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Lubrificação de corrente com óleo de caminhão |
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eacararo
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Cadastrado em: 07 Jan 2011 Rio Verde - GO Offline Mensagens:140 |
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Postado: 11 Ago 2011 as 16:12 |
Eae pessoal !
ja pesquisei aqui no forum sobre lubrificação de corrente e outros componenentes e gostaria de saber se alguem aqui usa oleo de "verdade" (rsrs) na lubrificação de correntes e transmissão. eu uso a bike na terra só no fds msm, ou seja, lavo ela 1 vez por semana e tenho uma preguiça de ir no bikeshop e gastar uns 40 reais em um finish line alguma coisa. a gente trabalha com transportadora e aqui tem litros, ou melhor, galões de lubrificantes de tds os tipos ... p/ bitrem, carro ... então algum deve fazer o msm trabalho nao ? ex: rimula x 15w40 para motores diesel de altas temperaturas xD |
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Ittenomis
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Cadastrado em: 30 Mai 2011 BHz / MG Offline Mensagens:240 |
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A questão dos óleos automotivos não é sua composição, mas sua viscosidade.
A parte da corrente que precisa ser lubrificada não é, na verdade, a parte externa, mas oa área de contato entre os pinos (que funcionam como micro-eixos) e os elos, e entre as paredes dos elos internos com os externos . Só que, para chegar até os pinos, é necessário que os óleos sejam muito finos, e sejam capazes de ficar ali.
O problema é que a vasta maioria dos óleos automotivos são viscosos demais para chegar até o elo e, mesmo que cheguem, eles permanecem lubrificando a parte externa da corrente, o que contribui para se ajuntar poeira, terra e outros detritos na corrente.
O que algumas pessoas fazem com ótimo resultado é misturar um óleo automotivo com um thinner ou solvente bem leve, apenas para diminuir a viscosidade do óleo, e então aplicar esta mistura na corrente. O óleo penetrará mais facilmente onde precisa e o solvente eventualmente evaporará.
O Sheldon Brown, inclusive fala bem desta técnica e cita WD40 como um solvente adequado para este uso.
Outro método de se fazer o óleo penetrar nos pinos é aplicá-lo sob pressão. Coloque a corrente imersa no óleo em um reservatório que tenha como ser comprimido ou onde você possa colocar ar comprimido. A pressão fará com que o óleo tenha uma boa penetração na corrente.
Para questões mecânicas, o óleo automotivo é adequado para a lubrificação dos pinos e elos, pois ele forma a película necessária para diminuição do atrito. O difícil, como já disse, é fazê-lo ir ao lugar certo da corrente.
Importante, usando Finish Line ou as abordagens acima, é deixar a corrente descansar pelo menos 1 dia depois de aplicado o lubrificante, para que os solventes possam evaporar. Mesmo Finish Line possui solvente, que é o condutor do lubrificante em si.
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rkyamamoto
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Cadastrado em: 12 Mar 2010 Maringá - PR Offline Mensagens:203 |
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Olá. Sempre usei lubrificante de motor na corrente e com certeza funciona. Em condições normais dá conta do recado tranquilamente.
O problema é em tempo muito seco: a poeira gruda na corrente e acaba tirando a lubrificação. Edit: Não tinha visto o post do Ittenomis. Nunca percebi dificuldade de lubrificar internamente. Aparentemente o óleo penentra bem na corrente, pois o pingo de óleo parace ser absorvido pelo elo quando o toca. hehe Uma dica que ouvi uma vez de um mecânico é misturar óelo de motor com óleo singer, justamente para diminuir um pouco a viscosidade, como o Ittenomis falou. Editado por rkyamamoto - 11 Ago 2011 as 16:54 |
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Fram1969
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Cadastrado em: 04 Abr 2008 Goiânia - GO Offline Mensagens:160 |
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Uso óleo de transmissão automotivo na corrente colocando uma gota em cada elo e funciona muito bem!
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tucuna
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Cadastrado em: 01 Abr 2010 Joao Pessoa-PB Offline Mensagens:167 |
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Tenho os finish line teflon umido (verde) e seco (vermelho), qto ao verde confesso que não senti diferença em relação ao óleo sintético de motor que usava (a não ser pelo preço), fica melecado do mesmo jeito e tem que limpar o excesso (alias eh recomendação da finish line). O vermelho c/ teflon, realmente fica bem seco e gruda muito pouca areia. Por conta da corrente ficar aparentemente seca, parece que não vai dar conta do recado. Tenho usado mais o finish line seco para lubrificar as bengalas da suspenção. T+ |
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