| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Intensidade de pedal diário para ir trabalhar
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Intensidade de pedal diário para ir trabalhar

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
emersonyamamoto Ver Drop Down


Registrado: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de emersonyamamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Intensidade de pedal diário para ir trabalhar
    Enviado: 14 Fev 2020 as 18:26
Olá, pessoal.

Há três semanas eu comecei a ir trabalhar de bicicleta. São 20Km que eu pedalo diariamente (seg a sex), considerando ida e volta. Minha bicicleta é uma Sense Activ, que eu comprei apenas para essa finalidade. Sou iniciante e só pedalei durante a adolescência, retornando agora com 30 anos.

Além do pedal, eu jogo futebol uma vez por semana e treino futevôlei três vezes por semana (depois do trabalho).  Passei pela adaptação inicial à bicicleta, fiz um bikefit virtual, fui eliminando as dores que eu sentia com regulagens, coloquei um bagageiro pra evitar levar mochila nas costas e posso dizer que agora, ao pedalar, sinto apenas um pouco de dor abaixo da palma das mãos. 

O grande problema têm sido o pós. Desde que comecei essa rotina, tenho sentido minhas coxas, principalmente a região do quadríceps muito cansada, fatigada. Ao subir escadas, por exemplo, dá aquela dorzinha de músculo cansado. O que me preocupa é que já tem três semanas e parece que, desde então, meus músculos da perna não descansaram, pois essa dorzinha está sendo constante. 

Quando comecei a ir de bike pro trabalho, estava preferindo manter uma cadência menor fazendo mais força pra pedalar. Fiquei praticamente duas semanas pedalando "forte" com pouco giro. Essa semana tentei variar e aumentar a cadência fazendo uma força menor para pedalar, com giro maior. 

Eu estou um pouco acima do peso, e uma das minhas metas ao começar com a bike era perder 10Kg (estava com 83Kg). Já perdi 4Kg, mas gostaria de alcançar minha meta e chegar aos 73Kg. Tenho praticado uma reeducação alimentar junto com o pedal, porque sei que só pedalar não resolve. Qual seria o ideal nesse caso, considerando que preciso pedalar todo dia (não consigo descansar) e ainda faço outras atividades que requerem bastante os músculos da perna (futebol e areia)? Tenho medo de entrar em algum tipo de overtraining. 

Seguem algumas estatísticas do minha vinda pro trabalho hoje (não sei se ajuda)





Desde já agradeço a todos. 
Um abraço.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1790
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Fev 2020 as 23:16
Vou trabalhar de bike quase diariamente.
Ewtou achando sua média bem puxada pra cidade com transito sem se aquecer primeiro.

Tente pedalar mais leve e com velocidade menor nos 2 primeiro kilometros, uma cadencia intermediaria sem maior esforco muscular e a velocidade um pouco menor vai poupar muito.

Talvez demorar 5 minutos a mais fazendo 50% de força a menos solucione suas dores.

Não trate o pedal de deslocamento como atividade de alta intensidade, evite comparar o tempo com o dia anterior, tentando se superar a cada dia. Pedal de deslocamento é diferente de um treininho no final de semana onde a gente dá o que tem de força! Digo pois já tentei ir mais rapido a cada dia, cheguei a demorar 14 minutos no meu trajeto... hoje faço em 20 sem cansar e sem pressa (isso pq vou de speed e todo mundo que passa por mim quer acelerar! Kkkk).

Grande abraço, vai testando ritmos diferentes até encontrar um satisfatorio!
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Registrado: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de emersonyamamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 19:37
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Vou trabalhar de bike quase diariamente.
Ewtou achando sua média bem puxada pra cidade com transito sem se aquecer primeiro.

Tente pedalar mais leve e com velocidade menor nos 2 primeiro kilometros, uma cadencia intermediaria sem maior esforco muscular e a velocidade um pouco menor vai poupar muito.

Talvez demorar 5 minutos a mais fazendo 50% de força a menos solucione suas dores.

Não trate o pedal de deslocamento como atividade de alta intensidade, evite comparar o tempo com o dia anterior, tentando se superar a cada dia. Pedal de deslocamento é diferente de um treininho no final de semana onde a gente dá o que tem de força! Digo pois já tentei ir mais rapido a cada dia, cheguei a demorar 14 minutos no meu trajeto... hoje faço em 20 sem cansar e sem pressa (isso pq vou de speed e todo mundo que passa por mim quer acelerar! Kkkk).

Grande abraço, vai testando ritmos diferentes até encontrar um satisfatorio!

Obrigado pela resposta, Dimas.

Então, acho que tem algumas informações que são importantes e ficaram faltando na primeira postagem. Assim que saio de casa, já pego uma subida de aproximadamente 400 metros. É uma subida progressiva, que começa com uma baixa inclinação e termina com uma inclinação média. O fato é que é difícil pedalar muito leve nesse caso. Tentei subir hoje pedalando o mais leve possível, mas no finalzinho eu já estava fazendo uma força considerável. 
Depois dessa subida, são aproximadamente 4,5 Km de avenida. Como nesse trecho a velocidade da via é de 80Km/h, eu tento não ir muito devagar, pois é o trecho mais "tenso" da viagem, onde existe o maior risco de ser "empurrado" por um carro. 
Ao fim dessa avenida, pego outra subida de 400m (a subida de uma ponte). Por fim, 4Km mais tranquilos, pois estou dentro do campus da Cidade Universitária, onde tem ciclovia em sua maior parte e um fluxo menor de carros.

A minha grande questão é que quero continuar usando a bicicleta como um meio de transporte para ir trabalhar mas também perder peso. Gostaria de chegar numa cadência que pudesse usar diariamente sem chegar ao esgotamento muscular (levando em conta que faço outras atividades) mas que mantivesse o gasto calórico considerável.

Estou testando intensidades diferentes, como você recomendou. Pode ser que seja costume também, que com o tempo esse cansaço contínuo passe. Vamos ver.
Voltar para o topo
BBSantos Ver Drop Down


Registrado: 09 Jun 2017
Brasília
Desconectado
Mensagens:313
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de BBSantos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 21:07
É um ritmo forte para quem está retomando, mas por outro lado você não era sedentário, faz outros esportes e essa bike é ideal para esse tipo de uso. Essa distância de 10 km por vez era para ser tranquila e não causar dores posteriores. Se você consegue fazer nessa velocidade média, suponha-se que não chegue "morrendo" no destino.
Talvez as dores sejam pelo conjunto da obra, pedalar e fazer outros esportes no mesmo dia.
Outra possibilidade menos provável é uma não adaptação à Sense Activ que parece ter o guidão bem mais baixo que o selim.

Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down


Registrado: 08 Jul 2010
Curitiba
Desconectado
Mensagens:999
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Fev 2020 as 21:36
Eleva essa cadência para pelo menos 90, 100 rpm.
Cadências altas jogam a carga para o sistema cardiovascular que se recupera mais rápido.
Possivelmente sua cadência está baixa, sobrecarregando o sistema muscular que tem uma recuperação bem mais lenta.
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Jan 2016
Curitiba
Desconectado
Mensagens:1033
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 07:19
talvez a resposta seja dar um pouco de descanso à musculatura..
veja bem, você não tava saindo do sedentarismo mas as outras atividades pegam diferentes partes do corpo, a musculatura da coxa e quadril que o ciclismo usa é diferente, fora outros esforços como no braço, mãos, e o pescoço

julho/agosto do ano passado eu vivi situação bem parecida, 29 anos e retornando a pedalar depois de quase 15 anos, usando como transporte pro trabalho que dá uns 12km ida/volta, também tive o mesmo tipo de dores no primeiro mês mas depois normalizou bem

alongar também é muito importante, antes do pedal logo ao acordar ajuda muito a evitar dores e lesões
se você não consegue dar 1 dia de descanso do pedal, pelo menos nesse começo, tente então ir bem mais leve.. reduza a marcha e aumente a cadência, como o colega acima comentou, assim o esforço é menor na parte muscular
e essa subida ai logo no começo do teu pedal, se for realmente no início sem nenhum tempo pra aquecer, eu diria pra você subir empurrando.. não é bom já sair colocando um esforço tão grande nas pernas (inevitável em subidas longas, independente de você tentar pedalar leve ou pesado) sem nenhum aquecimento.. se for assim, pega um ou dois dias na semana e sobe empurrando

por último, entendo que você queira manter a sequência diária do pedal e esteja bem focado em perder peso, mas lembre-se que esforçar demais e acabar esgotando a musculatura por fadiga ou até criando uma lesão, não te ajuda em nada.. pelo contrário, vai atrapalhar teu objetivo
as vezes é melhor ir pegando leve e evoluindo devagar, dando algumas pausas pro corpo se adaptar (e não é em 1-2 semanas que o corpo se adapta....), do que exagerar e ser obrigado a parar...
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2020 as 13:30
A resposta acimas são todas validas...

Pela Freqüência cardíaca você esta pedalando acima da sua Zona 3, eu tentaria focar em trabalhar para pedalar ali no gráfico Intenso (Verde) e Moderado (Azul Claro)... Deixa a Muito Intensa para um treino no fim de semana....

Dois dias por semana de repouso, pode ser na quarta e domingo, ou quarta e sábado... Se quer realmente pedalar todos os dias para trabalhar, manter a terça e quinta ali no Moderado e Leve, e descansar sábado ou domingo....   

Melhorar a cadencia, aquecer e alongar... Alongamento não é aquele 2 minutos antes do pedal... É se dedicar ali uns 10 minutos umas 2x ou 3x na semana, segurar os movimentos por mais de 1 minuto, repetir, etc... O alongamento antes do exercícios deve ser mais leve, apenas para soltar os músculos...

E tente aquecer nessa subida inicial, mais cadencia e menos força, tente controlar a respiração, se estiver difícil aquecer nesta subida inicial, pegue um rumo diferente por uns 5 minutos, nem que aumente o percurso, vá na direção aposta, etc... Um erro comum é fazer muita força no começo da subida, seja por começar mais leve ou por estar descansado e depois morrer no final, porem deve se poupar desde la no começo...

É isso ai, se seguir isso vai ver seu condicionamento melhorando a cada dia, e nisso seu ritmo junto, vai começar a diminuir o tempo, sem que precise aumentar a intensidade...


Editado por rafael_rtg - 18 Fev 2020 as 13:31
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
emersonyamamoto Ver Drop Down


Registrado: 07 Jan 2020
Rio de Janeiro
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de emersonyamamoto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Fev 2020 as 12:30
Originalmente Postado por BBSantos BBSantos Escreveu:


É um ritmo forte para quem está retomando, mas por outro lado você não era sedentário, faz outros esportes e essa bike é ideal para esse tipo de uso. Essa distância de 10 km por vez era para ser tranquila e não causar dores posteriores. Se você consegue fazer nessa velocidade média, suponha-se que não chegue "morrendo" no destino.
Talvez as dores sejam pelo conjunto da obra, pedalar e fazer outros esportes no mesmo dia.
Outra possibilidade menos provável é uma não adaptação à Sense Activ que parece ter o guidão bem mais baixo que o selim.

BBSantos , de fato, nunca cheguei morrendo ao destino. Nem na ida, nem na volta. Por isso pensei que fosse questão de adaptação mesmo, visto que de uma hora pra outra comecei a sobrecarregar meus músculos da perna. Na semana posterior as dores diminuíram bastante, indo a quase zero.
Não creio que tenha a ver com a bicicleta em si, pois apesar de o guidão ser mais baixo, fico em uma posição relativamente confortável. Acho que a única coisa que ainda precisa de regulagem nessa bicicleta é o tamanho do guidão, que é bem maior que o tamanho dos meus ombros (700 mm de guidão).



Originalmente Postado por miniic miniic Escreveu:


Eleva essa cadência para pelo menos 90, 100 rpm.
Cadências altas jogam a carga para o sistema cardiovascular que se recupera mais rápido.
Possivelmente sua cadência está baixa, sobrecarregando o sistema muscular que tem uma recuperação bem mais lenta.

Sem dúvidas, miniic, nas minhas primeiras idas minha cadência estava baixíssima. Na minha cabeça, quanto mais força e menos cadência, melhor. Talvez eu tenha sentido o peso dessa decisão nas semanas posteriores.
Será que jogando o peso para o sistema cardiovascular, eu continuo conseguindo emagrecer? O que eu não queria nesse primeiro momento era me acostumar com o trajeto a ponto de não ter nenhum impacto para o meu corpo.


Originalmente Postado por stefanob stefanob Escreveu:


talvez a resposta seja dar um pouco de descanso à musculatura..
veja bem, você não tava saindo do sedentarismo mas as outras atividades pegam diferentes partes do corpo, a musculatura da coxa e quadril que o ciclismo usa é diferente, fora outros esforços como no braço, mãos, e o pescoço

julho/agosto do ano passado eu vivi situação bem parecida, 29 anos e retornando a pedalar depois de quase 15 anos, usando como transporte pro trabalho que dá uns 12km ida/volta, também tive o mesmo tipo de dores no primeiro mês mas depois normalizou bem

alongar também é muito importante, antes do pedal logo ao acordar ajuda muito a evitar dores e lesões
se você não consegue dar 1 dia de descanso do pedal, pelo menos nesse começo, tente então ir bem mais leve.. reduza a marcha e aumente a cadência, como o colega acima comentou, assim o esforço é menor na parte muscular
e essa subida ai logo no começo do teu pedal, se for realmente no início sem nenhum tempo pra aquecer, eu diria pra você subir empurrando.. não é bom já sair colocando um esforço tão grande nas pernas (inevitável em subidas longas, independente de você tentar pedalar leve ou pesado) sem nenhum aquecimento.. se for assim, pega um ou dois dias na semana e sobe empurrando

por último, entendo que você queira manter a sequência diária do pedal e esteja bem focado em perder peso, mas lembre-se que esforçar demais e acabar esgotando a musculatura por fadiga ou até criando uma lesão, não te ajuda em nada.. pelo contrário, vai atrapalhar teu objetivo
as vezes é melhor ir pegando leve e evoluindo devagar, dando algumas pausas pro corpo se adaptar (e não é em 1-2 semanas que o corpo se adapta....), do que exagerar e ser obrigado a parar...

stefanob, acredito que você acertou em cheio quando falou da questão da adaptação. Como disse acima, na semana posterior a esse post, me senti muito melhor. Claro, resultado também de uma cadência maior. 
Eu nunca alonguei antes de sair de casa, pois nunca achei "necessário". Vou começar a fazer para ver se sinto alguma diferença. 
Eu queria evitar ao máximo precisar subir empurrando. Depois que li seu post, joguei pra quase a primeira marcha e consegui tornar a subida bem leve, como um aquecimento mesmo.
Estou tentando, pelo menos um dia na semana, ir de carro, para evitar cinco dias seguidos de bike. Talvez no início isso me ajude um pouco. 


Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:


A resposta acimas são todas validas...

Pela Freqüência cardíaca você esta pedalando acima da sua Zona 3, eu tentaria focar em trabalhar para pedalar ali no gráfico Intenso (Verde) e Moderado (Azul Claro)... Deixa a Muito Intensa para um treino no fim de semana....

Dois dias por semana de repouso, pode ser na quarta e domingo, ou quarta e sábado... Se quer realmente pedalar todos os dias para trabalhar, manter a terça e quinta ali no Moderado e Leve, e descansar sábado ou domingo....   

Melhorar a cadencia, aquecer e alongar... Alongamento não é aquele 2 minutos antes do pedal... É se dedicar ali uns 10 minutos umas 2x ou 3x na semana, segurar os movimentos por mais de 1 minuto, repetir, etc... O alongamento antes do exercícios deve ser mais leve, apenas para soltar os músculos...

E tente aquecer nessa subida inicial, mais cadencia e menos força, tente controlar a respiração, se estiver difícil aquecer nesta subida inicial, pegue um rumo diferente por uns 5 minutos, nem que aumente o percurso, vá na direção aposta, etc... Um erro comum é fazer muita força no começo da subida, seja por começar mais leve ou por estar descansado e depois morrer no final, porem deve se poupar desde la no começo...

É isso ai, se seguir isso vai ver seu condicionamento melhorando a cada dia, e nisso seu ritmo junto, vai começar a diminuir o tempo, sem que precise aumentar a intensidade...

rafael_rtg, vou seguir sua dica de fazer variadas intensidades durante a semana. Realmente, forçar todos os dias não deve ser o ideal, ainda mais para um iniciante. Como disse acima, pretendo ao menos um dia ir de carro, para dar um descanso para a musculatura. 
Segui sua dica de aquecer antes de fazer um esforço maior (a primeira subida subi bem leve, sem fazer muito esforço), e realmente, o resultado é notável. Sinto que melhorou até o estado em que chego ao destino. 
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X