Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Elétricas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Legislação Bike Elétrica
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Legislação Bike Elétrica

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
vlapedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Set 2021
Brasil
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlapedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Legislação Bike Elétrica
    Postado: 29 Set 2021 as 07:17
Olá, pessoas.

Pretendo comprar uma bicicleta elétrica, porém as que vi até agora todas possuem acelerador manual e podem andar sem o pedal em vários momentos.

Quais bicicletas elétricas do mercado que realmente seguem a resolução do Contran?

De acordo com a leitura que fiz da resolução do Contran, descaracteriza o veículo como bicicleta elétrica se não cumprir os requisitos:

"III – serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar;

IV – não dispor de acelerador ou de qualquer outro dispositivo de variação manual de potência;"

Voltar ao Topo
jamilvp Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jan 2010
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jamilvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2021 as 09:11
Meu conhecimento sobre a gama de bikes elétricas é limitado, mas de todas que vi até hoje, me parece que as genéricas (mais baratas, geralmente vem com carenagem, farol, retrovisor, etc) não satisfazem a regra do contran, enquanto as bicicletas de marcas como Oggi e Caloi satisfazem, a diferença de preço entre os dois tipos é enorme.
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2021 as 17:48
Originalmente postado por vlapedal vlapedal escreveu:

Olá, pessoas.

Pretendo comprar uma bicicleta elétrica, porém as que vi até agora todas possuem acelerador manual e podem andar sem o pedal em vários momentos.

Quais bicicletas elétricas do mercado que realmente seguem a resolução do Contran?

De acordo com a leitura que fiz da resolução do Contran, descaracteriza o veículo como bicicleta elétrica se não cumprir os requisitos:

"III – serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar;

IV – não dispor de acelerador ou de qualquer outro dispositivo de variação manual de potência;"


Todas essas elétricas mais baratas, tipo machine, sonny, souza, gts e quaquer outra que seja uma bike de supermercado acrescida de motor, não seguem a legislação corretamente pois todas têm acelerador. Fora que são bicicletas péssimas, com componentes que já não são muito confiáveis numa bicicleta comum, imagine numa elétrica com o peso extra do sistema, fora a performance.

Infelizmente as bicicletas elétricas boas são mais caras. O melhor custo benefício, a meu ver, ficam com as Easy Rider da Caloi e os modelos da Oggi. Eu possuo uma Lite tour da Oggi desde fevereiro e tenho gostado muito, me ajudou bastante inclusive no condicionamento físico.


Editado por Pantoja - 29 Set 2021 as 17:49
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
vlapedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Set 2021
Brasil
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlapedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2021 as 09:21
Obrigada, Jamilvp.

Realmente parece não ser tarefa fácil encontrar bicicleta elétrica para meu perfil. Procuro uma bicicleta feminina (sem varão), com guidão alto para andar mais sentada, com garupa e cesta para conduzir objetos. Meu objetivo é transporte urbano. E tenho só 1,52m de altura. Até agora, a que havia encontrado mais próxima era a Sonny, mas o que pegou é essa questão de não seguir a legislação. Olhei agora os modelos da caloi e da Oggi e nenhum se enquadra no que preciso.
Voltar ao Topo
vlapedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Set 2021
Brasil
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlapedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2021 as 09:32
Agradeço as informações, Pantoja.

Mas, pelo que pesquisei nos sites oficiais, nenhum modelo da caloi e oggi elétricas se encaixa no meu perfil.

Procuro uma bicicleta feminina (sem varão), com guidão alto para andar mais sentada, com garupa e cesta para conduzir objetos. Meu objetivo é transporte urbano. E tenho só 1,52m de altura. Até agora, a que havia encontrado mais próxima era a Sonny, mas o que pegou é essa questão de não seguir a legislação.

E pelo que vi essa semana a legislação vai mudar de novo, tem um projeto de lei tramitando para regular o uso de patinetes e bicicletas elétricas. Se entendi bem, o Contran ficará responsável pelas diretrizes gerais, como o padrão da bicicleta, mas os prefeitos poderão legislar sobre o deslocamento dela nas cidades, adaptando à realidade local. Não ficou claro se a velocidade será reduzida, pois no projeto traz a máxima de 20km.
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2021 as 00:26
Sense breeze ou Atrio Miami irão atender essa necessidade
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X