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Lubrificação de conduítes de teflon

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ricardoxem Ver Drop Down
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    Enviado: 24 Jun 2012 as 19:07
Olá Pessoal, 

Estou com uma dúvida sobre a manutenção da bike.

Após uma lavagem ou limpeza, costuma-se fazer a lubrificação.

Minha dúvida é se os cabos que correm em conduítes de teflon devem ser lubrificados? E o lubrificante seria o mesmo óleo de corrente?

Abraço,
Ricardo.
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dudu666 Ver Drop Down
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Os meus conduites, não sei se são de Teflon, mas eu sempre lubrifiquei os cabos depois da limpeza com Finish Line de teflon.
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
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Nenzo Ver Drop Down


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geralmente os mecanico passam uma graxinha no cabo antes de enfiar ele no conduite
 
 
sabe aquele `parufuso` que fica na manete do freio(que regula um pouco tensao do cabo)? se voce girar ele vai ve que uma parte eh aberta
 
uma mecanico uma vez falo pra min que aquela abertura eh pra lubrificar e na chuva tem que fica virado pra baixo se nao tira a lubrificao dos conduites/cabo e quando se quiser lubrificar o conduite voce pode jogar um oleo por ali que vai lubrifcar o conduite todo (ele jogava oleo de motor 50)


Editado por Nenzo - 25 Jun 2012 as 11:12
o negocio eh pedala
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ricardoxem Ver Drop Down
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Originalmente Postado por dudu666 dudu666 Escreveu:

Os meus conduites, não sei se são de Teflon, mas eu sempre lubrifiquei os cabos depois da limpeza com Finish Line de teflon.

Olá Dudu,

Os conduítes comuns, com arame helicoidal são estes:


Já os conduítes com teflon são estes:


Basicamente a vantagem é que o segundo possui fios em teflon que diminuem o atrito do cabo com o conduíte, fazendo com que a alavanca de freio fique mais leve ao ser pressionada.

Ultimamente eu tenho usado os de teflon pelo fato de terem esta vantagem e custarem bem barato.

O que eu queria saber é se, pelo fato de reduzirem o atrito, ainda sim é necessário introduzir o lubrificante?


Abração,
Ricardo.
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allmondega Ver Drop Down
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Recomendação atual para cabos com teflon é não passar nada. O próprio material antiaderente do conduíte junto com o cabo inox, ambos sem dobras ou amassos, já desliza o suficiente. Qualquer coisa que puser ali junta sujeira e atrapalha o funcionamento.
Sempre lubrifiquei com um monte de produtos e nunca deu muito certo, depois que vi essa dica aqui testei e aprovei. Funciona muito bem.
Até os macacos caem das árvores
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Nenzo Ver Drop Down


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Originalmente Postado por ricardoxem ricardoxem Escreveu:


O que eu queria saber é se, pelo fato de reduzirem o atrito, ainda sim é necessário introduzir o lubrificante?
 
concerteza os dois precisam de lubrificacao
 
Originalmente Postado por allmondega allmondega Escreveu:

Recomendação atual para cabos com teflon é não passar nada. O próprio material antiaderente do conduíte junto com o cabo inox, ambos sem dobras ou amassos, já desliza o suficiente. Qualquer coisa que puser ali junta sujeira e atrapalha o funcionamento.
Sempre lubrifiquei com um monte de produtos e nunca deu muito certo, depois que vi essa dica aqui testei e aprovei. Funciona muito bem.
 
sempre que vi oo mecanicos instalando conduites e cabo eles sempre passaram uma graxinha no cabo de aco, acredito eu que nao seja necessario mais que vai te da uma freiada mais leve vai
 
pra juntar sujeira dentro dos conduites eh meio dificil ne nao? nunca vi conduite sujo de terra  na hora de trocar, mais tambem nao faco muito trilha no barro e meu quadro nao tem aquelas partes em que o cabo fica exposto


Editado por Nenzo - 25 Jun 2012 as 12:24
o negocio eh pedala
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allmondega Ver Drop Down
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A maioria dos mecânicos só repete o que viu a vida toda e raramente tenta alguma coisa nova.

A sujeira entra no sistema de cabo e conduíte pelos espaços de cabos expostos nos trechos de quadro. Câmbios que usam conduíte interiço não oxidam nem sujam o cabo.

Quando monta com óleo ou graxa ou qualquer outro lubrificante, na hora fica muito bom e durante algum tempo também mas depois a lubrificação escorre para as partes de cabos expostos e começa a juntar sujeira que vai parar dentro dos conduítes quando se passa as marchas.  

Vi tem muito tempo aqui no fórum uma dica de montar cabos inox e conduítes de teflon sem nada e testei. Depois de muito tempo usando ainda funciona bem e quando tem que limpar passa só um pano com detergente nos cabos e monta sem nada de novo.
Parece estranho, e é um hábito antigo lubrificar conduítes mas testa que sem nada é melhor.    
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ricardoxem Ver Drop Down
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Originalmente Postado por allmondega allmondega Escreveu:

A maioria dos mecânicos só repete o que viu a vida toda e raramente tenta alguma coisa nova.

A sujeira entra no sistema de cabo e conduíte pelos espaços de cabos expostos nos trechos de quadro. Câmbios que usam conduíte interiço não oxidam nem sujam o cabo.

Quando monta com óleo ou graxa ou qualquer outro lubrificante, na hora fica muito bom e durante algum tempo também mas depois a lubrificação escorre para as partes de cabos expostos e começa a juntar sujeira que vai parar dentro dos conduítes quando se passa as marchas.  

Vi tem muito tempo aqui no fórum uma dica de montar cabos inox e conduítes de teflon sem nada e testei. Depois de muito tempo usando ainda funciona bem e quando tem que limpar passa só um pano com detergente nos cabos e monta sem nada de novo.
Parece estranho, e é um hábito antigo lubrificar conduítes mas testa que sem nada é melhor.    

Legal Allmondega,

Informação importante vinda da experiência de quem já testou.

Obrigado pela ajuda,
Ricardo.


Editado por ricardoxem - 25 Jun 2012 as 12:45
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ruiz107 Ver Drop Down
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Na verdade...
Originalmente Postado por ricardoxem ricardoxem Escreveu:

Os conduítes comuns, com arame helicoidal são estes:



Esses conduítes são normalmente usados em freios.
Citação de


Já esses são normalmente usados em câmbios. Esses "fios" que você vê não são de teflon, são de aço normal. A diferença entre eles é que o segundo é bem mais rígido que o primeiro, porém ele não deve ser usado em freios pois se houver muita pressão no cabo ele pode abrir.

A maneira correta de montar cabos e conduítes é usando o conduíte grosso para freios e o fino para câmbios, assim como escolher os cabos apropriados.

Edit: Retirei as informações incorretas


Editado por ruiz107 - 25 Jun 2012 as 22:12
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ricardoxem Ver Drop Down
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Originalmente Postado por ruiz107 ruiz107 Escreveu:

Na verdade...
Originalmente Postado por ricardoxem ricardoxem Escreveu:

Os conduítes comuns, com arame helicoidal são estes:



Esses conduítes são normalmente usados em freios.
Citação de


Já esses são normalmente usados em câmbios. Esses "fios" que você vê não são de teflon, são de aço normal. A diferença entre eles é que o segundo é bem mais rígido que o primeiro, porém ele não deve ser usado em freios pois se houver muita pressão no cabo ele pode abrir.

Teflon é um material usado apenas como cobertura de materiais metálicos para criar uma superfície com menos atrito. Eu tenho quase certeza que NÃO EXISTE conduíte com teflon, e estes que os vendedores informam são apenas para enganar trouxa. Os conduítes não possuem teflon, mas sim uma capa plástica interna que serve para o cabo escorregar com facilidade.

O que existe são cabos com cobertura de teflon que são aqueles pretos.

Ruiz, vou tentar confirmar essas informações.

Mas adianto que na minha Caloi Alluminun, veio de fábrica com esse conduíte (supostamente de teflon) tanto nos câmbios quanto nos freios. Foi só alegria.

Para minha outra bike, fui trocar os cabos e conduítes semana retrasada e o vendedor da loja me disse teflon também.

Se alguém mais puder opinar, agradeço muito.

Abraço,
Ricardo.
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allmondega Ver Drop Down
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Como eu já disse é muito difícil mudar hábitos. Tentar algo novo está fora de cogitação para alguns. Repetição não é experiência.
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allmondega Ver Drop Down
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Ricardo conduíte de teflon tem um tubo de PTFE Teflon dentro para diminuir o atrito. Os conduítes que você mostrou são de fato um de câmbio e outro de uso misto. 
Os de uso exclusivo em câmbio, tem os fios na horizontal e não devem ser usados para cabos de freio porque rompem as terminações. Os de fios chato espiral podem ser usados em ambas as partes.

Ruiz a sua maneira tradicional e obsoleta de montar não é a única correta.



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ruiz107 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por allmondega allmondega Escreveu:

Ruiz a sua maneira tradicional e obsoleta de montar não é a única correta.

Uai existe alguma outra forma de montar? rs
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velocycle Ver Drop Down
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O que o mestre Sheldon fala:
 

Lubrication

Cable Lubrication

In the old days, before the development of plastic-lined housing, it was necessary to coat the inner cable with light grease or heavy oil.

Modern plastic-lined cables have made the use of grease inappropriate, because the viscosity of the grease makes for sluggish cable movement. This is a more critical concern with modern brake and gear systems that use weaker return springs, and with indexed shifting in general.

Many manufacturers now recommend against using any lubrication on cables. It certainly should be avoided in the case of sealed systems such as Gore-Tex ®. Bicycles used in wet conditions, however, will often benefit by the application of a bit of oil, more as a rust-preventive than as a lubricant. The area of particular concern is the short loop of housing which carries the rear derailer cable around from the chainstay to the derailer.

Some bicycles provide awkward cable routing which forces housing to enter cable stops/adjusting barrels at a fairly sharp angle. This is particularly common on rear cantilever brakes. It often helps to put a bit of grease on the bit of cable that runs through such fittings.

 
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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Nenzo Ver Drop Down


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velocycle muito bom seu post pena que em ingles eh fod! a maioria da galera nao fala/le fluentemente apesar de eu entender um pouco nunca entendo tudo
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ruiz107 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por velocycle velocycle Escreveu:

O que o mestre Sheldon fala:
 

Lubrication

Cable Lubrication

In the old days, before the development of plastic-lined housing, it was necessary to coat the inner cable with light grease or heavy oil.

Modern plastic-lined cables have made the use of grease inappropriate, because the viscosity of the grease makes for sluggish cable movement. This is a more critical concern with modern brake and gear systems that use weaker return springs, and with indexed shifting in general.

Many manufacturers now recommend against using any lubrication on cables. It certainly should be avoided in the case of sealed systems such as Gore-Tex ®. Bicycles used in wet conditions, however, will often benefit by the application of a bit of oil, more as a rust-preventive than as a lubricant. The area of particular concern is the short loop of housing which carries the rear derailer cable around from the chainstay to the derailer.

Some bicycles provide awkward cable routing which forces housing to enter cable stops/adjusting barrels at a fairly sharp angle. This is particularly common on rear cantilever brakes. It often helps to put a bit of grease on the bit of cable that runs through such fittings.

 

Faz sentido!!

Então um pouquinho de óleo só pra proteger o cabo contra ferrugem e já era :) Vivendo e aprendendo

Eu havia recomendado engraxar o cabo pois uma vez levei minha bike numa bicicletaria muito boa de campinas, e o pessoal ali passou graxa branca finish line. Mas realmente se for pensar a graxa só serve pra deixar o cabo mais preso mesmo.


Editado por ruiz107 - 25 Jun 2012 as 17:58
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ricsette Ver Drop Down


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pessoal sou técnico de manutenção industrial e trabalhei na área por muitos anos e sempre temos na industria materiais e tecnologias semelhantes com as usadas em veículos e no caso bikes.
pelo que entendo não precisa lubrificar, pois o teflon já tem como característica a superfície lisa , que causa menos atrito... aqui qualquer lubrificante mais sólido ou expeço pode causar o acumulo de grão de areia ou poeira que com o tempo podem contribuir para o aparecimento de ranhuras ,ai o tiro sai pela culatra né.
acho que no máximo uma proteção contra ferrugem do cabo mesmo.
abraço
ricardo sette
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ricardoxem Ver Drop Down
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Originalmente Postado por velocycle velocycle Escreveu:

O que o mestre Sheldon fala:
 

Lubrication

Cable Lubrication

In the old days, before the development of plastic-lined housing, it was necessary to coat the inner cable with light grease or heavy oil.

Modern plastic-lined cables have made the use of grease inappropriate, because the viscosity of the grease makes for sluggish cable movement. This is a more critical concern with modern brake and gear systems that use weaker return springs, and with indexed shifting in general.

Many manufacturers now recommend against using any lubrication on cables. It certainly should be avoided in the case of sealed systems such as Gore-Tex ®. Bicycles used in wet conditions, however, will often benefit by the application of a bit of oil, more as a rust-preventive than as a lubricant. The area of particular concern is the short loop of housing which carries the rear derailer cable around from the chainstay to the derailer.

Some bicycles provide awkward cable routing which forces housing to enter cable stops/adjusting barrels at a fairly sharp angle. This is particularly common on rear cantilever brakes. It often helps to put a bit of grease on the bit of cable that runs through such fittings.

 

Nenzo, 

basicamente o que o Sheldon Brown diz neste post é que no passado, com produtos que não eram revestidos de plástico, era necessária a lubrificação dos cabos.

Hoje não é recomendada a lubrificação por diversos motivos citados. A própria viscosidade da graxa dificulta o movimento do cabo.

A lubrificação de partes expostas do cabo, com apenas um pouquinho de óleo, só é recomendada para bike que são utilizadas em situações de muita água.

Bikes que utilizam Cantlevers, também é recomendado a utilização de uma película de graxa. Devido a torções.



Galera, obrigado pelo post. Leio muito o site do Sheldon Brown, mas ainda não tinha lido esta página.

Resumindo. Não é necessária a lubrificação.

Abração,
Ricardo.
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Originalmente Postado por ricsette ricsette Escreveu:

pessoal sou técnico de manutenção industrial e trabalhei na área por muitos anos e sempre temos na industria materiais e tecnologias semelhantes com as usadas em veículos e no caso bikes.
pelo que entendo não precisa lubrificar, pois o teflon já tem como característica a superfície lisa , que causa menos atrito... aqui qualquer lubrificante mais sólido ou expeço pode causar o acumulo de grão de areia ou poeira que com o tempo podem contribuir para o aparecimento de ranhuras ,ai o tiro sai pela culatra né.
acho que no máximo uma proteção contra ferrugem do cabo mesmo.

Obrigado pela explicação ricsette. Realmente podemos concluir que a lubrificação nesses casos pode só prejudicar.

Abração,
Ricardo.
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allmondega Ver Drop Down
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Venho montando cabos e conduítes sem nada já tem uns três anos. Os resultados são ótimos.
 O macete é sempre trocar cabo e conduíte junto, evitar dobras, cortar no tamanho certo e para ficar perfeito tem como selar as partes expostas com tubo termo retrátil. 
Nas bikes montadas assim os cabos duram muito tempo sem precisar de manutenção.



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tcw Ver Drop Down
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aproveitando...de quanto em quanto tempo vcs trocam cabos e conduítes?
Soul SL500/FSA Xc/Proshock E80R/Alívio 24V/Deore/Vzan Extreme
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DONALDY Ver Drop Down
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onde encontro esses "tubo termo retrátil"
também parei de usar lubrificantes nos conduítes 
na revista Bicicleta tinha uma matéria que falava sobre isso e dizia que em conduítes de "teflon" não se deve passar nada 

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ricardoxem Ver Drop Down
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Originalmente Postado por tcw tcw Escreveu:

aproveitando...de quanto em quanto tempo vcs trocam cabos e conduítes?

Eu possuo duas bikes, uma para o dia-a-dia e outra para trilhas e cicloviagens. A bike urbana é bem mais utilizada, então acabo fazendo troca de cabos e conduítes a cada 6 meses. 

Sempre junto com uma revisão geral. Troco cabos, conduítes e sapatas de freio. Itens bastante exigidos mas que não costumamos verificar com frequência.

Na outra bike costumo trocar a cada ano.

Agora adquiri um ciclocomputador para cada uma. Vou começar a fazer a manutenção preventiva e troca das peças por quilometragem.

Abraço,
Ricardo.


Editado por ricardoxem - 25 Jun 2012 as 19:31
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velocycle Ver Drop Down
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Para quem gostou do posts sobre lubrificação ou/não dos cabos e conduítes, e quer se aprofundar mais, aqui abaixo vai um link com uma verdadeira aula sobre a importância destes itens pouco valorizados, onde é abordado tamanho correto, tipo de conduíte, utilização entre outras coisas que podem e influênciam na passagem de marchas e frenagem da bicicleta.
 
Esta em inglês, para quem não manja um pouco utilizem o google translate, não é uma maravilha mas da para entenderem alguma coisa.
 
Tudo sobre conduítes e cabos - Sheldon Brown
 
Posso dizer que melhora e muito, utilizar bons conduítes e cabos, assim como seguir todas as dicas nesta página do Sheldon sobre tamanho correto, conduíte correto entre outras coisas, que se observarmos bem no dia-a-dia são poucas as bicicletas que tem estes itens montados corretamente.
 
 
 


Editado por velocycle - 25 Jun 2012 as 20:22
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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yurininja Ver Drop Down


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Finish Line Stanchion Lube!!!!!

Já montei seco, com graxa (vários tipos), com óleo Finish Line, com óleo Singer, com óleo grosso, com WD40, com barro e devo ter montado com mais algumas coisas que não lembro agora.

De tudo isso, a pior coisa que usei foi uma graxa da ParkTool (PT1000) que é bem viscosa (e eu entupi dela!). Terminei de montar cabos e conduítes novos e quando apertava os manetes eles nem voltavam.... Tive que limpar tudo e montar levemente lubrificado. Depois que experimentei o Finish Line Stanchion Lube nos conduítes minha vida mudou.

A título de informação, Teflon é uma patente da DuPont, é o nome comercial pelo qual o polímero PTFE é mundialmente conhecido. O PTFE possui nada mais do que o menor coeficiente de atrito existente entre todos os materiais sólidos (0,04 para Teflon / aço). Algo bem interessante é que, para este material, o coeficiente de atrito estático tem o mesmo valor do coeficiente de atrito dinâmico. Existem lubrificantes para correntes a base de PTFE (eu utilizo um que na minha opinião, é "O LUBRIFICANTE").
Aqui uma tabela de coeficientes de atrito.
O Finish Line Stanchion Lube é um produto que, segundo a própria DuPont, diminui o atrito até mesmo em superfícies revestidas com Teflon.

PS. A fenda no parafuso e porca de regulagem dos cabos, logo que saem dos manetes/shifters, só tem uma única função: Permitir a instalação retirada dos cabos sem a necessidade de passa-los pelos parafusos.
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yurininja Ver Drop Down


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DONALDY, conduíte termoretrátil vc encontra em casa de produtos eletrônicos.

Eu montei uma bike "selada" com estes conduítes, ficou um tesão, tudo vedado mesmo. Dá pra mergulhar ela que praticamente não entra água nos conduítes....... agora pergunte se eu fiz isso na minha!
Tive tanto trabalho para fazer um serviço de primeira na bike deste amigo que até peguei raiva, na minha uso o produto que citei acima e, quando ficar feia a coisa, trocarei os cabos e conduítes. Uso BB7 freios mecânicos.
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zeca Ver Drop Down
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Tri Flow, aquele com a agulha aplicadora sempre no inicio e no final dos cabos. O formato caneta é muito pratico mas é diificil de encontrar.
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ricardoxem Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ricardoxem Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jun 2012 as 20:56
Show,

obrigado pelas informações galera!!!

Abraço,
Ricardo.
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dagombb Ver Drop Down
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Originalmente Postado por allmondega allmondega Escreveu:

Venho montando cabos e conduítes sem nada já tem uns três anos. Os resultados são ótimos.
 O macete é sempre trocar cabo e conduíte junto, evitar dobras, cortar no tamanho certo e para ficar perfeito tem como selar as partes expostas com tubo termo retrátil. 
Nas bikes montadas assim os cabos duram muito tempo sem precisar de manutenção.

Sobre não lubrificar os cabos em conduites de teflon já era algo que conhecia há algum tempo. Agora sua ideia do termo retrátil é show de bola. Nunca achei bonito passar conduite direto de um ponto ao outro, acho tosco. Mas essa ai ficou 10.

Valeu o post Clap
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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jun 2012 as 06:59
Nas minhas bikes eu costumo trocar os cabos a cada 12 meses.
 
Caso a bike tenha sido usada em condições extremas (barro, muita chuva), a troca é feita a cada seis meses. 
 
Não custa muito caro e fica muito melhor do que qualquer lubrificação.
 
Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

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ricardoxem Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ricardoxem Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jun 2012 as 10:21
Originalmente Postado por marcos_netto marcos_netto Escreveu:

Nas minhas bikes eu costumo trocar os cabos a cada 12 meses.
 
Caso a bike tenha sido usada em condições extremas (barro, muita chuva), a troca é feita a cada seis meses. 
 
Não custa muito caro e fica muito melhor do que qualquer lubrificação.
 
Abraço!

Olá Marcos, legal a dica. 

Também costumo fazer desta forma.

Abraço,
Ricardo.
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allmondega Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de allmondega Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jun 2012 as 15:28
Sobre prazo de troca eu não tenho um certo, porque quando você monta o conduíte selado dura bem mais tempo do que o normal, mesmo fazendo trilha. 
Geralmente só  troco cabos e conduítes quando as trocas ficam prejudicadas ou quando preciso substituir alguma parte do sistema como câmbio ou trocador. 
Tem mais ou menos uns quatro anos que comecei a montar dessa forma e tem bike que ficou mais de três anos sem precisar mexer nisso.
Quanto a instalação dos termo retrátil tenho duas formas de fazer isso. Uma mais trabalhosa indicada para bikes que fazem trilha  é passar o termo por dentro do suporte de conduíte do quadro como está na foto da Astro.
Outra mais simples que uso nas bikes de asfalto e urbanas é simplesmente por pedaços de termo retrátil cobrindo os trechos expostos de cabo mas sem encaixar nada. É fácil e rápido protege o cabo e a pintura do quadro.
Até os macacos caem das árvores
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hornet Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hornet Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Out 2012 as 09:58
Sobre o termo retrátil, já tive dificuldades de encaixar as bordas dos conduítes sem nada. 
Com o termo retrátil ali, deve ser quase impossivel de encaixar. E depois será que ele não rasga naquela região que foi "forçado"?

Adorei a idéia, e com certeza irei aprontar isso mais pra frente.

ABS
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leogalvani Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leogalvani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Out 2013 as 17:34
Pessoal, 

instalei na minha bike um kit jagwire ripcord como esse:  http://www.ebay.com/itmEW-Jagwire-Ripcord-DIY-Derailleur-Kit-4mm-Green-/200948177973?pt=UK_ssleisure_cycling_bikeparts_SR&hash=item2ec971dc35 - http://www.ebay.com/itm/NEW-Jagwire-Ripcord-DIY-Derailleur-Kit-4mm-Green-/200948177973?pt=UK_sportsleisure_cycling_bikeparts_SR&hash=item2ec971dc35 sem lubrificação extra (já vem lubrificado) nem nada. Somente segui as instruções do fabricante.

Resultado: um sistema de marchas super macio e funcional. Benefício: já está instalado há mais de 20 meses sem qualquer manutenção e as marchas continuam funcionando tão bem quanto no dia da instalação. O melhor: voce não fica na mão no meio da trilha tendo que ajustar o cabo pelo parafuso do passador (o que é um saco) e o sistema não desalinha.

Não tenho frescura com a bike, e ando na chuva, lama, poeira de minério... o que aparecer pela frente! A última empreitada, foi a edição 2013 do X-Terra Tiradentes... ou diria-se X-lama?!?! (rs)

Para se ter uma ideia, mandei a bike para uma revisão geral (de bike full), e pedi para o mecânico não soltar ou sequer mexer na tensão dos cabos. A bike voltou novinha da revisão, com os pivots lubrificados e tal, e as marchas do mesmo jeito do dia da instalação do kit.

O set da bike? uma giant trance X com cambios XTR e passadores XT. Freios à disco, então cabos, só os das marchas.

Pode ser até caro, mas vale a pena MESMO!

abs.
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JASilveira Ver Drop Down
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Dando uma desenterrada no tópico.
Achei esse artigo e pode ser bem útil.

http://pedaleria.com/conduites/
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lmcardinali Ver Drop Down

Restrito

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Uso grafite em pó, excelente e não gruda sujeira.
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