicemia (isso em cima de uma bike pode ter consequências graves). Sua fonte por acaso é o diário do culturismo "Miguel Chain"?
O corpo usa a gordura como reserva de energia, quando se está em jejum, o organismo entende que podemos ficar mais tempo sem alimentação, assim ele tem uma tendência em armazenar e garantir ao máximo aquela reserva. Como a oxidação de proteína é mais rápida que a de gordura, o corpo acaba utilizando muita (por favor entenda que não é sómente) proteina como fonte de energia.
Retirado de um fórum de discussão sobre nutrição esportiva.
 


Não sei nem quem é Muguel Chain. Minhas fontes são diversas, como falei leio tudo que aparece e principalmente estudos. Cara vai por mim, hipoglicemia, talves se vc subisse na bike e saísse dando tiros de 30 em 30 segundo, não duvido que vc tivesse, mas se vc sair para um pedal normal, mesmo que forte, esse risco é minimo.

Olha já tive hipoclicemia na musculação, mais de uma vez e nem tava de jejum. Mas no ciclismo nunca, o mecanismo é diferente.
Voltar ao Topo
claudio_gui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2006
niteroi - rj
Offline
Mensagens:789
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar claudio_gui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 17:59

De uma maneira simplificada, a necessidade de mais ou menos açucares para o trabalho de fornecimento de energia depende basicamente da intensidade do esforço físico. A qualquer momento, estamos sempre utilizando açucares e gorduras, e o que vai determinar usar mais ou menos certo substrato energético, é o percentual de esforço do exercício. Para exercícios de baixa intensidade e duração maior, usaremos mais gorduras e menos açucares e para exercícios de alta intensidade e duração menor usaremos mais açucares e menos gorduras, esse é o raciocínio “ basicão “ . Se a intensidade é alta e a duração é pequena, o estoque de carboidrato armazenado é suficiente e não precisamos suplementar durante o exercício, no momento que a duração aumenta, começamos a gastar os estoques e a suplementação se faz necessária. O quanto iremos precisar  de açucares para suplementar vai depender de quanto estamos usando de intensidade e duração, mas não podemos esquecer que sempre estamos usando carboidrato e gorduras. O treinamento também vai influenciar como você direciona essas vias metabólicas para o exercício, o sujeito bem treinado começa a utilizar as gorduras bem mais rápido que um sujeito descondicionado , e o sujeito descondicionado muitas vezes “ prega “ por fadiga muscular localizada ou cardio-respiratória antes mesmo de usar as gorduras de uma forma eficiente. Veja o exemplo de um maratonista, corre em altíssima velocidade durante bastante tempo , se fossemos pensar de uma forma geral, ele correria aquele tempo todo naquela velocidade de forma anaeróbia, só por causa da intensidade, mas que na verdade devido as características treinadas, está naquela velocidade, usando aquela intensidade e num estado “hibrido ‘ mesclando com eficiência as fontes de energia. Outro exemplo interessante, é o fato de usarmos mais gorduras e menos açucares quando estamos parados, alias, esse é o momento em que somos mais eficientes para usar as gorduras, e é claro, que numa taxa bem pequena. 

 

  Abraços

Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 18:09
Citei esse Miguel Chain, pois ele tem uma teoria de treino leve em jejum (abaixo do limiar aeróbico) e afirma que o organismo desta forma utiliza principalmente como fonte de energia as gorduras, mas foi severamente criticado e não apresentou dados que comprovassem sua teoria. Acredito na velha máxima "saco vazio não para em pé".
Estou por aqui para aprender, leio quase todos os "post", raramente posto, pois se não vou acrescentar nada ou não tenho dúvida, não há razão para "inflar" o fórum.
Também leio bastante o que me levou a ter esta opinião.
Abração!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 18:56
Existe uma confusão a respeito das FORMAS de se treinar o corpo para usar mais ou menos gordura (e consequentemente, glicogênio) em esforços de média e baixa intensidade. Não está incorreta a teoria do treino de lipólise (treinamento em jejum). Mas o que realmente faz diferença é a INTENSIDADE do treinamento, e não a nutrição. Realmente, a nutrição (não apenas O QUE comemos, mas tb (e muito importante) QUANDO e COMO comemos) é fundamental para o desempenho e o condicionamento, mas o treinamento ainda é mais importante.

Existem 3 tipos de fibras musculares: Tipo I, Tipo IIa e Tipo IIb (a nomenclatura pode variar um pouco, Tipo I, II e III para alguns pesquisadores, por exemplo - mas basicamente é isso aí).  Cada uma delas é recrutada em um nível de esforço. Em baixas intensidades, apenas as fibras do Tipo I são usadas. Conforme vamos avançando nas zonas de potência (ou FC), vamos recrutando os demais tipos. O Tipo I (lentas) usa primordialmente gordura, e portanto é essa que deve ser treinada e desenvolvida se queremos tornar o corpo mais eficiente na utilização de gordura. A conversão de gordura fornece muito mais ATP (100 moléculas a mais) do que os carboidratos, mas queima da gordura é lenta. O carboidrato é convertido quase que imediatamente: pisou no acelerador, ele começa a queimar a taxas maiores. Para esforços máximos, porém rápidos e curtos (tipo um sprint), o corpo usa creatina fostato (1 molécula de ATP por molécula de CF - combustível caríssimo para o corpo pois os estoques se esgotam após 10 ou 15 segundos apenas).

É isso o que queremos dizer quando nos referimos a trabalho aeróbico e trabalho anaeróbico, por exemplo. Conforme vamos recrutando os diferentes tipos de fibras musculares, vamos aumentando a proporção de queima de combustível (gordura X glicogênio). A gordura só queima na presença de oxigênio (oxidação), mas o glicogênio queima tanto com quanto sem O². A creatina fosfato queima sem oxigênio. As fibras do Tipo II usam tanto gordura quanto glicogênio. As do Tipo IIb fazem exclusivamente trabalho anaeróbico, e portanto convertem apenas glico e creatina fosfato para gerar energia.

Não é possível manter níveis de esforço intensos sem glico. Ou seja, pedalar devagar é importante para criar a famosa "base", que é aumentar a EFICIÊNCIA do organismo na utilização de combustível (gordura abundante, glicogênio limitado) através do desenvolvimento de tipos específicos de fibras musculares. Isso permite atingir picos de condicionamento muito mais altos do que passar batido pela fase de base. Por isso que vemos caras fortes que andam bem, mas não têm folego para longas escapadas, longos sprints e longos pedais em qualquer intensidade.

A questão portanto não é apenas de nutrição, mas sim nutrição + treino. Se nos exercitamos apenas em altas intensidades, o corpo vai queimar mais glicogênio, não importa o tipo de nutrição que fazemos. Como o corpo repõe os estoques de glicogênio é outra questão, outro debate. O que eu tentei explicar é que o tipo de treinamento que fazemos é mais determinante nessa questão de utilização da gordura X carbo do que a nutrição, embora a nutrição seja sim importante.

Nascemos com uma quatidade fixa de fibras musculares. Elas não crescem em números, mas sim em tamanho e eficiência (relacionado com a contagem e eficiência enzimática das mitocôndrias entre outras coisas). Isso tem alguma relação com a hipertrofia, mas não no caso do ciclismo ou de outros esportes de resistência, por isso não precisamos temer o ganho muscular mesmo quando treinamos força para melhorar na bike.

Além disso, as fibras podem se "transmutar" de um tipo para outro, dependendo do treinamento que fazemos. É aí que entra a nutrição (em especial, esse lance de jejum que estamos discutindo). A questão portanto é o que fazer para melhorar a qualidade das fibras musculares do Tipo I, pois são elas que usam gordura. O treino de lipólise é uma das opções, mas pedalar por horas em baixa intensidade e caprichar no aquecimento é a forma mais eficiente de otimizar a utilização da gordura em médias intensidades, e aumentar a economia de glicogênio em treinos e competições.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2008 as 19:52
Esse bicho é foda, por isso que gosto de instigar ele até onde der.Clap
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2008 as 04:53

Parabéns Alex, não só pela qualidade das informações e do texto, mas também pela disposição e paciência em escrever.

Voltar ao Topo
Marcel_P Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2008
Paulinia-SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcel_P Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2008 as 10:13
Pô Alex, vc não era da área de exatas???? Tá fazendo bem a lição de casa (só faltou falar do ácido lático qdo estamos em situação de anaerobiose). Thumbs%20Up
 
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2008 as 12:05
Muito bom esse tema e extremamente complexo.
Continuem escrevedo a respeito.
Tb sou contra esse lance de Jejum, o que torna meio complicado pedalar de manhã, jpá que teria que me alimentar muito proximamente, o que não é bom.
Mas embora dormindo tb se consome CH, a quantidade deve ser pequena, de forma que se o Lã bate forte lá pelas 23, 24 h, ele tem energia pra pedalar de manha. É diferente de jantar às 19h e só.
Voltar ao Topo
LuisD Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2007
Campinas-SP
Offline
Mensagens:475
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisD Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2008 as 17:48
Uma fonte interessante sobre este tópico é o ebook abaixo:

http://www.healthandlifestyle.co.nz/e-books/mtbtraining.pdf

Apesar de se chamar mtbtraining.pdf, o conteúdo serve também para estrada.


Editado por LuisD - 18 Ago 2008 as 17:49
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2008 as 13:57
Ainda não li o tópico postado, mas Mach, não há necessidade de encher a barriga, pode comer leve, frutas,  evitar leite e também levar para consumir durante a pedalada (rapadura, mariola, banana, biscoito cream cracker, polenguinho, barrinhas de cereal, frutas cristalizadas etc...)
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2008 as 14:22
Originalmente postado por LuisD LuisD escreveu:

Uma fonte interessante sobre este tópico é o ebook abaixo:

http://www.healthandlifestyle.co.nz/e-books/mtbtraining.pdf

Apesar de se chamar mtbtraining.pdf, o conteúdo serve também para estrada.


Po muito bom velhinho, valeu. E tem até uns links pra umas receitas bacanas.
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2008 as 04:52
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Muito bom esse tema e extremamente complexo.
Continuem escrevedo a respeito.
Tb sou contra esse lance de Jejum, o que torna meio complicado pedalar de manhã, jpá que teria que me alimentar muito proximamente, o que não é bom.
Mas embora dormindo tb se consome CH, a quantidade deve ser pequena, de forma que se o Lã bate forte lá pelas 23, 24 h, ele tem energia pra pedalar de manha. É diferente de jantar às 19h e só.


Não me diga que o Lã é o Landim???LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOL
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2008 as 06:15
HAAAHeuehehauehaueheuahuahee!!!! LOLLOLLOL

Cê é fróids hein...

"Vai, Lã, match! match gostoso!!!" aheeuhaeuhaeuhehaeuaeh....

Foi mal, só pra descontrair Tongue


Editado por Alessandro_sp - 20 Ago 2008 as 06:16
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2008 as 11:23
Tão zuando com nóis aí, Sr. Lã.   
Fica light
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2008 as 13:57
Arre égua!!!!!!!!! 
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 07:15
Aproveitando esse tópico, gostaria de saber sobre o tal SAL, que me parece que é o mineral principal do grupo Istotônico.
Qdo preciso carregar SaL e em que proporção em relação à Água?
O Lã já disse alguma coisa noutro tópico, as pitadas e tal em 1l, mas é costumo suar bastante e no final do treino fica na pele marcas brancas e daí me perguntam se é Sal, ou seja, estaria perdendo muito Sal, ou mais que o normal. Deve ser Sal.
E isso mesmo levando 500ml de agua com um pcte de Goly.
Há pouco tempo, não por essa razão, mas porque o médico indicou em rotina, foi feito exame de Sódio e Potássio e está dentro do normal.
Logo, qdo é preciso repor Sal  no decorrer do treino e porque me ocorre isso?
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 07:25
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Aproveitando esse tópico, gostaria de saber sobre o tal SAL, que me parece que é o mineral principal do grupo Istotônico.
Qdo preciso carregar SaL e em que proporção em relação à Água?
O Lã já disse alguma coisa noutro tópico, as pitadas e tal em 1l, mas é costumo suar bastante e no final do treino fica na pele marcas brancas e daí me perguntam se é Sal, ou seja, estaria perdendo muito Sal, ou mais que o normal. Deve ser Sal.
E isso mesmo levando 500ml de agua com um pcte de Goly.
Há pouco tempo, não por essa razão, mas porque o médico indicou em rotina, foi feito exame de Sódio e Potássio e está dentro do normal.
Logo, qdo é preciso repor Sal  no decorrer do treino e porque me ocorre isso?


Qual a razão de usar malto normal? Não tem sabor, não tem sais? Não tem carboidratos de IG variados...

Eu prefiro usar o Carb UP.
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 12:52
Amuro, não há estudos conclusivos sobre a vantagem de se usar um mix de carbos. Embora alguns estudos indicam que há uma melhor absorção do Mix, já que a frutose não necessita da insulina para ser transportada para dentro das células e não compete com a glucose para ser metabolizada portanto. Mas isso é só indicativo, nada comprovado. Se vc usar só a frutose é pior que usar só a Malto.

O Carb Up da probiotica não tem sais, somente potássio e algumas vitaminas, o que é excelente, eu ainda acrescentaria um salzim de cozinha na joia, de preferencia sal Marinho.
Voltar ao Topo
amuro ray Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:1488
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amuro ray Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 13:01
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Amuro, não há estudos conclusivos sobre a vantagem de se usar um mix de carbos. Embora alguns estudos indicam que há uma melhor absorção do Mix, já que a frutose não necessita da insulina para ser transportada para dentro das células e não compete com a glucose para ser metabolizada portanto. Mas isso é só indicativo, nada comprovado. Se vc usar só a frutose é pior que usar só a Malto.

O Carb Up da probiotica não tem sais, somente potássio e algumas vitaminas, o que é excelente, eu ainda acrescentaria um salzim de cozinha na joia, de preferencia sal Marinho.


Eu só tenho amigos selecionados...rs Cabra bão!!!
Landim, uma pitada por caramanhola??

Kd tu no msn??
Rule #42
A bike ride/race shall never be preceeded with a swim and/or followed by a run.
Voltar ao Topo
Diego Moraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Dez 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 15:44
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:


O Carb Up da probiotica não tem sais, somente potássio e algumas vitaminas, o que é excelente, eu ainda acrescentaria um salzim de cozinha na joia, de preferencia sal Marinho.


O CarbUp da Probiótica vem com outros sais além do potássio, inclusive sódio. Segue tabela de informações nutricionais retirada do site http://www.probiotica.com.br:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 50g (2 medidas)

Quantidade por porção %VD*
Valor Energético 176 Kcal = 739 kJ 9 %
Carboidratos 48 g 15%
Fibra alimentar**** 1,0 g 4%
Frutooligossacarídeos (FOS) 0,6 g **
Inulina 0,4 mg **
Sódio 8,2 mg 0%
MINERAIS  
Cálcio    
Magnésio    
Potássio    
Vitaminas % IDR**
Vitamina B1 (Tiamina) 0,30 mg 25%
Vitamina B2 0,33 mg 25%
Niacina 4,0 mg 25%
Vitamina B6 (Piridoxina) 0,33 mg 25%
Vitamina B12 (Biotina) 0,60 mcg 25%
Ácido Pantotênico 1,3 mg 25%
Vitamina C (Ácido Ascórbico) 11 mg 25%
Ácido Fólico 60 mcg 25%


Na minha opinião, a quantidade de sódio, apesar de reduzida, dispensa qualquer adição de sal.

[]´s

Diego
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 19:47
o uso do sal nestes tipos de produtos assim como os adoçantes,é para realçar a doçura do produto.
Mach c vc esta ao ponto de acumular sal na pele pode ser q vc esteja quase a um ponto de excesso de sal no corpo durante o exercicio.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
Diego Moraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Dez 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Ago 2008 as 21:20
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:

o uso do sal nestes tipos de produtos assim como os adoçantes,é para realçar a doçura do produto.
Mach c vc esta ao ponto de acumular sal na pele pode ser q vc esteja quase a um ponto de excesso de sal no corpo durante o exercicio.


Quer dizer que, além do sódio que já vem no produto, você ainda acrescentaria a mencionada pitada de sal?


Editado por Diego Moraes - 21 Ago 2008 as 21:28
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X