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Linha de Corrente

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anjovoodoo Ver Drop Down
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    Enviado: 06 Dez 2016 as 16:29
Pessoal boa tarde! Estou montando uma bike híbrida para ir e vir ao trabalho e estou um pouco preocupado pra comprar o movimento central. Eu comprei um pedivela TSW 53X39 e ele veio sem manual, sendo assim não tenho como saber qual a distância correta dele para o quadro, e assim não tenho como saber qual tamanho do eixo do movimento central. O quadro é um Venzo Sprinter R5 que é um quadro de speed, então penso que o movimento seria de 110 ou 113mm. Tem alguma maneira de verificar o alinhamento entre coroa e cassete somente no visual. Na minha MTB noto que a coroa do meio fica alinhada com o centro do cassete, seria esse o alinhamento ideal? No caso da speed alinhar o centro do cassete com o meio das duas coroas do pedivela?
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anjovoodoo Ver Drop Down
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Registrado: 03 Mar 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de anjovoodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Dez 2016 as 22:04
Ninguém pra responder?
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newhouse Ver Drop Down
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Registrado: 01 Set 2011
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newhouse Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Dez 2016 as 09:30
A linha de corrente não tem muito segredo, existe um valor padrão medido a partir do seattube. A maioria dos quadro de estrada aceitam movimento central de 110 sem problemas, alguns quadros de mtb também. Como vc vai usar um quadro de estrada, acredito que o correto seria 110, mas você pode usar 113 também.

A questão do movimento central ajuda muito no ajuste de marchas, mas não é determinante. Uma vez um infeliz de um mecânico colocou um central 122 na minha hibrida que usa coroa dupla, um desastre. Porem a bike rodou normalmente, a unica diferença que sentia era nas marchas mais leves do k7 que estavam mais difíceis de regular e a coroa maior que as vezes custava a entrar, mas rodei assim por meses e não tive problemas. Depois que eu descobri o problema, troquei por um de 113 e tudo ficou OK.

Se vc quiser, acho que este video tem uma explicação bacana:

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43679 Ver Drop Down
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No caso de speeds,se for 2 coroas é 113mm,se for 3,é 115mm.
Ma pera,se for um pedivela compacto,50/34,pode tentar o 110mm.

Nao,nao tem como dizer muito mais que isto.O pedivela Alivio M430,de mtb,usa o 113mm,tanto na versao Octa qto ponta quadrada.
Qual a diferença do 113mm de MTB pro 113mm de speed?o de MTB é 68mm e o de speed é 73mm.No caso dos Hollowtreco,tem os 3 espaçadores,agora ja sabe pra que servem).
SIm,sao diferentes.Eu comprei um 113mm pra minha merdabike,e nao sabia.o pedivela da direita ta 5mm mais pra dentro q o da esquerda.Mas ate ficou melhor a linha de corrente
E nao,pedivelas sem marca sao foda.O meu é um chines xingling,foi sorte o 113mm ainda da certo...

Mais do que isto?N
Conhece uma boa loja de bikes?Va la.Peça pra por o 113mmx73mm.O 68mm pode deixar o pedivela um pouco mais pra fora,mas como tem amenor 39d,sera ate melhor.
Porque digo va e teste?Porque eu vi noas anuncios estes quadros mais baratos pra speed tao vindo com caixa 68mm.

Corrijao ai se eu errei algo
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borokite Ver Drop Down


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Marília
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2017 as 17:28
Boa tarde pessoal. Troquei o quadro da minha bike e não medi a linha de corrente como estava antes e agora estou com dúvidas. estou com um quadro First Atrixx e um pedivela x-time 3x integrado. Media a linha de corrente e esta batendo 43mm mas parece que o cambio dianteiro não chega na ultima coroa (maior) e a marcha não passa. Antes no outro quadro funcionava perfeitamente (quadro First Austen), se eu tirar o anel da caixa e jogar para o outro lado ele vai chegar tranquilamente mas aí vai diminuir a linha de corrente mais um pouco, provavelmente chegando nos 40mm. Infelizmente não ví como estava no outro quadro e não acho em nenhum local a medida desse conjutno. Alguém pode me ajudar? Obrigado.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Dez 2017 as 12:21
Já soltou o parafuso H que limita o câmbio ?
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borokite Ver Drop Down


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Marília
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Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Já soltou o parafuso H que limita o câmbio ?

Já soltei mas vou ver com mais calma hoje a noite. Lí que a média do chainline para MTB é 45mm e a minha esta com 43, creio que menos que isso irei desbalancear o movimento central.
Estou usando 2 aneis do lado oposto aos volantes e 1 anel do lado do volante.
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borokite Ver Drop Down


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Marília
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2017 as 09:49
Pessoal, consegui regular mas estou reparando uma coisa, minha bike é 30v como falei, x-time, já tinha esse conjunto em outro quadro e tive de substituir por um outro pois deu problema na pintura de fábrica.
Tive de soltar o parafuso do limitador externo ao máximo para conseguir fazer chegar a corrente no disco grande. Medi a distancia da ponta do pedivela no lado interna até o quadro e ambos os lados estão iguais, se não estão iguais esta muito próximo, chainline esta com 43mm, o detalhe que parece que a passagem das marchas do cambio traseiro parece que não esta 100%, as vezes dá uma enroscada. Ví um vídeo onde dizia que o padrão das MTB de chainline era 45mm e principalmente nas bikes de 30v onde a corrente é mais fina essa diferença pode influenciar muito. Seria melhor eu tentar jogar o chainline para 45mm para tentar melhorar essa passagem de marchas? Já tentei todas as regulagens possíveis e não consegui.
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dionei Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dionei Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Dez 2017 as 10:44
Originalmente Postado por borokite borokite Escreveu:

Pessoal, consegui regular mas estou reparando uma coisa, minha bike é 30v como falei, x-time, já tinha esse conjunto em outro quadro e tive de substituir por um outro pois deu problema na pintura de fábrica.
Tive de soltar o parafuso do limitador externo ao máximo para conseguir fazer chegar a corrente no disco grande. Medi a distancia da ponta do pedivela no lado interna até o quadro e ambos os lados estão iguais, se não estão iguais esta muito próximo, chainline esta com 43mm, o detalhe que parece que a passagem das marchas do cambio traseiro parece que não esta 100%, as vezes dá uma enroscada. Ví um vídeo onde dizia que o padrão das MTB de chainline era 45mm e principalmente nas bikes de 30v onde a corrente é mais fina essa diferença pode influenciar muito. Seria melhor eu tentar jogar o chainline para 45mm para tentar melhorar essa passagem de marchas? Já tentei todas as regulagens possíveis e não consegui.

vc tem a chave de soltar/instalar o central?
se tiver, dá uma olhada no lado esquerdo do teu central, deve ter um ou dois espaçadores ali. Tira um (ou dois) deles, joga pro outro lado e veja se melhora o ajuste :)

editando -
nao tinha lido as mensagens anteriores, desculpe!
tenta medir o central da tua roda traseira, pra ter uma nocao melhor de como pode deixar o pedivela
o mais comum seria ter dois espaçadores do lado do pedivela, que te deixaria nos 45mm de chainline mesmo
depois de soltar o limitador h, tentou puxar o cambio na mao mesmo pra ver se entrava na ultima coroa?





Editado por dionei - 05 Dez 2017 as 10:48
O importante é o caminho :)
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belo horizonte
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Se com 43 já está no limite do alcance com 45 é perigoso nem passar.
O correto seria vc olhar no manual qual é a linha desse pedivela.
Se não tiver manual na internet da uma olhada por trás da bicicleta , a coroa do meio tem que ficar na reta do meio do cassete.
Mais realmente as da shimano giram nessa faixa ai 45-50 , é estranho o câmbio ter tanta dificuldade pra alcançar a grande , já pus câmbio em bikes que estavam com o chain bem pior que isso.
Confira tbm o alinhamento do cage , ele tem que ficar paralelo com as coroas , e a parte externa do cage quando passa por cima da maior é coisa de 3 mm (nos shimano pelo menos).
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borokite Ver Drop Down


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Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Se com 43 já está no limite do alcance com 45 é perigoso nem passar.
O correto seria vc olhar no manual qual é a linha desse pedivela.
Se não tiver manual na internet da uma olhada por trás da bicicleta , a coroa do meio tem que ficar na reta do meio do cassete.
Mais realmente as da shimano giram nessa faixa ai 45-50 , é estranho o câmbio ter tanta dificuldade pra alcançar a grande , já pus câmbio em bikes que estavam com o chain bem pior que isso.
Confira tbm o alinhamento do cage , ele tem que ficar paralelo com as coroas , e a parte externa do cage quando passa por cima da maior é coisa de 3 mm (nos shimano pelo menos).

Pô galera... foi observar com mais calma agora, pois estava mexendo na bike ontem a noite, olhei e ví que mesmo no volante do meio e no meio da catraca, estava bem torta a corrente, na verdade eu tinha 37mm do volante do meio até o tubo + 16mm (tubo 32mm/2) = TOTAL 53mm e não 43mm como eu tinha falado, tirei os 2 aneis do lado do volante e joguei para o outro lado e cheguei agora nos 47mm e a corrente ficou bem mais alinhada ao centro da catraca. Agora vou regular novamente pois pelo menos o passador da frente esta com folga para subir mais.

Uma dúvida, o eixo do pedivela x-time tem um limitador que não deixa o eixo passar além do rolamento interno da caixa, se eu colocar 2 aneis, ele limita o eixo empurrando o lado oposto um pouco para fora. Teria problema eu jogar 3 aneis do lado oposto aos volantes? Ficaria com o conjunto muito desbalanceado? no caso iria ficar com aprox 3mm a mais que o lado oposto mas manteria o chainline com os 47mm. 
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dionei Ver Drop Down
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Originalmente Postado por borokite borokite Escreveu:

Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Se com 43 já está no limite do alcance com 45 é perigoso nem passar.
O correto seria vc olhar no manual qual é a linha desse pedivela.
Se não tiver manual na internet da uma olhada por trás da bicicleta , a coroa do meio tem que ficar na reta do meio do cassete.
Mais realmente as da shimano giram nessa faixa ai 45-50 , é estranho o câmbio ter tanta dificuldade pra alcançar a grande , já pus câmbio em bikes que estavam com o chain bem pior que isso.
Confira tbm o alinhamento do cage , ele tem que ficar paralelo com as coroas , e a parte externa do cage quando passa por cima da maior é coisa de 3 mm (nos shimano pelo menos).

Pô galera... foi observar com mais calma agora, pois estava mexendo na bike ontem a noite, olhei e ví que mesmo no volante do meio e no meio da catraca, estava bem torta a corrente, na verdade eu tinha 37mm do volante do meio até o tubo + 16mm (tubo 32mm/2) = TOTAL 53mm e não 43mm como eu tinha falado, tirei os 2 aneis do lado do volante e joguei para o outro lado e cheguei agora nos 47mm e a corrente ficou bem mais alinhada ao centro da catraca. Agora vou regular novamente pois pelo menos o passador da frente esta com folga para subir mais.

Uma dúvida, o eixo do pedivela x-time tem um limitador que não deixa o eixo passar além do rolamento interno da caixa, se eu colocar 2 aneis, ele limita o eixo empurrando o lado oposto um pouco para fora. Teria problema eu jogar 3 aneis do lado oposto aos volantes? Ficaria com o conjunto muito desbalanceado? no caso iria ficar com aprox 3mm a mais que o lado oposto mas manteria o chainline com os 47mm. 

se pegar rosca que chega no quadro nao tem problema

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Originalmente Postado por dionei dionei Escreveu:

Originalmente Postado por borokite borokite Escreveu:

Originalmente Postado por misera misera Escreveu:

Se com 43 já está no limite do alcance com 45 é perigoso nem passar.
O correto seria vc olhar no manual qual é a linha desse pedivela.
Se não tiver manual na internet da uma olhada por trás da bicicleta , a coroa do meio tem que ficar na reta do meio do cassete.
Mais realmente as da shimano giram nessa faixa ai 45-50 , é estranho o câmbio ter tanta dificuldade pra alcançar a grande , já pus câmbio em bikes que estavam com o chain bem pior que isso.
Confira tbm o alinhamento do cage , ele tem que ficar paralelo com as coroas , e a parte externa do cage quando passa por cima da maior é coisa de 3 mm (nos shimano pelo menos).

Pô galera... foi observar com mais calma agora, pois estava mexendo na bike ontem a noite, olhei e ví que mesmo no volante do meio e no meio da catraca, estava bem torta a corrente, na verdade eu tinha 37mm do volante do meio até o tubo + 16mm (tubo 32mm/2) = TOTAL 53mm e não 43mm como eu tinha falado, tirei os 2 aneis do lado do volante e joguei para o outro lado e cheguei agora nos 47mm e a corrente ficou bem mais alinhada ao centro da catraca. Agora vou regular novamente pois pelo menos o passador da frente esta com folga para subir mais.

Uma dúvida, o eixo do pedivela x-time tem um limitador que não deixa o eixo passar além do rolamento interno da caixa, se eu colocar 2 aneis, ele limita o eixo empurrando o lado oposto um pouco para fora. Teria problema eu jogar 3 aneis do lado oposto aos volantes? Ficaria com o conjunto muito desbalanceado? no caso iria ficar com aprox 3mm a mais que o lado oposto mas manteria o chainline com os 47mm. 

se pegar rosca que chega no quadro nao tem problema

Tem mais de 1 cm de rosca no caso.... Obrigado pela ajuda.
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Acabei optando em mandar minha bike numa oficina pois estava apanhando muito, primeiro que eu não tinha a chave ideal para ficar colocando e tirando o mov central e estava estragando a peça e achei melhor acabar com o sofrimento. De cara o mecânico falou que as caixas do mov central quadro novo da first esta menor, no caso ele colocou um anel pequeno do lado das coroas e manteve os 3 do lado oposto. Resultado, o câmbio traseiro ainda tive de dar uma leve esticada no cabo porque a 4º catraca ainda estava caindo mas agora esta bom, o pedivela ficou com um leve jogo, quando vc força o pedivela para o lado vc sente uma pequena movimentação, segundo o cara da loja normal que isso é desgaste do rolamento (dúvido pois antes não tinha e o mov. é novo) e a bike esta com alguns pequenos estalos quando pedalo, principalmente quando o pedivela atinge a posição mais ou menos nas 5h do giro. Vou manter assim por enquanto e quando tiver a chave volto a fuçar. 
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esqueci de manda a foto.....
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Cebo Ver Drop Down
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Tá estranho isso....mas posso estar errado. Ouch
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Originalmente Postado por Cebo Cebo Escreveu:

Tá estranho isso....mas posso estar errado. Ouch

Aí começam os problemas dos sistemas xing-lings.... Tem um limitador no eixo do pedivela integrado, quando eu coloco o eixo pela caixa, esse limitador bate no rolamento da caixa do lado oposto (no caso o lado que não tem a coroa). No caso, se eu tiro um dos 3 aneis, consequentemente o rolamento acaba entrando mais e o limitador também, e as coroas acabam ficando mais distantes do quadro perdendo o chain-line, ainda acho que se eu tirar um anel, a coroa vai afastar o tamanho do anel para fora (no caso uns 3mm) e creio que não afetaria tanto no chainline. Quero fazer o teste mas não tenho a chave para tirar o movimento e não quero usar chave inglesa para isso pois acaba detonando a peça.
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borokite Ver Drop Down


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Pois é.... pensa num cara nervoso, a ponto de ter um treco, Deus sabe com o cuidado que tenho com minhas bikes, tenho uma MTB simples aro 26, tenho uma Speed antiga que trato sozinho dela e parece um relógio e essa bendita aro 29, vcs acompanharam os tópicos anteriores, hj voltando do trabalho um jogo infernal no movimento central, o pequeno toquinho ganhou uma foga de quase 1mm com o eixo indo de um lado para outro. Pois bem, peguei minha caixa de ferramentas shimano, que uso para tratar das minhas bikes e a surpresa. Olha o que fizeram com o parafuso que trava o pedivela no eixo, simplesmente transformaram o alem em um círculo. Pensa num cara com raiva, a ponto de explodir. Pois bem, tá tudo no carro e amanhã as 8 da manhã to na porta da loja para resolver essa situação.....
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dionei Ver Drop Down
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potz.. que estrago
por essas e por outras que só mando montar rodas em loja, e ainda assim em loja de confiança :/

O importante é o caminho :)
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borokite Ver Drop Down


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Resolvido, o cara retirou o parafuso, arrumou um novo, ainda me cobrou R$ 5,00 pelo parafuso, mas peguei a bike como estava, acabei discutindo com o mecânico, remontei e acabou o sofrimento. Mas vou abrir um tópico no fórm por dois motivos, um é que tenho um falando sobre o x-time e já ví limitações no pedivela integrado principalmente quando você pega essas caixas menores onde vc acaba tendo que usar muitos aneis para conseguir achar o chain line, outra coisa é referente a um tec tec que só faz quando pedalo sentado, quando pedalo em pé, por mais que esteja forçando em subida não faz.....
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romulofarias37 Ver Drop Down
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Pessoal, vi toda a discussão e ainda não aprendi a ajeitar a linha da corrente da minha bike 😭😭😭 vocês indicam alguma tabela ou manual, tô perdidasso nisso
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dwsmartins Ver Drop Down
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Se for ponta quadrada ou octalink, é trocando o central por outro de comprimento diferente. Hollowtech da pra fazer algum ajuste mudando os espanadores de um lado pro outro.

Não li o tópico, tô na correria aqui. Resume pra mim o que vc precisa pra eu tentar te ajudar? E diz qual é o seu tipo de central e o comprimento dele, se possível, pra ver o que dá pra fazer.
Bora pedalar, senão estressa!
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