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Lei 12.587 - Sancionada |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Postado: 16 Fev 2012 as 13:33 |
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A Presidenta Dilma Housseff sancionou nesta terça-feira dia 03/01 e publicou no Diário Oficial da União dia 04/01 a Lei 12.587 que institui a política nacional de Mobilidade Urbana.
Prefeitos, Secretários de Transportes e Meio Ambiente poderão apoiar-se na lei federal para instituir medidas polêmicas tais como Pedágio Urbano, ciclovias, ciclofaixas, restringir o uso do automóvel e instituir políticas de maior controle de emissões de gases poluentes e de efeito estufa, tarifas de transportes públicos e direitos de usuários do sistema de transportes coletivos e individuais. Muito importante: a Lei determina o uso destes recursos ( Tributos por utilização da infra-estrutura viária) para transportes coletivos e Não Motorizados ( Bicicletas e pedestres). A lei também determina no capitulo III ( Dos direitos dos Usuários) no inciso II o direito da sociedade civil na participação do planejamento, fiscalização e avaliação da política local de Mobilidade Urbana. Restrição ao uso do Automóvel Art. 23. Os entes federativos poderão utilizar, dentre outros instrumentos de gestão do sistema de transporte e da mobilidade urbana, os seguintes: I - restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados; II - estipulação de padrões de emissão de poluentes para locais e horários determinados, podendo condicionar o acesso e a circulação aos espaços urbanos sob controle; III - aplicação de tributos sobre modos e serviços de transporte urbano pela utilização da infra-estrutura urbana, visando a desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade, vinculando-se a receita à aplicação exclusiva em infra-estrutura urbana destinada ao transporte público coletivo e ao transporte não motorizado e no financiamento do subsídio público da tarifa de transporte público, na forma da lei; IV - dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados; . § 2o Nos Municípios sem sistema de transporte público coletivo ou individual, o Plano de Mobilidade Urbana deverá ter o foco no transporte não motorizado e no planejamento da infra-estrutura urbana destinada aos deslocamentos a pé e por bicicleta, de acordo com a legislação vigente. § 4o Os Municípios que não tenham elaborado o Plano de Mobilidade Urbana na data de promulgação desta Lei terão o prazo máximo de 3 (três) anos de sua vigência para elaborá-lo. Findo o prazo, ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência desta Lei Cidades acima de 20 mil habitantes necessitam desenvolver seus planos Diretores e o Plano de Mobilidade Urbana urgentemente, os novos prefeitos deverão se adequarem a nova lei no segundo ano de mandato caso contrario perderão recursos federais. Fonte: http://www.orbea.com.br/index.php?page=news&id=65 Acho que é por isso que de uns tempos para cá, em minha cidade, tenho visto placas informando de obras que terão para a criação de ciclovias em praticamente todos os pontos da cidade. |
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Uruguaio_SP
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Cadastrado em: 20 Out 2011 São Paulo - ZS Offline Mensagens:256 |
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Já estou vendo pagando IPVBIKE, emplacando a bike e tendo rodizio aqui em SP!!!!!!
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pedrozaha
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Cadastrado em: 07 Set 2011 Niterói Offline Mensagens:569 |
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Isso é excelente.
Ontem em niterói, no centro da cidade, precisei ir de carro (como hoje mesmo acontecerá de novo) e demorei não menos que uns 30min para encontrar lugar para deixar o sieninha.... tenso. na verdade ridículo. Precisamos de medidas drásticas já para inibir exagero no uso do automóvel. Meu Deus, mais motocicletas, mais bicicletas, mais transporte coletivo de qualidade!
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Painsider
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Bloqueado Cadastrado em: 17 Jan 2012 Minas Gerais Offline Mensagens:842 |
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Pedro Motocicleta nãããããoooo!!!!
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Alex_Espricio
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Cadastrado em: 30 Jul 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:125 |
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Qual o problema da motocicleta ???
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Sundown Team 4000
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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Poluem mais que um carro, além de alcançar grandes velocidades tão (ou mais rápido) que um carro, que torna mais perigoso para pedestres e ciclistas. A vantagem da moto em relação ao carro é o uso menor do espaço apenas. |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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pedrozaha
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Cadastrado em: 07 Set 2011 Niterói Offline Mensagens:569 |
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mas ainda assim (para os verdes) é mto menos carbono sendo queimado. o trânsito como está não dá.
Hoje foi mais light, mas ainda assim foi foda. Vai ver é q o grande baque foi ontem hehehehehe.
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jaimeinside
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Cadastrado em: 04 Abr 2011 Manaus Offline Mensagens:82 |
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Uruguaio_SP, imaginei a mesmíssima coisa! IPVA para bikes e emplacamento! Lembro-me da infância, onde uma cidade no interior do meu Estado (PA), em uma cidade chamada Porto Trombetas, as bikes dos moradores eram todas emplacadas e havia inclusive, blitz para estes veículos!
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Painsider
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Bloqueado Cadastrado em: 17 Jan 2012 Minas Gerais Offline Mensagens:842 |
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Digo motocicletas não pois elas são muit mais chatas doq ue os carros e os que as pilotam muito mais ASNOS que os MAUTORISTAS que estão nos volantes...
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rodrigtti
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Cadastrado em: 11 Fev 2012 Santo andré Offline Mensagens:14 |
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eu acho que não se deve "restringir " o uso de carros como é dito acima , mas sim fazer meios com que a mobilidade (seja ela de bicicleta ou a pé) seja mais vantajosa que a utilização de veículos motorizados . Pra min isso é mais uma jogada para mais impostos .
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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não há como cobrar ipva de bikes. o fundamento constitucional pra cobrança descreve o fato gerador: propriedade de veículo automotor. como bicicleta não tem motor - se tiver, não é bicicleta, é ciclomotor - não cabe cobrança de ipva.
mas passou da hora de emplacarem e cobrarem ipva das chamadas bicicletas motorizadas, que são na verdade ciclomotores.
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asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com |
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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E as elétricas, que estão tão bem prestigiadas que até sub-forum ganharam aqui. |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Eu quero morrer pobre se essa lei for aplicada como está no papel!
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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Fly
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Cadastrado em: 27 Jan 2009 Içara Offline Mensagens:4517 |
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Falta bom senso aos brasileiros, para tentar corrigir isto criam-se leis e mais leis.
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Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
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marcelo71sp
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Cadastrado em: 15 Nov 2011 São Paulo Offline Mensagens:183 |
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mais uma daquelas leis que só servirão para aumentar a corrupção e encher os bolsos daqueles cujo real interesse não é a causa da mobilidade urbana, pois se o fosse, teriam investido em transporte publico de qualidade, e não nessa (a)!#%!$(a)# que está aí.... Para quem não é de SP, parabens, vcs agora podem comemorar que vão ganhar uma "Controlar" só para vcs..... e toma... aahhh, e ilusão achar que porque a lei foi sancionada, os seus problemas acabaram... tão só começando... porque não vai resolver nada, piorar talvez.... |
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Paz é o único caminho possível.
Abaixe suas armas, abaixe sua guarda. Faça para seu próximo, apenas aquilo que vc deseja para você. |
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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não tem motor elétrico? funciona sem pedalar? => ciclomotor. logo ganha placa e ipva. |
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asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com |
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Druide, motos poluem mais que carros porque a lei permite que seja assim. Não existem impedimentos tecnicos para fazer um motor de moto poluir infinitamente menos do que um carro. Motos são mais leves, possuem motores bem menores e o sistema de transmição de potência é bem mais eficiente. Enfim, motos são legais. :) |
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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Alex_Espricio
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Cadastrado em: 30 Jul 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:125 |
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Quanto a poluirem mais, até hoje nunca vi o tal estudo que chegaram a esse conceito, apenas palavras perdidas na net... Claro se considerar que a maioria das motos rodam o dia todo com o motoboys a quantidade de poluição é maior, mas então tirem a motos das ruas e coloquem os carros rodando o dia todo e vamos ver se a poluição não aumenta. Além do transito piorar ainda mais !!!
Minha scooter tem injeção então nem uso como parametro, mas ela faz 36km/L. Mesmo as CGs velhas, com motor fumando (o que acho que já deveriam ter sido guinchadas) fazem média muito melhor que os carros, ou seja, queima melhor o combustivel. E o que tem de carro com motor fumando por ai também não é pouca coisa. Então como um veiculo que gasta menos combustivel pode poluir mais ??? Estranho isso, não ???
E com relação a ganhar velocidade mais rápido... Aceleram mais, ok, mas a maioria, que tem pequena cilindrada não são velozes, a 100km/h o motor já esta berrando, enquanto que para um carro isso é facil...
E de boa, tenho certeza que uma pessoa de carro se preocupa menos de atropelar uma bike ou pedestre que um motocliclista, pois se ele pegar em qualquer um desses dois, ele também vai levar um belo tombo na maioria das vezes...
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Sundown Team 4000
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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O que engarrafa é o fato de que 90% dos carros circulam nas ruas com apenas o motorista.
Voltei do RIo outro dia, pela ponte, e notei que de 10 carros, 9 tinham apenas o motorista! 9 carros ocupam mais espaço do que 2 onibus. Cada onibus leva 45 pessoas bem acomodadas. Eu não me preocupo com trânsito, quando posso ir de bicicleta, vou de bicicleta, e acho graça de quem reclama, porque geralmente quem reclama é quem contribui com os engarrafamentos. Aí as pessoas usam aquela desculpa "Se o transporte público fosse bom..", ora, mas o transporte público nunca vai melhorar se continuar do jeito que está, a pessoa precisa mudar o hábito Dela, antes de querer que mudem os dos outros, mas não acontece assim, nossa cultura ensina você a viver individualista, egoísta e sem o menor conceito de 'coletividade'. |
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u622875.shtml http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/186 http://www.abve.org.br/destaques/destaque131.shtml Ou se procurar no google tem bastante de outras notícias http://www.google.com.br/search?q=moto+polui+mais+que+carro |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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poneis
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Cadastrado em: 09 Abr 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:4183 |
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Eu li a lei inteira e não vi um único parágrafo que sugere cobrança de mais impostos para bicicletas. O que está na lei é o contrário, favorecer o deslocamento de bike a partir do dinheiro arrecadado de veículos motorizados.
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Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Papillon
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Cadastrado em: 18 Jan 2008 Sampa Offline Mensagens:1777 |
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Essa lei está somente uns 80 anos atrasada! A única coisa que não especifica e deveria é quem avaliará a qualidade dos planos de mobilidade, como se dará o planejamento regional em função disso e quais incumbências. É óbvio que nossos políticos só conhecem um substantivo: Verba. Então no meu leigo ponto de vista, deveria haver dependências financeiras como resultado dos planos de mobilidade e avaliados pela esfera imediata acima, assim o plano de uma cidade é avaliado pelo conselho de uma região ou estado e assim por diante...com a verba retornando em cascata (se aprovou tem verba, se fez um plano falho não a tem). Quanto a questão de impostos, não entendo como alguém pode defender cobrança de mais impostos, o Ipva já é um atentado a inteligência (fomenta que carros mais velhos fiquem mais tempo funcionando e portanto poluindo e matando). Motos e scooter poluem absurdamente mais que carros, ocupam um espaço absurdamente menor... há de haver congruência nisso um dia. Para quem não acredita (ou melhor não pesquisou), basta lembrar que a maioria das motos ainda usa carburador e que desde 1995 todos os carros usam injeção eletrônica, é só uma pista... E colegas, temos que nos organizar melhor e pedir mais aos governos, não estranhem se em muito breve baixarem uma portaria vetando o uso de estradas e avenidas a bicicletas, aos olhos do concessionário, da polícia, dos usuários motorizados somos estorvos. |
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