Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lavando a bike com água e sabão pode?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lavando a bike com água e sabão pode?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Lavando a bike com água e sabão pode?
    Postado: 11 Jul 2011 as 13:47
Devido a custos de um revisão e querendo dar "um tapa" no visual tive essa idéia, pode fazer isso e depois secar a bike e passar desemprigante nos parafusos e um oleo singer na corrente? Alguem tem alguma opção melhor de baixo custo, postem valores por favor.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2011 as 14:12
Sim, o melhor para lavar a bike é usar água e sabão mesmo, mas use sabão neutro biodegradável, pode passar até na corrente para lavar, a água não faz mal para a bicicleta, só tome cuidado para não jogar água dentro do quadro, que como você não irá conseguir secar, pode oxidar.

Depois seque bem com um pano e deixe ao sol. Pode passar o desengripante, inclusive pode passar na bicicleta inteira, molhe um pouco um pano e passe em todo o quadro, isso ajuda evitar oxidação, principalmente se mora perto do mar.

Ah, corrente e relação é uma lavagem a parte, essa é a que mais tem que se preocupar, lavar e lubrificar bem depois.

O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2011 as 14:12
É o modo normal de lavar mesmo. Sempre jogo uma água e depois uso uma escova grande e água e champoo pra carro mesmo. Não uso desengripante, apenas lubrifico a relação novamente. Sempre tiro a corrente e lavo à parte, assim como a roda traseira, pra limpar bem o cassete.

Editado por Hamud - 11 Jul 2011 as 14:13
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2011 as 14:35

Não tem muito segredo cada um tem suas manias para limpar a bike.

Já utilizei o óleo singer, mas vale o investimento para comprar um lubrificante melhor, a lubrificação dura um tempo maior.
Lembrando que é importante retirar o exesso, e no caso de freios a disco cuide para não passar lubrificante nos discos Smile.

Dá uma olhada neste link:
tem dicas boas lá
Valeu!
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2011 as 15:48
Pessoalmente acho que essa é a melhor maneira de lavar a bike.

Quanto a corrente, existem métodos mais simples e outros mais meticulosos. Eu faço da maneira simples: Um esfregão de roupa com sabão em barra, vou esfregando por todos os lados, sem tirar a corrente da bike. Eventualmente retiro a corrente e lavo com desengraxante.

Tem um tópico aqui dedicado a este assunto. A galera mais exigente com isso listou diversas maneiras de deixar a corrente brilhando de nova. Use o sistema de busca.

Quanto a água, se for usar mangueira, nunca direcione o jato diretamente para as caixas de rolamentos: direção, pedivela, núcleo do cassete. Isto pode fazer a sujeira entrar nestes compartimentos e comprometer a vida útil dos mesmos.

E o lubrificante, um fato: não existem lubrificantes bons e baratos como um óleo singer. Compre um apropriado para bicicletas, de acordo com o tipo de terreno que vc pedala.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 14:08
O pessoal mostrou preocupação em relação a lubrificação, nesse caso eu posso mandar lubrificar em alguma loja, a lavagem que sairia mais caro eu ja tendo feito o custo ficaria mais em conta
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 14:24
Lubrificação da da relação fazemos em casa, é simples, apesar de pouco demorado. Temos que fazer sempre, se faz MTB ou pega chuva tem que ser feito com mais frequencia ainda. Se ficar levando para oficina vai falir. LOL

Esse tempo "zen" que passa lubrificando elo por elo é muito importante, eu costumo ficar conversando com a bicicleta nesse tempo, e rimos quando lembramos das situações de sofrimento na estrada.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
BikeAdventure Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2009
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BikeAdventure Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2011 as 18:16
Na hora de limpar/lubrificar a relação eu costumo lavar e passar uma escova depois tiro a corrente e passo um pano, na hora de lubrificar uso um óleo chamado squirt biodegradavel que disem que é a base de cera de abelha, e é muito bom.
Atenciosamente Davi Lopes
Voltar ao Topo
flavioracingtean Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2011
Americana - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flavioracingtean Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2011 as 00:37
a corrente eu lavo com removedor ( mesma coisa que querosene ) sem tirar da bike com um pincel mesmo, depois dou umas 2 voltas no quarteirão pra ela secar e passo um WD, fica jóia
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 00:27
Removedor bacaninha, e relativamente barato, é aquele modificado, tem o mesmo efeito de querosene mas não é fedido e nem oleoso...
.
Flávio,

depois de passar removedor o esquema é lavar a corrente com agua e sabão para tirar o removedor dela, que normalmente é algo oleoso e se sobrar na corrente vai "remover" o óleo que vc for colocar depois, ai vc seca bem a bicha e passa um óleo próprio para corrente de bike (WD40 não! ele desengripa as coisas, não lubrifica!!! Sério, assim vc ferra a sua relação rapidinho! Um óleo próprio vc encontra por 15-20 merrecas, e mesmo se sua relação for da mais simples, ainda vale a pena usar esse tipo de produto dq ter que ficar trocando de cassete e corrente frequentemente...)
Voltar ao Topo
flavioracingtean Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2011
Americana - SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flavioracingtean Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 00:59
Originalmente postado por apoloesminteu apoloesminteu escreveu:

Removedor bacaninha, e relativamente barato, é aquele modificado, tem o mesmo efeito de querosene mas não é fedido e nem oleoso...
.
Flávio,

depois de passar removedor o esquema é lavar a corrente com agua e sabão para tirar o removedor dela, que normalmente é algo oleoso e se sobrar na corrente vai "remover" o óleo que vc for colocar depois, ai vc seca bem a bicha e passa um óleo próprio para corrente de bike (WD40 não! ele desengripa as coisas, não lubrifica!!! Sério, assim vc ferra a sua relação rapidinho! Um óleo próprio vc encontra por 15-20 merrecas, e mesmo se sua relação for da mais simples, ainda vale a pena usar esse tipo de produto dq ter que ficar trocando de cassete e corrente frequentemente...)

opa, valeu pela dicaSmile
Voltar ao Topo
clarcker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2005
Alemanha
Offline
Mensagens:1594
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clarcker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 01:08
Eu usei óleo 15w de motor que tava sobrando na minha casa e fiz um pedal em trilha de terreno seco e batido, bastante poeira e terra, incrivelmente depois de 6h de pedal a corrente tava lubrificada ainda. Mas percebi que juntou uma parada preta na corrente também.

Achei interessante usar o óleo de motor, não é caro e dura pra caramba. 

Eu tenho um Whiting clean, mas achei ele bem fraquinho, sai rápido da corrente.
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 02:15
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

O pessoal mostrou preocupação em relação a lubrificação, nesse caso eu posso mandar lubrificar em alguma loja, a lavagem que sairia mais caro eu ja tendo feito o custo ficaria mais em conta


Questão de lubrificação, vale a pena pagar um pouco mais e pegar um óleo de qualidade, eu tenho 2 finishline aqui em casa, como aqui nosul agora no inverno chove muito resolvi adotar o verde, e está sendo muito bom para o tempo molhado , principalmente quando pega barro e poças de águas nas estradas e trilhas e para tempo seco(verão), usoo de teflon o vermelho.
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
marcos.jlle Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 13 Jul 2011
Joinville
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos.jlle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2011 as 14:31
Cara meu sogro uso Silicone de esteira na corrente e fica coisa linda, não gruda sujeira nem nada o problema é que ele sai muito rapido e a cada pedalada voce tem que repor, sem falar que se pegar uma chuva fica ruim pra voce, mas eu fiquei de cara quando ele me mostrou!
Voltar ao Topo
hsilveira Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 17 Abr 2011
BH - MG
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hsilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2011 as 17:17
Vcs acham muito perigoso lavar commaquina de alta pressao mesmo q tome cuidado com rolamentos e suspensao?
Voltar ao Topo
BikeAdventure Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2009
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BikeAdventure Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2011 as 19:58
Eu lavo minha bike com compressor de alta preção e nunca tive problema, mas como você mesmo disse tem que tomar muito cuidado com essas partes da bike.

Atenciosamente Davi Lopes
Voltar ao Topo
fabio.massa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2011
Brasil
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio.massa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2011 as 02:25
poxa comprei o spray de WD-40 hj na loja...será que aceitam devolução? rsrs vou procurar outro produto então.

Vlw pela dica!
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2011 as 02:36
Originalmente postado por fabio.massa fabio.massa escreveu:

poxa comprei o spray de WD-40 hj na loja...será que aceitam devolução? rsrs vou procurar outro produto então.

Vlw pela dica!


Veja o que falei ali em cima, na segunda mensagem. O WD-40 é muito bom para ajudar a limpeza e também para prevenir ferrugem. Só não deve ser usado em lugares onde pode tirar a lubrificação e você não irá refazer (exemplo, caixa de direção e movimento central) e também não deve ser usado como lubrificante da relação.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2011 as 02:40
Eu prefiro não lavar a bike, faço isso raramente, só quando a coisa está feia mesmo. Prefiro passar um pano úmido com querosene, e depois passar outro úmido com água. Outra coisa que procuro fazer é jogar wd40 em todos os links e alguns outros lugares toda vez que pego chuva ou lama.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Bruno Tequila Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2011
Barbacena-MG
Offline
Mensagens:149
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno Tequila Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2011 as 16:41
Lavo minha bike com sabão neutro e tomo a cautela para que não entre no quadro,pois pode ocorrer a oxidação do mesmo. Abraço galera. 
Scott scale 50. Pedalando sem limites!!!
Voltar ao Topo
jpflores Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Mar 2011
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jpflores Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2011 as 23:32
Limpo com água e sabão mesmo, mas quanto menos lavar melhor, só quando tá muito sujo mesmo.
Voltar ao Topo
virtu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2006
Canada
Offline
Mensagens:583
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar virtu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2011 as 18:06
Bom...

A minha bike quando tinha v-brake eu lava com água e detergente neutro, limpava toda ela, inclusive corrente, pedivela, coroas e cassete. Depois de seca eu lubrificava a relação apenas (cambios, corrente, cassete e coroas).

Agora na bike com freio a disco, hoje to lavando ela pela primeira vez e para isso estou usando apenas água em toda ela, tirando o excesso de lama, barro, pó e etc. Acredito que só com água não danifique nada na parte do freio (caliper e rotores).

A parte seguinte será limpar com agua e um pouco de detergente o pedivela, corrente, cambios e cassete, para isso ocorrer bem irei proteger o disco e o caliper traseiro com um saco plástico, depois de limpo passo uma água e pronto. Não vou usar querosene, diesel, nada disso, vou usar apenas água e água com detergente, pois a cada 1000km ou 6 meses eu levo numa bike shop para fazer uma geral.

Após seca, vou para a lubrificação, deixo o saco plastico protegendo o rotor e o caliper traseiro e passo o oleo especial para corrente da Park Tool, depois um oleo da parktool para cambios, cassete e pedivela...

Deixo a bike um tempo parada, removo o saco plastico e pronto!!! =)


Editado por virtu - 04 Set 2011 as 18:21
"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2011 as 23:57
Água e sabão são um veneno para as partes móveis da bike.

Deve-se evitar lavar a bike porque inevitavelmente vai entrar umidade em rolamentos e buchas.

A melhor maneira de se lavar a corrente é com uma caramanhola velha, retirando a corrente, colocando dentro da caramanhola com água e detergente de cozinha e agitando bem até tirar toda sujeira.

Depois, basta lubrificar com um óleo não muito grosso e secar o excesso.

Pinhão e coroa, pode-se usar escovar próprias para limpeza.

O correto seria desmontar a bike para lavar, aproveitando para engraxar algumas partes que dependem de manutenção.

Fora isso, o ideal é evitar jogar água.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Kaus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Florianópolis
Offline
Mensagens:403
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2011 as 02:03
Lavar e molhar a vontade não faz mal a bike não vai derreter os componentes, se eles são bons não vão quebrar, só fazer revisões com certa frequência e pronto.

Tem gente que faz revisão 1 vez por mês acho um pouco de exagero isso.

 Em caso de Lama duvido que alguém pedale nesse tipo de terreno direto ai a coisa é feia mesmo tem que desmontar tudo se não mói a magrela toda.
Voltar ao Topo
virtu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2006
Canada
Offline
Mensagens:583
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar virtu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2011 as 00:58
Bom pessoal, hoje resolvi lavar a bike e pelo menos limpar a corrente e o cassete.

Para lavar: água + detergente neutro
Limpar o cassete: água + detergente
Limpar a corrente: usei este kit que comprei nos EUA http://www.parktool.com/product/chain-gang-cleaning-system-cg-2 o líquido em questão FAZ MILAGRE!!! Vou ver se compro mais deste produto, pois não é tão caro.

Agora ta secando e amanhã lubrifico ela =)

Abs.
"Weakness of attitude becomes weakness of character."

-- Albert Einstein
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2011 as 10:53
 Nunca lavei a minha!! kkkkkkkkkkkkkLOLLOL
Voltar ao Topo
Japa bike PP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2011
Brasil
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Japa bike PP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2011 as 17:06
Galera lavei a minha ontem depois de ter pego uma chuva de granizo no caminho e lama mais lama, lavei sem produto nenhum, utilizei WD nas transmissões, corrente querosene não tem coisa melhor. um produto que deu efeito legal foi a cera liquida no quadro ficou ótimo e da uma proteção a mais.
Abraço!
Viver é preciso pedalar também!
Voltar ao Topo
Rafael L. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2011
Santa Isabel SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael L. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2011 as 20:21
Lavei a minha semana passada, a relação esta toda vermelha de tanta terra grudada, ai não teve jeito, tive que lavar com mangueira mesmo, mas ainda prefiro apenas limpar, lavar só quando a coisa ta feia mesmo.
 
O pior que fiz,  na hora de lubrificar, usei o finish vermelho, afinal, se aplica apenas uma gota em cada elo da corrente ou pode usar mais?
 
Mas não retirei o excesso de óleo, e o resultado foi que encheu de areia depois no primeiro pedal... 
Voltar ao Topo
Luis Bianciotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2018
Diadema.a
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luis Bianciotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 11:03
Lavar com diesel e depois usar sabão e bom?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2018 as 21:25
Plástico não se dão bem com a maioria dos solventes de origem petroquímica... Melhor deixar longe...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X