Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Lançamentos Sram 2019
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Lançamentos Sram 2019

 Responder Página  123 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Lançamentos Sram 2019
    Postado: 05 Fev 2019 as 22:16
Etap para MTB sendo finalmente lançado. - https://www.pinkbike.com/news/sram-wireless-eagle-axs-drivetrain-explained.html

Cassete com cog 10 para road juntamente com coroas compactas - https://bikerumor.com/2019/02/06/sram-red-etap-axs-12-speed-wireless-road-bike-group-complete-technical-overview/

Dropper wireless - https://m.pinkbike.com/news/rockshoxs-wireless-reverb-axs-dropper-post-explained.html

Cassete Eagle com 577% de range, 9-52T. - Apenas rumor, nada lançado.

E aí, estão sabendo de algo?
Acabei de ver em um vídeo do Samuel Powerlink Bike.

Editado por ghd - 06 Fev 2019 as 16:00
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2019 as 22:55
Sobre o vídeo do Samuca: https://youtu.be/Y1u2HXPauHc

Notícia aqui do Site: https://www.pedal.com.br/sram-estaria-preparando-lancamento-de-red-etap-12-velocidades_texto13372.html

Novidades:

Grupos de Estrada com k7 12v 10-28...

Pedivelas de estrada mais compactos 50-37 e 48-35... Lembrando que com o cog 10, elas mantém a velocidade final das atuais coroas de 53 e 52 dentes, mesmo com a perda de potência comentada pelo Samuca...

53/11=4,81 vs 50/10=5,0
52/11=4,72 vs 48/10=4,8

Mesmo que tenha menos transferência de potência pelas coroas e cogs menores, ainda tem uma margem a se considerar...

Porém a Sram esquece das marchas mais leves no ciclismo de estrada, ignorando os ciclistas amadores, um cassete 10-32 seria bem vindo, ainda ficaria mais pesado que grupos Shimano 50-34 e k7 11-32 e 11-34...

Vamos para o MTB: Achei exagerado k7 9-52... Um cassete 9-48 já teria mais range e um escalonamento melhor que o 10-50... Poderia ter essas opções 9-48 e 9-50...

Precisa vir com a solução final para problema da fragilidade do câmbio traseiro, a roldana ajudou, mais o cage ainda e frágil...

E quanto ao Sram Etap, tomara que a bateria venha com um bom upgrade em relação aos grupos de estrada, visto que nos 1x os câmbio traseiro é muito mais utilizado, e na estrada eles ja não tem uma autonomia muito elogiada não, cerca de 1000km ou 60 horas, que tende a cair no MTB... No mínimo tem que manter essa autonomia...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 08:09
Cassete 9-52 vai ser bom demais. Continua usando o freehub XD ou vai mudar o freehub pra acomodar o cog de 9?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 08:14
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Cassete 9-52 vai ser bom demais. Continua usando o freehub XD ou vai mudar o freehub pra acomodar o cog de 9?


Não tenho certeza, mas não faz sentido lançar outro padrão agora. Tem que ser o XD.

Estou usando um 10-50 e realmente não vejo porque criar um 9-52 com pior escalonamento. Talvez os locais que ando não exigem tanto...
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 08:18
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Pedivelas de estrada mais compactos 50-37 e 48-35... Lembrando que com o cog 10, elas mantém a velocidade final das atuais coroas de 53 e 52 dentes, mesmo com a perda de potência comentada pelo Samuca...


Eu não sei até onde isso pode pegar, porque não deve mudar tanto o range (a menos que o sujeito queira sprintar e escalar com a mesma bike), e ainda tem a questão da perda de eficiência, até hoje eu me sinto mais a vontade girando de 53x12 do que 50x11. Acho que o ideal mesmo seria um grupo de 1 coroa, pros weigth weenies ficarem alvoroçados.
Voltar ao Topo
RafaCesino Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2019
Joinville
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RafaCesino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 08:27
Fiquei sem entender a relação de perda de potência pelas coroas menores. Qual o motivo dessa perda de potência uma vez que em teoria mantém-se a relação final?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 08:38
Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Fiquei sem entender a relação de perda de potência pelas coroas menores. Qual o motivo dessa perda de potência uma vez que em teoria mantém-se a relação final?


A perda é atrás, devido aos cogs menores.
Menor área para transferência da potência, efeito polígono, etc.
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 08:52
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por RafaCesino RafaCesino escreveu:

Fiquei sem entender a relação de perda de potência pelas coroas menores. Qual o motivo dessa perda de potência uma vez que em teoria mantém-se a relação final?


A perda é atrás, devido aos cogs menores.
Menor área para transferência da potência, efeito polígono, etc.
Como assim há perda de potência pela utilização dum cog menor? Os dentes dum cog menor vão ser mais sobrecarregados do que dum cog maior, mas no que isso influencia na transferência de potência?
E o efeito polígono não deve ser um problema real, senão a Sram não diminuiria ainda mais o cog.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 09:14
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Cassete 9-52 vai ser bom demais. Continua usando o freehub XD ou vai mudar o freehub pra acomodar o cog de 9?


Não tenho certeza, mas não faz sentido lançar outro padrão agora. Tem que ser o XD.

Estou usando um 10-50 e realmente não vejo porque criar um 9-52 com pior escalonamento. Talvez os locais que ando não exigem tanto...

Perfeito comentário

Um K7 com esse range (que é maior até que as relações 2x10 normais, que já atendem plenamente) e apenas 12 velocidades não ha milagre. Gaps maiores

Uso o 10-50 com coroa 32 (ja programando pra mudar pra 34 pois quase nao uso o cog de 50) e o que mais me incomoda no eagle é justamente os gaps (em especial o ultimo da 42 pra 50)

Pra mim a unica explicação seria se o cara curte muito asfalto e trilhas com a mesma bike assim poderia ter uma marcha muito leve e muito pesada disponíveis. Contudo, quem anda muito em asfalto sabe que os gaps muito grandes na cadência são terríveis

Preferia ver um cambio traseiro remodelado por exemplo, mais resistente cobrindo melhor a corrente na polia inferior.

enfim...esperar pra ver.




Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 09:30
vou repetir um post do Marcelook32 que cita um bom artigo para explicar o efeito polígono:



Número mínimo de dentes:

Existem quatro importantes vantagens em uma transmissão por corrente que derivam diretamente do número de dentes da engrenagem menor. Estas vantagens são: o fluxo suave e uniforme de potência, ausência de ruídos na operação, alta eficiência e longa durabilidade. O motivo para que estas dependências ocorram é o fato de a corrente formar um polígono sobre a engrenagem. Desta forma, quando a velocidade da engrenagem for constante, a velocidade da corrente (devido a sua configuração de múltiplos lados, representados pelos passos da corrente, em sua trajetória ao redor dos dentes da engrenagem) fica sujeita a uma variação cíclica regular. Esta variação cíclica se torna menos visível quando a trajetória da corrente aproxima-se o mais perto possível de círculo verdadeiro, e por isso, torna-se desprezível para a maioria de aplicações em que, o nº de dentes da engrenagem exceda a 19. Os efeitos desta variação cíclicos são mais bem demonstrados no caso de uma engrenagem com nº absolutamente mínimo de dentes, ou seja, 03. Neste caso para cada volta da engrenagem, a corrente fica submetida a um ciclo trifásico, combinando cada fase com o engrenamento de um único dente. Assim que o dente engrena, para cada 1/6 da rotação, a distância efetiva (ou raio de acionamento) do centro da engrenagem a corrente é gradualmente dobrada; para a restante sexta parte de rotação, ela retorna para sua posição original. Desta forma, como a velocidade linear da corrente relaciona-se diretamente com o raio efetivo da transmissão da engrenagem, a velocidade da corrente flutua em 50% por seis vezes durante cada rotação da engrenagem.






Gráfico de transmissão

Conforme indica o gráfico, a porcentagem de variação da velocidade cíclica diminui rapidamente, conforme se adicionam mais dentes. Portanto, com uma engrenagem de 19 dentes, esta variação de velocidade cíclica é desprezível. Por conseguinte, recomendamos que as engrenagens utilizadas em aplicações normais de transmissão, funcionando desde velocidade médias até máximas, não tenham menos do que 19 dentes.






Além da variação cíclica, existem também fatores adicionais que afetam transmissões com números pequenos de dentes na engrenagem menor. Ao diminuir o número de dentes, o engrenamento se torna mais duro e a potência se dissipa entre o impacto e a fricção; surge uma vibração do lance suspenso da corrente por auto-excitação, e a vida útil da corrente se reduz drasticamente com o ângulo de articulação da junção. Existem, entretanto, aplicações onde a economia de espaço é necessidade vital de projeto, e as condições de velocidade/potência são tão conservadoras que as desvantagens do número limitado de dentes (ou seja, abaixo de 17) permanecem discretas para que uma transmissão compacta e satisfatória seja possível, como por exemplo, máquinas de oficina, transmissões operadas a mão, mecanismos, etc.
As condições limites com carga permanente, para utilizar um número pequeno de dentes são como segue:

Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 09:32
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Cassete 9-52 vai ser bom demais. Continua usando o freehub XD ou vai mudar o freehub pra acomodar o cog de 9?


Não tenho certeza, mas não faz sentido lançar outro padrão agora. Tem que ser o XD.

Estou usando um 10-50 e realmente não vejo porque criar um 9-52 com pior escalonamento. Talvez os locais que ando não exigem tanto...


Perfeito comentário

Um K7 com esse range (que é maior até que as relações 2x10 normais, que já atendem plenamente) e apenas 12 velocidades não ha milagre. Gaps maiores

Uso o 10-50 com coroa 32 (ja programando pra mudar pra 34 pois quase nao uso o cog de 50) e o que mais me incomoda no eagle é justamente os gaps (em especial o ultimo da 42 pra 50)

Pra mim a unica explicação seria se o cara curte muito asfalto e trilhas com a mesma bike assim poderia ter uma marcha muito leve e muito pesada disponíveis. Contudo, quem anda muito em asfalto sabe que os gaps muito grandes na cadência são terríveis

Preferia ver um cambio traseiro remodelado por exemplo, mais resistente cobrindo melhor a corrente na polia inferior.

enfim...esperar pra ver.






Concordo plenamente...

Tbm acho o gap do eagle seu ponto fraco junto com a cobertura da corrente na roldana inferior... por isso fui para o XTR que o gap ainda é estranho mas pelo menos o câmbio transmite mais confiança... achei um K7 ZTTO que muda um pouco o escalonemento (11-52) de 12v que achei mais adequado pra mim... pena ser de qualidade duvidosa... vamos ver o que a Sram vai fazer... mas realmente um câmbio remodelado pra mim seria muito mais bem vindo do que esse K7 9-52....
Voltar ao Topo
AlexSantin Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Out 2016
Fco Beltrão/PR
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AlexSantin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 09:46
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Cassete 9-52 vai ser bom demais. Continua usando o freehub XD ou vai mudar o freehub pra acomodar o cog de 9?


Não tenho certeza, mas não faz sentido lançar outro padrão agora. Tem que ser o XD.

Estou usando um 10-50 e realmente não vejo porque criar um 9-52 com pior escalonamento. Talvez os locais que ando não exigem tanto...


Perfeito comentário

Um K7 com esse range (que é maior até que as relações 2x10 normais, que já atendem plenamente) e apenas 12 velocidades não ha milagre. Gaps maiores

Uso o 10-50 com coroa 32 (ja programando pra mudar pra 34 pois quase nao uso o cog de 50) e o que mais me incomoda no eagle é justamente os gaps (em especial o ultimo da 42 pra 50)

Pra mim a unica explicação seria se o cara curte muito asfalto e trilhas com a mesma bike assim poderia ter uma marcha muito leve e muito pesada disponíveis. Contudo, quem anda muito em asfalto sabe que os gaps muito grandes na cadência são terríveis

Preferia ver um cambio traseiro remodelado por exemplo, mais resistente cobrindo melhor a corrente na polia inferior.

enfim...esperar pra ver.







Exato...

Sram parece não estar preocupada com os gaps grandes, mas um 9/10 x 46 seria top hein.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 10:45
pra mudar o padrão XD com o ganho de 10 pra 9 não vejo sentido também, a sram vai perder o que ganhou de justificativa frente a shimano por ter lançado o XD antes.

a não ser pra quem vai usar coroa de 32 pois:

32/52 é basicamente 22/36 (relação mais leve que conheço hoje, equivalente a uma 26/42)

e 32/9 = 3,55 já 34/10 = 3,4 e 40/11 = 3,6 (pra aro 29 qualquer relação acima de 3 já exige muita força, nem todo mundo consegue manter essa cadência.)

ou seja, com o cassete novo pra quem vai usar coroa de 32 vira uma relação 3x10 (3x9)






Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 10:54
A mais leve que já vi era a XTR 3x11.

Coroas 22/30/40
Cassete 11-40

22/40=0,55
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 11:31
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

pra mudar o padrão XD com o ganho de 10 pra 9 não vejo sentido também, a sram vai perder o que ganhou de justificativa frente a shimano por ter lançado o XD antes.

a não ser pra quem vai usar coroa de 32 pois:

32/52 é basicamente 22/36 (relação mais leve que conheço hoje, equivalente a uma 26/42)

e 32/9 = 3,55 já 34/10 = 3,4 e 40/11 = 3,6 (pra aro 29 qualquer relação acima de 3 já exige muita força, nem todo mundo consegue manter essa cadência.)

ou seja, com o cassete novo pra quem vai usar coroa de 32 vira uma relação 3x10 (3x9)



Exato..contudo...com crateras lunares na relação. Eu usei 3x10 por 6 meses (foi minha primeira bike) e afora a questão do peso e do cambio dianteiro não havia falta de marchas nem buracos na cadência

1x12 é uma solução de compromisso entre as duas coisas, mas com uma abrangência desse tamanho...sei não
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 11:35
Rapaz não conhecia essa, realmente existiu um grupo "oficial" de 33 velocidades.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 11:36
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Rapaz não conhecia essa, realmente existiu um grupo "oficial" de 33 velocidades.



Agora se alguém comprou não sei.

Dizem que era para cicloturista rico.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 11:37
o Cassete não deve mudar, pois originalmente o X1 foi projetado com 9-42, foi abandonado justamente devido ao efeito polígono....

Há estudos também que mostram que há uma maior transferência de potencia nas coroas maiores  como a 53 em relação as menores como a 50.... Mas como elas já são bem grandes, essa diferença de transmissão de potencia é bem pequena...

Como 50/10 já tem uma relação mais pesada que 53/11, essa perda de potencia pode ser que façam as duas equivalerem....
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 11:38
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:







Pelo gráfico dá pra ver que a variação é pequena ate 10T, a sram deve ter estudado isso e levado em conta quando criou o XD. Porem a partir de 9T o gráfico tem uma elevação acentuada, acredito que é possível, mas do ponto de vista competitivo não sei até onde é interessante.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 11:44

Teoria x prática isso é que vai provar se tal cassete ou coroa vai fazer efeito numa disputa de verdade.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 12:06

Para medir a diferença entre as marchas em percentagem existem duas formas, ao contrário do que pregam por aí.

Posso considerar que estou mudando de marcha do cog maior para o menor ou vice-versa.

Então, usando de exemplo o Eagle com cogs 10/12/14/16/18/21/24/28/32/36/42/50, se eu passar do cog 12 para o 10, a mudança será de 20%, e do 10 para o 12 será de 16,67%.

Vamos fazer contas:

Vamos considerar que a roda 29” que é o padrão tenha circunferência de 2,31m e vamos considerar que o ciclista esteja pedalando a 80rpm com coroa 32.

Se ele estiver a 80rpm no cog 12 a 29,62 km/h e mudar para o 10, a rpm caíra para 66,6 rpm. São 13 rpm a menos. Aí tem 3 hipóteses, se aumentará a rpm resultante para aumentar a velocidade ou então se mantém a velocidade só que numa rpm menor se for opção do ciclista em usar mais o sistema muscular do que o cardiorrespiratório. Ou então está numa descida e não precisa de tanta potência.

Se ele estiver a 80rpm no cog 10 a 35,54 km/h e mudar para o 12, a rpm aumentará para 95,98 rpm. São 15 rpm a mais. Também aqui 3 hipóteses. Oi vai deixar cair a rpm, pois quer diminuir a velocidade ou vai precisar de mais potência mantendo o mesmo torque e por isso reduziu marcha ou talvez queira usar mais o sistema cardiorrespiratório do que o muscular.

 

Voltando aos cogs do Eagle. As maiores diferenças são entre o cog 10 e 12 e entre o 42 e 50, seja para cima ou para baixo. As intermediárias se mantém entre 12% e 16% dependendo do sentido da mudança.  Quase que uma média do Rohloff com seus aproximadamente 13% entre suas 14 marchas. Logo, não muda grandes coisas e o Rohloff tem 600% em 14 marchas contra 500% em 12 do Eagle.

Entre o cog 42 e 50 a diferença é irrelevante, pois se está em baixa velocidade, seria como a 1ª marcha de um carro ao passar para 2ª segunda. Daí em diante é que as marchas devem ficar cada vez mais próximas devido à velocidade e sua resistência. Problema é que em bikes, a maior velocidade sempre é conseguida nos cogs menores, e eles são tão pequenos que 1 dente só de diferença já dá muita diferença em percentagem. Não tem como mudar. É intrínseco ao sistema. Afinal, se o cog menor fosse 14 como era antigamente, o maior teria que ter 70 para chegar a 500%. Da mesma forma que um cassete Campagnolo de 12V com 11/12/13/14/15/16/17/18/19/20/21/23 fica bonita de se ler, mas está longe de ser progressivo igual um Rohloff. Afinal entre 11 e 12 a diferença é muito maior do que entre 20 e 21. Mas mesmo assim é o máximo de progressividade que se consegue num sistema de bike. Não tem mágica.

 

Quanto ao novo cassete, não sei se o inicio dele será 9-10-12 ou 9-11-13, mas provavelmente não será 9/12/14. E mesmo assim se fizer contas, acho que não muda muita coisa para um ser humano aumentar ou reduzir 15 rpm em seu ritmo. Talvez para um profissional de estrada que treinou para manter um ritmo perfeito com um olho na estrada e outro no potenciômetro. Acho que só uma veza na vida senti que queria um cog intermediário entre 2 disponíveis. Mas eu estava fora de forma e numa reta de terra batida. Hoje não sinto isso. Ainda mais em trilhas que tenho outras coisas para me preocupar. Então não sei se as pessoas falam muito sobre isso só porque já leram outras falando, que vai prejudicar o gap, etc. e acabam por aí repetindo o mantra, coisa que no MTB já teve muito. 29 não sobe bem. FS é para DH. 26 é mais ágil. 29 é para estradão. Para trilhas técnicas tem que ser 26. Etc, etc, etc.

E usei muito tempo 2x10 depois do 3x8. No Excel é tudo muito bonito, a progressão, etc. Agora na vida real eu não ficava compensando 3 cogs na traseira a cada mudada de coroa, até porque, por melhor que seja a transmissão, o tempo que eu perder já ia prejudicar igual a diferença de 15 rpm num sistema 1x.

 

 

 

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 12:06
32 % % vel.
10         16,67         35,54
12         20,00         14,29         29,62
14         16,67         12,50         25,39
16         14,29         11,11         22,22
18         12,50         14,29         19,75
21         16,67         12,50         16,93
24         14,29         14,29         14,81
28         16,67         12,50         12,69
32         14,29         11,11         11,11
36         12,50         14,29           9,87
42         16,67         16,00           8,46
50         19,05           7,11


Editado por Fabio - 06 Fev 2019 as 12:07
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 12:08
O coquetel da Proparts será as 18:00.

Será que em sites internacionais vão anunciar antes?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 12:12
Acho que as 13h sai na mídia. Ouvi isso em algum lugar.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 12:14
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Acho que as 13h sai na mídia. Ouvi isso em algum lugar.

O dia não passa hoje. LOL O F5 tá a toda.

Com certeza o Pedro já tem o material faz um tempinho. Wink


Minhas apostas:

9 9
10           1,11 11           1,22
12           1,20 13           1,18
14           1,17 15           1,15
16           1,14 17           1,13
18           1,13 20           1,18
21           1,17 24           1,20
25           1,19 28           1,17
30           1,20 32           1,14
36           1,20 36           1,13
44           1,22 44           1,22
52           1,18 52           1,18





Editado por Fabio - 06 Fev 2019 as 12:15
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 12:28
Acho que deviam fazer o último cog usinado em aço junto com os outros e com desenho para o suporte de uma aranha em alumínio onde vai fixar no XD.

Editado por Fabio - 06 Fev 2019 as 12:38
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 13:01
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 13:12
Road também..

50/37 with 10-26 cassette
48/35 with 10-28 cassette
46/33 with 10-33 cassette

https://bikerumor.com/2019/02/06/sram-red-etap-axs-12-speed-wireless-road-bike-group-complete-technical-overview/




Editado por ghd - 06 Fev 2019 as 13:14
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 13:18
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 13:19
Sistema de integração e aplicativo

https://bikerumor.com/2019/02/06/sram-axs-wireless-control-system-is-the-all-access-pass-to-future-components/

Editado por ghd - 06 Fev 2019 as 13:37
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 13:37
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:00
Preços:

https://launch.sram.com/en/axs/eagle-axs---product-listing-page


XTR foi lançado a quanto? Ou será lançado, ninguém sabe?

Editado por Fabio - 06 Fev 2019 as 14:17
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:06
Acho que o XTR foi na mesma faixa de valor do XX1.

Edit: preços de tabela

Add it all up and you have the following for a rideable group without hubs or extras like pedals, chain guides, etc:

1x XC build – $2,015
1x Enduro build – $2,075

https://bikerumor.com/2018/05/30/shimano-xtr-m9100-actual-weights-pricing-design-story-more-photos/

Editado por ghd - 06 Fev 2019 as 14:19
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:22
O XTR está 1300 euros com freios...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:24
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

O XTR está 1300 euros com freios...


Bem mais barato. Com pedivela e freios?
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:24
Com o Euro a 1.15 Dollares

O XTR sai por uns 1500 Dollares (relação + freios)
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:26
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

O XTR está 1300 euros com freios...


Bem mais barato. Com pedivela e freios?


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:26
https://www.bike24.de/p1316680.html


Muito caro com 2 câmbios.

Espero que a Shimano lance o Di2 com um câmbio só.
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:27
Pelo visto não tem modificações nos K7 de MTB.... ou estou enganado? Só mudou a cor é o material?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:28
https://www.bike24.de/1.php?content=8;product=313824;menu=1000,2,16;mid=0;pgc=0;orderby=3


Agora está vindo com 34 por padrão. E 32 no X01.

Antes era tudo 32.

Mas parece que são 6 ou 7 semanas para entrega.


Editado por Fabio - 06 Fev 2019 as 14:29
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X