Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lubrificar o Cambio: é  assim mesmo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lubrificar o Cambio: é assim mesmo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Lubrificar o Cambio: é assim mesmo?
    Postado: 12 Set 2016 as 22:55
Pessoal, mais uma dúvida: - lubrificar câmbio desse jeito está certo?

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=751263435011981&id=184729411665389

Editado por ltadeu70 - 12 Set 2016 as 22:55
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 01:06

Eu desmonto os câmbios dianteiro e traseiro da bike, lavo com jato de água, seco com pano e lubrifico todas as juntas articuladas com óleo Zéfal Pro Lube Bio mas sem excesso. Para isto, uso elo falso (PowerLink ou MissingLink) para desmontar a corrente.

Do vídeo, acho que o cara exagera na quantidade de óleo aplicado nas juntas e roldanas. Parece ser um óleo fino, eu acharia melhor um óleo mais viscoso que não respinga fácil e é mais aderente.

Editado por furukawa - 13 Set 2016 as 01:13
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 12:21
Do jeito dele me parece que vai juntar muita poeira.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 12:56
Vai e graxa na mola so teria funcao pra evitar ferrugem , ja que a mola nao entra em atrito com nada.
Uma gota de oleo no rebite pode ate servir pra alguma coisa mais eu duvido que va prolongar a vida do cambio caso vc faca trilha , na batecao das pedras eles vao amassando a ponta e da folga , óleo nao vai impedir isso de acontecer.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 17:27
Eu uso o Finish Line vermelho pra lubrificar os câmbios da minha bike. Aliás, tenho usado esse lubrificante em casa pra lubrificar outras coisas também como fechaduras de portas, cadeados, trincos. Os resultados foram excelentes.

Editado por Dorfo - 13 Set 2016 as 17:28
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 20:14
Lubrifiquei câmbio durante um ano, MTB, e percebi que a folga veio com tudo...acho que o fato de grudar muita sujeira acelera o desgaste.

Agora só limpo bem e deu. Cabos novos a cada 3 meses.

Abraço
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 22:39
Essa é uma resposta difícil de dar. A bicicleta tem todo conjunto de transmissão exposto e vai justamente o nĩvel de contaminantes é elevado.
Numa urbana o problema não é muito grave, mas numa que vai pra trilha, a conversa é complicada.

Qualquer lubrificante que se use tem suas vantagens e desvantagens, incluindo os mais modernos, que parecem uma cera depois de aplicados.

Há muito anos eu vi uma motocicleta antiga com a solução mais próxima da ideal pra um sistema de transmissão por corrente. Ela tinha um cobre-corrente partido na metade e era selado. A parte de baixo funcionava como um carter de motor, com óleo dentro de um nível mínimo, de forma a manter a corrente constantemente lubrificada. Como era um sistema selado, incluindo borrachas para manter as aberturas fechadas no pinhão e na coroa, não tinha entrada de pó.
Não era perfeito, mas mantinha a corrente sempre molhada com óleo e o mais isenta possível de contaminantes.

Outra solução muito usada em transmissões por corrente expostas em equipamentos industriais é um lubrificante a base de grafite. Dependendo do tipo, ele costuma vir em spray e o grafite é depositado na corrente com um fluido volátil para aplicação e um fixador que mantém o grafite grudado na corrente.
O grafite é interessante nesse caso porque é um lubrificante seco que tem a propriedade de preencher as pequenas crateras e riscos do desgaste e criar uma superfície lisa no local, de baixo atrito e altamente resistente à pressão.
O grande defeito dele é a sujeira. Você não pode nem pensar em encostar nele.

Há uns 20 anos eu preparava um kart para um amigo de forma amadora.
Naquela época o pessoal usava uma tira de espuma por dentro da cinta cobre-corrente completamente encharcada de óleo de motor para manter a lubrificação da corrente.
Um dia fomos para uma prova e lá chegando descobrimos que esquecemos o óleo para a corrente. Mas alguma solução de lubrificação era necessária e eu inventei de usar graxa azul para rolamentos, a base de sabão de lítio, no lugar. Ficou melhor que o uso com óleo e adotamos essa solução de forma definitiva e fui aperfeiçoando a fórmula até que cheguei no grafite.
Uma das propriedades da graxa de sabão de lítio é a alta aderência ao metal. Você aplica um tanto de graxa numa placa de metal e ela não desgruda nem com jato forte de água em cima. Isso era tudo que se precisava para usar de fixador do grafite.

O resultado foi que nos tempos do óleo precisávamos de duas correntes para cada prova (uma para treinos e outra para a prova) e depois disso elas não eram confiáveis para mais nada (sempre terminavam azuladas de aquecimento), e com a graxa grafitada a mesma corrente usávamos para 3 provas (treinos e provas) com total confiabilidade e ainda dava para usar em treinos extras.

Todo mundo lá percebeu que a gente tinha uma graxa preta "mágica" e queriam saber que marca era.
Na verdade era eu mesmo que fazia a mistura e quando perguntavam eu dizia que foi um balde grande sem marca que ganhei de um amigo, mecânico de máquinas aposentado.

Eu ainda tenho um pouco dessa graxa guardado e uso ela nas revisões dos cubos das minhas bicicletas. Tenho um par de rodas originais da Caloi Aluminum com quase 25 anos de uso que eu desmonto regularmente e está tudo novo.

Da minha experiência pessoal, essa graxa é ideal para os cubos, movimento central e caixa de direção. Não tem água que lave esse lubrificante dentro dos cubos. Para correntes e componentes da transmissão funcionaria bem com uma fórmula com mais grafite e menos graxa, mas continuaria o porém da "tinta". Iria sujar calças e pernas só de pensar nela.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 22:54
Gryphon, é segredo de estado a proporção de um e outro?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2016 as 23:46
Segredo propriamente não é. O problema é lembrar a fórmula depois de 20 anos.
Pelo que me lembro, era algo como 3 (mais provável) ou 4 partes de graxa para 1 de grafite em volume.

Mas tem macete pra misturar. É meio como bater a massa de um bolo. Só que o grafite em pó de qualidade solta uma névoa no ar se você mexe com muita quantidade de uma vez. Tem que ir adicionando aos poucos conforme bate a mistura. Assim, cada pouco que você adiciona vai sendo aderido pela graxa e não solta pó que suja tudo em volta, além de formar uma mistura homogênea mais facilmente.
O ponto dela é de uma graxa comum, mas preta com aquele reflexo típico de grafite de lápis com um leve toque de azul da graxa original.

Grafite eu comprava por quilo. Sabendo onde comprar, um pacote de 1 kg sai pelo mesmo preço dos frasquinhos de 20 gramas que se compra no supermercado. Costuma ter em lojas de ferragens.

Graxa Azul só se usa a original da FAG:
http://www.multiusos.com.br/produto/ofertas/graxa-azul-para-rolamentos-automoveis-fag-500g/FAG
Nenhuma outra a base de sabão de lítio é tão boa. E nenhuma tem o cheiro de sabão em barra como essa.

Uma experiência que eu queria fazer e nunca tive chance foi fazer essa graxa com um pouco de bissulfeto de molibdênio. Ele pode ser interessante no caso da transmissão por corrente porque é um componente que ajuda a expulsar contaminantes como os grãos de pó das superfícies lubrificadas.

Veja que tem graxas grafitadas prontas no mercado. Graxa para homocinética de carro é grafitada, mas não sei e a graxa de base é de sabão de lítio e duvido que tenha a qualidade da graxa azul da FAG.
Tem até em forma de bisnaga com bico de tampa rosqueável que diminui muito a sujeira na hora de aplicar.

A Molykote tem tanto a opção de graxa grafitada como de graxa com bissulfeto de molibdênio (que muita gente chama de Molykote, assim como o pessoal chama lâmina de barbear de "Gillette").
Os produtos dela são de alta qualidade, tem boa fama, ambas usam graxa a base de sabão de lítio, mas nunca usei para saber se é tão boa ou melhor que a que eu faço.
http://lumobras.com.br/molykote/graxa-molykote/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X