Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - IPPUC apresenta Plano Diretor de Ciclomobilidade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


IPPUC apresenta Plano Diretor de Ciclomobilidade

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: IPPUC apresenta Plano Diretor de Ciclomobilidade
    Postado: 30 Ago 2011 as 20:38
http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1163744&tit=ippuc-apresenta-plano-diretor-com-400-km-e-preve-ciclovia-na-avenida-das-torres

Ippuc apresenta plano diretor com 400 km e prevê ciclovia na Avenida das Torres

Reprodução/Ippuc

Reprodução/Ippuc / Mapa da rede cicloviária de Curitiba: plano prevê 400 quilômetros.  Mapa da rede cicloviária de Curitiba: plano prevê 400 quilômetros.

Se o plano diretor cicloviário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sair da prancheta e virar realidade, a bicicleta será definitivamente inserida como modal de transporte da nossa cidade.

O projeto do órgão prevê a implantação de mais de 300 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em Curitiba, além da revitalização dos 118 quilômetros existentes atualmente.

A grande novidade, no entanto, é a confirmação da implantação de uma rede cicloviária na Avenida Comendador Franco (Av. das Torres) com 10 quilômetros de extensão, até o portal de São José dos Pinhais, dentro do projeto de adequação da cidade para a Copa do Mundo de 2014.


Reprodução/Ippuc

Reprodução/Ippuc / Ciclovias terão pintura especial e sinalização padronizada. Ciclovias terão pintura especial e sinalização padronizada.

A informação foi confirmada pela arquiteta Maria Miranda, da coordenação de Mobilidade Urbana e Transportes do Ippuc, que explicou que projeto prevê ciclovias segregadas e bidirecionais (nos dois sentidos da via).

“Está previsto no PAC da Copa, É certeza que vamos fazer”, assegura. A continuação da obra, ligando a ciclovia até o Aeroporto Afonso Pena deverá ser executada pela prefeitura de São José dos Pinhais com verbas da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

“Isso é o mínimo. Se aplicarmos o conceito de rotas cicláveis e sinalização a cidade poderá atender muito mais a circulação dos ciclistas. O Plano Diretor da cidade prevê a criação de condições para que os ciclistas transitem em qualquer via da cidade”, afirma a arquiteta.

O plano cicloviário do Ippuc prevê ainda a implantação de uma ciclovia exclusiva no canteiro central da avenida Visconde de Guarapuava e de uma ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano. Já o plano de recuperação da malha existente deve mudar o foco no lazer, conectando a malha em rede, além de renovar a sinalização dentro do padrão estabelecido pelos órgãos federais de trânsito.


Reprodução/Ippuc

Reprodução/Ippuc / Ippuc pretende revitalizar os 118 km de ciclovias já existentes.Ippuc pretende revitalizar os 118 km de ciclovias já existentes.

Questionada sobre prazos, a arquiteta afirma alguns projetos já estão em andamento. “Os planos de médio prazo já estão em obras ou em fase de licitação. Os de longo prazo ainda dependem de verbas de financiamento”, explica Maria.

Ciclofaixa de lazer
Outra novidade prevê a implantação das Ciclofaixas de Lazer em Curitiba. O modelo, implantado em cidades como Nova York, Bogotá e, no Brasil, em São Paulo e Brasília, prevê o bloqueio de faixas de rolamento de grandes avenidas da cidade durante os fins de semana para o trânsito exclusivo de ciclistas.

Em São Paulo, a ciclofaixa de lazer destina 45 quilômetros de vias todos os domingos. “A preferência é para a bicicleta. Não importa que fique apenas uma faixa para os carros”, explica a coordenadora do projeto, Laura Lúcia Vieira.

Segundo ela, o projeto vem ajudando a inserir a bicicleta no cotidiano da cidade. “Muitos motoristas começam a pedalas nos fins de semana. Alguns percebem que é possível usar a bicicleta no dia a dia. Outros continuar dirigindo, mas percebem que é preciso respeitar o ciclista”, avalia.

A previsão é de que a primeira ciclofaixa de lazer de Curitiba entre em operação no dia 25 de setembro, como parte das ações do Dia Mundial Sem Carro. Entretanto ainda não há confirmações de onde ela irá funcionar ou e se o projeto é permanente, como na cidade de São Paulo ou apenas um “teste”.


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2011 as 20:59
Como dizem no Fantastico: "estamos de olho!"
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
laertejr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laertejr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2011 as 21:14
Ano que vem é ano de eleição municipal, ou seja, até meados de outubro qualquer obra poderá ser vista por ai, agora depois disso, "cri... cri... cri... cri..."(barulho de grilo)Tongue
Laerte Jr
Voltar ao Topo
bil_sohma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2008
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bil_sohma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2011 as 23:44
É desse barulho de grilo que eu tenho medo.
Mas se realmente sair do papel, não vai melhor a condição do ciclista só m CWB, passa a afetar toda a região pois passa a servir de exemplo.
Vamos ficar na espera, mas vale dizer que o projeto ficou bonito de ver as ligações todas.
Voltar ao Topo
vortex-pb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vortex-pb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 01:51
Ciclovias de Curitiba sao uma grande piada por atenderem somente ao lazer (e ao roubo, quando pior).
O plano apresentado passa a utilizar tracados para fins de locomocao ao trabalho, pois contempla ruas e avenidas com fluxo e trafego, que dao escoamento do centro para os bairros e tambem para regios metropolitanas. Vamos acompanhar e cobrar dos nossos politicos essa obra.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2011 as 21:36

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/nova-avenida-das-torres-tera-10-km-de-ciclovia/24104

Mobilidade urbana

Nova avenida das Torres terá 10 Km de ciclovia

31/08/2011 09:10:00





principal
Anterior
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Próximo

A avenida Comendador Franco (das Torres), principal ligação de Curitiba com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, e com São José dos Pinhais, será remodelada e terá uma ciclovia de 10 quilômetros. O projeto está sendo feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e integra o pacote de obras de requalificação do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.

A ciclovia, assim como as demais intervenções, será feita até a divisa com São José dos Pinhais. Prevista no Plano Diretor do Ippuc, a ciclovia da avenida das Torres será feita nos dois lados da avenida, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros de infraestrutura cicloviária.
“Como o Plano Diretor previa a ciclovia na avenida das Torres, estamos aproveitando a revitalização que será feita na via para implementá-la, aumentando a malha cicloviária da cidade, principalmente nas ligações com a região metropolitana”, diz a coordenadora de Mobilidade Urbana e Transporte do Ippuc, Maria Miranda.
Novo padrão - A nova ciclovia ficará ao lado das calçadas, que também serão refeitas com novo padrão de piso e medidas necessárias de acessibilidade. Ambas - calçadas e faixa de ciclovia - terão largura mínima de 1,5 metro, ideal para o sentido único. 
Além da ciclovia, ao longo do trecho a Prefeitura fará ainda recapeamento asfáltico e construção de quarta faixa nos principais cruzamentos da avenida, facilitando as conversões à direita. Medidas de melhoria de fluidez também serão adotadas com a eliminação de alguns retornos na pista.

Malha cicloviária –
A ciclovia na avenida Comendador Franco mostra como está sendo implementado o Plano Diretor Cicloviário de Curitiba. “Ele traça as diretrizes e as metas para serem implementadas conforme as obras das vias forem acontecendo.  A Prefeitura faz um projeto de obra numa determinada via, se ela é abrangida pelo Plano, certamente teremos a infraestrutura cicloviária nessa obra. Por isso, não temos data de conclusão, apenas quantidade e o tipo de infraestrutura para aumentar a ciclomobilidade”, explica Maria Miranda.
Outra obra que vem sendo executada dentro do Plano Diretor Cicloviário é a avenida Fredolin Wolf. Num trecho de 7,6 quilômetros a obra de reconstrução da avenida, a Prefeitura está fazendo também uma ciclovia nova e recuperando e melhorando um trecho já existente. 

A ciclovia da Fredolin Wolf será uma alternativa de acesso entre os bairros Santa Felicidade, São João e Pilarzinho, melhorando ainda os acessos aos parques Tanguá e Tingui e a saída da Ópera de Arame, cartões postais da cidade.

A obra da Fredolin Wolf vai conectar esta rua à avenida Toaldo Túlio, cuja revitalização foi entregue em fevereiro. A Toaldo Túlio também ganhou ciclovia. A rua foi revitalizada em 4.500 metros e formará um eixo viário com a Fredolin Wolf.

Ciclofaixa - Do outro lado da cidade, a Prefeitura está implantando a primeira ciclofaixa, na avenida Marechal Floriano Peixoto, paralela à caneleta do expresso. A pista especial, que vai separar ciclistas e veículos, terá cor diferenciada, sinalização especial e iluminação.

A ciclofaixa está sendo feita junto com a obra de revitalização da avenida, com recursos da Prefeitura numa primeira etapa do viaduto da Linha Verde até o Terminal Carmo. Outra parte da obra, chegando até a divisa com São José dos Pinhais, será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.
Curitiba tem atualmente 118 quilômetros de ciclovias e circulação compartilhada com pedestre. Com o Plano, a cidade deve expandir essa malha cicloviária para 400 quilômetros. Todo mapeamento já foi feito pelo Ippuc, e um dos objetivos é conectar os bairros e a Região Metropolitana.

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Shooting Stars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shooting Stars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2011 as 02:17
Torço para que nossos colegas curitibanos não tenham a mesma sorte que nós paulistanos!
O Plano Cicloviário de São Paulo foi proposto em 1995 e aprovado em 1998. De lá pra cá, muito pouco foi feito. Sem contar as vistas grossas pra várias obras irregulares que deveriam comportar ciclovias.

A vida não é uma corrida, mas um tiro ao alvo. O que importa não é a poupança de tempo, mas a capacidade de se descobrir um centro.
Voltar ao Topo
laertejr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar laertejr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2011 as 21:36
se tratando de política, só acredito vendo o negócio pronto....Angry
Laerte Jr
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2011 as 14:08
Tenho um amigo que está acompanhando de perto essa parte e está bem pessimista. Disse que a prefeitura normalmente corta todas as verbas para a bicicleta, e hoje existe uma richa (Ouch) entre o IPPUC e a prefeitura.  Eles só divulgaram isso agora por causa do atropelamento daquele senhor na Av. das Torres e também para pressionar a prefeitura. A ideia é apenas 1/3 disso sair do papel.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2011 as 14:09
Complementando o que ele falou, o IPPUC também não está muito interessado em mudar as ruas para a bicicleta, só fizeram isso porque querem jogar a responsabilidade para a prefeitura.  Ou seja, fiquem pessimistas!
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2011 as 02:30
E se forem insistir na "calçada asfaltada" não adianta nada.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
vortex-pb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vortex-pb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2011 as 17:44
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

E se forem insistir na "calçada asfaltada" não adianta nada.
 
Concordo! Ciclovia tem que ser como a de Floripa...com guia rebaixada.
Voltar ao Topo
vortex-pb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vortex-pb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2011 as 17:46
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Tenho um amigo que está acompanhando de perto essa parte e está bem pessimista. Disse que a prefeitura normalmente corta todas as verbas para a bicicleta, e hoje existe uma richa (Ouch) entre o IPPUC e a prefeitura.  Eles só divulgaram isso agora por causa do atropelamento daquele senhor na Av. das Torres e também para pressionar a prefeitura. A ideia é apenas 1/3 disso sair do papel.
 
Não soube deste atropelamento..
Trabalho proximo da Av das Torres e sinceramente, acho bem dificil colocarem uma ciclovia neste trecho..a não ser que arranquem as torres!
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 14:49
Alguém sabe se ciclomobilidade vai ser um tema abordado no fórum de mobilidade urbana que está tendo em CWB essa semana?
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 14:51
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

Alguém sabe se ciclomobilidade vai ser um tema abordado no fórum de mobilidade urbana que está tendo em CWB essa semana?


Não, o foco são as latas movidas a fóssil.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
danielscalabrin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2011
fpolis-sc
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielscalabrin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2011 as 15:44
Originalmente postado por vortex-pb vortex-pb escreveu:

Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

E se forem insistir na "calçada asfaltada" não adianta nada.
 
Concordo! Ciclovia tem que ser como a de Floripa...com guia rebaixada.

Haha, que ciclovia em floripa? Até parece q fln é cheia de ciclovia..
Temos duas avenidas com guia rebaixada aqui dentro da ilha. Temos tbm uma ciclovia que nao é guia rebaixada, só é asfaltada e pintada de vermelho, paralela a avenida e separada por tartaruguinhas. Vide imagem abaixo. A galera para o carro em cima, estaciona, em alguns pontos da ciclovia tem ponto de onibus em cima, poste e etc. De qualquer maneira. é 1000% melhor q nd.

(http://lh5.ggpht.com/-Enw1dMXctJ8/TNqXuUS53BI/AAAAAAAAK7M/bcxHbBhH2MU/2010-11-08.09%252520-%252520Av.%252520Peq.%252520Pr%2525C3%2525ADncipe%252520%2525286%252529.JPG)

Eu, particularmente, nao gosto da guia rebaixada.
O ciclista perde muito a mobilidade. Na europa é quase sempre calcada asfaltada, ou a ciclovia divide a faixa com os carros. O que define é o respeito carro x ciclista.

De qq maneira, só da ciclovia ja ter saido no projeto, é um avanco, né? n fomos esquecidos. Aqui em floripa tao construindo varias avenidas novas, elevados e etc. Nc com ciclovia. Dá raiva.





Voltar ao Topo
Cesar_cwb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jan 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesar_cwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 02:24
Esses dias estava percebendo que foram pintadas faixas vermelhas nas laterais esquerdas da Rua Marechal Deodoro e Rua André de Barros. Indo pra faculdade hoje a tarde, vi o pessoal da prefeitura, que faz pintura de faixas nas ruas, com placas de sinalização com símbolo de bicicleta e outra com indicação de horário (8:00 as 16:00 hs). Conversei com um deles e ele confirmou que é pra ciclofaixa de final-de-semana mesmo.

Mas sinceramente, estou pessimista se vai funcionar. Acredito que seja mais uma lorota da prefeitura, às vésperas de eleição e para dizer que estão fazendo algo por quem utiliza a bicicleta.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 12:19
Vai ficar uma droga essa ciclovia se não for feita no canteiro central, imaginem o ciclista ter que ficar preocupado com todos os cruzamentos laterais!
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2011 as 15:28
Se escutei bem, por enquanto pelo menos a ciclofaixa só funcionará das 9:00 às 14:00 em um ou dois domingos por mês. Segundo o entrevistado do IPPUC, dependendo de como for a receptividade da idéia os períodos vão ser gradualmente extendidos.

Sinceramente, não teria como ser diferente. É pouco, mas é melhor do que nada.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X