Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Híbridas & Fitness Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Mais velocidade na hibrida
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Mais velocidade na hibrida

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Mais velocidade na hibrida
    Postado: 14 Jan 2013 as 19:18
Tenho andado com uma hibrida a algum tempo e ela tem relação de mtb, estou pensando em um k7 de 11-28 nela já que quando pego um trecho de reta ou pista chego a 44/49 km/h e pedalo feito um desesperado com cadencia muito alta Dead. Gostaria de uma relação mais pesada mas como tem muita subida por aqui eu tenho medo de acabar empurrando ela morro acima. Coisa que acho um pouco humilhante já que meus parceiros de pedal tem mtb e vão subir dando risada de mim, geralmente só pego velocidade alta sozinho e sem vento contrario, mas justamente nessas ocasiões é que falta marcha.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2013 as 19:19
Qual é a relação que você está usando hoje, do cassete e pedivela?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2013 as 19:44
Nesse momento não estou com ela em casa Unhappy, não me lembro muito bem a relação dela. É uma das poucas coisas originais dela, uma aluminum sport, o pedivela eu lembro que a coroa maior tem 44 dentes. Depois passo informações mais precisas
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2013 as 21:33
fiz uns cálculos com base em medições que eu já tinha feito, cheguei a conclusão que a catraca menor minha deve ser de 12 dentes. outros cálculos meus indicaram que minha cadencia máxima é de 1.95 pedaladas/segundo e um k7 que tenha uma catraca com 11 dentes corresponderia à uma velocidade total de aproximadamente 56.1 km/h ante aos 49.3 da minha relação atual. 
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2013 as 20:43
Preciso atualizar umas informações, meu cassete é 13-28 e minha máxima ontem foi 52.4 com um pouco de vento à favor. Não achei nenhum 11-28 pra vender aqui e penso em mudar o pedivela por um de speed (53-39) que achei numa loja aqui. acho melhor isso por que estou me treinando para usar só a coroa maior do meu (44 dentes), e já fiz meu treino inteiro nela ontem. Big smile
Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 15:21
É k7 ou catraca de rosca?

Se for k7 segue um link: http://www.fujibike.com.br/cassete-shimano-acera-altus-hg30-p-37.html
Voltar ao Topo
soniq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2011
Valinhos -SP
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soniq Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 17:19
Se seu cassete é 13 a menor, corre trocar por uma 11-32 ou 11-28 mesmo.
Jeito mais barato e mais fácil de ganhar velocidade final.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 17:33
Talvez fique mais barato você colocar um pdv 48/38/24 com um K7 11/28. Melhora a velocidade final e vai ter relação para as subidas...
http://www.trilhabike.com.br/loja/product_info.php?products_id=429
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 17:35
Se bem que eu morei 5 anos ai, e não lembro de ter subida nessa cidade. 
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 22:22
Fiquei rodando a cidade esses dias tentando achar um pedivela maior, desisti do cassete por que não é cassete, é rosca Shocked. pedivela só tem de 44 dentes ou de speed. todas as lojas me recomendaram trocar a bike por uma speed como uma sprint 10, e sobre as subidas eu comecei a treinar usando só a coroa maior e consegui subir todas até agora. só falta testar a subida do inocop (rio clarenses devem saber do que estou falando). vi uma speed a um tempo atrás na faixa de 1250 reais que me interessou muito, é uma voodoo, nunca ouvi falar mas já vinha com sti diferente da c10. Alguém conhece?
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 22:40
Se vc tiver $$$ compre uma speed, porque treinar na W. Luiz é o canal. Vc pode esticar pra Rod. Bandeirantes, ou pra Anhanguera e voltar por Araras. Legal é ir pra São Carlos, ai vc vai descobrir o que é subida...
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 22:52
To meio sem $$ agora, há pouco comprei e equipei a minha, penso em dar ela em troca talvez numa sprint ou talvez uma caloi 10. Sobre a Voodoo não consigo achar nenhuma igual na web, lembro que passava na loja todo dia pra vê-la LOL. Uso a minha pra transporte urbano e na época preferi uma mtb a uma speed por causa dos buracos daqui, fiz bobagem?
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 23:09
Acho que uma speed seria o mais adequado para o seu casa amigo.Thumbs Up
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 23:10
Originalmente postado por tarcisoliveira tarcisoliveira escreveu:

Acho que uma speed seria o mais adequado para o seu casa amigo.Thumbs Up

casoWink
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2013 as 23:13
Poha meu!Você precisa procurar ter um mínimo de conhecimento de bike, não saber qual é o cambio da sua bike é de mais tchê!
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2013 as 15:45
Desculpa minha ignorancia Cry
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2013 as 15:49
Originalmente postado por LETIZIO LETIZIO escreveu:

Desculpa minha ignorancia Cry

Não tem problema cara!Mas é sempre bom ter um mínimo de conhecimento de bikes nem que seja, vai te ajudar futuramente!Wink
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2013 as 16:11
http://voodoocycles.net/

https://www.google.com/search?hl=pt-PT&safe=off&q=road+bike+voodoo&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.41248874,d.dmQ&biw=1366&bih=643&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=ouH6UJeNM4WM0QGgjIHwDA
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 22:08
A que eu via na loja era mais semelhante a uma sprint, vou perguntar lá qual o modelo e se tem previsão para chegar Smile. em uma outra loja eu vi um pedivela shimano igual a esse:
 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459516719-pe-de-vela-shimano-fc-m131-483828-index-_JM, compensa um aumento de 4 dentes?

Foto da minha bike numa subida (peço por favor aos proprietários de scott, specialized, merida e fuji que não esculachem minha caloizinha)LOL
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 22:19
< ="application/clickseguro" id="psclickseguroext" name="psclickseguroext" width="0px" height="0px">


Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 20:29
< ="application/clickseguro" id="psclickseguroext" name="psclickseguroext" width="0px" height="0px">Ontem vi uma sk com a roda traseira fechada,(eu achei muito legal esteticamente) essa melhoria aerodinâmica em uma mtb ou uma hibrida é justificável ou é mais uma alteração visual do que prática? E se essa bike for de alguém do fórum, poderia me dizer como foi feita essa adaptação?
Voltar ao Topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2013 as 10:51
Eu acho que uma relação de 48-38-28 já fica bem melhor pelos meus cálculos te da uma diferença de aproximadamente 10% de ganho de velocidade, isso se mantiver a mesma cadência. Agora se você conseguir um k7 11/alguma coisa, e o pedivela 48 dentes o ganho da relação é de aproximadamente de 29%. O que é uma grande diferença, e o principal, com baixo custo.
claro que a dificuldade de encontrar esse k7 com rosca dificulta um pouco, mas na net tem tranquilo. E infelizmente se as lojas da sua cidade não te atendem esse é o melhor a fazer.
Essa relação de 48-36-26 e 11/34 é a que uso na minha atual, pra cidade é moleza, mesmo nas subidas mais difíceis.
antes usava uma relação 48-38-28 e 11/28 era um pouco mais pesada, mas nunca tive dificuldade. Só troquei porque fiz um up na bike.
Pena que em uma organização/limpeza que teve por aqui, minha relação 11/28 desapareceu.
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2013 as 21:33
Tomei coragem e inverti a mesa hoje, havia tempo que aquela mesa me incomodava por ser alta demais, agora até parece as novas calois elite LOL kkkkkk. Amanhã vou experimentar de verdade o resultado e se não gostar, é só por de volta virada para cima, Andei um pouco hoje e não tenho do que reclamar, ficou com aquele jeitão de speed a posição, vai melhorar um pouco minha aerodinâmica que atualmente limita minha velocidade máxima em conjunto com a relação curta de mtb. eu ia upar a bike, mas resolvi juntar pra pegar uma speed usada, o difícil é achar uma tamanho 58 com preço acessível
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 17:31
Realmente, melhorou a aerodinâmica, ainda mais com o kit aero que fiz nela LOLLOLLOLLOLLOL. Falta dar acabamento e pintar o kit, mas quando acabar vai parecer um bike de tt LOLLOLLOL
Cheguei a 61.2km/h com ela num trecho que antes chegava a 54.7km/h, e a 55.9km/h como máxima sem declive o que antes era 52.4km/h.

Uploaded with ImageShack.us
 preciso de mais papelão kkkkk


Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 17:48
Faltaram aquelas rodas fechadas que foram sucesso em 1990 kkkk


Uploaded with ImageShack.us


Editado por lafon - 02 Jun 2013 as 17:49
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 18:50
Originalmente postado por LETIZIO LETIZIO escreveu:

Realmente, melhorou a aerodinâmica, ainda mais com o kit aero que fiz nela LOLLOLLOLLOLLOL. Falta dar acabamento e pintar o kit, mas quando acabar vai parecer um bike de tt LOLLOLLOL
Cheguei a 61.2km/h com ela num trecho que antes chegava a 54.7km/h, e a 55.9km/h como máxima sem declive o que antes era 52.4km/h.

Uploaded with ImageShack.us
 preciso de mais papelão kkkkk



OMG!!!! que isso rapa!
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 21:23
Rodas fechadas são o próximo passo, só falta papelão LOLLOLLOLLOL
moving ahead
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2013 as 21:35
moving ahead
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2013 as 22:25
Coloquei pneus novos, maxxis detonator 26x1.00,qual a pressão ideal pra eles não furarem?


Uploaded with ImageShack.us
moving ahead
Voltar ao Topo
GuiTorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2013
Campinas - SP
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuiTorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2013 as 22:41
Fala!
 
Segue a pressão indicada no pneu que não tem erro. Pelo que vi aí na foto é 100psi. Acho que você vai precisar de uma bomba de pé pra encher a essa pressão.
 
Meus avós são de Rio Claro e eu não lembro também de ver subidas aí. As ruas também na sua maioria são bem tranquilas pelo que lembro. E tem a serrinha do padre perto para uns treinos. Deve ser uma cidade bem legal pra pedalar! Aproveite!
 
Tô expressionado com o seu kit aero DIY.
 
Abraços,
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2013 as 22:46
tá desatualizada a foto hoje em dia tá assim, 

Uploaded with ImageShack.us

só preciso adaptar ele ao pneu com diâmetro menor, tá sobrando um vão agora kkkk LOL  
moving ahead
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2013 as 16:18
cara, se quiser andar mesmo, arruma um pedivela shimano sora antigo de 8v pra 52-42-30

acho que vai ser a solução mais barata e aí vc vai ter peso suficiente pra morrer, se quiser.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 21:20
Sabe de alguém aqui no forum que tenha? Confused
moving ahead
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 00:16
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2013 as 20:18
Esse é duplo, mas vale assim mesmo Thumbs Up.  To com duvida numa coisa, o pneu fura todo dia mesmo ou é praga que tá me perseguindo? Ouch Sei lá, mas tá difícil já ainda mais que a pirelli não me patrocina fura todo dia por dentro do pneu, são 3 furos internos para 1 externo até agora, e eu coloquei esse jogo dia 4, hoje é dia 10 e nem to conseguindo treinar direito, só consegui 2 dias Cry  
moving ahead
Voltar ao Topo
LETIZIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Rio Claro - SP
Offline
Mensagens:254
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LETIZIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 22:35
Olha o que achei na web: 

Uploaded with ImageShack.us

Não tá muito longe da minha LOL
moving ahead
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X