| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - m4000 x m610 x m6000
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

m4000 x m610 x m6000

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: m4000 x m610 x m6000
    Enviado: 22 Mar 2019 as 08:32
Acabei de comprar uma Trek FX 7.2 2007 praticamente sem ser pedalada (+-1000Km), Bike híbrida com um quadro e garfo bem leves e 24 marchas  bem pesadas.

Coroas 28-38-48d
Cassete 11-32d

https://archive.trekbikes.com/us/en/2007/trek/72fx#/us/en/2007/trek/72fx/details

Ela fica bem pesada em algumas subidas mas para as retas e decidas é uma delícia!! rs

Pensei em trocar para um cassete com 9v 11-42d.

Mas aí me deparei com uma diferença de preço muito pequena entre:

m4000 - cambios + passadores = 280,00

m610   - cambios + passadores = 311,00

m6000 - cambios + passadores  = 400,00

O preço dos cassetes de 9v e 10v não mudam muito (aliás, não achei nada comparando a qualidade das marcas Bolany, ZTTO, Sunshine, ZRace com Sunrace e Shimano!! Alguma dica?).

Se ficar no m4000 não preciso trocar o pedivela, que gostei bastante da relação das coroas e está novo.

Se for de m610 ou m6000 terei de trocar as coroas (ou provavelmente o pedivela) e a corrente também. Algo em torno de mais 400,00.

O que vocês fariam?



Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 08:54
Qual câmbio suporta 11-42 atrás com 3 coroas 28-38-48 na frente??
Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 09:11
Se quiser usar a coroa 48 ou 38 com o cog 42 com certeza nenhum irá suportar.

É claro que aqui o caso seria de usar do cog 32 para cima somente com a coroa 22.

Estou pensando errado?
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 09:28
Bom, vc tendo consciência que colocando a combinação errada de marchas pode estourar o câmbio até da pra usar.
Porém eu não faria isso.

Que tipo de trajeto é que velocidade vc anda que precisa de 48/11?
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Mai 2014
Natal/RN
Desconectado
Mensagens:2823
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 10:15
Testa um cassete com megarange antes de tudo, nem precisa trocar o câmbio
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 11:33
No seu lugar eu treinaria ao invés de gastar dinheiro.
Se com 28x32 vc está com dificuldade de subir então te falta e treino para reforçar essas pernas.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 12:13
28/32 comparado com MTB é extremamente pesado...
Voltar para o topo
RafaCesino Ver Drop Down


Registrado: 05 Jan 2019
Joinville
Desconectado
Mensagens:226
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RafaCesino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 12:50
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

28/32 comparado com MTB é extremamente pesado...


Também acho pesado em trilha.
Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 13:25
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Bom, vc tendo consciência que colocando a combinação errada de marchas pode estourar o câmbio até da pra usar.
Porém eu não faria isso.

Que tipo de trajeto é que velocidade vc anda que precisa de 48/11?


Pretendo usar para várias situações. Mas principalmente para ir e voltar do trabalho que são aproximadamente 12 Km de percurso, subindo a paulista na ida e descendo na volta.

Já fiz uma relação na minha bike anterior (Wheeler 1800) com um pedivela 22-38-53 com 11-34 atrás e usava toda a relação rodando por SP.

Uso bastante o 48/11 em retas e principalmente descidas... e nas retas não falta perna com 48/11.

O que faria então?  
Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 13:29
Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

No seu lugar eu treinaria ao invés de gastar dinheiro.
Se com 28x32 vc está com dificuldade de subir então te falta e treino para reforçar essas pernas.

Meu Xará, é verdade que estou precisando treinar pois, depois de 12 anos sem usar o carro na cidade, rodando em média 50 a 60Km de subidas e descidas diariamente com minha Wheeler 26´ com grupo alivio de 27, estou parado faz 11 anos desde que minha filha nasceu.

Estou voltando a pedalar e aprendendo e me atualizando com tantas novidades no mercado.

Mas uma coisa não mudou 28/32 para subir a bela cintra ou alguma paralela, é pesado.... principalmente para quem vem do borba gato e essa subida é o final do trajeto. Mesmo se eu estivesse treinado como antes, prefiro ter a opção de uma marcha mais leve.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 13:31
Acho que um pedivela Alívio com 40-30-22.
Atras coloca um cassete 11-36 e pronto.

40/11 já te leva a mais de 40km/h tranquilamente e 22/36=0.61 é super leve. Provavelmente nem precisa de 11-36, um cassete básico 11-32 já vai atender.

Edit: Essa bike é aro 26, 29 ou 700?
Isso muda completamente a análise.

Editado por ghd - 22 Mar 2019 as 13:32
Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 13:55
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Acho que um pedivela Alívio com 40-30-22.
Atras coloca um cassete 11-36 e pronto.

40/11 já te leva a mais de 40km/h tranquilamente e 22/36=0.61 é super leve. Provavelmente nem precisa de 11-36, um cassete básico 11-32 já vai atender.

Edit: Essa bike é aro 26, 29 ou 700?
Isso muda completamente a análise.

A Bike é aro 700.

https://archive.trekbikes.com/us/en/2007/trek/72fx#/us/en/2007/trek/72fx/details

Na minha ideia inicial, pensava em mudar mais para frente para esse pedivela aqui:

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/alivio-m4000/FC-M4060.html

que é 26 - 36 - 48.

Como calculo o limite do câmbio? Vem específicado quantos dentes de diferença cada câmbio suporta?


Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 13:57
Sim cada câmbio tem especificado sua capacidade de "dentes".
Voltar para o topo
costelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Mar 2014
Parai/RS
Desconectado
Mensagens:100
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de costelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 16:23
Minha dica é nunca misturar as coisas.
Economiza muita dor de cabeça.
Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 16:39
Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Sim cada câmbio tem especificado sua capacidade de "dentes".

Sabem onde encontro a capacidade do câmbio que veio com a Bike?

É um alívio rd-m410, não sei se L ou NS.


Para calcular a necessidade da relação eu faço (Coroa maior - menor) + (Cog maior - cog menor)? É isso?


Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 16:40
Originalmente Postado por costelo costelo Escreveu:

Minha dica é nunca misturar as coisas.
Economiza muita dor de cabeça.

Não entendi, Costelo.

Você sugere não mexer na Bike?
Voltar para o topo
costelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Mar 2014
Parai/RS
Desconectado
Mensagens:100
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de costelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 17:01
Isso.
Esses cassetes grandes funcionam bem com uma ou duas coroas (desde que o cambio seja feito pra isso).
Colocar um cassete maior com 3 coroas só vai trazer dor de cabeça.

Ja vi pessoas que fizeram isso. Ou a corrente fica muito solta e em algum momento pode sair da polia e vc nem percebe que está "comendo" o cage do cambio. Ou vc deixa o corrente muito curta e em algum momento vai esticar demais que quebrar o cambio.

Se a relação está muito pesada, sugiro que vc troque a pedivela por uma com coroas menores.
Vc vai perder um pouco de velocidade final, mas vai ter uma relação que funciona como deveria.

Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 17:15
Originalmente Postado por Daniel´Z Daniel´Z Escreveu:

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Sim cada câmbio tem especificado sua capacidade de "dentes".

Sabem onde encontro a capacidade do câmbio que veio com a Bike?

É um alívio rd-m410, não sei se L ou NS.


Para calcular a necessidade da relação eu faço (Coroa maior - menor) + (Cog maior - cog menor)? É isso?




Aqui no catálogo da Shimano tem as informações que você precisa
https://issuu.com/scvouga/docs/2019_trade_sales_support_manual_por
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 17:29
Originalmente Postado por Daniel´Z Daniel´Z Escreveu:

Originalmente Postado por _danielcorrea _danielcorrea Escreveu:

No seu lugar eu treinaria ao invés de gastar dinheiro.
Se com 28x32 vc está com dificuldade de subir então te falta e treino para reforçar essas pernas.

Meu Xará, é verdade que estou precisando treinar pois, depois de 12 anos sem usar o carro na cidade, rodando em média 50 a 60Km de subidas e descidas diariamente com minha Wheeler 26´ com grupo alivio de 27, estou parado faz 11 anos desde que minha filha nasceu.

Estou voltando a pedalar e aprendendo e me atualizando com tantas novidades no mercado.

Mas uma coisa não mudou 28/32 para subir a bela cintra ou alguma paralela, é pesado.... principalmente para quem vem do borba gato e essa subida é o final do trajeto. Mesmo se eu estivesse treinado como antes, prefiro ter a opção de uma marcha mais leve.


Aqui em BH temos subidas bem generosas que é possível fazê-las com paciência e determinação usando 38x28 (https://www.strava.com/activities/1240887378/segments/40854078188) - terá que logar para ver as informações do segmento

Usando um 28x28 cansa mais, pois terá que girar muito mais para a bike não parar no morro, de tão lento que sobe.

É só um exemplo, para reflexão em relação aos investimentos desejados, que estou dando. Claro que cada um conhece o seus limites e temos que respeitá-los.


Editado por _danielcorrea - 22 Mar 2019 as 17:35
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Desconectado
Mensagens:1392
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de João Frango Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mar 2019 as 17:39
Bela hibrida ClapClapClap

Eu na minha City Tour to com um conjunto M410 com 24v que era da minha outra bike, ja roudou pra caramba, ta todo riscado mas funciona bem demais e por isto eu migrei ele pra bike nova que veio Altus/tourney.

Minha opinião é igual a do Costelo, troca somente a pedivela ja que a bike ta com o grupo novo ainda, vai gastar menos e não sofrer com incompatibilidade em nada, eu uso uma pedivela M391 com 22/32/44 com cassete 12/32, ta sobrando marcha leve que nem chego a usar e na pesada chegamos a quase 60 km/h nas descidas ainda pedalando, e a escala entre as marchas com um cassete de 8v 12/32 fica muito boa.

Tem opcoes de pedivela por bons valores com todo tipo de eixo (quadrado/octa/hollow) com coroas de 22/30/40, 24/34/42 ou o meu predileto que é o 22/32/44, mas se pegar um de coroas substituiveis e do BCD antigo que é o mais simples de repor coroa da até pra tentar outras configuracoes, eu mesmo quando ''comer'' este conjunto vou passar a usar 24/34/44.

Tentei usar uma pedivela de 28/38/48 e achei que não é o melhor pro meu uso, no pedal dentro da cidade a coroa de 38 fica pesada em algumas subidas e a de 48 muito pesada exigindo muito cruzamento da corrente pra não baixar pra segunda, em fim andando voce se acerta.





Editado por João Frango - 22 Mar 2019 as 17:44
Voltar para o topo
Daniel´Z Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Dez 2018
São Paulo
Desconectado
Mensagens:46
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Daniel´Z Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Abr 2019 as 15:15
Olá Galera... desculpem a demora na resposta.

Muito obrigado à todos. Ghd, RuanRAC, _danielcorrea, RafaCesino, Costelo e João Frango!!

Após ler as dicas de vocês eu fui pesquisar e principalmente experimentar. Coloquei meu pedivela da Bike antiga (42-32-22) e fiz vários testes. Coloquei também um cassete 11-36 e continuei testando.

Terminados os testes, comprei um grupo alívio 9v m4000 (câmbios e passadores) e um cassete 9v 11-36 também shimano e um pedivela Deore m-591 44-32-22.

A pedivela antiga, câmbios e cassete vou usar para montar uma bike para minha filha. O cassete 11-36 novo vai para a minha bike antiga (Wheeler 1800) e também comprei coroas novas para esse pedivela que estou usando pois já foram mais de 10000km rodados com ele (a coroa de 32 nem dpa para usar se precisar colocar força na pedalada).

Pergunta... Para montar a bike para minha filha pesquisei quadros novos e bikes usadas olhando qualidade e custo/benefício.

Encontrei esse genérico aqui que o vendedor me disse ser da mesma fábrica da TSW (que não sei se é boa ou má referência), mas que parece ser uma excelente opção para mim, caso o quadro seja de boa qualidade.

https://www.calilsbike.com.br/quadros/mountain-bike/kit-bike-feminino-quadro-suspensao-tyt-mtb-aro-29-pecas-rosa - https://www.calilsportbike.com.br/quadros/mountain-bike/kit-bike-feminino-quadro-suspensao-tyt-mtb-aro-29-pecas-rosa

O que acham?

Assim que chegar tudo e eu escolher o quadro para minha filha eu monto e posto as fotos de como ficaram as três Bikes.

Novamente obrigado à todos pela ajuda!

Abraço e boas pedaladas!!
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X