Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lubrificação de corrente com óleo de caminhão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lubrificação de corrente com óleo de caminhão

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eacararo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jan 2011
Rio Verde - GO
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eacararo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Lubrificação de corrente com óleo de caminhão
    Postado: 11 Ago 2011 as 16:12
Eae pessoal !

ja pesquisei aqui no forum sobre lubrificação de corrente e outros componenentes e gostaria de saber se alguem aqui usa oleo de "verdade" (rsrs) na lubrificação de correntes e transmissão.

eu uso a bike na terra só no fds msm, ou seja, lavo ela 1 vez por semana e tenho uma preguiça de ir no bikeshop e gastar uns 40 reais em um finish line alguma coisa.

a gente trabalha com transportadora e aqui tem litros, ou melhor, galões de lubrificantes de tds os tipos ... p/ bitrem, carro ... então algum deve fazer o msm trabalho nao ?


ex: rimula x 15w40 para motores diesel de altas temperaturas xD
Voltar ao Topo
Ittenomis Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2011
BHz / MG
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ittenomis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2011 as 16:26
A questão dos óleos automotivos não é sua composição, mas sua viscosidade.
 
A parte da corrente que precisa ser lubrificada não é, na verdade, a parte externa, mas oa área de contato entre os pinos (que funcionam como micro-eixos) e os elos, e entre as paredes dos elos internos com os externos . Só que, para chegar até os pinos, é necessário que os óleos sejam muito finos, e sejam capazes de ficar ali.
 
O problema é que a vasta maioria dos óleos automotivos são viscosos demais para chegar até o elo e, mesmo que cheguem, eles permanecem lubrificando a parte externa da corrente, o que contribui para se ajuntar poeira, terra e outros detritos na corrente.
 
O que algumas pessoas fazem com ótimo resultado é misturar um óleo automotivo com um thinner ou solvente bem leve, apenas para diminuir a viscosidade do óleo, e então aplicar esta mistura na corrente. O óleo penetrará mais facilmente onde precisa e o solvente eventualmente evaporará.
O Sheldon Brown, inclusive fala bem desta técnica e cita  WD40 como um solvente adequado para este uso.
 
Outro método de se fazer o óleo penetrar nos pinos é aplicá-lo sob pressão. Coloque a corrente imersa no óleo em um reservatório que tenha como ser comprimido ou onde você possa colocar ar comprimido. A pressão fará com que o óleo tenha uma boa penetração na corrente.
 
Para questões mecânicas, o óleo automotivo é adequado para a lubrificação dos pinos e elos, pois ele forma a película necessária para diminuição do atrito. O difícil, como já disse, é fazê-lo ir ao lugar certo da corrente.
 
Importante, usando Finish Line ou as abordagens acima, é deixar a corrente descansar pelo menos 1 dia depois de aplicado o lubrificante, para que os solventes possam evaporar. Mesmo Finish Line possui solvente, que é o condutor do lubrificante em si.
Voltar ao Topo
rkyamamoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
Maringá - PR
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rkyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2011 as 16:38
Olá. Sempre usei lubrificante de motor na corrente e com certeza funciona. Em condições normais dá conta do recado tranquilamente.
O problema é em tempo muito seco: a poeira gruda na corrente e acaba tirando a lubrificação.

Edit: Não tinha visto o post do Ittenomis.
Nunca percebi dificuldade de lubrificar internamente. Aparentemente o óleo penentra bem na corrente, pois o pingo de óleo parace ser absorvido pelo elo quando o toca. hehe
Uma dica que ouvi uma vez de um mecânico é misturar óelo de motor com óleo singer, justamente para diminuir um pouco a viscosidade, como o Ittenomis falou.


Editado por rkyamamoto - 11 Ago 2011 as 16:54
Voltar ao Topo
Fram1969 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2008
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fram1969 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2011 as 23:35
Uso óleo de transmissão automotivo na corrente colocando uma gota em cada elo e funciona muito bem!
Voltar ao Topo
tucuna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Joao Pessoa-PB
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tucuna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2011 as 14:31

Tenho os finish line teflon umido (verde) e seco (vermelho), qto ao verde confesso que não senti diferença em relação ao óleo sintético de motor que usava (a não ser pelo preço), fica melecado do mesmo jeito e tem que limpar o excesso (alias eh recomendação da finish line).

O vermelho c/ teflon, realmente fica bem seco e gruda muito pouca areia. Por conta da corrente ficar aparentemente seca, parece que não vai dar conta do recado.

Tenho usado mais o finish line seco para lubrificar as bengalas da suspenção.

T+

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X